Hoje este jogo está esgotado na editora. E as poucas cópias à venda estão muito caras. Depois de uma pandemia como a que vivemos realmente fico admirado como não saiu uma nova tiragem deste jogo. Penso que estamos ainda num momento oportuno para uma nova edição deste grande jogo (talvez mesmo uma big box com todas as temporadas). Oxalá!
Gostei muito da didática e da atmosfera geral do vídeo. Tem um bom ritmo e dá para entender bem. PS: Bom, talvez eu esteja entendendo com mais facilidade porque já assisti um gameplay de Pandemic na Meeple TV. De qualquer forma, tudo que eu disse continua válido.
Achei o jogo interessante. Essa mecânica Legacy eu desconhecia. Mas era algo que eu já tinha imaginado por mim mesmo há bastante tempo. (Ou seja, bem antes de eu me iniciar no universo boardgamer. Já que estou iniciando agora.) Acho que vou passar a pesquisar por jogos Legacy. Pretendo comprar esse Pandemic Legacy um dia. Mas o meu Pandemic, original, chegou hoje. Ainda nem abri. Primeiro vou jogar várias partidas dele para só então cogitar um upgrade. Claro, você tem que ter um grupo formado com perspectivas de permanência para fazer sentido cogitar essa aquisição. E estou longe disso. Mas gostei muito. Só torço para que, quando chegar a minha hora de comprar, ele não esteja esgotado.
Boa tarde, estamos jogando e surgiu uma dúvida sobre as atualizações de personagem. A ação conexão local pode ser executada por qualquer personagem e ela não demanda uma ação certo? A única atualização que demanda uma ação é a flexível. As demais não requerem ação do personagem e pode. Ser executadas quantas vezes necessários dentro das 4 ações preexistentes? Obrigada
Esta atualização permite que você trata uma doença em uma cidade vizinha ao local onde se encontra, porém, tratar uma doença é uma ação e você tem que usá-la para poder usar o benefício da conexão local. Esta atualização faz apenas com que sua ação de tratamento seja mais "poderosa". Flexível é uma atualização especial, que lhe dá uma possibilidade adicional de ação: descartar uma carta para comprar uma carta. As demais atualizações básicas são habilidades inerentes que estão sempre ativas.
Outra dúvida que sempre tive, se uma cidade tem 3 cubos amarelos e recebe um cubo azul de um surto de uma cidade vizinha isso desencadeia outro surto ou a cidade pode ficar com 4 cubos?
Um surto ocorre apenas quando uma cidade receberia um quarto cubo de uma mesma cor, caso no qual ela deixa de receber o cubo e ocorre o surto, se um cubo é colocado em uma cidade devido a um surto vizinho e ele eleva a quantidade de cubos acima de 4 naquela cidade, porém em cores distintas, nada acontece. Teoricamente (porém impossível de acontecer na prática) seria possível uma cidade conter 12 cubos sem ter um surto (3 em cada cor)
Romir Acabe ide comprar o Pandemic normal, a expansão no limite seria compatível com ele ou não, por ser da devir e o pandemic normal ser da galápagos em relação a cores etc..??
Tenho uma dúvida. O jogo Plague Inc., da Miniclip.com, com nota 4,4 na Play Store e 3 milhões de visualizações, é muito diferente do Pandemic? (Asmodee Digital - 3,7 - 6 mil avaliações) Conhece os dois? Consegue compará-los?
Depende. Explicando melhor… o modo com legado, que é como o jogo foi pensado, não é compatível. Agora, após terminar a campanha, se você ignorar as alterações permanentes (como adesivos no tabuleiro), você fica com um jogo Pandemic normal que, teoricamente, poderia ser jogado com as expansões existentes para o Pandemic. Isto dito, eu não comparei componentes para ter certeza da compatibilidade “física” deles.
