Acho que tô acertando a iluminação e posição desta nova câmera... Que sofrimento! ♦Notícias e tudo de interessante sobre os games - instagram.com/omeucanaldegames/ Sugestões de compra: Ghost Of Tsushima Edição Padrão - amzn.to/3g1pJ65 Ghost Of Tsushima Edição Steelbook - amzn.to/3h8xGYB Ghost of Tsushima Special Edition - amzn.to/3h8xY1D Obrigado.
Eu decidi poupá-lo, sinto que naquele ponto após ir contra tudo o que era ser samurai, acredito que o Jim já tinha feito uma escolha muito forte, ele quebrou o paradigma e o dogma em que foi criado, houve uma ruptura com sua crença, com sua criação, por mais que fosse uma dor enorme envergonhar o tio daquela maneira, acho que ele havia descobrido que a dor de perder alguém amado era maior, naquele momento eu enxerguei um pouco do Batman nele, ele assumiu o manto de viver nas sombras, de ter o nome de seu clã na ruína, de ser caçado como um bandido qualquer, mas no fundo ele sabia o que ele havia se tornado, ele já não era um guerreiro que caminha o caminho reto do Bushido, ele era a sombra que vaga por Tsushima, a sombra que luta contra a injustiça do mais fraco, o espírito da vingança que cai feroz sobre o inimigo e ao mesmo tempo a proteção do povo comum, apartir daquele ponto as pessoas sabiam que não dependiam mais da proteção austera dos samurais, sabiam que havia uma força muito maior que os guardaria do mal, esse era o fantasma.
Quem escreveu a sinapse do jogo passa mal perto desse cara kkkkk Concordo plenamente com o seu ponto de vista e além de tudo vc falou lindo mano... PARABÉNS
Eu já quis honra o Tio, pq o Xogun ia desonrar mais ainda o nome dele por ele te falhado na missão de levar a cabeça do fantasma, então achei melhor fazer o pedido do tio pra ele ter uma morte honrosa
Ele virou meio que tudo ao mesmo tempo, habilidades de ninjas, habilidades de samurais, habilidades místicas e etc... O cara ganha de qualquer um kkkkk
Esse jogo é muito lindo, pqp eu acho que eh um dos jogos que eu mais falei que diálogo bonito, que ambiente bonito, que gráfico bonito, que final lindo... chega deu vontade de chorar aqui quando lembro do tio queimando o papel de adoção do tio.
Pensando um pouco, acredito que os dois finais sejam possíveis. No final em que o Jin mata o Lorde Shimura, provavelmente o Shogun vai encontrar outra pessoa para caça-lo. Já no final em que o Jin poupa o Lorde, acredito que pela "desonra", o Lorde Shimura cometa Haraquiri, já que essa prática era muito comum entre os samurais. De qualquer modo, acredito que o Lorde Shimura não estaria na sequência 😅
Exatamente, os dois finais são válidos, mas pessoalmente acredito que o matando o Lord Shimura ainda seja o mais honrado, mas é um final bem interpretativo pros valores de cada jogador e como interpretou a história
Eu não joguei o jogo, mas pelo q vc falou eu acho q o final canonico é o que ele não mata, mostrando que ele vai continuar sendo o "Ghost of Tsushima".
Acredito que não matar o Lord Shimura, foi a forma de mostrar que ele não segue mais o código e assim deixou de ser samurai, e a forma de fazer o tio entender é deixá-lo vivo, que ele busque a honra/morte pela espada de outro.
Eu vi muita gente comentando que o final ruim é o que você mata o Tio, mas eu acho que é bom, pq pelo menos no último momento do Tio o Jin honrou o Código e deu uma morte honrada pra ele, acho que se o Jin deixasse o Tio vivo, poderia ser uma forma meio que de humilhação, mas sei la, é oq eu penso, na real não da pra dizer bem qual é mal ou bom, isso vai da cabeça de cada pessoa.
Concordo com você, como filho Jin não o matou e isso pelos códigos seria apagado e deixaria o Lord humilhado com a ordem de matar o Fantasma a todo custo. Porém acho que o canon foi a Morte Honrosa do Shimura pois na minha xp eu não o matei e de qualquer forma A ARMADURA DO CLÃ SHIMURA apareceu no casebre do Jin, se eu o poupei pq a armadura está ali?
eu pensei nisso mas ai lembrei que o Jin não precisa mais honrar a tradição pois foi retirado o titulo de samurai, portanto ele não precisava mais seguir as regras. Se o jogo dessa alguma opção dele voltar a ser samurai ai sim seria um impasse interessante pra mim.
Acho que matar o Lord shimura é o final mais perfeito pro jogo, pq o Jim mostrou ao tio que ainda existe honra nele, é assim encerra a relação entre os dois da forma mais digna, é triste mas eles viveram a maior parte da vida sob o código samurai! Esse jogo é uma obra de arte!
Não direi "o final verdadeiro" mas sim o final que achei mais compatível com a história e o desenrolar dela: ele tinha que matar o tio. Seria o último ato de um samurai antes dele virar o Fantasma. Foi ali o final das "duas famílias" e o nascimento de "algo maior" que seria "a nação" contra os mongóis. Esse final, para mim, foi o melhor para este game.
