Muito gratificante tempos dourados, explanação Luiz nota mil, recordar é viver, melhor ainda, recordação diamantizada pelo que de melhor pudemos vivenciar e curtir o que de melhor existiu em todas épocas, menos a de hj obvio kk, att Marco antonio.
Com certeza Washington. Existe um site hifiengine.com. Lá você terá uma idéia do que foi perdido em prol da praticidade! Triste, mas que bom existirem pessoas como os deste grupo.
Comprei um lote de fitas gravadas veio junto uma com excelente qualidade de gravação. Converti para mp3 com o programa Audacity (livre). Se quiser ouvir vai passar a tristeza: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-u1wrw0S70pE.html (passei a gravação do meu velho Philips FW548C)
Putz! Pura nostalgia. Meu amigo gravou pra mim o Fear of the Dark do Iron, no ano do lançamento,numa fita da Sony. Ficou com uma baita qualidade sonora. Ouvi até gastar rsrsrsrs
PARABENS LUIS PELA SUA APARIÇÃO NOS VÍDEOS. Sou sessentao ,somos dessa época áurea das fitas cassetes, curto ate hj. Possuo 4 Dechs : gradiente 3500 , 484 , D2 , mais um akai cs 705D . Meus brinquedinho .amo. Parabéns Luis , so curto fitas cromo de oxido devido seu auto desempenho nos graves e...agudos .Abraços.
Bom dia... e o que voce falou no final do video mesmo.... só quem gosta e conhecente a utilidade da fita cassete e que pode dar valor..... a satisfação de ter uma playlist de musicas selecionadas por voce é muito bom... parabens pelo video.... quem sabe mais adeptos virão conhecer melhor a utilidade da fita cassate..... abraços
Já fiz muito isso à partir do final dos anos 80... No tempo em que não existia internet, eu utilizava 2 toca discos. Minha primeira ação era somar o tempo das músicas pra que não acontecesse aquele corte grotesco no final da fita. Sempre somava pra que fechasse em 31 minutos e 30 segundos de cada lado. Nesse caso, quando se selecionava as melhores de algum artista ou mista, a última música tinha que bater com o restante do tempo que sobraria ate o final, de ambos os lados. Após a seleção pronta em uma folha de papel, colocava os LPs na ordem em que seria utilizados para gravação nos dois toca-discos. O único problema era se o disco pular. Porém pra isso, na maioria das vezes, eu lavava os discos antes com agua e sabão neutro. Usava uma espuma, tipo bucha de lavar pratos. Após isso o processo era só nos toca discos. A fita rolava direto sem parar até chegar ao final. E nos toca-discos era só abrindo e fechando o volume de cada toca discos pra colocar a agulha no ponto exato de começar a tocar. Quando o outro toca discos iria acabando de tocar uma faixa, eu já iniciava a entrada da outra faixa, no outro toca discos. Criava entre as musicas o que chamam hoje de transição de uma faixa pra outra. Dessa forma eu economizava fita para caber mais tempo de música. Nas capas eu usava a antiga máquina de escrever para colocar o nome das faixas. Era realmente uma terapia pra mim, um pouco mais trabalhoso, porém mais rápido e com um desfecho melhor das músicas, em cada lado da fita. Hj eu faço isso utilizando um computador onde coloco as faixas sobrepostas e coloco para reproduzir direto, até fechar o tempo da fita.
Sensacional 👏🏻👏🏻 Muito bom, infelizmente nasci em uma época que a fita K7 já estava se extinguindo... mas hoje tenho uma coleção e curto muito gravar também. É um lazer prazeroso.
Que legal, já fiz muito isso e faço até hoje é muito divertido você escolher as músicas de sua preferência e aínda escolher os graves e agudos de acordo com o seu gosto (más e preciso ter equalizador ou pré) lá nos anos oitenta/noventa, podíamos também gravar das rádios......dar sorte pro locutor não falar em cima da música... Muito bom...
