Geralmente os livros iniciam com um capítulo apresentando o personagem principal, o prólogo de Crónicas de Gelo e fogo é exatamente sobre os Outros acredito que eles sejam de facto a personagem principal do livro . E curioso o primeiro capítulo é sobre o Bram .
Tipo, eu acredito que o que ele falou (o Thiago) faz todo sentido mesmo, porque assim, dentro o universo de tolkien é inspirado em um período histórico da humanidade em que existia um conceito de “os tiranos vs os mocinhos”, é isso faz sentido devido as duas grandes guerras que ocorreram no mundo. Mas em Martin, isso é muito mais complicado, pois os tempos em que vivemos demonstram muita falcatrua política, guerras por interesses territoriais ou interesses econômicos, em que tudo isso se desenrola devido a politicagem e comunicação entre humanos. Então, julgando por esse ângulo, gostaria muito sim que no final de tudo rolasse uma briga do bem contra o mal (assim como você kskskskksk) mas eu não vejo isso tudo acontecendo, no final das contas, contra uma entidade que queira o “mal”, entende? mas sim ocorrendo com seres que tenha motivações bem sociais e Morais
@@giovanibraz8847 na verdade a inspiração de Tolkien é sua fé, ainda que sua história não seja uma alegoria. Para um cristão existe sim a luta do bem contra o mal, tudo é sobre isso - ainda que as peças em jogo desconheçam esse fato.
Sobre a motivação dos outros, sempre pensamos que o inverno longo é cruel e ruim, mas nunca paramos pra pensar como um verão longo como o último de westeros pode também ser cruel para os "outros", então as estações desreguladas podem ser a motivação deles, eles querem o inverno eterno pq do jeito que tá os longos verões podem mata-lo. Outra teoria diz que o uso de magia por partes dos humanos que gera e gerou essa desregulação das estações, então os dragões da daenerys podem ser uma ameaça aos outros e eles vão querer a morte deles. Elaborando as teorias, se na primeira longa noite foi feito um grande pacto, e nesse pacto os outros prometeram ficar quietos ao norte da muralha e não atacar, entao oq os humanos prometeram a eles? Na minha opinião os acordos por partes dos homens foram os seguintes: 1. Humanos são proibidos de viver ao norte da muralha, ela só é destinada as criaturas mágicas( filhos da floresta, gigantes e outros). 2. Humanos não podem praticar magia. Para não desregular o clima 3. Humanos precisam ceder bebês todos os anos aos outros, já que eles não se reproduzem e essa ser a única forma de perpetuarem sua espécie. Porém, a uma diferença entre homens e outros, outros são criaturas mágicas imortais que não esquecem os acordos, já os homens vivem vidas curtas, e suas obrigações do acordo foram esquecidas com o tempo ( o termo "o norte lembra" pode querer dizer isso), então com o tempo os humanos passaram a quebrar todos os acordos do pacto, oq deixou os outros putos. E então oq vai acontecer no final do livro? Como o vídeo diz, não vai ser suficiente uma "batalha final", vai ser necessário um novo pacto, bran com seus poderes de visão verde pode descobrir todo esse passado do pacto original e negociar o novo pacto, com os mesmos acordos, porém, claramente daenerys não vai aceitar abrir mão de seus dragões e do uso da magia, daenerys vai querer lutar até o fim com os outros( mesmo que isso gere o fim da humanidade), Jon e bran vão concordar com o novo pacto, Jon matara daenerys( última traição) para poder concluir o pacto, e os outros mataram os dragões dela, a magia vai acabar novamente, será reconstruída a muralha, todos os selvagens viveram ao sul, e a patrulha da noite vai voltar a ceder os bebes aos outros, esse será o final agridoce. *Sobre a daenerys, acho que a ordem dos acontecimentos é ela ir pra westeros, saque de porto real contra o jovem Griff, toma o trono de ferro com fogo e sangue, e só depois vai pro norte pra ajudar na batalha contra os outros, e os outros já estarão nas terras fluviais( terá 3 grandes batalhas, uma na patrulha, uma em winterfell e uma no tridente, só na última daenerys irá participar).