@@marcosthere Olha, nao muda nada, pelo que eu me lembre, nao tem mais nenhum encontro com ele, nao sei dizer se mudq algo, joguei pela ultima vez a 6 meses atras
Cara, eu acabei de zerar o jogo agr q tem disponível pro PC e cheguei meio tarde pra discussão, mas fiquei espantado ao saber que a maioria acha q o único final verdadeiro seria poupar o shimura, o Jin errou quando aderiu dms ao lado negro da força e envenenou os mongois dando a formula para o inimigo, acho que o debate final do jogo seria a busca do equilbrio entre a honra do codigo e caminho do fantasma, e ao matar o Tio ou seu segundo "Pai" Eu vi um protagonista digno de ser seguido, pq em algos momentos do jogo o Jin parecia um Vilão quando se perdia dms.
Segui a “pista” do Sensei Ishikawa em um diálogo anterior à missão “Coração do Jito” para decidir qual final escolheria. Ao comentar sobre Tomoe, Ishikawa disse que o caminho do Arco lhe rendeu uma vida esplêndida, mas deveria ter optado por uma vida em família, uma vez que faria Tomoe sua filha caso ela não houvesse lhe traído. Ishikawa então mostra que Jin poderia estar cometendo o mesmo erro que o dele ao priorizar o caminho do Fantasma. Nesse sentido, embora pareça paradoxal por não restar outra alternativa no final a não ser continuar a trajetória como o Fantasma, poupar Lorde Shimura para mim significou cultivar o último laço que Jin teria com a sua família. Senti falta de um final melhor do nosso protagonista com a Yuna, sempre houve um clima entre os dois e esses sinais se comprovaram mais conforme o final do jogo fosse se aproximando. O relacionamento deles entregaria também o que Ishikawa havia comentado sobre formar uma família, talvez indicando um encerramento até menos conflituoso.
Em pleno 2024 esse jogo lançou pra pc e eu abstive-me de levar spoilers durantes todos esses anos desde o lançamento original pra playstsation, enfim esse jogo é uma obra de arte e tbm escolhi poupar o lorde shimura e complementando oque você falou além disso também baseei minha decisão no diálogo que acontece na caminhada antes do duelo final onde Jin comenta que o lorde poderia se casar e começar uma nova familía e o lorde disse que poderia em tom de dúvida o fato dele duvidar mostra que esse poderia ser um caminho além de ter que matar o seu sobrinho que pra ele era um filho. Ao meu ver o lorde vai "caça-lo" pelo resto da vida mas podendo formar uma nova familía e liderar o povo de tsushima enquanto o Jin segue o seu caminho do fantasma cuja decisão ele já havia tomado há bastante tempo durante o decorrer do jogo para expulsar os invasores mongóis bem como o fato do jin conhecer a dor de perder pessoas próximas ele como o fantasma disse a frase perfeita "Não tenho honra mas não matarei minha família".
eu acho que o final canon é poupar, pois historicamente tem uma segunda invasão mongol, os samurais, vão precisar da ajuda, do fantasma para impedi los, conforme a historia essa invasão foi 25 mil mongois, e na segunda foi 100 mil, tendo chineses e coreanos no seu exército pois os mesmo junta ram se a eles.
É msm. E uma das coisas q levaram a os mongóis falharem na invasão, foram a falta de comunicação entre os coreanos, chines e mongóis. Eles não se entendiam e não se respeitávam pelas culturas diferentes e por não serem do msm povo. E tbm os chineses e coreanos não se improtavam o suficiente, pois quem queria realmente queriam fazer a invasão eram os mongóis.
Sim houve uma 2ª tentativa de invasão, que tb foi repelida por um tufão e tsunamis na costa. Mas, na 1ª invasão os mongóis capturaram Tsushima. Quando eles tentaram ir para ilha de Honshu (a maior do arquipélago japonês) foi que a tempestade afundou a frota.
A sucker punch costuma coletar os dados dos jogadores para saber qual foi a opção mais escolhida para considerar o final que será canônico. Ela já fez isso em outros jogos. Mas caso exista uma sequência para ghost of tsushima, acredito que abordaria sobre a segunda invasão mongol, onde Sakai teria como inimigos ambos mongóis e samurais, com seu tio lhe perseguindo durante toda a campanha.
Eu tenho uma visão Diferente de todo comentário contra o Jogo, o Jogo é Longe de ser perfeito, mas ele mostra bem o período do Ataque Mongol, vc vê o povo sofrendo o jogo deixa bem claro como tá o estado da ilha depois que os Mongóis a invadem, (a Ilha de Tsushima é Muito Linda), os ambientes diferentes ficam claros a cada região, as batalhas são Excelentes a historia é uma historia Japonesa então a dramaticidade do jogo é Alta, Alias é uma historia de Samurai então mostra como "agiam os Samurais" (inclusive o Jin seria um Shinobi, dá uma ideia de como surgiu os Shinobis), e a geração tava precisando de um JOGO DE SAMURAI ou Japão Antigo (no caso a ilha), e seria interessante se tivesse mais jogos no Japão Feudal na pegada de Ghost. para mim Atendeu todas as Expectativas o jogo é Sensacional me prendeu muito principalmente na questão de Exploração revirei a Ilha toda. A platina dele vc ganha por puro Instinto, Eu fiz todas as missões secundarias que podia e dai deixei para platinar só quando tava no final do jogo, quando zerei pipocou uns 5 ou 6 troféus de umas vez foi uma coisa linda de se ver, poderia ter um modo NEW GAME!
