Muito bacana ver as diferentes histórias de tantas pessoas... Mesmo tendo voltado para o Brasil ainda acho que Portugal, sendo muito bem preparado e pensado, vale muito a pena, e para quem volta aí Brasil, que é o caso da nossa família, o retorno é um baque muito grande, são realidades muito diferentes. Portugal tem meu ❤
Está aí um dos motivos porque tanta gente vai embora, mesmo amando o país e sendo o Brasil vasto de coisas boas. O que o torna um país ruim em muitos aspectos são as próprias pessoas, um simples comentário já recebe "agressividade" desnecessariamente.
Só um alerta, quando falam que no brasil já estavam habituados a trabalhar em ar condicionado e em Portugal tiveram que voltar ao chão de fábrica isso é verdade. Mas ao usarem o termo "recomeçar" dão a ideia que é algo temporário, quando na verdade 90% do pessoal nunca irá sair do chão de fábrica.
Desculpe , apenas pessoas muito limitadas que não fazem esforço para se qualificar ficam toda vida no chão de fábrica..No Brasil e em qualquer parte do mundo é a mesma coisa .Se näo tem qualificações como pode pretender ter um trabalho especializado? Seria como se um ajudante de soldador quizesse ser soldador sem fazer o curso de solda ....
Por isso a importância de vir com a mente aberta a estudar e se qualificar, ter planejamento financeiro, senão ficará mesmo no chão de fábrica (o que é um trabalho tão digno quanto qualquer outro) no entanto sempre temos que pensar em progredir.
Não há nada de mau em continuar no chão de fábrica. Até porque a diferença entre trabalhar lá e no ar condicionado é, na esmagadora maioria das vezes muito pequena, e não vale por vezes o estresse.
@@cpiaorm exatamente concordo contigo. No entanto não há nada de mau em querer algo diferente também. Todo o trabalho é trabalho, independente do setor.
Eu acho que vale muito à pena, os filhos terāo educaçāo de qualidade e no futuro poderāo trabalhar em outros países da Europa, tem que pensar com uma perspectiva ampla.
@@isabel5628infelizmente se tivesse a oportunidade de conhecer o ensino público do Brasil ia entender o que falamos. Lá para se ter o mínimo de qualidade tu tens que colocar teu filho na escola particular. Ainda que sim, existam problemas no ensino aqui em Portugal, é muito melhor do que o do Brasil. Falo com propriedade de causa.
Estou em Portugal a 1 ano, estou com a minha esposa e 2 filhos de 2 e 6 anos.....estamos voltando para o Brasil pois algumas coisas não deram certo....mais foi muito bom esse tempo aqui, um país muito bom....❤
O 1° ano é adaptação. Me falaram isso quando cheguei e realmente é verdade... Agora vocês já conhecem melhor os caminhos... Às vezes é mais fácil recomeçar em uma região diferente aqui de Portugal, que recomeçar no Brasil. Bom, cada um sabe o que é melhor pra si... Se for por saudades ou coisa relacionada, tudo bem. Mas o que eu mais vejo são pessoas que não escolheram o sítio certo para morar... Quem tem família, a prioridade são os filhos, pra quem é só o casal, pode até ser um quarto em Porto/Lisboa/Coimbra/Braga, pra quem quer calor - Centro ou Sul, frio - Porto pra cima, aluguel barato - vilas próximas a cidade, quer comodidade e não tem veículo próprio - grandes cidades. Bom, só ideias...
@@lfg329 a minha esposa veio com promessa de trabalho, chegamos aqui a pessoa disse que ia fazer uma experiência de 3 meses...passando disse que não poderia contratá-la pois teve problemas financeiros, eu consegui trabalho, fomos mal instruídos e não procuramos escola pros meninos pois disseram que precisava de alguns documentos e só esse ano descobrimos que não precisava....agora já não se pode fazer manifestação e a minha esposa não consegue trabalho pois as empresas podem sofrer multa e não conseguimos creche pro menor....então só 1 a trabalhar n da...apesar de ser muito bom aqui iremos retornar...quem sabe um dia voltamos e já com mais experiência.
