Não há, a Rabanut (Rabinato de Yisrael) regulamenta diretamente casamentos, divórcios e enterros. Muitos do nosso povo se casam no exterior, em países próximos como o Chipre, devido à burocracia.
@@jucearaujo2226 Eh um sistema herdado do Imperio Turco, em que as autoridades Cristas, muçulmanas, Judaicas tem poder juducial e legislam sobre todos assuntos de família, divórcio, herança
Em Israel os estado é confecional então tudo é feito de acordo com as leis judaicas. Enfim se quiser casar ou sai de Israel , casa e depois volta ou segue as leis judaicas.
Fui casada com um judeu nao ortodoxo durante 12 anos e temos dois filhos que foram criados na religião do pai. O mais velho tem 13 anos e vai fazer o bar- mitzvah esse ano mesmo sendo filho de mãe cristã. Acho uma cultura maravilhosa e um dos povos mais inteligentes e resilientes da terra.
Convivo neste meio (com judeus e árabes) há muitos anos pois sou cristã e formada em língua árabe, trabalho neste meio. A coexistência ocorre muito entre judeus não religiosos e muçulmanos, como o caso da moça, que é humanista. A realidade é que entre judeus religiosos de verdade e outros povos, não há alianças. O sistema é fechado. Eu indico o documentário do netflix "This is us".
Excelente a entrevista. Eu imaginava uma situação diferente em Israel. Lembrei da Ivanka Trump que, apaixonadíssima por um judeu americano, e, como a família dele não a aceitava, ela teve muito tempo de aulas com um rabino famoso para conseguir a conversão e ser aceita pela família dele.
Oi Dani, eu fui comissária de bordo muitos anos e quando tem judeus ortodoxos de passageiros eles pedem pra ser servidos por comissários do sexo masculino, se tem somente mulheres na tripulação eles perguntam pra você "na cara" antes de pegar comida da tua mão se você está menstruada! Comigo já aconteceu um par de vezes.
Se você. Estiver preparada no sentido de conhecer a cultura e a religião n é chocante. Imagine o constrangimento dizer sim estou mestruada! E cada coisa .... Vivendo e aprendendo!!!! Né?
Querida, Danny... Judeus/israelenses valorizam muito a educação. Por conta das perdas e perseguições de que foram e são alvo até hoje, eles creem que "o estudo" é a única riqueza que NINGUÉM pode roubar. Dificilmente vc vai encontrar uma pessoa desse povo, seja onde for que tenha nascido, que tenha pouco estudo. Tive vários colegas na Universidade que eram judeus mais light, mas casar com eles já é outra estória... Muito difícil se vc não fizer parte desse povo. E mesmo entre eles casamento muitas vezes é arranjado no Brasil entre as famílias, e os filhos tem de cumprir e depois se vê.😍😘😘
Muito boa entrevista,é muito bom ver mulheres brasileiras,independentes e muito inteligentes,vivendo fora e passando toda essa visão de outros lugares e culturas,fico muito feliz com casos de sucesso como esse.
Eu tb fiquei admirando a beleza da moça o vídeo todo...e que boca deslumbrante!! Parabéns pra Karina, linda, culta, inteligente, madura, doce e realista.
De quebra uma aula de geopolítica amorosa na região! Besta de quem pensa que aqui só se fala de relações afetivas... são aulas e aulas de cultura, e neste vídeo um debate sobre o Estado de Israel em uma perspectiva bastante singular! Gratidão por nos proporcionar tantos aprendizados! Parabéns!!
Quanto mais assisto vídeos assim, mais sou apaixonada pelo meu Brasil, um país livre o que é uma pena é que muitos brasileiros não sabem aproveitar essa liberdade.
Eu não tenho nada a ver com a Turquia. Nunca fui, e nunca pensei em ir. Não sei pq outro dia um vídeo seu apareceu nas minhas sugestões e eu de curiosa, fui assistir. Deve ter uma semana isso. Agr tô maratonando seus vídeos danny. Ja vi um monte. Adoro o canal! (E SÓ um P.S.: ja vi MUITO brasileiro tendo a cabeça fechada e a ignorância turca...) Parabéns pelo canal Dany! 👏👏❤
Eu também. Nunca tive interesse em turco, sou bem casada com brasileiro, mas quando conheci o canal me encantei com o trabalho da Danny. Fiz Dannyflix 😂. E hoje fico conferindo se perdi algum vídeo! Bjs Danny!
