Ele só errou numa coisa essencial: o monolito não emite o zumbido na Lua por causa da foto. Ele reagiu à luz do sol, que incide nele, e que foi um alarme colocado pela civilização do monolito como um indicativo de que a espécie humana, que foi ensinada por eles na pré-história, evoluiu o suficiente para ir à Lua, detectar o monolito enterrado através da anomalia eletromagnética (ATM) e desenterrar o monolito, expondo à luz do sol e portanto disparando o alarme. Assim a civilização do monolito saberia que o Homem estaria pronto para o próximo salto evolutivo, ou "aula", o que ocorre com Bowman na órbita de Júpiter, e ele retorna à Terra para ensinar para a humanidade. O filme não deixa claro, mas o livro explica isso detalhadamente.
O Hal tentou se preservar porque não entendia o propósito da missão. A conversa sobre a capacidade dele e dos tripulantes servia apenas para disfarçar o medo. O Hal tentou abortar a missão porque sentiu "medo" de uma viagem sem sentido. É a situação da mente racional (Hal) diante do desconhecido.
Muito obrigada a todos vcs do canal. Hoje realizo um sonho de quase 40 anos , que é entender um pouco mais desse filme, (por que não dizer profético , pois no final mostra no bebê o máximo da evolução humana, que está longe de acontecer), o maior é melhor filme de ficção. Hoje meu coração respira calma e muito feliz por esses esclarecimentos maravilhosos que vcs trouxeram. Amei muito ❤❤❤🎉
Clássico. Nunca houve e nem vai existir filme mais comentado e estudado que esse! Só pra acrescentar, o contato dos primatas com o monólito caracteriza o momento que eles começaram a andar eretos. Parabéns pelo vídeo!
Vi esse filme aos 13 anos na Argentina, com legenda em espanhol. Fiquei dias meio boba só pensando no filme. Mesmo tendo visto muitas outras vezes, sempre fico maravilhada. Excelente este video... esclareceu muita coisa. Obrigada!
O filme mostra os dias atuais como nenhum outro filme futurista mostrou.Ex:identificação por voz,vídeo-chamada,tablets,os ícones da tela de comando da nave, igual das telas dos celulares de hoje em dia; o computador monitorando a conversa dos pilotos ,as reunião dos líderes mundiais e por aí vai.
Ir.'. e Frater Jamil, só tenho que agradecer pela entrevista enriquecedora e elucidativa. Admiro muito o seu trabalho e acompanho sempre suas publicações no Buscadores da Luz. Desejo muito sucesso, sempre! T.'.F.'.A.'. e P.P. - Flävio Reis
Que coisa linda. Tantas coisas que deixamos passar e depois é como explosões mentais. Minha idéia do monólito seria como um computador ou algo que transfira conhecimento. Mas o homem por sua compreensão limitada a cada momento, consegue compreender somente uma parte, mas aquela pequena parte de compreensão já é um salto evolutivo.
Fantástico! Este é um dos meus filmes prediletos, Kubrik é um gênio!Vejo esse filme desde adolescente.bRevi o filme ontem e está é a melhor análise que já vi!
Carl Sagan, foi o consultor do filme, e a idéia de não explicar o monólito foi dele. Isso foi uma forma de escapar da explicação de como seriam os alienígenas, mas mostraria sua presença.
Que análise fantástica!!!! Tenho 70 anos, assisti quando foi lançado. Foi um filme marcante, mas fiquei curiosa quanto a taça quebrada, nunca encontrei uma explicação que fizesse sentido. Adorei !!! Vou acompanha-lo no facebook👏👏👏💐
Arthur C. Clarke escreveu 2001, Uma Odisséia no Espaço e vários outros como O Fim da Infância, Encontro com Rama, livros fantásticos e meio esotéricos. Apesar de ser engenheiro aeroespacial (a órbita Clarke, dos satélites de comunicação, por exemplo é em homenagem a ele), Clarke tinha uma visão quase mística da origem humana e seu destino final. Kubrick compreendeu bem o livro, foi sensível e retratou-o JUNTO com o autor mas as ideias de Clarke são de arrepiar. Ele foi perseguido e injustiçado em sua vida bem típico de quem têm uma visão superior aos demais. Meu filme e meu livro preferido (aconselho também o Fim da Infância, cuja abertura foi plagiada pelo filme Independence Day). Parabéns pelos excelentes conteúdos, Realidade Fantástica.
