Participe do nosso sistema de financiamento coletivo apoia.se/rodrigoflausino Entre as recompensas temos aulas exclusivas, grupo fechado no WhatsApp, participação nos vídeos, entre outras. Clique aqui: apoia.se/rodrigoflausino Aulas de guitarra via Skype e presenciais em Osasco-SP. Consulte aqui: rodflausinogtr@gmail.com / (11) 982768489 WhatsApp Siga no instagram.com/rodflausino
Olá! Sou nova inscrita no Canal. Curto muito rock. Você fala de todos os estilos de bandas de rock? Por exemplo, quase não se fala em INXS e de seu vocalista Michael Hutchence como um rockstar da época quase em lugar nenhum, como se o sucesso do INXS não tivesse existido. Está havendo um documentário sobre ele Mystify Michael Hutchence. Agradeceria se chamasse um convidado que falasse sobre a banda INXS, principalmente de seu vocalista Michael Hutchence e seus estilos musicais. Abçs! ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-8R6VHy_HaBg.html
Uma coisa é cantar mal, desafinado e com desleixo; outra coisa é cantar dentro das limitações da idade e da condição física. Admiro muito caras como o Coverdale, o Klaus Meine, o Ozzy que mesmo com a idade avançada, tentam entregar o melhor que podem.
Que análise incrível, realizei meu sonho de infância em ver o Guns N Roses em 2017 no Rock in Rio, foi extraordinário, mas alguns colegas que nem eram fãs da banda só queriam apontar as limitações do Axl. Cara, sou fã, em momento nenhum me importei se ele não canta mais como na época do Use your Illusion tour, só queria viver um pouco aquilo que nossos pais viveram quando essas bandas estavam no auge.
Otima conversa .. bem fundamentada e sem bla bla bla ... nao conhecia o Rodrigo e fiquei impressionado com a facilidade que cantou na abertura.. deve ser um otimo professor
Adorei a humildade dos comentaristas...e é por aí mesmo ...! A música é dos caras...respeite-se isto ! Fazem o que dá ,respeitando-se a idade...E graças a Deus por ainda termos esses heróis do rock tentando manter a chama acesa...
También Joey Tempest y Alice Cooper, no creo que tenga nada que ver con la edad. Más bien de cuidado de la voz, hay cantantes que todavía cantan muy bien.
irmão, eu sou e ja fiz aula com maestro aqui em Balneário Camboriú e concordo contigo. Além de entender do que fala sabe executar excelentemente bem viva a música!!!
Tive o prazer de conhecer o Rodrigo Grecco no SESC Campinas-SP. Que cara fantástico e humilde! Atencioso e acessível ao público!!! Parabéns pela entrevista.
MUITO LEGAU ESSE PAPO, FUI VER HELLOWEEN, WHITESNAKE E SCORPIONS EM PORTO ALEGRE SÓ AGORA AOS 50 ANOS, FOI UM DOS MOMENTOS MAIS INESQUECÍVEIS DA MINHA VIDA, SÓ PELO FATO DE ESTAREM NO PALCO CANTANDO DO JEITO QUE ELES CONSEGUEM JÁ ME ENCHE DE ORGULHO DE SER FÃ DESSES CARAS, EU VIVI PARA VER ISSO, JÁ POSSO DESCANSAR EM PAZ.
" ... descansar em paz ..." porra nenhuma , só vou descansar quando ver o SeX PiStoLs com o Sid Vicius ... como ele já morreu .... vou levar um bom tempo para "descansar em paz".
@@joelb.7199 Cara , você não entendeu , não quis ser agressivo ou ofensivo e sim irônico ! Infelizmente a escrita não mostra a intonação que desejava passar . Parabéns pelo vídeo , sou mais um seguidor seu .
Infelizmente nós somos seres humanos de terceira dimensão nascemos, crescemos, ficamos adultos, atingimos a maturidade e aí é rio abaixo não tem jeito envelhecemos e aí tem que aposentar mesmo é um processo natural da vida só que astros consagrados apaixonados pelo que fazem a vida toda e tanto sucesso não querem parar é simples assim só que são alvos de muita crítica muitos não perdoam, não vou critica-los afinal são todos tão especiais escreveram histórias e se tornaram imortais mas nosso príncipe do havy metal Bruce Dickinson continua firme e maravilhoso é como vinho Qto mais velho melhor
Parabéns a ambos pela postura, percebe-se que o amor à boa música e o respeito aos Monsters of Rock impera, eles escreveram a história e hoje temos um legado enorme para estudar. Mais uma vez Parabéns e obrigado.