Tlou2 ta cegando as pessoas na comparação com outros jogos. Ghost é um jogo mais pés no chão que conta uma história fictícia respeitando algo que realmente aconteceu. E histórias inspiradoras é que não faltam. Vingança, traição, redenção e etc. Ghost of Tsushima tem um pouquinho de cada um de nós. Um jogo completo em história.
Em um contexto histórico, os ninjas aparecem apenas 100 anos dps da invasão mongol a Tsushima. E os ninjas começaram como espiões, e não assassinos. Anos dps eles começaram a treinar artes marciais e o uso de armamentos. O clã Sakai na vida real, nunca existiu.
Eu escolhi matar justamente pra honrar a vontade do tio, e depois que vi a cena final, me convenci de que faria a mesma escolha mais um milhão de vezes... Foi triste, doloroso pro Jin, mas foi pelo tio que o criou e o protegeu quando ele perdeu o pai... O tio merecia ter sua vontade respeitada, mesmo o Jin não tendo mais a honra dos samurais... cara, pra mim esse final foi perfeito!
Eu também escolhi matar o lorde Shimura (e sem save)... Ele viveu toda sua vida pela honra, cuidou do seu povo por ela e também sacrificou seu povo por ela... Nesse último momento ele encara a decisão final e escolhe morrer pela honra. Foi a decisão dele e eu apenas respeitei a história de uma vida inteira. Ao não matar o lorde Shimura ele volta desonrado como samurai e um líder desacreditado. Com toda certeza seria punido com a morte pelo xogum ou, num ato de misericórdia, teria a chance de fazer harakiri... mas a história dele, e provavelmente do estilo de vida samurai, morreu com o nascimento do fantasma!!!
Concordo. A escolha foi do Próprio Lord Shimura em morrer com Honra...e muitos gamers parecem que não percebem isso...e fora que o jogo da dica que se mata-lo libera o traje BRANCO do fantasma. Então não faria sentindo vc ganhar esse traje BRANCO do fantasma se a escolha fosse errada... Não acham???
Eu acabei de zerar esse jogo incrível e fiz os dois finais no primeiro eu poupei o lode shimura e no segundo eu o matei e usei esse final como o meu definitivo, e o ponto que eu quero dizer é que o jin me lembrou muito o shey cormac do assassin's creed rogue, ambos iram contra os metodos de suas origens e fizeram acima de tudo o que consideraram correto mesmo que isso tivesse de ir contra o seu próprio código moral
O pessoal tá falando que criou expectativa demais,mas eu que não tava muito animado acabei ignorando, depois acabei vendo vídeo do Max e decidi comprar e acabei me divertindo muito.
E sobre o Shogun que pode ser um dos antagonistas de uma sequela. Como o shogun nunca apareceu no jogo e apenas foi mencionado de passagem, é difícil confirmar muito sobre sua personalidade. No entanto, várias conclusões sobre como ele é podem ser tiradas de suas ordens e das ações de seus lacaios. Como Lord Shimura ,o Shogun parece fiel ao código tradicional do samurai. Ele mostrou que está disposto a repudiar e até mesmo executar soldados leais caso eles usem táticas desonrosas, mesmo que isso resulte em uma vitória. A distância que o shogun percorreu para perseguir o Fantasma, mesmo priorizando-o sobre a ameaça mongol, implica um motivo mais sombrio, no entanto. É possível que, como o Fantasma ensinou os plebeus de Tsushima a lutar por si mesmos, o shogun temeu que essa tendência se popularizasse e tornasse a classe samurai obsoleta. Isso o tornaria um tirano interessado apenas em manter a nobre hierarquia do Japão e, por extensão, seu próprio poder. E continuará caçando o Jin para que o ideal do povo se defender não se espalhe pelo Japão.
O xogum é o título dado pelo imperador ao general que comanda o exército e na história real de samurais, não existe honra, a honra deles era obediência ao daimyo. Eu pesquisei e vi que o primeiro xogum matou o próprio irmão e tem várias história sobre o caráter dos xoguns. Eu acho que o próximo jogo deve abordar isso, os samurais como realmente são e o xogum como uma espécie de ditador. Vou citar uma fonte de pesquisa: brasão de armas, canal no RU-vid
Acredito que o final em que ele poupa o Lord Shimura pode ser o verdadeiro, porque logo no momento em que ele se torna fantasma ele passa a desrespeitar o Lord Shimura, isso na presença de todos, ele mesmo o confronta e fala sobre, então não acho que o Jin deixaria pra respeitalo no final, imagino que isso daria uma sequência mais elaborada e que além dos samurais o perseguindo mais inimigos diferentes estariam o seguindo, assim como seu próprio tio, que como ele não conseguiu concluir a tarefa, o Shogun possa ter o condenado ao exílio, fazendo assim o Lord Shimura se tornar um Ronin em busca de vingança pra concluir seu último desejo como samurai antes do exílio, que no caso seria o extermínio de Jin
MDS QUE HISTÓRIA. QUE JOGO. Acabei ele ontem já começei a ilha iki e vou atrás da platina, top 3 melhores jogos da minha vida, o jogo te põe em uma situação onde cabe a interpretação do jogador dizer o que é certo e o que é errado gameplay viciante mundo aberto mais lindo q eu já vi cinemático profundo e a história fantástica e tocante eu não entendo o pq ele é pouco falado que obra.