Bom dia Luiz, e aos demais inscritos neste maravilhoso Canal. Eu sempre adorei Fitas Cassete. Hoje possuo quatro Tapes sendo: 3 da Gradiente CD 2800, CD 4000 e o C 484, um da Polyvox CP 750D . E ainda tenho interesse de possuir um Reel to Reel da Akai. Luiz, Parabéns pelos seus videos. Deus abençoe a todos. Grande Abraço.
Faço gravações constantemente, uso um tape deck akai d mesa pra fazer gravações, qualidade impecável! Tenho um lote d fitas novas lacradas, mais como tenho, muitas fitas usadas, regravo nelas... Gosto muito de aparelhos de tape deck de qualidade, tenho alguns na coleção!... O filme da malévola novo, tem muitas músicas ótimas, que aproveitei e gravei.. ótimo vídeo!
Luiz, pra quem não gosta de fita cassete, não sabe a diversão que está perdendo. Coincidência ou não, nestes dias de isolamento já gravei duas cassetes. De tudo que você disse no vídeo, só não emprestava os meus discos. Dificilmente os amigos tinham o mesmo cuidado que nós. Minha diversão era ir na casa dos amigos ricos e ouvir por horas sessões de LP já gravando a cassete. Adoro fitas cassete e tenho vários decks para escutá-las. Tenho caixas de k7 virgens. Hoje compro na internet, mas no meu tempo em Sampa comprava na Santa Ifigênia. Tenho varias fitas gravadas dos anos 80 e tenho duas de 76/77 que não desfaço de jeito nenhum. Vou parar por aqui senão vou ficar chato. Grande Abraço
O Rei do Som ah cara, é inexplicável o que a gente sente por essas caixinhas. Vê-las rodando dentro do deck é maravilhoso. Vieram os CDs graváveis (que usei também), internet MP3 (horrível o som), bluetooth e continuo usando as fitas e decks gravando com toca-disco, cd e bluetooth.
Maravilhoso vídeo nostálgico do processo de gravação em fitas K7, fitas K7 sempre foi minha mídia de origem a começar nos 3x1 nos anos 80 até nos walkmans até a metade dos anos 90.
Sensacional! Fazia exatamente o mesmo. Cheguei a ter mais de 300 fitas cassete. A qualidade das fitas de cromo e metal era espetacular. Cheguei a gravar até de cds tal era a minha paixão pelas fitas. Eu praticamente só escutava as minhas seleções, tanto em casa como no carro. Só fui migrar para o mundo digital no início dos anos 2.000. Mais uma vez parabéns pelo vídeo e pelo canal! 👏👏👏
Perfeita a explicação e bem isto, eu usava as fitas k7 pra fazer os bailinhos de garagem era bem melhor que levar discos, sem contar q a música so parava a cada meia hora pq eu não tinha mix naquele época. Eu uso as fitas k7 e de rolo até hoje....
Fazer gravações num deck era muito prazeiroso. Gravávamos por diversas razões: para proteger vinil, para agrupar em sequência canções preferidas, para presentear amigos, para registrar canções amadoras caso você fosse músico, etc... Havia todo um rito: calibrar o toca-discos, limpar a agulha, limpar o vinil, limpar e desmagnetizar o cabeçote, passar um trecho do LP para ajustar o nível da gravação, calcular o tempo da música para caber no tempo da fita, anotar uma a uma as canções e intérpretes no encarte da fita... E quando o disco pulava? Voltava a fita e recomeçava a gravação. Também tinha os cuidados para preservação dos cassetes: sempre guardados na caixinha, em lugar sem umidade e temperatura ambiente (moderada), e longe de campos magnéticos, como as caixas acústicas. Hobby maravilhoso, mas hoje as coisas são mais práticas, tais como as gravações em wav, acumuladas em computador ou no pendrive. Tudo virou peças de museu e nos tornamos saudosistas de uma geração que não volta atrás.