To com 65 anos,acompanho esses vocalistas desde anos 60 e eles nunca decepcionaram, rock na veia.Muito obrigado..Os comentarios foram uma aula de vocal,muito conhecimento.Parabens aos Rodrigos do rock.Duka!
Uma dificuldade fundamental é querer cantar ao vivo o que foi feito no estúdio. O Freddie Mercury, por exemplo, sempre adaptava as melodias pra ficarem mais fáceis ao vivo. Outra coisa é querer cantar muito agudo, fora da fisiologia. Uma hora o corpo não aguenta.
Faltou falar do mito Paul McCartney que na idade dele consegue fazer shows de 3 horas fechando com helter skelter! Ainda procura sempre falar algumas frases na língua local, cara fenomenal e com voz para mais 100 anos!
Guilherme YT da pra ver que não conhece muito bem a carreira do ex beatle... vou deixar uma dica pra você comparar com os caras que vc acha que “forçam a voz”, busque “oh darling” e ouça com carinho.
Sensacional a forma como o professor explicou e ilustrou as técnicas utilizadas pelos extraordinários vocalistas que escreveram a história gloriosa do rock. Pra quem realmente ama o rock'n roll esses caras são eternos. Mais programas como esse! Parabéns!
Uma explicação bem básica até mesmo pelo meu conhecimento em fisiologia vocal mas ainda sim é essencial pra quem quer ter uma noção básica sobre a estrutura vocal e a técnica das vozes de alguns vocalistas, isso é realmente importante.
Concordo com reconhecimento ao Coverdale: em Curitiba, após granizo que suspendeu o show do Europe, parece que fez questão de ficar sob uma chuva forte, na ponta descoberta do palco e mostrar que curtia aquilo...aos 68 anos! Rock n' roll!
@@flaviakozechen2597 Deu pra perceber que o Joey Estava com a voz bem desgastada no rockfest. Mas o cara foi guerreiro demais, terminou o show sem voz, mas não arregou.
Tá faltando é respeito pelos mestres do hard rock e do heavy metal. Eles pavimentaram o caminho. Vcs foram excelentes em todas as suas colocações Rodrigo Greco e Rodrigo Flausino. Um profissional da música analisa dessa forma que vcs fizeram. Parabéns, 10.000 likes para vcs, vou me inscrever no canal do Rodrigo, vc canta muito cara.
Pelo amor de Deus Rodrigo, estes caras que criticam são uns imbecis, pois os caras sempre cantaram muito, gravaram as músicas no talo da voz, fizeram turnês de anos, além de que os caras não tem mais 20 e nem 30 anos, agora estão na média dos 50 para cima. E querem que eles cantem igual como no passado. Que isso?? Sem noção ...
Tive prazer de assistir em Porto Alegre,THE WHO - que vozeirão o Roger Daltrey conserva! fiquei impressionado. Foi o melhor show que tive o prazer de apreciar.Otimo canal,é mais um like 👍.
Só vocalistas que admiro e é angustiante ouvir alguns, mas como foi bem colocado, o legado de cada um deles é o que define nosso gosto musical. Quando o Rodrigo fala que alguns deram o máximo nas gravações, porém não tinham um estudo técnico e acabaram afetando as pregas vocais penso no exemplo do Bon Jovi que teve problemas no passado e precisaram baixar tons das músicas para não prejudicar ainda mais o cara. Mesmo sofrendo pra cantar hoje, gravou vários clássicos do rock mundial. Outro exemplo é o do Bruce Dickinson que comenta na autobiografia que se sentia uma farsa porque não conseguia o mesmo desempenho de estúdio nos shows do Samson e ficava sem voz facilmente até que um produtor lhe deu uns toques (tipo pare de tentar emular o Gillan) e pegou um método de estudos do professor de canto de uma ex namorada, o resultado todos sabemos...