otimo video muito obrigado ... entao, vejo ninguem falando de 2010 - Uma Odisseia No Espaco - Arthur C. Clarke, ou 2061 as obras que deram continuacao... poderiam comentar, resenhar, etc, sobre?
Amei a entrevista, excelente leitura, nem vi os 38 min passar; mas o Jamil comentou sobre o alinhamento da Terra, Sol e Lua aos 6:57 do vídeo, o Márcio falou que iria comentar mas não voltou com o assunto. Fiquei na saudade.
O livro do Clarke explica muitas coisas (ou dá sua visão literária do filme). Kubrick sabedor do impacto visual e sonoro do filme (algo suficiente para a audiência) resolveu deixar os enigmas para o espectador. O único problema do filme são trechos longos demais que não prejudicariam o filme se fossem encurtados, tipo a viagem de 8 minutos pelo 'hiperespaço' no final .
Mais um excelente tema debatido de uma forma simples e interessante. Parabéns . Assisti o filme antes de ver o video e num primeiro momento o monolito me remeteu a alegoria da arvore do conhecimento descrita em genesis, ou até mesmo do homem encerrar um ciclo de horizontalização e se iniciar numa verticalização.
Meninos, vocês conseguem surpreender a cada vídeo! 😍 Os temas escolhidos, o desenrolar das entrevistas,... Adoro TUDO! 😊 Parabéns pelo trabalho! Vocês são fantásticos! 💛
o monolito de fato é muito mais profundo que descoberta de tecnologia. Representa mesmo a morte, o i ponderável, o fim ao qual não adiantará resistir, da aurora ao crepúsculo do homem
O quanto eu venho buscando alquem que interprete os simbolismos desse filme extraordinario! Ja assisti e asssisto esse magnifico filme.ELE E FANTASTICO E ME FAZ CHORAR POR TANTA BELEZA!
Vi o filme em 1969. Dificilmente alguém entenderá o filme se não ler o livro. Considero, no gênero, o melhor filme de todos os tempos. Avatar é fabuloso mas tem ajuda da tecnologia que não tinha nos anos 60. Uma obra de gênio.
Sensacional a análise do jornalista , crítico de cinema Márcio. Vou assistir de novo o filme ilucidou várias mensagens que o clássico apresenta. Gostaria se ele pudesse falar sobre outro clássico que é a trilogia de Matrix. Forte abraço à todos do canal realidade fantástica e obrigado pelo bate papo inteligente.
Pra entender 2001 é necessário ler o conto A Sentinela, de Arthur C. Clarke - que foi a base para o roteiro do filme - e a novelização do roteiro, também de Arthur C. Clarke. A bem da verdade, a história é sobre os Senhores da Galáxia, uma espécie alienígena evoluída para um nível além da matéria cujo objetivo auto imposto é estimular o surgimento da inteligência entre formas de vida primitiva. Na trama, cada monolito tem uma função. O primeiro, que surge entre os hominídeos, é um estimulador cognitivo... O segundo, encontrado na Lua (AMT1), é um transmissor/sinalizador... O terceiro, que está em órbita de Júpiter, é um portal dimensional... E o monolito que Dave Bowman encontra na suíte simulada de hotel é um transmutador ontológico... O argumento de Clarke é que ao entrarmos em contato com uma espécie alienígena avançada corremos o risco de considerá-la divina em função de um profundo choque cultural! O argumento do filme é baseado na chamada terceira lei de Clarke, que enuncia que toda tecnologia avançada é indistinguivel da magia!