@@maxhowell8689 falou o intelectual, rs, devo lembrá - lo que o meu povo é um dos mais estudados do mundo,com Nobel de literatura, medicina, etc? Mas com antissemita não se discute, shalom.
Dany muito bom todas as informações , trabalhei com judeu casado com uma israelita. Ele muito educado, fino ao tratar com as pessoas. Ela muito bonita um pouco rude mas de coração bom, dizem que as mulheres servem o exército essa pessoa serviu. Nos relatos da Karine lembrei de muitas passagens . O filho mais novo era muito religioso o pai nem tanto, ele rigoroso qto carne e leite o filho. Só a mãe q.cozinhava ,guardavam o sábado mas muito educado e respeitoso. Todos os filhos ,a educação por conta da mãe, tudo na casa por conta da mãe .Dany obrigada por tudo que você nos proporciona ,sempre corro para assistir seus vídeos. Karine obrigada pelo depoimento.🤗🤗🤗
Dani sou novíssimo no canal !!! Por conta da dança do ventre , pesquisando músicas Árabes românticas comecei a assistir uma novela Turca (Sen Anlat Karadiniz) , foi quando conheci seu canal !!!! Parabéns !!!!!!!!👏👏👏 Seus vídeos são ótimas !!!!! Estou aprendendo muito sobre a Turquia com você !!!! Confesso que fiquei de queixo caído com tantas histórias 😱😱😱......... LOUCURA !! LOUCURA !!! PARABÉNS !!!!! SEU FILHO É LINDO !!!!! PARABÉNS !!!!! PELA FORÇA QUE TEM !!!!! Estou um pouco emocionada acabei de assistir seu vídeo sobre o seu primeiro Natal na Turquia 😓😓😓😓😓😓 Beijos 😘😘😘😘😘 Fiquem com Deus , um grande abraço !!!!!!!❤️❤️
Cíntia, eu também sou da Dança do Ventre e pesquiso muito sobre as culturas orientais e o canal da Danny tem sido uma grande fonte de informações pois fala sobre o comportamento da vida real e privada dos países.
Com esse video conseguir finalmente compreender a sua realidade. No momento que vcs duas falaram que já são taxadas pela a sociedade com base apenas no país de origem. Lembrei de como e minha situação aqui no Brasil (por conta do meu tom de de pele e meu cabelo), algumas "poucas" pessoas acreditam que não precisam me respeita ou tratar da maneira correta. Para finalizar parabéns pelo trabalho de ajudar e orientar mulheres fragilizadas vítimas ou possíveis de homens adilosos. Desabafo: Se eu podesse escolher, certamente eu gostaria de viver em um lugar onde minha descendência étnica jamais fosse um ponto de partida para determinar que eu sou, o que e desesperado nessa situação, e que mulheres por uma ilusão escolham morar em um país que serão sempre rebaixadas, no meu humilde ponto de vista e loucura.
Amei saber um pouco da cultura judaica, peninha que o áudio estava péssimo, mas com jeitinho brasileiro coloquei o fone entendi um pouco. Essa moça é muito bonita e graduada, mas melhor ainda que tem a cabeça bem aberta para o que quer e sabe respeitar os direitos e tbem exige que assim seja para com ela. Parabéns Karine. Muitíssimo obrigada Dani, não deixa o mundo feminino se calar.
Eu sou brasileira, casada com um judeu brasileiro filho de mãe e neto de judia. Nos mudamos para Israel há 5 meses e minha experiência está sendo maravilhosa. Apesar de não ser judia fui muito bem recebida e todos procuram ajudar e ajudam na nossa adaptação. Israel é um pais incrível e apesar das diferenças das linhas religiosas e de seus costumes, eu já vi um judeu religioso parar para me ajudar a me comunicar com um fiscal dos ônibus. Não penso em me converter, mas nao descarto essa opção. A religião é apaixonante também!
gostei dela, tem uma mente aberta e isso é muito importante para se viver no mundo em que a gente vive❤❤
5 лет назад
Bem enriquecedor esse vídeo... Adorei! É sempre bom mesmo ouvir de pessoas que nasceram e vivem na raiz da cultura é bem diferente a visão da realidade . Foi o que comentei no vídeo da menina que se converteu e não usa o véu e criticou de forma ofensiva. Parabéns , Dani... Aprendi muito com esse vídeo.