Cara, que honra ter tido aulas com esse grande professor! Fora a clareza das ideias, a justiça do comentário e o conhecimento compartilhado! Parabéns pelo vídeo!
Cara, eu gostei muito do Bon Jovi. Um show não é só o quão técnico, afinado é um músico. Está relacionado com o entrosamento com o público. Se fosse para o público só ouvir música, coloca um pen drive lá, mas eles querem o movimento, a magia. E nisso eles foram perfeitos. Ninguém condena um guitarrista por uma nota errada, geralmente as pessoas acham que improvisou ou nem percebem, basta ele ter uma boa performance, na voz não é diferente.
Mas se eh pra ficar pagando pau pra imagem do cara leva seu smartphone pro banheiro e se acaba na punheta, fruta. Show eh pro cara cantar e n ficar pulando igual um macaco mudo, se n aguenta, aposenta
André Zanollo cara , oq teu comentário tem q ver com o que alguém falou aqui ?? 😳😳🤷♂️ a única pessoa pagando pau e falando de imagem aqui, indiretamente é VC. 🤷♂️🤔
Já assisti m vezes ! Explicação magistral ,sem contar a versão que ficou melhor que a original . São pessoas como vcs que mantém a minha maior paixão viva e pulsante parabéns pelo trabalho 👏👏👏🤝
O combo "vida loka de rockstar + décadas forçando a voz + idade" não poupa quase ninguém. No caso do Coverdale eu acho que ele poderia repensar esse modo dele cantar (ele tem condições pra isso). O cara tem a voz linda demais pra desperdiçar com gritos na cara do pessoal durante os shows (ainda mais na idade dele). Adoro os vocais dele na fase inicial do Whitesnake. No mais, concordo com o que foi dito. Ver um artista que vc admira demais no palco (ainda que ele não esteja mais no auge) é uma emoção única.
O Coverdale não é o típico rockeiro adolescente. Ele tem formação musical sólida. Concordo que ele tem condições pra adaptar bem a voz pras limitações da idade.
Gostei muito dos comentários sensatos de quem entende de voz sem julgamentos dos artistas que merecem nosso respeito pela suas contribuições para a música especialmente pelo rock bandas que vão ficar para sempre na história e nos nossos corações
A idade pode ser um dos fatores de influência na qualidade da voz, porém o Bruce Dickinson provou que é possível cantar bem após um câncer e ainda correr, pular com bastante vigor!!!
achei esse canal por acaso. fico sempre muito feliz e orgulhoso de ver Flausinos tão talentosos! a mair parte da familia Flausino aqui do sul também são de musicos! o meu flauzino é com z por erro de registro.. mas show de bola o canal! abraço
Só a história dos caras , vale o ingresso . Agora esses péla-sacos acham que os caras não canta bem . O caras são os dinossauros do Rock . Vão escutar o Pablo Vittar que é melhor , seus pulguentos . 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Sobre o Coverdale: eu acho que o tom de voz dele hoje está próximo do que ele cantava em algumas canções de blues rock entre 1978 e 1982. O problema é que o que tornou ele e a banda populares são as canções dos álbuns de 1984 (Slide It In) e principalmente 1987 (Whitesnake), no qual ele acabou abusando bem da voz (tal qual o Jon Bon Jovi)
O cara força demais a voz durante vários anos é óbvio q uma hora ela se acaba, o foda pra mim são os babacas q não entendem q o tempo passa, ng mais vai ver Coverdale, Axl, Bon jovi entre tantos outros no seu prime, respeite o q esses caras fizeram q é muito mais do que qualquer artista atual conseguirá fazer um dia.
@DANIEL JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS Tem muito artista q domina as tais técnicas mas nunca chegarão aos pés desses caras, pra isso vc tem q ir além da técnica é algo q envolve talento nato q não se ensina se nasce, os caras superaram os limites e entraram pra história é isso q importa.
Ótima análise, aqueles que estão sem a voz perfeita hj, foi pq sempre cantaram no limite quando jovens, Axl teve cirurgia nas cordas vocais, esses caras conseguir cantar até hj é mta força de vontade.