Estou em Portugal ha 60 dias, vim de São Paulo capital, com a família também e como dizia na "quebrada o baguio aqui é louco" rsrsrs o processo é lento mas estamos bem e criando a nossa rotina aos poucos...Estar preparado pra tudo é extremamente importante, nao compre a ideia de que vão chegar aqui e ver so as belezas que sao compartilhadas por alguns , ter um planejamento financeiro pra ficar um tempo correndo atras de trabalho e resolvendo imprevistos como carro quebrado é fundamental. Estou na busca por um trabalho remoto também para conciliar a escola das crianças e nao é facil conseguir mesmo com experiência, realmente aqui é um renascimento!!! Estou compartilhando essa jornada no meu canal também, que Deus abençoe grandemente família.
Sou portuguesa seguidora do Steffens e sucesso para voçês...tudo leva e tem o seu tempo....e sou aberta a novos sabores, novidades, inovação...gosto gosto , não gosto não gosto mas sempre experimento.
O kebab é uma comida típica da Turquia. O pudim português, geralmente, é feito com uma quantidade maior de ovos ou com pão. Já o pudim brasileiro é feito com leite condensado.
@@alinepacheco-ps3fx calma, foi apenas uma sugestão de um seguidor do canal. Não há necessidade de ser ignorante. Certamente o dono do canal possui recursos o suficiente para isto, mas por vezes, podemos não nos atentar a estes detalhes...mas é isto, melhorar sempre. Em tempo, em Portugal não há pix.
@@Rodrigo-hq1zl mas nenhum momento eu fui ignorant. Apenas dei uma sugestao para voce ajudar a melhorar o canal. E em relacao ao pix, ele ainda deve ter conta do Brasil, entao vc consegue fazer isso por ele. 😉😉
Eu e meu marido viemos pra Portugal em 2022 mas ficamos na dúvida, Portugal e Itália. Antes de vir já estava vendo a situaçáo aqui e que não estava nada "fácil", arrendamento principalmente. Paramos de usar o dinheiro do Brasil pra pagar contas em 6 meses e foi tenso esse período. Mas em momento algum pensamos em voltar.
Antes de imigrar nós nos preparamos financeiramente para ficar até 1 ano e meio somente 1 trabalhando, pois sabíamos das dificuldades com a questão de creche. Ou seja o valor tirado da nossa reserva estava programado e destinado a isso. Graças a Deus conseguimos organizar as coisas e pude trabalhar em vários trabalhos (extras) e a quase dois meses estou no meu trabalho fixo, ou seja, gastamos menos do que prevíamos. Uma imigração com filhos é completamente diferente de quem não tem filhos. Mas estamos bem satisfeitos com o andamento das coisas. Não podemos reclamar tudo está indo a contento.
@@polyzamp22 e no mínimo devem tar trabalhando igual cachorro comendo igual porco e vai levantando a vida será que pra ter essa vidinha vale a pena largar tudo família amigos sua terra pra viver uma merda de vida dessa
@@TheRovena Vida de imigrante não é fácil e com filhos eu realmente não noção da dificuldade e os pensamento dos pais perante aos filhos. Graças a Deus vcs estão bem ;)
@@kurtendel9792 nós nos planejamos muito pra vir pra cá e nunca comemos mal, pelo contrário. Em relação a trabalho o mais puxado que peguei foi limpeza mas trabalhei em restaurantes e gostei muito, mesmo sendo muito puxado pois aprendi muito e pretendo fazer um curso voltado a gastronomia. Não tenho o que reclamar mesmo pq perrengue todo mundo passa em algum momento da vida mas depende de como vc leva isso. Já conhecemos uma parte da Itália, Espanha, Inglaterra e Portugal, claro. Não me arrependo de ter vindo.
Penso que pra se imigrar não se pode abrir mão de crescer. E as oportunidades para europa deve ser pensando antes de sair do brasil. Isto ocorrendo a grana dá pra juntar e outros proejtos se abrem, como sua casa em portugal, um carro melhor, cursos, e uma vida melhor.