Para mim o final verdadeiro é matar o Lord Shimura pois ali deu a morte honrada ao Lord Shimura e manteve suas convicções de que o fantasma era quem Tsushima precisava e não do Samurai.
Este sim é um canal que faz vídeos com qualidade...e não outros que atacam qualquer canal para defender a sua causa só por viewers... parabéns Lucas és uma pessoa humilde honesto e com um conteúdo exemplar sem toxidade como muitos outros canais... abraço e continua sendo como és...muitos canais não sabem nem fazer um simples roteiro para um vídeo é apenas ficam criticando...já deves saber né...mas essa é a parte tóxica da comunidade gamer...parabéns pelo teu magnífico trabalho e com uma qualidade exemplar!!!!!
2 года назад
O final ficou em aberto mesmo, e acho que numa sequência o jogo deve contar uma breve história dos eventos do final desse jogo e fazendo você escolher no início o caminho que você tomou. Se matou o seu tio, a história se desenrola por esse ponto, se poupou o tio, a história vai pelo outro ponto. Isso possibilitaria zerar o game 2 vezes com história bem diferente uma da outra.
Eu acho que o final verdadeiro é o que o tio dele morre porque numa conversa em uma missão secundária ele afirma pra um npc que o lorde shimura morreu (e no caso eu não tinha matado ele)
Esse jogo é muito foda. Zerei ontem e gostei demais. Ótimo vídeo. Na minha opinião, o final verdadeiro é onde o Jin deixa o tio vivo, combina muito mais do que ele assassina-lo.
Mas não é assassinato quando é uma luta de samurais, por mais que o Jin não seja mais samurai o lorde shimura é, então a única coisa que ele pede é que o Jin olhe nos olhos dele é o honre com uma morte de samurai.
Joguei essa obra prima recentemente e fiquei fascinado com tudo o que ela apresenta. Para mim o final mais coerente é preservar oTio, uma vez que durante toda a história Jin defende que o mais importante (e é por isso que ele se tornou o fantasma) é preservar a população da Ilha. Ele abdica ao Código e a própria honra para salvar vidas japonesas, não faria o menor sentido ele tirar a vida do Lorde Shimura depois de tudo.
Acredito que o final mais coerente com o Jin seja o de poupar o tio pois além de ser sua unica família ele não iria querer sangue de família nas mãos e como não segue mais o código samurai ele está livre pra decidir como pessoa, como família e como ele mesmo se estar preso ao código.
Pra mim esse foi o jogo mais divertido do ano, creio que teve um hype num jogo de mundo aberto uma expectativa de um the last aonde não tem como ter, mais e a minha opinião!!
Zerei a DLC do jogo hj No final do jogo eu escolhi não matar o tio, na DLC em uma das visões que a gente tem no caminho, teve a mesma visão do tio não sendo morto e com as mesmas falas. Tem alguém que matou o tio e jogou a DLC? Queria saber se a visão da DLC muda conforme a escolha da história principal. Joguei o directors cut do ps5 Se a visão nao mudar na dlc significa que o final verdadeiro é nao matar o tio, mas fiquei com dúvida
Cá estou eu, 4 anos depois platinando esse jogaço. Cara, eu decidi poupar ele sem nem pensar muito, esse jogo, junto de alguns outros, me trouxe a imersão de me imaginar na pele do protagonista, sinceramente, não parecia que o Jim tomaria a decisão de matar o tio dele de forma alguma, ele virou o fantasma justamente pra salvar mais vidas e não seguir um dilema de “honra” controverso e ilusório, sacrificando vidas em troca de alguns dilemas culturais. Além disso, o Jim já havia presenciado muitas mortes impactantes, Taka, Nobu(nome do meu cavalo) e até mesmo o Ryuzo, que por mais que tenha feito o que fez, era amigo de infância do cara. Fora todas as outras missões que a gente faz pelo game, inclusive algumas até fazem a gente repensar sobre a decisão do veneno, porque muitos dos nossos morreram por causa do veneno que utilizamos nos mongóis, a missão “ O preço do medo” traz muito essa reflexão, fiz ela quase no final do game. Há também outra onde precisamos escolher onde salvar a vida de um monge que ajudava várias pessoas sobreviverem na vila ou o marido da mulher que nos levou até eles, que estava grávida e desolada. E é muito triste ver a reação dela vendo o marido morto, mas sem o monge eles provavelmente morreriam de fome ou nas estradas fugindo dos mongóis, então depois de toda essa construção que tive com o Jim, não fazia sentido pra mim ceifar o Shimura, a decisão de me odiar ou não seria dele, mas preferi dar a ele essa opção, Jim sai de um personagem simples a algo muito maior, algo em que as pessoas possam acreditar, e depois de fazer a dlc da ilha iki, não vejo melhor final para ele.
O tio foi vítima do destino e já estava morto desde a invasão. Se Jin não apelasse, tds morreriam juntos na emboscada no castelo. Se apelasse, apenas o tio morreria.
Eu salvei jogo recentemente e escolhi matar o Shimura porque, pelo que eu entendi, ele era o "governador" da ilha, se ele ficasse vivo provavelmente ia perder a posição dele e se matar por não ter conseguido cumprir a ordem do xogum, então, se ele pediu pra morrer pelo Jin, que seja.