Sem politicamente correto, o fato é que Rock stars levam uma vida desregrada do caralho, sexo, drogas, álcool em níveis inimagináveis, festa TODO DIA após os shows, e se fazem shows pra caralho, é humanamente impossível estar em boas condições físicas e vocais no show. Isso não é só porra louquice deles, é a forma que acharam para viver a vida e serem felizes, mesmo em meio a grandes turnês estressantes pra caralho, e o que vale é que se dedicam nos shows não só ao vocal mas também à performance, o que vale é ver seu ídolo dando o máximo de si no show.
Isso é o que 'vendem' pro povo. São pessoas normais com algumas coisas anormais, mas não todo dia! Caso fosse não passariam dos 30 anos de idade! No rock ou no estrelato vive-se de rumores e aparencias, se fizer algo uma ou duas vezes e pagar um paparazzi e uma reportagem voce perpetua isso, simples assim!
Concordo em parte contigo... Mas só por serem ídolos, n dá o direito de apresentar um show ruim, quanto a voz!!! Ou aposenta ou readéqua (nova técnica, fortalecimento das pregas) ou muda os tons!!!
Gostei da explicação do professor. Eu sou vocalista da banda Incenso do Nepal Raul Seixas cover. Eu, as vezes mudo o tom de algumas músicas do Raul prá não forçar tanto a voz. Ela deve ser livre sem extravagância ou barreiras. Um abraço galera, gostei muito do programa.
Poucas vezes assisti comentários tão sensatos. As limitações existem para todos nós em qualquer profissão. Portanto, o reconhecimento do legado é o mais importante e, fundamentalmente, curtir enquanto eles ainda estão mantendo a chama viva. Quando eles e outros da mesma geração partirem restará muito pouco para vermos ao vivo. Agradeço a todos esses caras que escrevem a história!
Realmente temos que respeitar a história desses caras! São mais de 3, 4 décadas cantando em alto nivel, e infelizmente(ou felizmente) a idade chega! Seja o Jon Bon Jovi, David Coverdale, Axl Rose ou Bruce Dickson os caras são Lendas e merecem mais respeito!
Oi? Mas e esse show memorável que o Bruce fez no rock in Rio???? A voz dele tá impecável cara, fora as músicas do seu list que tinham , que inclusive eu achei que o Bruce não conseguia cantar mas, porém fui surpreendido. A voz do cara tá foda ainda, esse negócio de "a idade chega" ainda não chegou pro Bruce, ao que parece ele tem potencial pra ficar mais uns 6, 7 anos cantando assim
@@unknowf Sim! Você está coberto de razão! O Bruce Dickson mesmo depois do problema que ele teve ainda está perfeito. Mas nem todos são iguais a ele, iguais a Steven Tyler ou Qualquer outro vocalista que depois de 40 anos cantando mantém a sua voz. O que pontuei foi apenas o desrespeito que a mídia tem com esses caras que são responsáveis por hinos do Rock. Mas Sim, o Bruce Dickson está ótimo!
Impecável também não né?.....Acompanho o Iron desde 1983 e vejo diferença de alcance das notas nitidamente....Olha o Show da turnê do Powerslave em Long Beach ....mas ele está muito melhor que os outros.
Vi o Coverdale no rockfest e ele tava com a voz incrivelmente foda! O Joey Tempest fez um show bem sofrido, pois era visível que ele não estava bem, até pq pegou uma chuva de granizo em Curitiba, mas apesar disso o cara foi guerreiro, não arregou em momento algum, o cara foi foda!
Ótimo vídeo, comentários e “exemplos práticos” do professor Rodrigo! Senti falta de vocês comentando do Klaus Meine, do Scorpions. O velinho mandou bem demais no show do R’n’R!!!
Pra você vê que a aparência não diz nada. Olhando vocês dá medo pelo estilo....de preto , cabelão e tals.. Aí, a gente escuta vocês falando e percebe que vocês são super gentis. Foram super sensatos e até carinhosos com os cantores. Eu não assisti ao vivo o show do Bon Jovi, mas vi videos sobre o assunto e, a maioria, tava "metendo o pau".. aí escuto vocês falando e mudei.. precisamos pegar mais leve.... respeitar a história. Vlw! Abçs
Pensei algo parecido. Esses cabeludos estudam muito para falar desta maneira. Tem conteúdo mas falam de um jeito compreensível para pessoas como eu, que gosta de música mas não tenho qualquer conhecimento técnico.
