Sim, tudo muito perfeito, o que falta é o cumprimento da lei que apara o salário do CDs, trabalhamos 40 horas e somos menos valorizados que os médicos e a lei que tange nosso piso é a mesmo do médico que ganha um pouco mais com 20h de trabalho, somos essenciais e indispensáveis assim como a enfermagem... Quanto ao restante não vai além do que já realizo sem incentivo e por amor ao SUS agora apenas seremos reconhecidos pela imensa carga de trabalho e quem sabe terminaremos como os dentistas de cliniqueta que se matam dia após dia para ganhar pouco. no mais obrigado pelo video, muito esclarecedor.
Exatamente. Eu não acho que no país se conheça realmente a Odonto. Qto à covid ,o início é a boca,aí consideram os enfermeiros heróis. Da pra ver que não sabem nada mesmo,sem desmerecer outras classes. CD TB faleceram..
@@jacquelinebarbosagomes4253 amiga, lembra que os dentistas que estavam na ativa do SUS receberam coronavac mas os de consultório não? Lembra que Ed. Física foi prioridade a frente da odonto? A desvalorização da saúde bucal é algo surreal, tudo começa pela boca, para uma boa mastigação, para fonação, para estética facial, doenças que se manifestam inicialmente pela boca, mas essa gente acredita que nós cirurgiões dentistas apenas entendemos de dentes, esquecem que dentes são órgãos... Enfim.
Só vejo as coisas pioraram e nada de dinheiro. No último trimestre, do município em que eu trabalho, a odontologia (com peso 2), fez bater a meta do município. Porque vários outros indicadores não bateram (preventivo, por exemplo). Sempre fazemos a nossa parte. E nunca tivemos incentivos. A verdade é que a odontologia não é valorizada. Eu queria que não tivesse mais dentista no SUS (pra verem a importância).
O indicador 7 estratégico entendo como a relação de atendimentos individuais sobre todos os atendimentos individuais e coletivos. Para medir se a Equipe está voltada mais para atendimento individual e esquecendo os coletivos
Muitos desses indicadores prejudicam o paciente... Vou ter que fazer mais ART, então vou ter que usar mais civ e não resina. Vou deixar de realizar exo de resto radicular pois vai prejudicar a nota. Caso meu município me pague por isso, seguirei as orientações, caso contrário vou manter meu atendimento pensando no melhor para o paciente.
Só para orientar um ponto: O 2º indicador ampliado [...] "proporção de tratamentos restauradores atraumáticos - ART" [...] Restaurações atraumáticas são restaurações minimamente invasivas, normalmente utilizando algo como ionômero de vidro e fechamento de cicatrículas e fissuras.
Amigo, faz todo sentido o valor ser repassado para a equipe, pois não é pagamento de custeio, mas sim pagamento por desempenho. Se a equipe não tiver interesse, não vai ser cumprido nenhum indicador desse. O recurso de custeio que o município recebe é outro. Fora isso, o vídeo tá ótimo! Boas explicações!
@@TheJamessonjrexatamente, não vincula o executivo a repassar, mas sim ela tem a discricionariedade em fazê-la. Por exemplo, no município em que trabalho, nesta gestão o prefeito juntamente com a secretaria de saúde, acharam por bem repassar aos servidores.
Existe lista de procedimentos considerados preventivos? Pq fiquei na duvida quanto a prevenção "a que": exodontia? Doença carie? Doenças periodontais? Enquanto uma restauração eh preventivo ao tratamento de canal exodontia, eh corretivo curativo pra doença carie...
O sétimo indicador eu entendo sendo como a porcentagem de procedimentos individuais realizados em cada paciente em relação ao total de do número de pacientes acolhidos na Unidade.
Uma pergunta: o pagamento desse desempenho da saúde bucal, exclui o pagamento do previne brasil para os CD’s? ou esse pagamento da portaria 960 é adicional e não deve ser relacionado ao previne brasil?
E não há nada polêmico sobre o artigo 15-D, sendo que a equipe de saúde bucal busca valorização há anos, o que isso faz é permitir que chegue aos profissionais na ponta uma gratificação por cumprir metas, sendo que a realidade da maioria dos municípios é não incentivar financeiramente os profissionais na ponta por atingir metas e por desempenho. O que existe na verdade são os municípios com menos de 20 mil habitantes utilizando esse dinheiro para fazer o que bem quiser, nem sempre melhorando a qualidade da atenção primária.
concordo com a necessidade de valorização da saúde bucal no SUS! sem dúvidas! no entanto, a gestão municipal possui autonomia de gestão dos seus recursos. Mesmo que a intenção seja positiva, esbarra na sua aplicabilidade. Como este é um recurso de pagamento por desempenho é fundamental que seja discutido, para embasar a elaboração de uma lei municipal de pagamento, com critérios claros e justos.
@@TheJamessonjr Segundo o texto [...] será devido pagamento adicional ao município no mês subsequente ao último quadrimestre [...] será um pagamento adicional, tipo um 13°, na teoria não influenciaria no custeio.
@@DentistasDoSUS valores de gratificação por desempenho não devem ser consideradas como valores complementares ao pagamento, ou seja, não pode ser considerada como um 13º ou 14º. Como já falei, devem ser detalhados por criação de lei municipal para permitir este pagamento por desempenho.
É 900 reais pra dividir entre cd e Thd ? Eu não entendo o que significa 900 reais pra Esb. Alguém me explica ? Fazem leis pra ninguém entender ou deixar brechas. Chato ler essas portarias.
Muito chato mesmo! O recurso de 900 reais é o valor de pagamento de custeio. Estou falando disso no segundo vídeo. A gestão é aplicação deste recurso é livre ao município, dentro das regras de custeio.