Tati, fiz um curso pela Universidade de Havard em Otelo e indico muiito! é de graça ;) nela o professor que dá esse curso diz que o um dos motivos para Otelo acreditar em Iago é que ele também é mouro! é um detalhe que passa batido quando vc lê a peça mas se prestar atenção, percebe-se que sim, Iago é mouro, então é alguém de confiança para se ouvir. Iago também é apaixonado por Desdemona, o professor diz que se fosse só por inveja e raiva de Iago para com Otelo pela sua posição no exercito e sua suposta traição com a esposa, ele já teria se vingado, porém ele trama tudo quando descobre o casamento dos dois. Outro comentário muito bem feito que o professor faz sobre a obra é que o relacionamento entre Desdemona e Otelo era condenado ao fracasso, ele diz que o sela isso é na parte em que Otelo está falando sobre como discorreu o amor deles para o senado e ele vira e diz algo do tipo "ela me amou pela minha vida difícil e eu amei ela por sua compaixão" (não lembro direito a frase) e o professor diz que isso mostra que o relacionamento ia dar errado, porque ela estava em uma posição social e mental para Otelo muito alta e que ele jamais chegaria a nenhuma delas, a social por ele ser mouro e negro, e a mental porque ele se acha inferior a ela, Desdemona a peça toda demonstra ser muito mais centrada e realista que ele (mesmo ela sendo nobre e ter levado uma vida toda protegida). Outra coisa que o curso menciona é o lenço, o lenço que o prof. diz ser quase que uma artimanha de Iago é na verdade uma amostra de inocência de Desdemona pois como vc disse tem uma discussão para se saber se os dois consumaram o casamento e o lenço é branco com desenhos de morangos, quando ela o perde é um simbolismo de que ela perdeu a inocência dela. Enfim, há outros pequenos pontos no curso sobre a obra e eu recomendo muito a todos, a pena é que para ter o certificado tem que pagar em dolar e é todo em inglês, mas super recomendo!! valeu pelo video Pati, bjs.
@@tatifeltrin o prof. diz que na época veneza não tinha exército próprio, então contratava estrangeiros para lutar por eles. Isso é demonstrado pelos nomes de alguns personagens como Marcus Luccicus sendo grego e Iago espanhol. E pela espanha ter passado anos na mão dos mouros, subentende q ele tb. Errei ao falar q fiz o curso em Oxford, foi na vdd em Havard! Tô fazendo tanto curso nessa quarentena q estou confundindo 😂 😘
Que curioso, isso... Fui conferir como seria Iago em italiano, e seria Giacomo. Veneza nessa peça é um melting pot, mesmo - a própria Desdemona tem nome grego porque provavelmente o próprio pai (Braciano, italiano), teria se casado com uma grega. E Iago lá, desdenhando de um porque é mouro, do outro porque é florentino... (bom, a gente vê tanto brasileiro xenófobo, por aí...)
@@tatifeltrin acho que essa é uma das grandes críticas que Shakespeare faz sabe, o preconceito arraigado das pessoas. Iago falava mal de geral por suas origens mas não olhava as suas por se segurar a "pequenas" diferenças, que no final não tinha, ele era mais um.
@@doug7473 Correto. E olha só: qual o nome do Bentinho? Bento Santiago. Se ligou? (sant) Iago. O Bentinho virou o Iago de si próprio, e com seu ciúme doentio acabou achando que a Capitu o traiu, quando na verdade em nenhum momento da história fica claro que ela foi infiel. Nós temos que acreditar no relato do Bentinho. O Machado é foda ou não é?
Vale lembrar que Otelo é a inspiração de Machado para escrever Dom Casmurro. Inclusive, em certo momento, Bentinho assiste à peça e faz boas reflexões.
OBS: Este vídeo faz parte do nosso projeto de leitura conjunta Lendo Shakespeare (playlist na descrição do vídeo). Todo penúltimo domingo do mês, paramos tudo para discutir uma peça do bardo, portanto, estes vídeos contém spoiler! Leia a peça e volte quando quiser :)
Otelo e Hamlet são, até então, minhas peças favoritas do Shakespeare. Fiquei com muita raiva do Otelo por ter se deixado levar pela maldade do Iago, pelo amor!!
Shakespeare conseguiu descrever de forma brilhante em sua escrita, TODOS SENTIMENTOS HUMANOS POSSÍVEIS: inveja, ódio, amor, paixão, ciúme (o monstro de olhos verdes), posse, desconfiança, honestidade, desonestidade, etc... depois de Shakespeare, a humanidade poderia não ter produzido uma só letra.