Vídeo extremamente esclarecedor para vocalistas que buscam o uso de técnicas vocais. Traga mais coisas desse tipo! Ou mais conteúdos envolvendo técnica vocal e Rodrigo Grecco!
GOSTEI , MUITO LEGAL A CONVERSA ENTRE OS DOIS FALANDO SOBRE OS CANTORES DO ROCK . PARABÉNS PERCEBE-SE QUE SÃO INTELIGENTES E SE COLOCAM BEM SOBRE O ASSUNTO ..BRAVO BRAVO
Permita-me discordar... Tudo é matéria, tudo se deteriora! Se vc não dá manutenção na tua guitarra ela fica uma bosta também. Porém, a voz se dá por componentes sensíveis e muitos tipos de danos são irreparáveis. Seria como tocar com uma guitarra feita de papelão, basta um deslize pra azedar tudo, e no caso da voz não dá pra trocar. Daí junta essa sensibilidade com abusos de vários tipos e pronto, a vida útil da voz se reduz. Por essa sensibilidade, muitas coisas que não é abuso pra outros, é abuso pra quem canta. Exemplifico: Vc bebe água gelada e num dá nada. Agora pensa o cara em turnê mundial, rotina puxada, alimentação fora do padrão, ciclo de sono todo cagado, cantando e forçando a voz todos os dias, etc... Pra um profissional desse, tomar uma água gelada é um abuso, álcool e cigarro então, nem se fale.
@@jsgguitar3143 Segundo o dicionário, perecível é aquilo que é passível de deterioração, e não aquilo que não pode ser substituído. Acho que vc usou a palavra errada ou não entendeu o significado desta. A frase que vc escreveu está ERRADA, porque toda a matéria é perecível, e todo instrumento é feito de matéria. Conforme eu escrevi antes, a guitarra vc zoa e compra outra, e a voz, não dá. Isso não quer dizer que a guitarra não seja perecível.
excelente entrevista, cara que postura do Rodrigo Grecco, não o conhecia mas ganhou meu total respeito, palavras colocadas com muita categoria, parabéns e mt sucesso pra vcs, grande abs.
Temos de respeitar a bagagem e legado desses grandes vocalistas! A idade pesa para todos! Mas tiro o chapéu para os 3 Tenores do Heavy Metal: Bruce Dickinson, Rob Halford e o falecido Ronnie James Dio!
Falar mal desses dinossauros é falta de respeito com a história que esses caras construíram...e muito mimi. Os caras viveram no limite boa parte da vida, cantando no limite, dando tudo o que tinham. Humanamente falando, é impossível sair com as cordas vocais incólumes e olha que nem estou considerando o envelhecimento natural da musculatura vocal. Aos mimizentos de plantão, vão chorar na cama que é lugar quentinho.
N concordo contigo. Velho, se tu vais cantar e perdeste a velha forma, tens que te adequar a tua nova realidade... Mudando tons, revendo limites vocais, etc. Eu sou vocalista e tive que me readequar aos meus 47 anos. Olha o Paul McCartney! Cantando muito. E andou mudando os tons! Tu assistiu um show dele? Sensacional! Olha o Mick... Cantando super bem... Bon Jovi cantou mal, Axl cantando muito mal...
@@RobertodaSilvaEscobar é bem simples ; se não se agradou com o show dos caras , não vai mais vê-los . Garanto que eles já ganharam dinheiro suficiente . A não ser que foram tolos de não investir . E eles estão pouco preocupados com o que esses mulecotes bunda-suja estão achando ou deixando de achar .
@@oreidazoeira1840 Se a questão fosse "ser simples", óbvio que já teria uma decisão... Mas como a discussão é outra, Continuarei a opinar... Ehehehe... Sacou? Abraço!!!
Klaus Meine deve ter uma boa genética, além de as músicas do Scorpions não exigem taaaanto qto de outras bandas. Sem falar nos cuidados que Mr. Meine certamente faz até hoje.
Caraca! Uma micro aula sobre tecnicas de voz. Muito bom gurizada! Por mais vídeos com conteúdos assim, falar mais sobre técnicas e instrumentos variados, tanto para conhecimento geral quanto pra quem tiver interesse em aprender mais sobre o universo musical. Sejamos felizes!