Ai, Danny, que entrevistada AGRADÁVEL e inteligente essa judia brasileira ! E que aula ela nos proporcionou, obrigada por esse vídeo !! Muda radicalmente daquelas entrevistadas "nóis vai, nóis vem, nóis foi"!!! AAAAAAAFFFFF!!! 😧 Beijos, Danny !! 😘 😘 😘🗼
Parabéns Danny minha linda !!! Show de cultura, amo o povo Judeu, convivo muito com a cultura Judaica porque faço parte de uma igreja fundada por um judeu que é messiânico (ele reconhece Jesus Cristo como o Messias) então conheço as canções, as festas , as comidas... é um povo Lindo que eu amo, respeito e admiro. Um grande abraço para essa moça. Shalom a todos !!! Veneshikot belev 😘
sigo seu canal a um bom tempo, é um canal de cultura, História, e vivências!!! obrigada por trazer conhecimento pra gente, e por toda dedicação!!! beijoss. Interior do Estado de Sao Paulo.
Viciadíssima no seu canal Fiquei tão feliz com sua resposta por e-mail Obrigada sua linda Que menina linda, parabéns pela iniciativa! Inteligente, querida e muito informativa
Esse vídeo em ajudou e me fez entender muita coisa , sou louca por conhecimento amoooo mesmo não tendo ido a Israel fico feliz em poder conhecer mais a cultura e a religião é assim q me sinto no canal da Dani faço uma viagem sem sair de casa, valeu mesmo Dani sua linda 😘😘😘
Dani, eu gostaria de deixar um breve depoimento. Aqui em casa comemos tudo kasher e sou eu quem prepara toda a comida. Sempre deixo uma parte do alimento semi-preparado, para que meu marido possa concluir, quando estou menstruada. Nós guardamos o Shabat, lemos a Torá todos os dias, observamos os feriados. Ou seja, somos judeus (muito praticantes, como se vê). E nada disso nos impede de ter excelentes amizades com muçulmanos. A maior parte dos meus amigos judeus também segue essa linha amistosa. Acho que tem mais propaganda de ódio, do que o ódio em si (que existe!), entre esses dois grupos. Um abração! Adoro o seu canal.
Ainda bem que não é minha prima,imagina minha mãe jogar na minha cara que ela tem 25 anos e tem td isso .. eu com 27 anos limpando casa no europa kkkkkk socorooo.. inspiração
Obrigada Dani pelo seu canal. Eu já indiquei para varias amigas e assisto sempre q posso. Moro nos USA mas sou muito grata em ser brasileira. Minha opinião!!!
Lindíssima e inteligente ela aliás as duas ne pq a Dani é linda e inteligente eu até acho a Dani com porte de rainha enfim pessoas desse meio extremamente elegantes . Eu gostei do q ela falou inclusive tem linha evangélicas q segue o Shabat. O q acho legal do canal da Dani é o respeito q ela tem com todas as entrevistadas e o carinho com a gnt responde todos os comentários e é super dedicada. Amei 😘😘😘
Nossa, que interessante! Eu tenho uma amiga da Igreja Adventista, e ela me contou que eles também guardam o sábado e o que dia começa depois do pôr do sol.
Existem várias linhas dentro do judaísmo ortodoxo e todas aceitam convertidos, contanto que a conversão siga os padrões exigidos pela linha. Quando uma judia ortodoxa se casa, o cabelo passa a ter um novo sentido (conexão) espiritual, não é uma questão estética, de modéstia, nem hábito cultural. (Não é algo que possa ser explicado em poucas palavras.) É interessante observar que várias religiões abordam esse aspecto, cada uma da sua forma. Religiões africanas têm seus turbantes/peças usadas na cabeça (não conheço os nomes) e na religião católica, padres usam quipá e freiras cobrem a cabeça. Seria enriquecedor ter uma entrevista com uma judia ortodoxa, capaz de falar sobre como sua vida realmente é. Adoro o seu canal, Danny, um beijo grande!
Parei aqui para pensar eu nasci e fui criada em um lar evangélico conservador. Quando cheguei no início da minha juventude me sentia oprimida pelos costumes e as tradições impostas pela igreja. Agora conhecendo o canal e as culturas médio orientais, as religiões mulçumana e a júdia vejo claramente que que nunca fui oprimida pelos costumes. Como eu gostaria de ter essa bagagem de conhecimento quando ainda era jovem muitas coisas na minha vida teria sido diferente.
Ótimo vídeo Danny só para variar! Rs. Parabéns a Karina pela coragem em se expor, muito agradável o papo. Diria que só de ser judia já é um grande desafio em qualquer lugar do mundo, pois existe preconceito sim! Enfim... Shalom para todos nós.