Minha peça favorita do Shakespeare, lado a lado com Macbeth. Há mais ou menos três anos eu tive a honra de fazer Iago numa montagem de "Otelo"; resultado: foi completamente hostilizado pela plateia. Minha própria mãe disse que queria subir no palco e me estapear na cara. Maravilha.
O livro combina com o quadro "Vertigo", que combina com a cor das unhas e o cachecol da Tati, e tudo combina com a estante preta. Meu Deus, o que a quarentena fez com meu cérebro?????????? 😅 Mais um ótimo vídeo desse canal. Obrigada! 🌷
Esse livro é muito bom. Só podia ser bom, vindo de Shakespeare. Aliás Shakespeare escreveu grandes obras. De todos que já li, o mercador de Veneza e a megera indomável é minha favorita.
Otelo caiu na lábia do Iago porque ele tbm se via como um mouro qualquer, "a stanger", que não era digno de Desdêmona. Como vc disse a peça é sobre Confiança e isso faltava à Otelo..
Otelo é uma das melhores peças que eu li. Iago é o vilão mais bem construído da história da Literatura, ouso dizer. Uma incrível narrativa sobre como a nossa própria mente pode nos trair - e como algumas pessoas se aproveitam disso.
Uma moral do livro que creio não ter sido falado. “Só tem ciúme quem ama”. Então pra mim essa peça fala do amor em todos os sentidos (amor x desejo). O amor em excesso neste caso pode virar um ciúme doentio e acabar em tragédia.
Eu li Otelo no ensino médio (já vou fazer 30 anos) e naquela época quando eu li, eu já me indignava com Otelo, me questionava porque ele tinha acreditado em Iago 100% e não se garantia nem um pouquinho, já que Desdêmona tinha escolhido ele? Esse foi um livro que me deixou com muita raiva já muito novinha, com praticamente 15 anos a mais, imagina agora hahaha. Ótimo vídeo Tati!
Para mim é quase automático pensar em Machado de Assis quando se fala de Otelo 😅 Eu acho que Machado cita essa peça em 3 romances dando inclusive uma atenção especial ao Iago.
Tatiana, faça uma resenha sobre a peça Tróilo e Créssida, se puder, fazendo favor. É tratada por alguns estudiosos na literatura de Shakespeare como a tragédia mais problemática dentre as que ele escreveu, além de ser considerada nada convencional em se tratando das características que costumam ter as tragédias shakespearianas. Um abraço!
A única peça de Shakespeare que li e reli (na época de escola e depois). Muitas reflexões pro meu coraçãozinho tendencioso a ciúmes! No fim, somos responsáveis por aquilo que nós fazemos e não pelos atos do outro. Consciência limpa ajuda a controlar o ciúme.
Li ha muitos anos, tinha decidido passar esse, admito que não era uma das minhas peças preferidas.... mas agora ouvindo me deu vontade de fazer a releitura dele tbm.
Como tive "algumas" Iago na minha vida me identifico muitíssimo com Otelo, também pude comprovar na vida como uma centelha de desconfiança alimenta a mente ciumenta.
Otelo, o ciúme tem nome!!! Um homem preso a uma ética medieval, preso a um outro contexto, que não conseguia entender o que o Iago já sabia: o ethos do mundo mudou. O Iago é provavelmente um dos piores vilões da literatura Ocidental!Uma peça que fala de algo universal ao ser humano, em qualquer época, em qualquer lugar: o ciúmes!
Tatiana, parabéns pelos seus vídeos. Vão direto ao assunto sem enrolação, isso é um diferencial. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos nessas lindas obras.
Como provoca a reflexão essa peça. Incomoda em vários aspectos. Destacado um aspecto atual sobre o ciúme nesta obra que tem um homem desequilibrado. Isto é um fato que não é anacrônico para os dias atuais. Temos o feminicídio em grande escala em nosso país, por exemplo. Que o agressor usa de suas fantasias de traição, para mantar a sua parceira por inúmeros motivos na realidade. Ficção e realidade se misturam na literatura e na própria vida
Cara..meu sobrinho me apresentou a Tatiana há pouco tempo. Viciei no ato! Tá até me atrapalhando às vezes, hahaha. Disparadamente as melhores resenhas literárias que já assisti. Vou ler os Irmãos Karamázov de novo por sua causa, danada!
Maravilhosa resenha, como sempre. Mas o Iago tinha raiva por causa de uma traição de Emília com Otelo; e, me pareceu, que tinha razão, pelo que podemos ver em um pensamento de Otelo [sobre já ter visto Emília ajoelhada] lá no Ato 4/Cena 2.
