Ele levo lanche Banana Maçã Castanhas Gathoreid Água de coco Barra de cereal, com castanhas. Fico seis horas fazendo quimeo Vi que levo algumas coisas que vc citou, as vc outras vou mudar. Gratidão
Brenda. Boa noite muito obrigada por toda esta informação e aula vou iniciar amanhã de manhã minha primeira quimioterapia. Vc explica com muita tranquilidade e sabedoria e conhecimento técnico. Sou de SP litoral Sul cidade de Praia Grande. Que DEUS continue te iluminando.
Sim, a quimioterapia pode, indiretamente, levar a câimbras musculares. Enquanto esse não é um efeito colateral comum como náusea ou fadiga, ele pode ocorrer devido a vários fatores relacionados ao tratamento. Desidratação: A quimioterapia pode causar náusea e vômitos, o que pode levar à desidratação. A desidratação, por sua vez, pode resultar em câimbras musculares. Desequilíbrio eletrolítico: A quimioterapia pode afetar a maneira como o corpo absorve e utiliza minerais essenciais, como potássio, cálcio e magnésio. Esses minerais são necessários para a função muscular adequada, e um desequilíbrio pode resultar em câimbras. Neuropatia periférica: Alguns medicamentos de quimioterapia podem causar danos aos nervos (uma condição conhecida como neuropatia periférica), o que pode resultar em câimbras, além de formigamento, dormência ou fraqueza nos braços ou pernas. Se você está passando por quimioterapia e experimentando câimbras, é importante discutir isso com seu médico.
No protocolo PASI você terá todo o suporte nutricional que precisa organizado em um passo a passo de como se alimentar do jeito certo depois do câncer, com o direcionamento de acordo com a sua necessidade nutricional, tratamento e tipo de câncer.
Oi Joaquim! Depende. Se a pessoa não tiver intolerância ou alergia, a princípio o leite pode ser consumido. Em algumas pessoas a quimioterapia pode comprometer temporariamente a absorção da lactose, o que pode trazer um quadro de diarreia no caso de consumo de leite (mesmo que desnatado). 🤗
Sim, geralmente é seguro e benéfico comer uma refeição equilibrada, como pão integral com ovo, na véspera da quimioterapia. Esta combinação fornece proteínas (do ovo), fibras e carboidratos complexos (do pão integral), que podem ajudar a manter seus níveis de energia e contribuir para a sensação de saciedade. No entanto, as recomendações dietéticas podem variar dependendo do tipo específico de quimioterapia e do estado geral de saúde do paciente. Além disso, algumas pessoas podem experimentar efeitos colaterais, como náuseas, vômitos ou alterações no paladar, que podem afetar sua capacidade ou desejo de comer certos alimentos.
Oi Genildo! Depende do hospital (das regras e procedimentos) dependendo dos setores é permitido. E além do que levar para a sessão também é importante pensar no que comer no dia mesmo.