Grande LUIZ! Sempre com assuntos diferentes e interessantes, me deu coragem até de fazer uma limpeza nos cabeçotes e revisar as correias do meu CCE CD 2020 e ver os VUs dançando ao som das fitinhas maravilhosas do nosso tempo. Abração e parabéns pelo vídeo, fica sugestão para continuar o assunto, com as fitas ferro, cromo e normal,😉
Olá! Luiz, agora matei saudades. Eu tenho dezenas de fitas gravadas por mim, desde os anos 80. Só que minhas gravações são só de discos de vinil. Um detalhe interessante, eu cortei um feltro, de um tamanho pouco menor que um LP, e fiz um furo no meio. Eu colocava o disco por cima dele, e colocava a agulha sobre o início da música desejada. Claro que o tape já estava devidamente preparado, com a fita bem no começo da "parte marrom", o botão pause apertado. Aí eu soltava o disco. Nos primeiros acordes, eu o parava com a mão e voltava um pouco até o começo da música, manualmente (o disco). O prato continuava a deslizar, sem estragar o disco (tinha o feltro embaixo), e sem danificar as engrenagens do toca-discos. Dava certinho.
Passei tardes memoráveis por conta de gravar fitas na casa de um amigo. O copia e cola de hoje levava uma tarde inteira de conversas e curtição. Quem conseguia comprar um LP novo logo avisava a turma para clonar em cassete. A gente usava tb uma técnica de "crossfade" entre uma faixa e outra com o auxílio da caneta BIC. Terminada a gravação de uma faixa, a gente tirava a fita e retrocedia um pouquinho para começar a gravar a próxima faixa por cima do fade-out da faixa anterior. O que hoje se faz com o mouse, selecionando e aplicando o software, a gente fazia com uma caneta BIC e muita sensibilidade musical. Era muito mais difícil e muito melhor!
Me apaixonei por esse tape deck da Sony que lindeza que ele é...parabéns pelo video e sim tbm fiz muito isso é ainda tenho minhas fitas k7 a maioria Chrome.
Que legal , pelos anos 80 com meus vinte e poucos anos curtia muito rock pesado e MPB de qualidade possui quase todas essas marcas de equipamentos famosas no Brasil (cygnus,polivox,gradiente,sansui, Kenwood,tarkus, Toshiba e outros) gastava demais com isso (kkk)tive ótimos tapes deck da Sony,technics,gradiente,passava horas ouvindo na sexta e sábado programas de rádio de rock e dancing gravando nos tapes e pedindo a Deus pro locutor não atrapalhar.Nao tenho mais Tape Deck mais ainda tenho umas 30 fitas todas Metal (aquelas de ferro não gostava)Ainda penso em comprar um de boa qualidade.Valeu pelo canal abraço.🤗🤘🙏
Viajei agora, como era difícil e bom gravar as fitas, fazer as seleções ! Tenho varias fitas lacradas também,sempre ligo o meu deck pra escutar também,legal seu vídeo,faz nos relembrar ,abraços!
E muito bom demostra que a gente fazia as nossas gravações em toca fita. Eu faço uso da fita cassete até hoje . Eu curto desde na década do início de 80 até hoje. Eu tenho em casa muita fita cassete gravada .tenho até fita cassete gravada . Estou com 5 aparelhos de toca fita em ótimo estado e bom funcionamento . E uma coisa que curtiu na nossa infância que nos tínhamos que adquirir as nossas músicas favoritas.
Caraca!faço exatamente isso que vc faz,tenho Shazam,baixou minhas músicas, só não sabia desse aplicativo igualar as músicas!Agora só falta pra mim um tape deck bom top,pois o que eu tenho não está legal,parabéns rei pelo excelente vídeo!um abraço!!!