Olá! No canal Nova Acrópole tem um vídeo maravilhoso da professora Kelly Aguiar sobre essa peça Otelo, a minha peça preferida!!! Adorei o seu vídeo! Domingo sempre espero o seu vídeo! Bjoss
Bom dia Tati lindinha 🙏🙏🙏 Amo suas análises literárias. Esse grande autor e escritor inglês que ultrapassou as fronteiras, culturas e tempo. Parabéns. 👏👏👏👏👏👏🇧🇷😘
Uma das melhores peças do WS, de fato. Me interessei de fato por essa obra e percebi a genialidade psicóloga dentro dela depois de ler “Cai o pano”, da Agatha Christie. Como fã tanto da Agatha quanto do Shakespeare, o link entre as duas histórias é interessantíssimo, [spoiler] que é o fato de que temos um assassino que comete homicídios sem usar as mãos. Ele manipula as pessoas de forma cabal e traiçoeira para que elas mesmas cumpram, por si só, seus desígnios. E mais uma vez, parabéns pelo vídeo maravilhoso! (vale lembrar a riqueza de detalhes que correlaciona o poster do Hitchcock, o livro, as cores e tudo mais. Ô mulher sabida!)
Eu tinha entendido Otelo como uma tragédia da imaginação e da busca por certeza e justificativa - devo ter tirado isso de algum lugar. E digo o porquê. Shakespeare, durante toda a peça, mostra Otelo buscando elementos quecomprovem ou não suas suspeitas. Ele observa Desdêmona conversando com Cássio. Ele ouve trechos de conversa e tenta completar as lacunas deixadas pelo que não ouviu e por aí afora. Mas ele, diferentemente de Hamlet, não tem uma dúvida autêntica. Ele sofre do que chamaríamos hoje de viés da confirmação. Em suma: Otelo usa sua imaginação para poder ter certeza de que há ofensa de sua honra, mas ele não entende que a imaginação dele não é bem domada. A imaginação se sobrepõe à razão. E, como diria Goya, o sono da razão produz monstros. Otelo sofre profundamente pela suspeita de haver ofensa de sua honra assim como Hamlet. Ambos estão dispostos a defender suas honras violentamente. Mas o exercício da violência segundo seus códigos de honra exige fundamentação e legitimidade. Essas só existem quando há certeza da ofensa. Hamlet busca por procedimentos asseguratórios mais plausíveis que Otelo. O final deles é a peça de teatro que só poderia indignar um assassino. É como se Hamlet fosse um doutor Leitman da série Lie to Me avant la lettre - ele aprendeu a descobrir a verdade pela expressão corporal das emoções (Paul Ekman). Já Otelo crê demedidamente no poder de sua imaginação. E não percebe que ela lhe prega algumas peças. Ainda por cima diante da influência nefasta de Iago. Mas é óbvio que Otelo só é alvo de peças da imaginação por que há nele uma crise da confiança. P.S.: quando disse que Hamet age por procedimentos assecuratórios da existência de ofensa da honra mais plausíveis que Otelo eu estava fazendo uma interpretação. Não estava dizendo que eu concordo com eles.
Se me permite, recomendo uma das mais famosas óperas de todas - Otello, de Giuseppe Verdi. O italiano enxuga a trama, e dá-lhe cores mais fortes por meio do drama musical. Alguns especialistas inclusive consideram a ópera superior à peça. É sensacional mesmo.
No nordeste PE-"mourão" é uma pessoa grande, forte. Geralmente negros eram chamados assim. Meu tio me chamava assim, porque meu cabelo era escuro e eu era uma criança grande. Minhas irmãs eram.loiras e de cabelo liso.
Eu fiquei impactada com essa obra! Eu não sei descrever como amei essa história. Obrigada Tati pelo projeto Lendo Shakespeare e esses vídeos tão incríveis que eu passo o mês esperando!! 🥰💕
TATIANA, SÓ DESCOBRI VC AGORA, MARAVILHA, ESTOU AMANDO, PENA QUE NESSA PANDEMIA O DINHEIRO ENCURTOU, NÃO TENHO CACIFE PARA COMPRAR TODOS ESSES LIVROS E MEU INGLÊS É "BOVINO", MAS SUAS LEITURAS DO BARDO ESTÃO SENDO UM BÁLSAMO, INCLUSIVE JÁ VÍ ANÁLISE DE IAGO-INVEJA, PSICOLÓGICA.MUITO BOA! OBRIGADA POR SUAS LEITURAS!