Era melhor ele ter ido embora, mudar de aparência e ir pra ilha principal pegar a Tomoe e viver uma nova vida lá. Quem mais achou que isso podia acontecer?
Gostei dessa idéia Alex Costa. Seria muito interessante se Jin fosse em bora com a Tomoe e os dois ficassem juntos, pq já não tinha mais nada para O Jin ali em Tsushima depois que ele assumiu um nova identidade , a do fantasma. E Jin como a Tomoe poderia dar uma nova história para um outro Game....iria ser incrível.
Terminei de joga lo ontem e o jogo é sensacional, ele sem dúvida foi o jogo do ano (não oficial), está entre os melhores jogos que eu joguei ao lado de AC Black flag, god3 e darksiders 3.
Só eu que vejo um GOT 2 se passando na rebelião de iarikawa? talvez com o próprio lorde Shimura se obrigando a seguir toda a rigidez do código samurai, ou até mesmo com o Kazumasa, o pai do Jin, com ele já apresentando alguns traços do fantasma já que no conto da Yuriko ela diz que ele e o pode Shimura já discutiam sobre isso. Não sei, só acho que ia ser tri
Pode ser que no novo jogo possa ser o fim do Japão feudal,com a queda do xogum com os samurais,também temos que lembrar que outros clãs samurais vão chegar na ilha como o shimura disse
Eu acabei matando o tio no final, não só pela honra, como tambem para por um fim ao ciclo , para absorver em certa forma a pequena luz que te transforma na sombra, o fantasma surgiu atraves de um fantasma , e com a morte do tio e sua representação de honra final, nasceu algo alem, pelo menos assim que eu via, fora que pelos indicios do jogo, era bem capaz do shimura morrer mesmo vc deixando ele vivo, pois ele nao tinha coragem de matar o proprio filho....
@@Cironada bom eu já tenho , pois quando vc poupa ou mata o shimura , o jin fala q espera q o Lorde Shimura encontre a paz , e numa missão para platinar , vc tem q falar com uma pessoa , e essa pessoa pergunta pra o Sakai sobre o lorde shimura , e o Jin fala q ele faleceu . Espero q tenha um 2 ksksksk
Acabei de zerar o jogo e foi uma ótima experiência o jogo é lindo e divertido espero que no PS5 tenha uma continuação e sobre o final escolhi não matar o lorde shimura mas na proxima jogatina irei mata-lo.... sobre goty minha aposta ainda é the last of us devido a todo peso que o jogo tem e a ousadia de quebrar alguns tabus nos games sem contar a qualidade gráfica absurda, mas ghost of tsushima é 1 grande jogo!
Eu acho que o melhor final é o que ele poupa o tio, pois ele se tornou um fantasma sem honra, a outra de matar não tem lógica... O jogo chama "Ghost" ele é um fantasma sem honra, ele só mata os inimigos sem honra quando necessário, e não pessoas inocentes como o tio dele E fora aquela cena final que ele coloca a máscara do fantasma, é muito foda, isso mostra que ele se tornou um fantasma e faz jus ao nome do jogo que é Ghost Of Tsushima
Bom jogando ao longo do tempo e percebendo todos os efeitos e até propriamente da história do Japão. Quando um samurai não conseguia vingar sua honra, ele pedia permissão ao imperador pra cometer o haraquiri. E acho que com o Lorde Shimura não vai ser diferente, ele não conseguiu derrotar o Jin. E acho que carregar o fardo de ficar perseguindo o Jin por os 4 cantos do mundo, não seria tolerável por ele. Fora que no final em que ele mata, mesmo o Jin nao tendo honra é como se fosse uma forma de ser um samurai uma última vez e assumir o fantasma de uma vez. Acredito que mesmo poupando ou matando ainda sim o Xogum não vai deixar passar essa visto que já colocaram a cabeça do Jin a prêmio e mesmo com o tio morto, virá outro assassino atrás do Jin e ele fica num eterno loop matando assassinos em seu caminho. Concordo que pro segundo jogo será provavelmente Jin contra o Xogum visto que ficou claro que o Xogum quer a cabeça dele.
Eu ainda acho q final principal é o q deixa o Tio dele vivo ...porq matar o lord shimura só traria dor para ele mesmo e ele não se declararia oficialmente o fantasma d tsushima ,não teria necessidade d ele fazer as honrras sendo um samuria depois d tudo ... Quando ele diz "nâo irei fazer isso porq nâo tenho honra " ,faz mais sentido,ate porq durante a gameplay da luta final ,ele mesmo fala ," não quero te machucar " "deixe me viver em paz" E uns minutos antes na cena ,ele diz para o Tio viver sua vida ,ter uma nova família, um novo filho ...não faria sentido jogar todo esse dialogo fora ... O Tio para ele é a unica família... Logo depois q ele poupa a vida do Tio ,o próprio diz q ele sera perseguido por toda vida ,dando a entender a ponta solta para um próximo jogo , ..porq idependente mantando ou não matando ele sera caçado ; Logo depois a yuna pergunta ao Sakai se o tio dele ira atraz dele caça-lo ,ele diz ..."acredito q por enquanto não" mas é claro q o Shogun ira mandar outros samurais atraz dele ,referenciando a desonra que ele fez para com os a samurais ... O final dele morrendo é pesado ,e na minha opinião, mais triste e desnecessário...mas o jogo e muito bom ^^
O jogo é bom, mas acho que eu criei expectativas demais, por isso ele me decepcionou e me frustou bastante, vc vai voltar com os vídeos de GOW? Podia fazer sobre o Rdr2 existem vários mistérios no jogo, seria legal vc falando sobre, ótimo video
Minha opiniao sobre esse personagem Lord Shimura e que caso voce nao mate ele, ele por densonra vai cometer harakiri (sepuku) ou seja de um jeito ou outro ele ia morrer.