Olá! Gostei bastante da sua ideia e queria acrescentar algo muito importante: Quando gravamos o som do Computador em uma Fita Cassete, ao usarmos a Saída de Áudio do próprio PC estamos na verdade utilizando um Sinal que passou por um Circuito de Amplificador Classe D (que não possui uma qualidade muito boa). Para você melhorar muito as sua gravações do Computador para o Cassete eu recomendo que você compre um DAC externo com USB para seu Computador, é um Dispositivo que irá traduzir os Dados Digitais dos Arquivos do seu PC para Sinais Analógicos com mais precisão e proporcionando um Som mais bonito (melhor Palco Sonoro e Presença Sonora mais forte) ao gravar no Cassete, depois é só extrair o Áudio que sai do RCA do DAC, ligar em uma Entrada Auxiliar do Receiver/Amplificador Integrado (que provavelmente irá ter um Circuito de Amplificação Classe A/B ou Classe A em aparelhos mais caros) e direcionar pela RCA Tape do Receiver/Amplificador Integrado para seu Deck. Garanto que isso melhorará bastante a qualidade das suas transferências! Tem DACs de várias marcas e Modelos, mas são Importados e um pouquinho "difíceis" de achar; Você encontra geralmente em Lojas Especializadas em Áudio Hi-Fi e High-End ou em Sites da Internet (especialmente Sites Internacionais, e nesse caso recomendo comprar em Sites da América do Norte em geral, por questões de Compatibilidade de Rede Elétrica).
Muito bom gravar uma seleção de musicas em fita k7. Eu toda vez q vou gravar, faço uma limpeza no cabeçote, rolo pressor e cabeça apagadora. E no inicio da fita, para não gravar na parte da fita de plastico, eu deixo rodando uns 6 a 7 segundos e depois em seguida ja inicio a fonte que irá tocar. Peguei essea dias uma fita Basf 120 min. De todas as fitas de gravação, as que eu curto mais por questão de qualidade são as Basf, Tdk, Jvc, pionner, Vat, Maxell, e Sony. Em segundo lugar são as Nipponic, diplomat, SKC, etc.
Ainda uso fitas cassetes, tenho dois tapes deck Technics anos 90 são conjunto, o último aparelho em loja que comprei foi um mini system sony CMT-NEZ5 com tape simples, boas lembranças quando se ia as casa dos amigos para gravar, ou pegar discos ou gravava os cds ou gravava das rádios, muito bom confesso que não me adaptei ao formato do spotify prefiro ainda escutar um cd ou o cassete mesmo kkkkkkkkkkkk bom vídeo !!
Uma nostalgia q poucos conhece comprei um conjunto sony q veio um tape deck só q está com defeito vou levar ao um técnico esse aí de mesa está muito lindo
Quem tem mais de 50 anos, sabe como era a dificuldade para gravar uma fita, principalmente quando tentava gravar da FM há vezes que o locutor falava no meio da gravação. também adoro fitas tenho algumas gravadas desde 1979 e ainda estão perfeitas.
Olá Vitor. Para eliminar a voz do locutor eu usava um outro deck. Fazia uma fita master e dela eu gravava em outro deck eliminando vozes, abaixando o volume no fim da música. Era muita curtição!
@@joseoliveira1307 Olá Jose, realmente seria a melhor forma de gravação, também já tinha pensado nisso. o problema é que naquela época nem todo mundo tinha outro tape deck. abraço.