Impressão minha ou a narrativa de Otelo recorda o dilema de Bentinho em Dom Casmurro? (Tatiana, sugestão de um quadro: resenhar obras de autores que dialogam - tipo uma discussão apoiada na referência, intertextualidade ou na nossa (sua) habilidade de considerar "pontos de encontro" entre obras diferentes de épocas, estilos, momentos enfim). Abraço! @tatianagfeltrin
Estou maratona do estes vídeos das leituras de Shakespeare e estou amando! Fiquei fascinada com a história de Otelo e as citações das leituras de apoio da peça! Que interessante esta fala sobre a falha trágica do peesonagem! Está peça ainda não li, li algumas outras peças, mas estou ficando com vontade de ler e reler Shakespeare! Parabéns pelo projeto! ❤️
Olá, Tati! Sou fã do seu trabalho. Agradeço muito pelo trabalho primoroso que tem feito! Estou acompanhando seus vídeos do Senhor dos Anéis e estou tendo uma experiência muito interessante (inclusive, seria muito bom um novo projeto semelhante). Abraços, aproveite o domingo! 💙
Levantei cedo hoje pra terminar de ler Otelo antes do vídeo sair..rs. Os vídeos do TLT são sempre muito bons e enriquecedores. Indico o canal pra todo mundo.
Iago contrasta com os demais vilões de Shakespeare por sua maldade calculada e explícita. Os outros antagonistas tendem a ter personalidade mais ambígua. Pense, por exemplo, no rei Cláudio de Hamlet - embora seja mostrado que ele traiu o próprio irmão, há cenas em que pode-se depreender um arrependimento dele.
Eu tive outro entendimento, sobre a questão da pele. Não havia a noção de escravização, mas a partir do momento que ele é lindo como " Feio, horroroso" sempre pautado na sua cor não é o racismo? Já que o racismo é entendimento de que o negro, o retinto era inferior.
Voltei a este vídeo por sua indicação no vídeo de hj, Tati, para ver o comentário da Gii. Bem interessante, por sinal. Tatiana, vc está sempre nos dando ótimo material, que inteligência tem suas resenhas! ;)
Bom dia Tati, terminei a pouco tempo de ler o livro História da.Literatura Ocidental, do Otto Maria Carpeaux. No início do segundo volume, ele faz uma interessante divisão das obras de Shakespeare, recomendaria você consultar a visão crítica dele.
O Iago é um psicopata descrito pelo Shakespeare. Belíssimo.. Sou só leitora e uma Prof. de Química e Física que ama o desenvolvimento do pensamento humano. ❤
Eu tenho essa edição de Otelo mas no momento não deu para acompanhar por estar lendo a Iliada tb pela Penguin. Ai é mt coisa para minha cabeça mas ja to ansiosa para ler Otelo e revisitar esse vídeo e o da lit fundamental. Enfim novamente obrigada e um bom domingo pessoal ! 🐱♥️
Oi Tatiana, acabei de ler Metamorfoses. O capítulo, os ensinamentos de Pitágoras do último livro, simplesmente...."DIVINO". Aguardando seus comentários..hahaha .Obrigada pelo incentivo em ler.
Dúvida cruel: Hamlet ou Otelo. Minhas, e de muitos amigos, duas preferidas do dramaturgo. Fico com o Hamlet também, mas não só, pelos ótimos audiodramas desta produzidos impecavelmente pela BBC com variados e estrelados casts da dramaturgia britânica aos quais escutava e reescutava enquanto lia o texto e intrincaram-se na memória afetiva. Recomendo essa simultaneidade no acompanhamento até porque as peças foram feitas para serem interpretadas, hoje em dia é fácil achar em ótima qualidade de áudio no archive ou no youtube. Mas não é raro, quando perguntado de supetão, eu responder Otelo.
Cada texto Shakesperiano só mostra a profundidade de cada discussão considerada nas entrelinhas, a de hoje sobre confiança e insegurança, coitada de Desdemona .
Estou lendo Shakespeare pela edição da L± e Otelo parece ter uma tradução mais "fiel" ao original... Pelo menos não existe uma camuflagem nos momentos em que o Iago insulta Otelo.. E realmente o Otelo só podia já estar desconfiado da esposa pra cair assim no papo do Iago, mas tbm acho, que por causa de sua origem, ele devia se sentir inferior a Desdemoda. Junte esse sentimento de inferioridade com o "fato" de Otelo não conhecer tão bem assim a esposa e era um terreno fértil para seu ciúme..