Depois de ver centenas de vídeos destes, em dezenas de canais daí e dos que estão nos estados unidos a qualidade de vida é superior por estarem onde há mais educação e leis são respeitadas, os lugares são mais bem cuidados mais o custo de vida é sempre superior com a mesma renda aqui se tem até mais e da mesma ou melhor qualidade, viagens são mais fáceis e com menos custo afinal a Europa inteira cabe no Brasil, os valores recebidos só maiores na conversão se fossem os mesmos aqui permitiriam até maior poder aquisitivo só os produtos daí são mais em conta, e permitem um poder aquisitivo maior por causa da importação e impostos com custos menores em países mais desenvolvidos e próximos aos que produzem tudo.
Nossa, ficou em Ovar por causa do arrendamento, eu pensando em 400€, 😮😮😮, 700€ consegue mais próximo ao centro. Mas se estão adaptado é o que importa 💪
O fato é que não queríamos próximo ao centro, somos do interior e não queremos nada movimentado, estamos muito felizes aqui e tivemos a grata oportunidade de conseguir um imóvel ainda estando no Brasil ( o que é uma raridade), podemos chegar com nossos filhos direto para a nossa casa que estava toda equipada com absolutamente tudo. Temos extrema gratidão ao senhorio que nos arrendou e nos trata muito bem.
Boa tarde admiro a coragem de todas as pessoas quê migrao , porém acredito que não vale apena, pois as coisas mudaram no mundo inteiro depois da pandemia tudo se tornou muito caro, eu tive a oportunidade de ir trabalhar em Portugal na construção civil com contrato de trabalho e moradia por conta da empresa com o salário inicial de 1.100 euros e não aceitei pois e troca 6 por 1/2 dúzia , então sorte para todos os brasileiros que estão em Portugal mas vou ficar no Brasil
Assista o vídeo novamente e quantas vezes forem necessárias até entender. Nos preparamos financeiramente para ficar até 1 ano e meio só um de nós trabalhando, obviamente os recursos tem que vir do Brasil. Tendo em vista que eu só comecei a trabalhar fixo e full time tem um mês. Até então só fazia extras de part-time. Mas para você dormir mais tranquilo, lhe informo que esse mês já não precisou da reserva que ainda temos graças a Deus e nossa organização. Por isso planejar-se financeiramente e psicologicamente é tão importante.
O CARA VAI DEIXAR DE SER SOLDADOR UMA DAS PROFISSÕES QUE PAGA MELHOR NA EUROPA TODA PARA MEXER COM IMÓVEL A VELHA HISTÓRIA DE NÃO POSSO FICAR UNS DIA LONGE DA FAMÍLIA GENTE A EUROPA E FÁCIL VIAJAR E BARATO UM PODE IR E ATÉ O OUTRO NÃO CUSTA FICAR UNS DIAS SEPARADOS TEM DE VIVER GRUDADOS E PASSAR NECESSIDADES
Cara vc fala de um jeito que só visa o dinheiro, a família não está passando necessidade. Na minha visão eles estão certos, agora se vc realmente está querendo ganhar dinheiro vá para a América, Irlanda, Austrália etc. Portugal não é para se ganhar dinheiro e sim ter qualidade de vida com sua FAMÍLIA. Se vive com muito menos em Portugal e se consegue ter paz . Agora se vc realmente não liga para qualidade de vida, estabilidade financeira entre outros continue aí no Brasil que cada vez mais está no fundo do poço. E te digo mais este barco aí vai afundar logo logo, boa sorte
Por isso existiu um planejamento financeiro antes da imigração. Sabíamos como seria e o que iríamos encontrar. Se não existisse essa reserva nem teríamos saído do Brasil. Ademais só para informar que no último mês não precisamos usar absolutamente nada da nossa reserva. Isso é a prova que tudo é organização e planejamento😊 obrigada pela preocupação.