A batalha da patrulha será liderada pelo stannis ao fim do sexto livro( vai morrer), a de winterfell será liderada pelo Jon( vão perder, mas o jon sobrevive) e a última será liderada pelo Jon e pela daenerys no tridente( como a visão dela, que ela luta contra os outros no tridente)
@@cauafada1d125 não faço a mínima ideia por eles demoraram tanto pra atacar, já que os humanos tão a milhares de anos quebrando o pacto. Talvez os humanos só tenham respeitado o pacto nas primeiras gerações da patrulha só
@@cauafada1d125 Boa Pergunta. O Martin disse que Os Outros é o verdadeiro Norte vai aparecer no sexto livro,mas também seria legal o corvo de três olhos mostrando o porque dos Outros demorarem tanto para agirem.
Sobre “o martelo das águas”, a “espera de dois mil anos para a longa noite” (14:30 do vídeo), acredito que os dois acontecimentos não se excluem, muito pelo contrário!! Os Outros poderiam estar acumulando forças (ou magia) para atacarem!! E o embaçamento para isso é a distância de tempo entre a longa noite e a nova aparição dos outros no começo da saga, ou seja, os Outros precisaram de um tempo razoável para acumular forças para a longa noite, da mesma forma que precisaram de um grande tempo para acumularem forças para um novo ataque. Também tem a questão de “noção de tempo”, se os outros possuem uma longevidade maior que os humanos, 2000 mil anos ou 3000 anos ou período maior, acaba sendo irrelevante para eles. Grande abraço!! Amo esse canal!! Finalmente posso matraquear sobre as Crônicas de gelo e fogo hahaha
O Portão de Represeiro foi o maior susto que tomei ao ler os livros, assim que ele falou, fiquei tipo:-"Uôh poha‽" kkkk deve ter sido uma das maiores surpresas de como Martin representa "magia" em sua obra
Importante dizer: Westeros e Essos PODEM não ser dois continentes separados. Não sabemos o limite Norte de Westeros nas terras de sempre inverno, e também, não sabemos o limite leste de Essos. Se esse mundofor Redondo, os dois continententes podem ser 1 só, conectados por um "n" de terra que entra pelo norte de Westeros saindo de uma parte leste desconhecida de Essos.
Na verdade Westeros e Essos eram unidos, quando os Primeiros Homens chegaram a pé os Filhos Da Floresta usaram seus poderes para cortar a faixa de terra que unia os dois.
E já tem uma declaração de George RR Martin que esse mundo é redondo, ou seja um planeta como o nosso, ele só disse que talvez seja pouco maior que o Planeta Terra
Sobre o final do vídeo, não excluo a possibilidade do Martin, com sua técnica, fazer com que “torçamos para os Outros”, encaixando assim no final agridoce que ele quer. Explico melhor. Imaginem que Ramsay (personagem desprezível) esteja comandando o Norte, entre ele (personagem humano, mas desprezível) e os Outros, vocês iriam torcer pra quem? Justamente isso, mais ou menos o mesmo sentimento da morte do Joffrey (ao mesmo tempo ficamos felizes com a morte, mas tristes pq o Tyrion de ferrou). Pode ser também, que nesse meio tempo, algum personagem favorito se torne um Outro, mais ou menos no estilo do que aconteceu com a “scourge” em WOW, onde o grande vilão foi derrotado, porém um herói teve que se tornar o novo Lich King, pois a força da scourge era bem expressiva e precisava de alguém para domá-la. Retomando para as crônicas, imaginem que o sacrifício seria o Jon ou a Dany “tomassem” a liderança dos Outros para assim acabar a nova longa noite? Bem possível.
Cara, muitas dessas coisas podem não ocorrer, mas que é maravilhoso ouvir sobre elas, ah, isso é. Eu acredito que os Outros não sejam exatamente bons ou maus, mas que tenham motivações diferentes das dos humanos. Eu acho que sim, uma batalha vai ocorrer, mas uma construção de história mostrando o lado dos outros seria algo muito foda de ver, e possivelmente, dependendo de como for construída, talvez até cativar o suficiente pra torcer por eles, vai saber. Vídeo maravilhoso, meu amigo, parabéns 👏👏👏
Thiago, faz um vídeo sobre a velha ama, suas lendas em confronto com a realidade e sobre a importância dela no futuro da história? Nunca te pedi nada (talvez eu esteja mentindo).