... e qdo o tape deck "mastigava" justamente aquele cassete com aquela música favorita q vc suou a camisa pra conseguir ... rsrs ... bons tempos mesmo ... 👍
até´pouco tempo atrás quando ainda escutava e gravava fita colocava um vinyl de qualidade e usava o audacity para deixar as musicas com qualidade próxima do vinyl ficava muito bom , usava um deck C 484 da gradiente e uma pick up dd 100 Q
Eu tenho muitas fitas e uns 5 aparelhos quê toca legal da hora eu curto o som da fita da um som grave gostoso de ouvir usando o parafuso do cabeçote do toca fita pra regular o nível do som
muito bom o conteúdo ! tenho 21 anos, sou design e produzo hiphop . Vim pois sou apaixonado pelo analógico e quero comercializar algumas musicas minhas em fita! grande abraço
Hoje mesmo gravei uma fita inteira da Philips, de cromo. Na playlist só músicas da cantora de soul norte americana Chaka Khan. Ficou bacana demais. Obs. Gravar no modo tape não reflete necessariamente a qualidade final da gravação. A depender da qualidade da fita, no ato da gravação pode soar excelente mas na reprodução pode soar sofrível. Isso se seu deck for 2 cabeças. Se for 3 cabeças aí pode ouvir a gravação tão logo tenha acontecido. Mas são casos raros, visto que nem todos os decks tinham 3 cabeças. O mais popular dos decks 3 cabeças era o Gradiente C484 (D-II na linha Esotech).
Muito legal. Seria bacana também demonstrar a gravação direto do toca-discos...adrenalina pura! Ou de rádio FM.... túnel do tempo. Um outro tutorial "das antigas" com uso de mixer e duas fontes ou mais de sinal também seria arrebatador...
Parabéns amigo esse video é maravilhoso , tudo que falou é exatamente assim , eu sempre adorei fitas tantos que meu Sony MHC- RG 55 de 440 watts e um dos últimos que são com dois tocas fitas e com tecnologia de ponta , cabeçotes especiais que acham o inicio de cada música na fita, qualidade de som incrível, voce programa tudo ao regravar do CD ele calcula sozinho as Músicas que caberam de cada lado da fita e se for necessário elimina alguma , programa para gravar o CD aleatória mente, e abaixar no término da fita , eu comprei na lojas Pernambucanas 2005, caro pra caramba kkkk mas está zero , três CDs carrocel perfeito 💿
Massa. Fiz muito isso também. Deixo como sugestão comentar também sobre os tipos de fitas tipo de Chromo, Chromo II,.... Tinha também que controlar na playlist o tempo de cada música para ver se daria todas na fita ou qual iria sair kkkk
EU ADORO,TENHO UMAS 200,PERDI A CONTA,COMPRAVA UMAS DEZ E FICAVA GRAVANDO.O UNICO SOM QUE DA,PARA OUVIR AS FITAS , É UM GRAVADOR DA PANASONIC,QUE RRPRODUZ ATE HOJE .DEU SORTE,EU PRETENDO COMPRAR UM SOM,QUE TENHA TOCA FITAS E REPRODUZA VINIL.AMO MUSICA,TENHO VINIS,QUE PERTENCIA SO MEU QUERIDO PAI,OS MEUS E OS CDS.BACANA ESSE VIDEO👍😊☺️👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Amigo - excelente vídeo. Coincidência ou não , há alguns dias gravei também um vídeo no meu canal de hobby - Monza Experience - uma forma RAIZ de montar uma playlist em K7. Indiquei seu canal para os amigos que desejam comprar um tape deck.
Ate hoje tenho meus cassetes gravados em bom estado, tenho dois Decks, um Gradiente e um Pionner, lá atrás doei um Sony ao amigo. Por conta dos chiados eu sempre gostei muito mais das fitas do que doa vinis. Seria otimo se elas voltassem. Mesmo sendo como mercado de nicho como o mercado dos vinis.
Lembro quando fazia as Discotecas e usava muito os famosos Decks e não deve nada pelos atuais digitais tenho muitas fitas aqui com altas qualidade de som queria digitalizar muitas delas por que são muitas músicas raras mas está difícil hoje encontrar um deck de boa qualidade hoje me arrependo de ter vendido meus equipamentos
Boa Tarde! A fita cassete era mui boa! Com bons equipamentos poderia se produzir fitas ótimas, com reverberação, equalização e mixagem! Com fita de rolo a gravação ficava profissional!!! Abraços a todos amantes da boa música!!!