@ verdade, sem um planejamento financeiro é miséria na certa, porque o que mais se vê são imigrantes vindo totalmente despreparados financeiramente. Desculpe mas no vídeo deu a impressão que a vossa renda em Portugal estava longe de suprir sozinha as despesas! É importante dizer isso as pessoas, que Portugal não é fácil e que a vida aqui é difícil sim, o custo de vida está cada vez mais caro!
Graças a Deus, se sendo difícil como dizem, o Brasil já está aqui em peso, imagine se fosse fácil, viriam aos milhões transformar isto numa Favela gigante. 🙄
Ops..desculpa..eu quis dizer msm não sendo administradora! Eles contraram pra uma vaga de adm msm vc não tendo formação na área? Ou vc tem alguma formação em adm tb?
@@anacarolinamorcelli1721ah entendi. Eu tinha experiência de 10 anos na área administrativa. Antes de ser enfermeira eu trabalhava nessa área. Aqui eles levam muito em consideração a experiência que você tem. Fique ligada nas vagas do LinkedIn tem muita coisa boa ali.
Aluguel caríssimo. Não dá para pagar um arrendamento desse com o salário de Portugal. Porque esse cara não vai para outro País, que qualidade de vida é essa, se o dinheiro falta... vivendo de ilusão.
Por que “esse cara” não quer, aliás, essa família não quer. Estamos muito bem onde estamos e se vamos ou não para outro lugar somos nós quem temos que decidir. Você não sabe nada da nossa realidade nem como estamos vivendo. Moramos muito bem obrigada e estamos muito satisfeitos com tudo que estamos construindo ao nosso tempo.
@@TeixaPensador eu não tenho interesse em voltar para a enfermagem, pelo menos por enquanto. Foi uma escolha minha sair da área da enfermagem, e já estou cursando outra área aqui em Portugal.
so falam em salario minimo quando maioria ganha mais , e nunca falam que em Portugal recebem 14 meses e so trabalham 11 Vai ter clientela no natal , mesa de português fica sempre bem recheada
Hã? Eu ganho ordenado mínimo, minha esposa ganha ordenado mínimo, minha cunhada ganha ordenado mínimo e a maior parte das pessoas que eu conheço... Mais da metade dos portugueses ganham um ordenado mínimo
@ depende do seu trabalho, de sua escolaridade e do seu CV , maioria ganha mais , ou seja , em Portugal? Quase 30% dos trabalhadores portugueses que recebem a retribuição mínima garantida Tem países que salário mínimo e mais alto ok mas recebe por hora , se ficar doente nao ganha , e nem tem subsídio de ferias e subsídio de natal ( 2 salarios extras ) , em Portugal alugam casas no resto da europa quartos ou casa repartida
@@rafaelbarbosadelima4164e ganha mais subsidio de Natal mais subsidio de férias ! As verdades são para se dizer portanto fazendo contas ganha14 meses. .
Quase todo imigrante ganha praticamente o salário mínimo. Mesmo com alguma formação, não é simples fazer a revalidação de diploma, Na prática, o casal trabalha, sendo que um paga o arrendamento e o outro paga as demais despesas. Não sobra praticamente nada. Portugal é um ótimo país, desde que a pessoa possa comprar um imóvel para não virar refém do alto arrendamento e também trazer alguma renda do Brasil. A projeção de carreira também é curta. Por exemplo, para alguém ganhar 3 ordenados mínimos, é preciso ter ótima formação e muitos anos de experiência. Por isso, muitos jovens saem da universidade, e procuram outros países da Europa. Pelo mesmo motivo, o governo português facilita a a chegada de imigrantes para fazer girar a economia e arrecadar impostos para sustentar a previdência, por exemplo. Para quem chega sem planejamento e sem dinheiro, vai trabalhar até morte para buscar a tal "qualidade de vida".