Na primeira vez que virei também não tive coragem de matar o lorde Shimura, mas dá segunda vez já estava mais ambientado com o game e apaixonado pela história hj pra mim sei que o mais correto é dar a ele uma morte digna, se tornando o fantasma de corpo e alma e se Deus quiser esse jogo maravilhoso terá uma parte dois provavelmente com a guerra contra o xogum...
MN se eles forem fazer um segundo jogo de ghost of tsushima, eu acho que seria dahora começarem o jogo vc fazendo a escolha de novo de matar ou não o Lord shimura, se vc Marar a história prossegue de uma forma, e se não matar prossegue de outra forma. Oq acham da minha ideia?
O final verdadeiro é oque ele poupa o Tio pois ele desde que foi preso pela primeira vez pelo shimura ele ja dizia que não era filho dele, mas de fato o Final mais lindo pra mim é o outro ja que ele se reconcilia com seu Tio,
Eu escolhi matar o Shimura, pq? Bom, quem manja de história japonesa, principalmente de Samurai, entenderia q esse seria o melhor final. Os samurais são totalmente convictos com seu código de honra, eles preferem morrer do que manchar seu orgulho. A partir do momento que o lorde Shimura decide que vai duelar até a morte com seu sobrinho, ele está convicto de que pode morrer ali. Além do mais, o que eu pude perceber era que era o que ele queria, ele já sabia que não iria viver muito mais, por ser idoso e tudo mais, e amava demais o Jim pra matar ele e ficar com esse peso. Então, pra proteger seu sobrinho amado e não manchar seu orgulho de samurai, ele decide duelar com seu sobrinho e morrer de forma honrosa. Ele, de forma alguma, tem arrependimentos das escolhas que fez, e a cena deles se despedindo é linda demais. Pra mim, esse sim é o final correto, além de vc liberar uma skin branca da armadura fantasma, que é LINDJA demais. Ksksk
E também podemos considerar essa como uma ultima ação honrada do Jin, pra ai sim realmente ser o Fantasma (ou seja se a gente considerar isso o Jin só vira o Ghost of Tsushima no final kkk). Pelo menos é assim que eu vejo, e junto com a sua visão pra mim também é o final correto.
Estou jogando no PS5 e acho que provavelmente tem algum bug com alguns contistas de lendas, quando eu encontro alguns deles, depois de um tempo eles voltam a ficar como "?" novamente, aí tenho que voltar para aparecerem no mapa com o ícone correto. Acontece com mais alguém?
Acredito que se houver uma sequência, e se o jogador decidir não matar o shimura, é possível que no próximo game ele cometerá seppuko (suicídio, na Japão feudal era forma de honrar seu mestre caso falhe com ele) ou o próprio xogum poderá condená-lo por não ter cumprido as ordens e o executar, ou seja, seguindo a tradição dos samurais, shimura deverá morrer por suas mãos ou pelo xogunato, mas só saberemos do desfecho se houver uma sequência
Acabei de zerar essa OBRA PRIMA! Pouquíssimos jogos conseguiram me impactar com tamanha direção de arte! Como tem maluco que não gostou desse game? Não tive a coratde matar o Lorde Shimura!
Zerei ontem, jogo incrível, só um ponto, eu acho que de tento eu morrer para a anciã da ilha de iki, eu fiquei muito experiente em combate com a armadura dos macacos lá que deixa com esquiva apelona, que a luta com o Khutun Kan foi muito fácil, eu simplesmente desci o cacete em tudo mundo e achei que seria uma batalha mais épica
Jin representa um novo futuro, onde a tirania dos samurais não é mais presente. Perceba que os samurais são odiados em diversos locais do jogo, como a ilha iki. Matar o tio é conceder seu último desejo e começar um novo caminho. Inclusive os koans (aquelas poesias de meditação) falam justamente sobre caminhos que se separam. Matar o tio significa por fim a guerra interna, se concentrar em salvar vidas dos habitantes da ilha. Justamente o ponto de conflito entre os dois (que estava tão preso ao código de honra que não se importava em colocar vidas em perigo) portanto, matar o tio é por fim a guerra interna, conceder seu desejo e mesmo com dor trilhar um novo caminho.
Eu terminei o jogo hj, achei top demais o final, ate me emocionei kkk Mas acho que o final é o tio dele continuar perseguindo, tendo continuaçao do jogo 🙌🏻
Mano, depende do ponto de vista. Eu, particularmente, matei o tio. Pelo desenvolvimento q eu vi da história, e por saber como funciona a conduta samurai, achei q essa fosse a melhor escolha.
@@pedro87796 sim naquela época seria um desrespeito com a honra do adversário não matá-lo. Porém não é um inimigo comum e sim seu tio que o criou como filho. Cara eu tbm matei ele, mais depois bateu uma bad mto ruim rsrs ainda bem que salvei antes e fiz o outro final depois.