Muito bom o vídeo!! Uma teoria muito interessante é de que os Outros são na verdade os antigos reis dos Primeiros Homens (e mais: os próprios antigos Starks), que ao utilizarem magia de videntes verdes e de warg que aprenderam das crianças da floresta para sobreviverem pela eternidade - assim como as crianças -, e assim passarem sempre a sua essência para um novo hospedeiro (um bebê), um efeito colateral teria vindo por meio dessa "radiação" fria. Assim, esses humanos teriam se tornado em em algo Outro. Essa emissão de magia também faria os mortos se levantarem como wight. Isso relacionaria muitas coisas, incluindo talvez um possível conflito entre os Starks que permaneceram sem usufruir dessa magia (os ancestrais dos Reis do Inverno) e os seus parentes Outros. Isso poderia ter sido a Longa Noite. Tbm se relaciona com a lenda do Rei da Noite (que a Velha Ama diz ser um Stark), Último Herói, Brandon o Construtor etc
@@vi_egb desculpa mas na verdade sabemos sim. Há diversos estudos, e filmagens provando isso. Caso você seja mais um conspiracionista que não acredita na ciência, é com você o problema.
Por mim a Daenerys nem voltava pra Westeros nos livros. Sei que ela vai sofrer muito lá, e ser traída, mas em fim, a história vai ter que seguir nessa direção. Agora o que fizeram na série com o plot da longa noite foi PORCO num nível que nem consigo mensurar.
Thiago cada video que assisto, vou adorando mais e MAIS o seu canal!❤ O que acredito, é que pra lá da Muralha EXISTE REALMENTE MUITO MAIS mistérios do que imaginamos. Baseado em tudo que foi dito neste video, acredito que SNOW possa nos mostrar TUDO ISSO!
Thiago estava procurando hj msm algum vídeo sobre os vagantes brancos, e n encontrava nenhum conteúdo q me preenchesse e vc agora vc posta esse vídeo maravilhoso.
E se os outros forem o contrário da magia que deu origem aos dragões. Um resultado da magia de sangue que ajudou a gerar magia para os dragões e a família que podem montá-los
caramba, essa teorias finais explodiram minha cabeça! é incrível perceber cada vez mais que George é diferenciado, retratando a realidade em sua alta fantasia bem construída, onde o bem e o mal não são separados entre si, mas necessários um para o outro. sobre a questão de o azor ahai liderar os outros, ou talvez Dany e Jon precisarem de dividir, entre um liderar os homens e outro os Outros, seria espetacular, cada vez mais chocante pensar nas possibilidades. obrigada, amando seus vídeos!
Parando pra pensar a a descrição da morte do Outro é bem cabulosa. Se observar que eles são apenas carne meio pálida, deve ser um show de horrores assisti-los se derreter até os ossos.
Esse canal me alimenta e o sabor é de fogo e sangue 🔥e🩸
Год назад
Se a ideia de haver um relacionamento amoroso entre a Dani e o Jon nos livros, acho que o Jon terá que sacrificar a Dani como o Azor Ahai fez com sua amada. Apesar que o relacionamento do Jon com a Dani foi tão desastroso na série, que acredito que se o Martin teve essa ideia, a abandonou. Acho que haverá muitas batalhas nos próximos livros, mas sempre mostrando todo o sofrimento e sacrifício, essa é a base das Crônicas de Gelo e Fogo, a fantasia com realismo.
Eu achei q no fim ela ainda ia ter um filho por causa do lance do sol nascer a oeste ou leste que a bruxa falou.
Год назад
@@Beatriz-gd6ro isso é uma coisa que me intriga, será que ela terá um filho. E pensando em tudo isso, será que esse filho será sacrificado?
Год назад
@@lucasdossantossilva523 poderia até ser, mas acho estranho porque ele voltou à vida (acho que isso acontecerá nos livros), por algum motivo estranho, não consigo considerar como um sacrifício válido, já que era para ele estar morto.
6:29 Tanta coisa que eu não lembro mais da saga que acho que preciso de uma recapitulação de todos os livros (um por um hueheueheuh). Pensa com carinho na ideia aí T.H.!
18:01 pra mim milissandre ta falando do Euron Greyjoy oq trará o apocalipse. Não sai da minha cabeça que é ele. Casa direitinho. Pois no livro não tem o Rei da Noite
Muito bom, um vídeo só pra falar da vida dos Outros. Provavelmente as crianças despertaram a divindade, o grande Outro, para dar cabo dos homens, então os Outros seriam seus Minions, que servem a vontade desse Deus obscuro. A Rainha Branca seria uma filha desse Deus, enviada para seduzir o rei da noite, uma espécie de "Pandora", pra criar uma linhagem de Outros, e por isso eles sobrevivem. Já li que Martin pode também ter se inspirado nos Jotunn da mitologia nórdica, inclusive com o Corvo de sangue sendo inspirado no Odin. Vem logo livro, a gente nao aguenta mais...