@ acredito que você deva ser uma expert em morar fora do país, por isso esteja dando sua opinião. Aceito sugestões já que sua vida é um caso de sucesso😉
@TheRovena eu já moro fora do Brasil há 10 anos, em dois países diferentes. Tenho mestrado e doutorado fora do Brasil e trabalho na minha área, não me considero um caso de sucesso, mas sim uma pessoa que sabe do que está falando 😀
@ fico muito feliz por ti e desejo muito sucesso. Com certeza quando foste embora do Brasil também teve um começo e teve que trilhar um caminho antes de chegar onde chegou. É o que hoje estamos vivendo trilhando o nosso caminho e evoluindo a cada dia. No vídeo não dá tempo de contar tudo que estamos fazendo e o tanto que estamos evoluindo. Todos temos um começo ou um recomeço e o processo faz parte, por isso planejamento financeiro é essencial. Foi o que fizemos, nos preparamos muito financeiramente antes de dar esse passo. Mas obrigada pelas considerações.
*Acumulei um total de 89 mil hoje. Estou verdadeiramente grato por todo o conhecimento e informação que você me deu nas últimas semanas. Comecei com 5 mil há 2 meses.*
Dona Ruth Martinez?, fui apresentada a ela por um amigo, eu e meu marido trabalhamos com ele há meses, foi com os lucros dele que eu e meu marido conseguimos crescer no mercado imobiliário.
Quem tem mais de 4 anos de Portugal tem experiência comprovada .., o país não e mar de rosas cuidado pra suas vaidades não afundar o seu barco.. seja limitado em tudo respeite o sistema.. não brinques com realidade existe brasileiros q so tem o quarda roupa e as cuecas furadas...
"dizerem que não é um país perfeito, como diziam", essa coisa é um abuso...um protexo para puxar o país pra baixo, o melhor é evitar de dizer essas tretas, sem jeito...como o "mar de rosas", "nem tudo são flores", são frases batidas que não dizem nada...
Se você achar um lugar perfeito no mundo me avise que também quero ir. Seu forte acredito que não seja interpretação, afinal não entendeu o que dissemos.
Ainda nao entendo porque as pessoas querem ir embora e ainda com criancas pequenas? Pelo amor de Deus! Imigrar a paises piores que o Brasil é loucura! Nao conheco ninguem do Brasil que ficou rico em Portugal! Mas tem muitos portuguéses ricos no Brasil!😂😂😂😂
Realmente o povo de uma forma geral tem um nível de vida melhor que em Portugal . Em Portugal há muita favela , muito lixo na rua e muito tiro . No Brasil não há golpistas como há em Portugal . Somos um povo sem noção mesmo .
Aí, aí a estupidez corre ligeira na boca dos zucas, aqui há muitos tiros e muitas favelaa😂😂😂😂😂 vives onde? Com os ciganos? Santa Paciência do Deus nos livre destes cérebros ocos e mentirosos😂😂😂😂😂😂 a do muito lixo na rua fez-me rir😂😂😂😂😂 vives onde hó palhaço? Tu ainda deves estar na favela do brasil e estás a imaginar algo que não existe😂😂😂😂😂🤡🤡🤡🤡🤡 os golpistas que existem em Portugal a grande maioria são teus conterrâneos, palhaço.
Eu também queria saber mais sobre a visão de um diabético tipo 1 em Portugal. Há insulina disponível? Glicosímetro? Tirad reagentes? São oferecidas pelo governo como aqui no Brasil? Como funciona?
@@carolinaconde3248aqui não existe remédio oferecido pelo governo, é tudo pago. Mas quem sou eu? O melhor mesmo é dizer quem vive com esse tipo de doença, né!!!
o brasileiro tem ódio nacional ao ovo, acho muito engraçado que eles não sabem porquê, é uma moda, é como o chocolate o nacional é o Milka, têm todos os gostos muitos iguais... há coisas que o brasileiro não gosta, porque ainda não fizeram o desmame de boca do brasil...
@@Adams456 ...... estudem, se informem, e deixem de falar sem saber o que dizem. Doçaria conventual tem uma Historia, e a base e ovo açúcar e amêndoa. IGNORANTES.
Ia elogiar o vídeo (gosto muito desses de entrevista); mas, depois de ler os comentários, preciso elogiar a paciência e educação da Rô pra responder o tanto de gente sem noção !
