Muito pertinente e útil as informações! Estamos vivenciando um caso na prática um disjuntor bifásico de 32A Soprano atuando com uma corrente nominal de apenas 26A.
Aproveitando o ensejo, farei uma pergunta sobre a temperatura mas não sobre essa da aula de hoje; como sou iniciante no ramo, pergunto sempre, pode ser que as vezes a pergunta minha possa ser inútil pra uns e até boba, mas para um iniciante ela é de fundamental importância, vamos a ela: num conduite digamos que o eletricista colocou um número de cabos um pouco acima do recomendado, misturado 3 cabos de uma tomada (fase neutro e terra imaginando que todos eles fossem de 2,5 mm2) com os cabos do circuito principal, (também todos de 2,5mm2) o aquecimento desses cabos ocorre normalmente ou só é evidente quando os aparelhos estão ligados? A própria energia que está nos cabos não causa esse aquecimento sozinha?
4 года назад
Olá Eugenio, o que faz os cabos aquecerem é a passagem da corrente elétrica por eles, se não tiver circulação de corrente, não haverá dissipação de calor, nesse exemplo que falou, se tiver algum cabo mal dimensionado e dissipando muito calor, este além de danificar a própria capa de proteção, pode também vir a aquecer outro cabo que estiver encostado nele e com isso acontecer um curto circuito.