Minha impressão é que ainda falta uma peça-chave pra gente entender a questão dos outros. Infelizmente essa peça deve estar em Os Ventos do Inverno, mas hoje o Martin postou no blog dele que segue avançando na escrita... então mantemos viva a esperança
Só tem a passagem porque o Martin precisava de um jeito de fazer o Bran passar. Então a explicação para isso - como para tantas outras coisas - será sempre Ad-hoc
Martin já confirmou que a terra em asoiaf é redonda e que toda a lore que conhecemos é baseada na visão dos meisteres westerosi, então caso a extensão do mapa esteja correta, já é o suficiente pra entender que YiTi e westeros estejam bem próximos mesmo, se eu não me engano a frente dos fortes de YiTi existem várias camadas de gelo, então provavelmente estamos falando do mesmo acontecimento por culturas diferentes.
Essa origem dos outros na serie parece muito o caminho que o Martin iria seguir nos livros, porém agora que ele já fez o "teste" na serie pode ser que ele mude isso
Seu canal é um presente para os fãs de got que buscam teorias para os livros. Eu nunca tinha pensado que a possível motivação de Jon marar dany seria divergências sobre como lidar com os outros! Semana pensei que poderia ser um sacrifício, como o de AA. E depois da série, achei que fosse porque ela ficaria louca. Mas a sua teoria é muito mais legal e faz muito mais sentido! E é complexa, bem Martin mesmo. Talvez seja por isso que ele é exilado no final: não para expiar o assassinato da Dany, mas como parte do acordo. E em vez de ir à Muralha, ele vai para as terras do sempre inverno. De repente, foi por isso que o próprio AA matou a esposa. Trago aqui minha própria teoria: a longa noite foi causada por um supervulcão. Suas cinzas criaram uma nuvem que bloqueram a luz do sol. Tem uma lenda que diz que o sol se escondeu com vergonha de alguma coisa. No caso da segunda longa noite, foi os 14 vulcões de Valéria.
Vídeo incrível, mas sobre a ideia que Martin em relação a senhor dos anéis , na verdade não e bem assim; a ideia de bonzinho vs mal , até pq morgoth só volta a fazer merda por causa dos elfos , ele já estava derrotado , mas quem fez mas merda na terra média foram os noldor , então n havia uma guerra de bom contra o malem sua totalidade e sim sobrevivência eu acho a mensagem de senhor dos anéis também e anti guerra , só que pra Tolkien o mal em si não merece perdão pq ele sempre volta . Aliás quem derrota o Sauron mesmo e alguém dúbio como o gollun de for pensar bem .
Nunca li os livros, mas o que pensei quando assisti aquela batalha em winterfel foi algo parecido. Eu imaginei Os Outros vencendo e marchando pra capital. Lá, os sobreviventes juntos com os habitantes de lá venceriam o rei da noite, ou no mínimo fariam eles recuarem e aí não haveria a extinção da ameaça.
Vendo esses conteúdos sobre os white walkers me vem sempre uma tristeza sobre como poderia ter sido o final de got, queria muito uma batalha final no meio de westeros (não no norte, la pela região das gêmeas) entre os vivos e os portos, com um embate epico entre o john e o night king
A ideia do pacto parece legal mas eu particularmente não acredito nela porque: primeiro, o quão cataclismica foi essa batalha pra forçarem os outros a fazer um pacto? Segundo, se a paz foi firmada, pra que a muralha? Terceiro, consideração que os outros nunca precisaram demarcar uma fronteira ou um território, não faria mais sentindo, até no aspecto climático, formar a muralha no gargalo? Eu imagino o final sendo uma batalha gigantesco que vai ser vencida com MUITO custo (uns 50% do elenco se não mais).