@@TheRovena Mulher, vamos ser amigas kkkkkkk Sério, quanto mais vejo suas respostas, mais admiro. Estou indo ano que vem, se Deus quiser, também com dois filhos.
o brasileiro traz muitos complexos do brasil, que só os prejudica, é isso, e fazer comparações com o brasil, para nós é pouco respeitoso porque o brasileiro insinua sempre que o brasil é melhor... portanto não está cá a fazer nada... então pode voltar...
Em qual momento que dissemos que o Brasil é melhor que Portugal? Em nenhum momento foi falado isso. O que dissemos foi o que existem coisas boas lá e existem coisas ruins, assim como existem coisas boas aqui em Portugal e existem coisas ruins, como em qualquer lugar do mundo. É isso é perfeitamente natural. O importante é se adaptar.
Ela está há 1 ano em Portugal, paga um aluguel caríssimo, ainda não ganham dinheiro suficiente para cobrir as despesas e acha que tem a tal "qualidade de vida".
@@francescocasser6156 mas vc não disse com que trabalha , se vc continua cleaner não muda muito a realidade , educação de filhos tendo dinheiro vc paga boa no Brasil , a maioria das cidades do Brasil não tem tiroteios como rio etc então tem muita falácia, a maioria dos brasileiros que vejo na Europa trabalham em subemprego mesmo após décadas.
@@francescocasser6156 parabéns agora essa de largar 30 mil é mentira no máximo brasileiro larga serviço público nível técnico 5 no máximo, a não ser q seja foragida da justiça kkk , mas blz boa sorte esse foi meu último comentário fui.
Isso é uma ilusão generalizada. Isso é pior que o Brasil, quando é que os brasileiros vão perceber isso ? Um monte de brasileiros sofrendo e dizendo que tem qualidade de vida. Pagar 700 euros de aluguel fora as despesas, com duas crianças é loucura, pagar pra viver na Europa.
Sua Ótica enxergando aí do Brasil seja essa, mas vamos maginar pela visão deles; 1 ano ainda é processo, já pensou ele acertando no mercado imobiliário e ganhar mais, basta 30 ou 40 mil por ano( 10 vendas com 4 mil de honorários) vai viver bem melhor que no Brasil. Eu acredito nesse tipo de plano. Eles Entenderam o lance; Recomeçar.
Exatamente, depois da troca do espelho por ouro essa está sendo a maior mentira contado pelos português a brasileiros, encontraram uma maneira de voltar a escravizar os brasileiros com seus próprios consentimentos, incrível.
Muito bom! mais preciso dizer algo a voces que ainda nao imigraram! os que estao em portugal e ja se estabeleceram e adaptaram ok! mais quem esta vindo digo uma coisa! venham com muito dinheiro pois portugal e o PIor pais da Europa para se ganhar dinheiro e nao sou eu q falo pode perguntar a tdos! cada pessoa tem sua historia e sua vida! mais e um local que se paga muito pouco entao venham preparados! teram uma qualidade de vida melhor sim uma segurança com certeza mais em questao financeira e o pior pais da EUROPA! cada um escreve sua historia mais venham preparados
estou indo com 90 mil reais pra lá, eu esposa e 2 filhos, (10 e 11 anos) Ela é profissional aqui no Brasil em salão de beleza, unhas, cílios, corte e tintura, ela tem salão aqui a 3 anos junto da mãe dela, eu sou soldador profissional (7 anos) e já trabalhei com caminhão categoria E aqui no Brasil por 3 anos, e fiz alguns cursos técnicos para aprender outras profissões tbm, fiz de empilhadeira, e de plataformas elevatórias) sei que os cursos daqui não valem nada em POrtugal, mas fiz para pegar experiencia e aprender um pouco mais antes de chegar lá. A PERGUNTA É: SERÁ QUE VOU TER DIFICULDADES DE ENCONTRAR TRABALHO NO PRIMEIRO MêS ? Vamos morar em porto, tem um casal amigo nosso que já está em busca de casa lá pra nós, tem várias de 800 Euros mas estamos esperando mais um pouquinho pra vê se encontra de 700, minha esposa fala inglês fluentemente, eu estou a um ano fazendo o curso e já aprendi bastante coisa, aquele inglesão das ruas pra se virar eu já faço tranquilo.
