Trabalho estupendo. Parabéns! Realmente o Brasil produziu grandes e brilhantes escritores. Sei que, você explicou no vídeo, a dificuldade em colocar todos os grandes na lista, porém, na minha humilde opinião, faltou o grande Rubem Alves.
2 года назад
Verdade, Napoleão! Que bom que você deixou o seu comentário nos lembrando de Rubem Alves.
Parabéns, pelo vídeo! Ja salvei aqui na minha lista, quero só contribuir com 3 nomes que faltaram. Jose Geraldo Vieira, Gilberto Freyre e Herberto Sales.
Que maravilha, meus parabéns pelo trabalho. Permita-me fazer algumas considerações: 1. O sobrenome do Gregório de Mattos é grafado com tt e não um t único. Vejo isso ocorrer com frequência em muitos nomes de pessoas famosas e realmente não entendo por que as famílias não lutam para zelar pela grafia correta. 2. Pasárgada é pronunciado como /s/ e não como /z/. Talvez tenha sido uma tentativa do autor de criar a alegoria de um lugar hispanófono, visto que naquela língua não existe o fonema /z/. 3. O u de Banguê é pronunciado. Quando era criança o nome da obra aparecia grafado na seção Dados Biobibliográficos do Autor de meu livro didático "Estudo Dirigido de Português" com a necessária diérese (ou melhor, trema) sobre a letra U, assim: "Bangüê". Outra coisa que gostaria de comentar é que, em plenos 57 anos, minha esperança de publicar um livro antes de morrer recrudesceu ao saber que alguns escritores iniciaram suas carreiras com mais de 60. Obrigado pelo trabalho!
3 года назад
Marcelo, por favor, faça as considerações que desejar. Essa troca enriquece muito o canal. Vamos lá... 1. Realmente estou surpresa com essa informação. O nome de Gregório de Matos aparece com apenas um -t até nas capas do livro dele. Se realmente estiver errado, concordo que a família dele deva zelar pela grafia correta. 2. Li que o próprio Manuel Bandeira sempre pronunciou Pasárgada com som de -z. E tem lógica, pois sabemos que o -s entre duas vogais tem som de -z. 3. Obrigada pela informação sobre a pronúncia de "Banguê", essa eu realmente não sabia. Sobre a esperança de publicar um livro, nunca a perca, pois não existe a época certa para nada. Existe simplesmente o seu momento e ele será especial. Como eu disse no vídeo, Cora Coralina publicou seu primeiro livro quando tinha 75 anos e tornou-se uma das vozes femininas mais relevantes da literatura nacional. Nunca é tarde quando realmente desejamos algo.
Professoraaaaaa, cadê Marcos Rey, Stella Carr, Ganynedes José, Gisela Laporta Nicolelis???? Não me conformo! Dos 77 não tenho 20 ou 22 perdi a conta kkkkkk Amei o vídeo, obrigada! Que tal parte II?
3 года назад
Ana, como escrevi no início do vídeo, apesar da minha vasta pesquisa, sei que deixei alguns (muitos) de fora, pois, volto a dizer, eu não conseguiria dar conta de fazer uma lista completa com todos os escritores brasileiros.
Só uma observação, as obras do 33 e 34 estão confusos … Sim! Adoro suas postagens.
3 года назад
É verdade! Muito obrigada por avisar. As obras citadas são de Rubem Braga. Seguem algumas obras de Vinícius de Moraes: O Caminho para a Distância, Antologia Poética, A Arca de Noé, Para Viver um Grande Amor, Para uma Menina com Uma Flor.
Quero te parabenizar pelo ótimo trabalho que você fez citando os maiores escritores brasileiros sempre é será difícil citar uma lista com os melhores escritores brasileiros porque querendo o não ficará um ou outro grande nome da nossa literatura de fora no caso da lista que você fez senti falta do nome de alguns Jorge de Lima Ledo Ivo Murilo Mendes Dante milano Ivan Junqueira Bruno Tolentino entre outros veja bem não é uma crítica é apenas uma observação
@@leiturass.a Ele é brasileiro nascido no Río de Janeiro pelo sobrenome pode ser que ele tenha descendência italiana porém ele é brasileiro e um grande poeta brasileiro infelizmente não tem o reconhecimento que merece
@@leonardonatal8107 não sabia, obrigado pelas informações e já tenho um livre dele salvo aqui que " Horas de Catarina". Se tiver alguma outra obra para recomendar eu agradeço.
@@leiturass.a já li quase todos os seus livros recomendo todos os livros que eu já li dele inclusive esse As horas de Catarina o meu livro favorito dele é "O mundo como ideia" além desse "Imitação do Amanhecer" "A balada do Cárcere" "Os deuses de hoje" todos esses livros são ótimos
@@leonardonatal8107 agradeço muito as indicações. Aprecio muito poemas e poesias e sei que o Bruno se destaca prolificamente nesse estilo. Todos esses livros são em verso ou algum em prosa?
Ana, o vídeo é realmente bem longo, mas vale a pena assistir até o final. Quem quer realmente conhecer nossos escritores brasileiros não vai se arrepender. Pense que é um minifilme. Reserve a pipoca e mergulhe no mundo a literatura. :)
Céu, que pesquisa incrível! ❤️ É sempre uma delícia ver sua paixão pela língua portuguesa. 🥰 Para mim, Clarice Lispector é a melhor. Qual seu livro favorito dela? 🤔
3 года назад
Oi, Karen! Confesso que li apenas um livro de Clarice: A Hora da Estrela. Simplesmente maravilhoso. Gostei tanto que escolhi outro dela para ler: Perto do Coração Selvagem. Comprei pela internet e por acaso chegou hoje. Vou ler e depois digo o que achei. Tenho certeza de que deve ser maravilhoso também. Sou fã de Clarice e de tudo o que ela escreve. Qual é o seu livro favorito dela?