Sempre gostei de pensar que no extremo norte, o Coração do Inverno, existe o reino dos outros. Seria interessante. E eu acho que tirando a magia, eles sejam parecidos até com os mortais. Os caminhantes que se deparam com o Sor Royce se não me falha a memória em determinado momento parecem que eles riem dele, o que me parece que eles tem uma certa malícia. E ainda tem a história da Caminhante Branco que se relacionou com o Comandante da Patrulha, então eles até possuam esse tipo de vontade carnal que os mortais tem. Seria bizaro o estu# de algum personagem por um Caminhante Branco, ai viraria quase um Berserk kkk
Talvez os Outros que vem para Westeros fossem mais resolutos por causa da missão de aumentar o território quase que como uma terra-formação. A sua ideia de haver uma sociedade é muito massa.
@@alvimgabriel4400 mas o mãos frias não foi trazido pelo R'hllor, já o Beric vai esquecendo a própria vida e se torna obcecado com a ideia de justiça que ele cria
@@Mad-Moments R`HLLOR??" Todos os deuses são mentiras tudo o que existe é a magia apenas" o PRÓPRIO GRRM falou isso e o ÚNICO que sabe disso é o infame Euron Olho-de-Corvo o personagem mais vilão,misterioso,esperto,mágico e FDP de todo o MUNDO DE GELO E FOGO!
@@Mad-Moments Nenhum deles se lembra da propria vida direita porque eles estÃo MORTOS ,eles não respiram,não comem,não bebem, e param de sentir empatia e remorso por suas ações até não sobrar nada apenas a casca doque um dia foi um humano.
Excelente Vídeo!! Mas eu quero uma grande batalha final kkkkkk. Martin vai dá um jeito de tornar essa guerra complexa indo além do clichê "Bem Vs Mal". Ate pela própria fonte bíblica de "bem contra o mal", no que diz respeito aos povos da terra esse conceito fica complexo ao extremo porque depois da queda do homem todos temos as entranhas do mal dentro de nós, então em termos terrenos a coisa é bem mais complexa, Martin parece entender isso. Ninguém na terra a nao ser Deus é bom 100%, o que trás complexidade às relações humanas.
TH, considerando que o livro traz a LONGA noite como a maior tragédia iminente contra a qual todos devem se unir, quanto tempo vc considera que ela vai durar nos livros? Na serie, vimos que a longa noite dura em verdade uma unica madrugada (risos), mas da forma como é descrita nos livros com certeza deve durar muito mais tempo. Além disso, a longa noite sendo realmente longa, durando meses ou talvez anos, poderia isso afetar bastante o desenrolar da história, com a morte e envelhecimento de muitos dos personagens e nascimento e surgimento de outros personagens? Às vezes fico refletindo sobre isso, considerando que a longa noite sera um acontecimento de fato traumatizante para toda a humanidade nao tão facilmente vencida como foi na serie.
Não sei se isso vai fazer o mínimo de sentido, queria deixar claro que sou iniciante nesse universo. Mas depois de ver esse vídeo acabei pensando um pouco sobre um plot twist para isso Pensei o seguinte, e se na verdade os White Walkers quem construíram a muralha para se defender dos dragões? Li em algum comentário alguém falando sobre os dragões serem barrados por alguma magia de conseguirem passar da muralha Bom, isso responderia a várias questões, acredito que criaria outras questões também, mas na minha cabeça fez um pouco de sentido. Visto que os Outros aparentemente não tinham pretensões de ir ao Sul antes dos dragões da Daenerys terem nascido. Que acredito eu que só foi possível depois do cometa ter aparecido, quem sabe os White Walkers não tem algum tipo de profecia que esse cometa representaria o renascimento dos dragões? Ou algo assim Também se encaixaria com o nome do livro: as crônicas de gelo e fogo (gelo= os outros; fogo = os dragões) Me baseei um pouco no livro "Eu sou a Lenda", cujo protagonista na verdade descobre que ele era uma lenda entre as criaturas (quem leu vai entender) E se na verdade as intenções dos White Walkers não é destruir tudo, mas sim se defender dos dragões? Não sei se isso está fazendo sentido, quem quiser posso tentar explicar um pouco mais, peço também que tentem analisar isso e verificar argumentos que possam embasar isso ou refutar Mas ao menos pra mim o plot de que os Outros tem uma história e motivações complexas por trás de suas ações faria bem mais sentido considerando isso. Desse modo, os protagonistas dessa história seriam realmente o gelo e fogo, e fomos ludibriados com uma batalha pelos tronos enquanto a verdadeira história diz respeito a esse impasse entre dragões e os outros. Talvez algum plot nesse sentido que envolvesse essa rivalidade e de algum modo mostrasse que os White Walkers estão certos em se defender e querer matar os dragões Enfim Ótimo vídeo, aliás, adoro seu canal! Abraço
Com relação à Longa Noite e origem deles, não sei. Mas o motivo deles voltarem a caminhar depois de milhares de anos, só coincide com o nascimento do Jon e/ou da Daenerys.