@@phantonsnake2009 ah mano, mas meio q n adianta, pq se vc deixa ele vivo, vc fica sabendo q ele morre, provavelmente cometeu seppuku, pela mancha q teve no seu orgulho
A armadura do tio dele tá na nova " Casa" antes dele falar com a Yuna. isso no final que vc não mata ele. e ele mesmo fala que o tio dele provavelmente não vai o perseguir...talvez o xogum sim! E ele é um declarado traidor!
Eu vi os dois finais e como terminaria antes de fazer o que eu considerava certo. E eu achei mais digno honrar o tio dele realizando o último pedido e mostrando a ele que o Jin ainda tem honra e que a guerra contra os mongóis não mudou quem ele é, só o que ele teve que fazer e o Jin criou seu próprio código de honra, não dos samurais, mas dele e tendo um último momento de “pai e filho” com o seu tio, achei que fez mais sentido mostrar que Jin não é desonroso como seu tio julgou que fosse.
Platinei recentemente essa maravilha. Escolhi a morte do Lorde Shimura pq achei que o Jin já tinha dado desgosto o suficiente para não honrar o pedido do tio de morrer como um guerreiro e não talvez ser executado pelo Xogum por ter fracassado em uma missão que tanto doía para ele. Além disso, se reparar bem, é o próprio Lorde Shimura que puxa o braço do Jin e aproxima mais o corpo para a execução, o Jin quase não sai do lugar por não querer fazer aquilo. Enfim, acredito ser muito provável que em um possível segundo jogo seja algum outro parente de Kublai Khan a atacar diretamente o Japão e que eles saiam um pouco fora de um acontecimento real na história para seguir uma lore própria do Ghost sem envolver o Lorde Shimura novamente, justamente por qualquer um dos finais poderem seguir como canon.
Creio que o final cânon é matar o Shimura, pois poupar seria uma desonra para o lorde, e Jin mesmo no caminho do fantasma, pensava em se reconciliar com o tio, o pai, e mesmo sofrendo, ele honra seu tio e o legado dele.
lucas... Eu acabei tomando um spoiler nesse vídeo quando fui colocar que não tinha interesse pra não acabar vendo sem querer. sabe quando coloca o mouse em cima da tumbnail e mostra um pedaço do vídeo? acabei vendo o final... Sei que não é culpa sua. Só um feedback pra caso vc consiga de alguma forma evitar isso. Abraços cara. Gosto mt do seu canal
Eu também chorei, não me arrependi, pois um homem muito sábio, após ser derrotado, exigiu que eu o deixasse ir como samurai, mantendo sua honra. Embora Jin tenha perdido um pouco de suas crenças, ele ainda é um samurai, não adianta falar que não. Suas crenças não foram ao todo mudadas. Só lembrando, GOT foi o verdadeiro GOTy de 2020.
Eu não joguei o jogo mas assisti ele por inteiro,mas o final verdadeiro vai depender se tiver ou não uma continuação, se tiver ghost of tsushima 2 acredito que o final verdadeiro seja poupar
Caras, zerei agora. E sim, no meu ponto de vista, o melhor a ser feito é honrar o seu tio no seu momento final. Além de toda a história, eu parava pra escutar o que os npc conversam. Não é que lord shimura não se preocupava com os seus soldados, é muito mais profundo, tem haver com a status cuo daquela sociedade, o que faz aquela unidade que no caso é o shogunato ser estável e funcionar. O seu tio como Jito, chefe da ilha de tsushima e líder do clã mais poderoso, não poderia subverter deliberadamente a ordem local. Se ele fizesse isso dês de antes da batalha de Komoda, até os próprios que morreram como o lord adachi iriam se voltar contra ele. É exatamente o que ele fala para o Jin: Se você os ensinou a desobedecer e não ter honra, o que lhe garante que eles vão te obedecer e seguir seus princípios? Pois mesmo que mais amorais que o dos samurais, Jin ainda carrega com sí princípios de valor. Isso tudo, é o motivo de que devemos seguir as leis apesar de não concordarmos com algumas, o mesmo motivo de darmos um julgamento e seguirmos o rito padrão para o mais sórdido homem, mesmo que ele seja condenado a pena capital. Devemos dar exemplo, e nos diferenciar, seria bem mais fácil aplicar a punição de cara, mas isso desestabiliza a unidade social, que é frágil. Se vc não obedece uma lei que não te favorece, qual garantia que você tem que outra pessoa irá obedecer uma lei que a prejudique a seu favor? Vemos isso em quase todo processo revolucionário, e chega um ponto, que o estabelecimento de um regime autoritário é obrigatório para controle das massas, pois é um processo que se retroalimenta e tem como fim a destruição do pais. Um exemplo de minha vida que tenho para dar, foi um dia que minha avó estava discutindo sem razão com meu avô, e eu a reprimi, sendo reprimido e corrigido pelo meu avô. Hora, a organização de uma família é parecida com uma nação. Mesmo que ela estivesse errada, meu avô permitir um neto reprimir uma avó, quebra toda a estrutura organizacional da família, isso era papel dele, não meu. Se ele permitisse, seria um passo para mais na frente, eu o reprimisse também e ai dá nas famílias de