Amei essa entrevista! Muito rica em conteúdo para conhecermos um pouco sobre a cultura judaica e israelense. Também achei incrível o exemplo de coexistência que ele trouxe. Muita felicidade pra ela!!!
Danny, querida... A brasileira é julgada em todo o mundo, infelizmente. Foi a péssima imagem do nosso povo e principalmente da mulher brasileira, que foi vendida para o resto do mundo nos últimos 30 anos. Eu não vivo no Oriente médio e percebo e vivo isso aqui na Europa. Nesses países do Oriente ainda fica mais complicado. Abraço
A brasileira é julgada ok, mas nossa cultura é outra, somos passionais e livres mesmo em um sociedade machista. Não estamos erradas, o mundo que tem que se abrir
Infelismente tenho q concorda com vc . Mora na España , e é assim a coisa ... As vezes so por perceber q vc e brasileira pensa q é prostituta o é facil. Triste imagem q tem do Brasil.
@@evyrigueira não estamos erradas e tal, mas ser considerada prostituta em toda parte do mundo só porque é brasileira, não é nada ok e o mundo pelo jeito não esta nem um pouco preocupado em se abrir.
O problema é que durante muitos anos até instituições estatais de turismo do Brasil venderam essa imagem da brasileira, convidando os estrangeiros através do turismo sexual.
Sou adventista e conheço um pouco sobre o povo judeu. Sou brasileira de país e avós, negros, índios e brancos. Estou satisfeita com minha liberdade, com as facilidades e outras coisinhas que só Brasil pode oferecer. Eu respeito todos os povos, inclusive o meu, e não amseio en momento algum mudar de " nacionalidade ". Eu só saio pra ter uma vida melhor e mais livre!
Eu amo o povo judeu e espero que fique tudo bem entre os povos que estão habitando em Israel nesse momento torço para que os judeus consigo viver em paz em sua terra Eu também guardo o sábado e também tenho restrição alimentar sou Adventista e é meus sonho visitar Israel quanto linhas que existem no judaísmo acho que tem em quase todas as religiões né no cristianismo tem mais de 30.000 denominações mas continua sendo uma religião linda se eu não fosse Cristão Com certeza eu me converteria ao judaísmo que é mais do que uma religião é o estilo de vida. Amei o vídeo
Muito esclarecedora a entrevista. Espero que as jovens casadoiras entendam que 99,9% dos homens orientais, vão considerará-las fáceis. Não é querer estourar a bolha cor de rosa de ninguém, é uma questão cultural. As mulheres no oriente tem um comportamento muito mais recatado (sei que é uma palavra em desuso, mas é a que melhor cabe). Pode até ser aquela coisa para inglês ver, em muitos casos, mas é o que é. Se quiser viver no oriente vai ter de mudar sim o comportamento. Outro dia assisti o vídeo de uma brasileira que foi dar aulas na Arábia Saudita e depois de um ano, ela acidentalmente saiu da escola com o niqab erguido e o taxista viu o rosto dela. E ela e ele ficaram mortificados! Ela estava seguindo as regras locais e, de uma certa forma, passou a se comportar como uma local. É o que acontece, caso não aconteça, você vai sofrer o resto da vida ou vai querer voltar para o ocidente o mais rápido possível. Tem de encarar essas verdades e pensar muito bem. Felizes para sempre só nas novelas.
Eu acompanho seu canal desde a novela ''Mil e Uma Noites''! Na minha opinião foi a melhor novela turca que já passou na band! Eu comecei assistir o filme ''Peri Masali'', ainda não assisti até o fim! Os atores são ótimos!
Conheci seu canal há pouco tempo e já vi vários videos. Muito bom conhecer sobre a cultura daí. Eu mesma já me deparei com mensagens de linguá estranha uns anos atrás, não sei dizer se eram turcos ou árabes. Mas sempre ignorei ou bloqueei. Me livrei de uma boa enrascada sem nem saber. Continue com o trabalho, assim alertará mais possíveis vítimas que poderão ter a chance de não cair nesta lábia.
Essa menina é uma mutante! Kkk inteligente de mais. 25 anos desse jeito. E ainda tem homem de 20 anos e acha que as mulheres são inferiores e blablabla. Tenho 29 e não tenho a metade da metade dela. Kkk parei no 3 periodo da faculdade. Parabéns.