O Osso não se transforma numa nave espacial, mas numa arma nuclear orbital, enfatizando a transformação das armas ao longo do tempo. Não é uma informação muito divulgada e nem citação no filme. Eu vi isso numa análise do filme
Maravilhosa avaliação do filme. Gratidão pelos esclarecimentos. Uma mistura de Jornada do Herói, o simbolismo dos obeliscos nas grandes nações. Muito bom.
Muito boa a explicação, vários pontos a serem discutidos e debatidos para acrescentar mais e mais... Só fica o alerta (não me levem a mal!) para o entrevistador estar mais a par do conteúdo da entrevista, se preparar um pouco mais, nesse caso assistir o filme antes da entrevista, para não parecer em alguns momentos tão perdido em relação a alguns trechos citados do filme... Mas fica aqui mais um elogio ao tema e a abordagem do entrevistado. Parabéns ao canal.
Um detalhe, a cena em destaque que mostra uma pintura, aquele quadro é no estilo rococó, não renascimento. Mas, concordo que o período do renascimento está presente na obra.
Logo depois que o macaco pegou o osso, ele não foi primeiramente rever a sua água, macaco pegou o osso e matou um animal e comeu carne crua. Um detalhe que passou sem comentários.
Depois que li o livro passei a considerar o filme como sendo somente uma parte de uma obra maior. É como se o livro fosse a explicação racional do filme, e o filme a ilustração visual do livro. Obras complementares, quase uma experiência multimídia. Dito isso, toda crítica e análise do filme, sem considerar o livro, me pareceu pífia, incompleta, sonhadora por elementos que sequer foram pensados. E o filme acabou perdendo parte de sua força mítica, porém ganhando em relevância histórica, na cultura cinematográfica. Afinal o que vale é a percepção impressionista de quem assiste. #ProntoFalei
eu assisti aos 10 anos, fiquei fascinada e não entendi nada. Fui assistir mais dez vezes, continuei não entendendo. Continuo assistindo ao longo dos anos; li o livro há vários anos. Creio que estou começando a entender, aos 63 anos. Mas não tenho certeza. O monolito, para mim, hoje, é o Grande Filtro (paradoxo de Fermi), ou seja, o homem busca sua alma, busca a vida pós-morte, a ciência a compreensão do universo, a exploração do universo, mas o monolito está ali, o enigma e o fim
...Trabalhei esse filme em Filosofia...em abril....temas como teoria do conhecimento;Cibercultura;ciberespaço;dialética;ciência;tecnologia;inovação;robótica...#Parabéns pela entrevista!!!
fans do The Knife fizeram uma montagem, um video de uma musica utilizando o final do filme, eu nao conhecia, pensava que era um clipe mesmo do The Knife. pra quem quiser ouvir e ver como ficou é só procurar por THE KNIFE FROM OFF TO ON
STANLEY KUBRICK EXPLICA FINAL DE 2001, UMA ODISSEIA NO ESPAÇO DEPOIS DE 50 ANOS! E quando a gente acha que Stanley Kubrick não tem mais como nos impressionar, surge alguma coisa na mídia que faz com que mudemos de ideia. Dessa vez, a história é de que ele, nos anos 80, revelou o final de 2001 em uma entrevista para um japonês chamado Junichi Yaoi. ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-7E4nYufqEP4.html
SIM LEILA, COM TODA CERTEZA!!!!!! Eu sempre vi assim como vc , desde a primeira vez que eu assisti logo que chegou aqui no Rio de Janeiro., Depois vi muitas outras vezes e sempre vejo o monolito como instrumento de Deus para a humanidade do homem.
Mto boa a explicação.... mas ele não citou as dimensões...... se o único sobrevivente estava se vendo..... então indica que ele se encontrava em uma outra dimensão.