hoje, que os pais n tem moral e são reféns dos filhos. Mas eu era jovem para entender. O problema do Jin foi ele ter feito isso na frente dos clãs da ilha principal, escancarando para todos o lado mais sombrio do Jin, o veneno. Ali, ao meu ver sem precisão naquele ponto, Jin não deixou escolhas para seu tio. Digo isso pois lord shimura sabia dos métodos de Jin, mas ele os relevava, visto no diálogo deles quando Jin o salvou. E mesmo que, desaprovasse, ele estava disposto a deixar isso por debaixo dos panos, pois sabia que esses atos eram justificáveis perante os mongóis, e ainda por cima expressando seu desejo de adotar Jin formalmente, mesmo sabendo de tudo. Isso é comprovado quando ele também diz que tem amigos sórdidos como o pirata, ou seja, Shimura não é 100% engessado, porém como Jito, ele não pode jogar tudo para cima, acima de tudo, ele deve representar o regime e ser exemplo. Tudo isso é comprovado quando você vai deixar a carta em seu castelo, se você escutar as conversas vc ouve dos líderes dos clãs que o lord shimura perdeu prestígio, pois ele foi massacrado em komoda mesmo com o apoio dos 6 ou 7 clãs da ilha, não lembro agora. E o outro Npc rebate dizendo que foi uma trágedia. Com o primeiro npc falando que mesmo assim, mostrou incapacidade do shimura de liderar e lidar com a situação, e agora, ainda por cima, estava sendo incapaz de controlar seu próprio sobrinho, e que o clã iria intervir e tomar o controle se continuasse assim. Ou seja, é algo bem mais complicado, se lord Shimura mesmo após os atos de Jin perante todos os outros samurais, releva-se os atos de Jin, que de novo, foi uma afronto por parte do Jin naquele momento, ele seria morto e perderia todo legado da sua família, condenado a desonra, ou teria que trair o povo da ilha principal quase como riuzou fez. Ou seja, a partir daquele momento, Jin não deixou escolha pra ele. Se não, Shimura teria deixado tudo por baixo dos panos após a derrota dos mongois, mas Jin foi impulsivo. Tanto é que no discurso na missão que vamos entregar a carta, ele detona o fantasma do lado de fora, e depois dentro do castelo, lamenta e fala "Que droga jin, deveríamos estar fazendo esse discurso juntos". E pelo lado do Jin, tudo, menos aquela demonstração pública para os outros clãs de desobediência ao seu tio e uso do veneno, são justificáveis. Pois sem esses atos, os mongóis sairiam triunfantes, e shimura sabia disso. E sobre o final de mata-lo, ele mesmo fala que levar a cabeça do Jin, seria o castigo dele, quanto mais caça-lo pelo resto da vida, seria uma vida horrível para ele, caçar seu sobrinho que ele considerava como filho e foi sua única familia por 30 anos, e legado da sua irmã e do seu escudeiro de batalha o Kazumasa. Ele já foi pronto para morrer na batalha, antes mesmo dela começar, pois quando ele entrega o papiro a Jin para ele escrever as ultimas palavras do clã Sakai, e jin fala, " e do clã shimura", ele se cala, já aceitando seu destino, pois ele nunca quis formar outra familia. Ele fala, mas é algo que nunca foi de vontade dele, e ele meio que seria obrigado a fazer se matasse o jin por ordens do Shogun. Isso é falado quando o Jin lembra que Riuzou falou para ele que quando o shimura se casse, ele abandonaria o Jin, e jin criança foge do castelo, e ao encontra-lo lord shimura o conforta, falando que ele, é sua família, é seu filho. Enfim, ele dês do começo foi para morrer nas mão do Jin, e isso era o melhor para ambos como reféns disso tudo. Tanto é que no final, o diálogo de quando ele morre pelas mãos do Jin, é quando eles tem seu ultimo momento "Feliz" como pai e filho. Triste, mas é isso, ele foram reféns de seu tempo. Não é que Jin foi um completo criminoso e comparado aos mongóis, e também não é que Shimura era um completo insensível com a vida de seus homens, é mais complexo do que isso. Enfim, jogasso!!
Mn eu preferia que naquela parte la que ela mata o ryuzo no castelo shimura ter duas opções "renegar o fantasma" que no caso o jin deixaria o fantasma de lado e continuaria a história normal e "renegar seu tio" que seria oq acontece no jogo
Só a frase "Posso não ter honra, mas não vou matar a minha família" por si só já vale a escolha. Pra mim, com toda a certeza, o final mais "coerente" (até pela trajetória do Jin) é poupar o tio.
No final onde o Jin tem q matar o lorde Shimura na verdade ocorre um Harakiri um suicídio Samurai pois como podem ver ele que puxa o Tanto para ele e nao o próprio Jin pois o mesmo nao coseguiria mata-lo
Alguem sabe me falar o que influencia a cor da roupa do Jin nesse final?… a do video ta preta, vi videos que ta azul, vermelha… a minha mesma terminei com ele usando branco. Tem algo haver com a cor da armadura que estamos usando antes de iniciar a missao?
2 FRAZES QUE DETERMINA E EXPLICA TUDO NA JORNADA DE JIN.... "Treinei você para que lutasse com honra! - A honra, morreu naquela praia! O Khan merece sofrer...." "NÃO TENHO HONRA"