Olá amigo no legacy sessão 0 tem uma missão que eu ganho 3 cartas pra nomear cidades e colar adesivos de doenças no tabuleiro. Não tive muito discernimento de como usar aquele upgrade . Eu coloco as cartas no baralho e quando elas aparecerem como devo proceder ?
Se uma cidade ta com nivel 2 o agente de viagens pode colocar um peão la usando a habilidade dele de colocar um peao onde ja tem alguem ou isto conta como voo fretado/direto?
Helder, a habilidade do agente de viagens é de extrema importância justamente por isto: ela não conta como um vôo fretado/direto, mas como uma habilidade adicional que não é afetada pelos elementos do jogo (exceto quando estiver explicitamente escrito o contrário).
Será que a Devir vai fazer reprint do Pandemic no limite e do Pandemic reino de cthulhu? Ou vão focar agora apenas no legacy? Não to encontrando os referidos jogos pra comprar
Romir Play House entrei na página deles e não encontrei o espaço pra contato. Mandei pelo Instagram mas não me responderam. De qualquer forma obrigado pela atenção, assisto sempre seus vídeos... Muito bons
Outra dúvida cruel. Quando o jogo começa com aquelas etapas de busca, por exemplo, o jogo manda eu descartar uma carta da cor da cidade vitrea para realizar uma ação de busca eu preciso descartar da cor original da cidade ou da cor que se tornou da doença do coda? No meu caso se eu for realizar uma ação de busca em Atlanta (que é originalmente azul porém se tornou vitrea) eu devo usar uma carta azul ou amarela (que virou a cor do coda)? Valeu
Romir, eu consegui pegar benefícios para uma doença tal que eu não preciso ir num centro de pesquisa pra descobrir a cura e nem gasto mais uma ação pra isso também. Se eu passar uma carta pra um jogador com o número de cartas necessário ele pode descobrir a cura mesmo fora do turno dele já que não é necessário mais uma ação?
Sim. Isto está especificado no manual. Assim que um jogador tiver as cartas necessárias, com estas mutações positivas você pode descobrir a cura imediatamente.
No tabuleiro, diz que após resolver a epidemia (dentro da etapa 2), você parte pra etapa 3, de "infecte cidades". Nunca havia reparado nisso até pouco tempo, devo jogar como manda o tabuleiro, o que dificultaria demais o jogo ou depois de resolver a carta de epidemia já parto pra vez do jogador seguinte?
Tem que infectar sim, pela regra do jogo. Voce pode criar uma regra da casa com seu grupo, vai de vocês. Sugiro que jogue como orientado, a dificukdade traz tensão, que é um ponto alto desse jogo.
@@elisabeverari Eu entendi que estava jogando errado. A terceira fase da epidemia é intensificar e não infectar mais cidades, a parte de infectar é do turno mesmo. Valeu pela resposta!!
É possível jogar partidas de Pandemic normal, utilizando os componentes do Pandemic Legacy, antes de iniciar o modo campanha do Legacy em si? Quero comprar o jogo mas como nunca joguei, queria praticar primeiro jogando partidas normais, pra não ferrar com tudo rs
Perfeitamente possível. A primeira partida legacy, inclusive, é praticamente uma partida de pandemic normal. Talvez existam algumas diferenças sutis, como caminhos, mas acho que é bem supérfluo mesmo. E tem mais. Depois que a campanha terminar você ainda poderá jogar pandemic normal nele, simplesmente ignorando os adesivos e regras adicionais.
Adriano, não sei se entendi corretamente sua pergunta, Antão vou responder da melhor forma que conseguir. Se você quer saber se precisa comprar o Pandemic antes do Pandemic Legacy, a resposta é não. O Pandemic e o Pandemic Legacy são dois jogos diferentes (que possuem uma mecânica de jogo bastante similar em diversos aspectos) e um não precisa do outro. Se você está querendo saber se precisa comprar o Pandemic Legacy Season 1 antes do Season 2 (que acabou de ser lançado no exterior) a resposta também e não, pois ambas as Seasons são independentes.