Acho que ks Wath são protetores de algo maior além dos Campos gelada kk algo como um mundo encantado ela para mim é uma barreira para impedir o avanço dos primeiros homens.
Mas e se os Filhos tiverem criado os Outros com apoio dos primeiros homens para vencer os ândalos? Isso justificaria a temporalidade. Na série cancelada que ia mostrar os tempos antigos, se não me engano, a sinopse dizia que seriam reveladas verdades desconhecidas sobre aquele momento...
E SE os outros foram criados pelos filhos da Floresta de forma acidental como ditp no vídeo, mais os filhos da floresta aprisionaram eles nas terras de sempre inverno (les ou um outro original), como um tipo celamente que foi ficando fraco conforme o outro ficava mais forte até que ele se libertou dando origem a longa noite?
Incrível o mundo q o GRRM criou pqp, msm dps do final da série ainda pra teorizar pra caramba, ainda bem q ele ta demorando tbm pra lançar os livros tbm neh kkkk
Para mim o único plot que me interessava era dos vagantes, tava cagando para saber quem ia sentar no trono, e a maioria das pessoas pensavam assim, infelizmente cagaram para os vagantes.
Não sou super familiarizada com a timeline exata dos acontecimentos, mas pra mim, como as Crianças da Floresta tinham um pacto com os Primeiros Homens, que foi descumprido quando os Ândalos chegaram, eu penso que eles criaram o Rei da Noite para combater os ândalos, não os primeiros homens. Porque eles, sim, estavam destruindo os represeiros e invadindo territórios que eram das Crianças de acordo com o Pacto
19:38 por ironia no livro dele os "mocinhos" usam preto e os "vilões" usam branco
3 месяца назад
Acho que o final perfeito para a saga seria o mundo ser engolido pela longa noite com a queda da humanidade e a total falta de esperança e propósito. Pois é o que os livros apontam a todo momento, que tudo sempre acaba da forma mais trágica.
Será que “Os Outros” possuem uma origem mágica que também originou os dragões, eu acredito que essas duas espécies mágicas, originam-se de um mundo mais antigo e mágico, e que tenham algum nível de conexão, isso explicaria a fraqueza deles em vidro de dragão. Assim como os dragões vieram dos vulcões, teoricamente. Os Outros vieram do gelo, talvez o mundo antigo fosse assim, criaturas originassem de alguma forma dos elementos.
Os filhos da floresta podem ter criado os Outros durante a guerra com os primeiros homens e qdo viram que criaram algo prejudicial até pra eles próprios, se juntaram com os primeiros homens pra combatê-los (ou "imobilizá-los") já que a ameaça era maior do que a briga territorial deles. Percebendo isso, se juntaram, derrotaram o Outro criado pelos filhos e por isso conseguiram fazer um acordo de paz depois de lutarem juntos por um motivo maior. 2 mil anos depois o Outro conseguiu se "libertar" e fazer mais Vagantes com bebês humanos (surgindo assim a lenda e os sacrifícios aos Deuses do gelo e da neve), conseguindo assim um exército pra iniciar a longa noite, provavelmente por vingança por terem tirado a "humanidade" dele.
E se no final pra conseguir a paz com o deus dos mortos , o Jonh tenha que sacrificar aquilo que ele mais ama, nesse caso não precisa nem ser um filho, pode ser a própria Daenerys. Ele fica tão abalado com isso que desiste de ser rei. Aí o final fica parecido com aquele da série , só que mais desenvolvido. Eu particularmente não quero que a Dany morra , mas é uma possibilidade.
Acho estranho tb a mulher q é uma morta e casou com o cara e ficou reinando por 13 anos os Outros não são seres mortos, sem sentimentos ou necessidades fisiológicas?
Esse povo que vc falou tiagh9 são os Shide se pronuncia os Shii, existem diferentes Raças ou classes entre os Shide, uma delas são shide palidos com olhos azuis que brilham como estrelas, estes são responsáveis por guiar os mortos ao outro lado.