@@cançoesdosanjos,sou portuguesa e moro numa aldeia muito pertinho de Famalicão. Há aqui imensas empresas e fábricas. Não há casas para arrendar! As escolas estão a abarrotar e não há mais médicos de família! Não venha com a família toda! Faça como nós portugueses, primeiro vai o marido,arranja trabalho,casa,escola para as crianças e só depois é que faz o reagrupamento familiar! É um conselho que lhe dou!
Exatamente, é pagar para sofrer, e tudo fica ainda pior com crianças pequenas. As pessoas não ganham o suficiente para pelo menos pagar as contas e acham que têm "qualidade de vida" 😮
@@Adams456 eu não estou dizendo que a vida no Brasil é fácil, nem tudo é ecessível, a questão é que em Portugal não é diferente. As despesas fixas são muito altas, os valores dos aluguéis, cada dia mais altos, a média salarial que não é compatível com estes salários e as dificuldades com creches para quem tem crianças pequenas. Eu morei em Portugal por 4 anos, foi para fazer mestrado e te digo com experiência, pelo caminho que estão, este casal da entrevista ainda está muito distante de ter uma vida considerada estável em Portugal. Muito, muito, distante mesmo.
Poder de compra sem dinheiro não sobra nada ainda tem que buscar dinheiro no Brasil (é uma verdadeira piada) sinceramente é um faz de conta que tá tudo bem. Até onde vai essa ilusão
Acho que você não entendeu a parte do poder de comprar é ter acesso as coisa que no Brasil está cada dia mais impossível, outro detalhe eles estão em um processo de começar do zero é questão de tempo se estrutura coisa que no br é extremamente complicado e quando chega se manter é mais difícil ainda Graças ao nossos governantes. Então calma calabreso estão com duas crianças 1 ano começando do zero, por que é fácil julgar sentado no sofá.
@@pequenogafanhoto5204 você não pode julgar todos por alguns. Assim como não podemos julgar que todos os portugueses são grossos, afinal tem muito português gente boa e muito educados. Da mesma maneira existe muito brasileiro trabalhador.
Ha crianças portuguesas sem escola , portugueses sem trabalho e sem casa , porque fazer este tipo de inquérito a brasileiros se estão cá a tomar o lugar que nos faz falta
Mano não dá pra acreditar como uma família larga um lugar bom já organizando família pra vir se mata compra um carro velho paga aluguel e ter qualidade de vida ir as praças e comer pois o brasileiro não sobra dinheiro pra viajar será que e merda na cabeça não e possível
Quem disse que não sobra dinheiro para viajar? Quem disse que na nossa mesa graças a Deus temos de tudo ( que antes no Brasil não tínhamos). Você não sabe de nada da nossa vida no Brasil e não sabe de nada da nossa realidade aqui. Agora me conta como é a sua vida maravilhosa? Quero exemplos a serem seguidos.
@TheRovena brasileiro e igual a porco a qualidade de vida e comer pra engordar e viaja kkk só se for nas praças de graça eu conheço tudo aí lugar de escravo só dá pra comer mais nada
Problema de alguns portugueses é que não fazem a mínima noção do que é viver aqui no Brasil 😅 Salário mínimo R$ 1,400, arrendamento aqui é 1,000, 1,200, pra morar em casa de quintal. Os 400 que sobram meu amigo, tem luz, água, telefone etc... Tirando a Segurança, é roubo em todo canto aqui. Não existe qualidade de vida no Brasil, a não ser que se ganhe 30mil por mês e more em um condomínio fechado, mas mesmo assim o seu carro tem que ser blindado e cuidado com os sequestros, pois com 30mil vc vira alvo da bandidagem kkkkkkkkk
@@montanha5067 qual a diferença de portugal renda 700 agua luz salario 850 sobra pra compra um carro velho se os dois trabalhar da pra comer melhor mais so porco e brasilero fala que e qualidade de vida isso e trabalhar igual preto kkk