Se começar jogando com 2 jogadores e depois quiser jogar com 4 e esses numeros de jogadores forem mudando com o tempo, impacta de forma negativa na historia do jogo? Ou não, o jogo continua em seu curso normal ?
Não existe restrição quanto a alteração da quantidade de jogadores e da alteração desta quantidade entre as partidas. Mas o melhor do jogo é realmente você ter exatamente o mesmo grupo do início ao fim do jogo, pois a experiência de jogo e a história que se desenvolve são excepcionais.
Depende do que você especificamente está falando. Se o grupo perder a primeira partida de um mês, ele pode repetir o mesmo mês mais uma vez. Se perder novamente, o grupo segue para o mês seguinte mesmo sem ter ganho.
Antes de fazer qualquer alteração no jogo você consegue jogar Pandemic normal com o jogo sem problema. Mesmo após finalizar a parte Legacy você ainda conseguirá jogar Pandemic normal, se ignorar qualquer adesivo ou alteração no tabuleiro e nas cartas.
Os jogos legacy são bem diferentes do RPG. Primeiro, não tem um mestre, sendo o jogo o próprio controlador da aventura. Além disto, embora muitos jogos legacy sejam cooperativos, existem vários competitivos.
@@RomirPlayHouse Tentei referenciar uma categoria de meme conhecida que é exatamente essa do (... Enfim a hipocrisia) joga no Google tem uns legais lá.
Com cuidado, você consegue, mas só do tabuleiro. Os adesivos dos personagens, manual e cartas são mais difíceis de saírem. A verdade é que o jogo foi feito para ser usado de 12 a 24 partidas e fim!
Mas a experiência é gratificante. Você não tem um jogo Legacy bem feito como este para poder jogar 100 vezes, mas para jogar 20 com os amigos e poder lembrar como foi pelos próximos 20 anos... hahahahahahha
@@RomirPlayHouse eu entendo, estou começando agora nos boardgames, entao to meio cru nos jogos, e tbm como ainda nao defini exatamente os tipos que gosto é bom ter a possibildade de passar pra frente
Fazer um jogo demanda um trabalho enorme de refinamento e, infelizmente, entre minha vida profissional, pessoal, o canal e mais outras atividades que eu tenho, acabo não tendo tempo nem disposição para desenvolver um jogo. Mas quem sabe um dia...
O jogo me parece bom só que depois que eu colar esses adesivos, dai vc não vende esse jogo nunca mais... depois que vc jogou as partidas joga o jogo fora.
Eu tenho o meu guardado. Você paga para ter entre 12 e 24 partidas excepcionais com um grupo de pessoas legais e lembrar da aventura por anos, não para revender. Acredite: a aventura vale a pena!
Cara, eu penso assim: Paguei 450 no meu. Se seu grupo tiver 4 pessoas, isso da 112,50 reais por cabeça. Se voce parar pra pensar que o jogo proporciona pelo menos 12 partidas, isso da: 9,40 por pessoa por partida. É mais barato que muuuitos roles que voce pode dar com seus amigos, e a experiencia de um board game legacy do calibre de Pandemic é bem elevada em comparação à maioria dos jogos de coop. Vale a pena.
Na verdade existem inumeros modos de vc jogar o sistema legacy e manter a integridade do jogo (ao menos para que outros amigos que ainda nao tenham jogado sintam a experiencia. basta simples modificações como manter certos cards depois em shields escuros, fazer anotações em cadernos e algumas xerox.) vc com certeza vai viver a surpresa uma unica vez, mas vai ter um jogao em maos pra outros amigos e parentes jogarem. Alem do mais, dá pra jogar partidas normais de pandemic com o plus de ser um tabuleiro mais vistoso e com um historico que pode caso queira, ser totalmente ignorado para partidas convencionais. vc esta comprando um pandemic normal, so que com a experiencia legacy embutida. a legacy se esgota pra vc mas o resto nao.