Parabéns pelo conteúdo. Fiz engenharia em uma faculdade federal e nunca vi nenhum professor ir tão fundo conceitualmente em uma explicação.... Excelente
Muito bem Allan, continue fazendo vídeos técnicos assim com os testes de filamentos, seria legal incluir os testes de impacto, tem muito material aí no mercado que deve ser testado na prática e a comunidade maker precisa ter conhecimento técnico real dos materiais que estão trabalhando! Parabéns pelo vídeo.
Muito bom o conteúdo, tava sentindo falta de uns vídeos pra comunidade da engenharia mecânica, ficou tudo muito bem explicado, parabéns! Como sugestão, seria legal testar dessa maneira os filamentos da BASF que tem um estudo mais aprofundado em PLA. Até mais!
Parabéns pelo video. Tomando em conta as dispersões dos seus ensaios a diferença de "performance" mecânica entre os dois materiais é minima. Agora resta avaliar a adesão entre camadas dos dois materiais no proximo video. No aguardo!
Cara gostei bastante do seu teste me esclareceu muitas coisas, se possível gostaria que você teste uma teoria, na hora da modelagem adicionar internamente nas paredes uma estrutura octogonal semelhante a própria estrutura do gráfeno, construir a malha com esse reforço de estrutura dentro das paredes, acredito que vai dobrar essa resistência, queria testar para aplicar nos meus projetos
Qual melhor filamento ? fibra de carbono, grafeno ou tritan? nas impressões com resinas as propriedades são melhores que as propriedades dos filamentos?
Obrigado por mandar a dúvida, João Paulo! Vamos lá: depende muito da aplicação e orientação da camada, normalmente ABS e nylon com fibra de carbono possuem uma boa resistência mecânica e o tritan melhor resistência ao impacto, mas precisam de uma impressora mais robusta. A adição de grafeno aumenta a resistência e é fácil de imprimir em impressoras de entrada. Resinas são mais rígidas e suportam maior temperatura, mas em 99% das vezes não são recomendáveis para aplicações estruturais por conta da natureza frágil delas.
Estou montando uma impressora 3d VOROM e não recomendam imprimir as peças em PETG e sim em ABS, sera que o PETG grafeno pode substituir o ABS? Desde já, agradeço a opnião! Não achei nenhum ccomparativo dele com o ABS.
Não entendo qual seria o problema do PETG na Voron. Mas é importante você saber que o PETG grafeno tem quase as mesmas propriedades que o PETG puro, só suporta 6% a mais de carga.
Uma dúvida. Com quantos quilos a prova com grafeno começou a deformação plástica? Vi o vídeo duas vezes mas não localizei essa informado. Meu engenheirês não é bom. Rs. Obrigado pelo conteúdo?
Sem problemas, Bruno, deu para entender! Na engenharia a gente chama de Limite de Escoamento, geralmente tratado como tensão (força/área). Do PETG + Grafeno foi em média 27,9 MPa e do PET Premium foi de 26,75 MPa, na média dos 5 ensaios. Isso quer dizer que para a área desses corpos de prova o PETG + Grafeno suportou por volta de 29,8 kgf (292,9 N) e o PETG Premium perto de 28,6 kgf (280,8 N). Espero que tenha respondido e obrigado por perguntar 💪 Grande abraço!
Gostaria de pedir - lhe uma experiência com a resina de grafeno no parabrisa do carro. Se for aplicado a resina de grafeno no parabrisa do carro , se tornaria a prova de bala ?
Tudo bem Allan? Nem 10% a mais? Justifica o investimento? Tenho minhas dúvidas... Aposto que uma boa revisão nos parâmetros de impressão acabarão por dar uma melhora semelhante!
Concordo, uma variação de mais DE 1 dígito seria bem mais interessante para assim optar pelo investimento no PETG grafeno. Abaixo de 10% continuo optando pelo PETG normal. Obrigado pela sugestão. Também gostaria de ver mais ensaios em uma configuração de impressão diferente e em uma disposição de impressão da peça variada. Pode fazer isso por nós Eng. Allan? Tenho projeto sendo desenvolvido nesse sentido e isso vai me ajuda muito. De qualquer forma, muito obrigado pelo excelente vídeo, análise, esforço e dedicação. Abraço!
Boa... mas eu não acredito nesse filamento, no meu caso a experiência de usar esse filamento foi muito ruim. Comprei 2kg um ano atrás todo empolgado com a ideia, mas achei péssimo. Imprimir com PETG já é "chato", mas esse com grafeno no nome (já que não existe grafeno na composição (Politereftalato de etileno com glycol)) é terrivel pra ajustar na impressora e a alteração de resistência está mais atrelada com a temperatura de impressão do que com a coposição. Doei o filamento para a vizinha que faz artesanato. Uma opção que acabei usando com o propósito de ter peças com melhor resitência foi usar o PLA HT e fazer o recozimento após a impressão.
Entendo completamente Júnior. O PETG realmente foi aditivado com aproximadamente 0,5% de grafeno, mas eu achei um pouco mais chato de imprimir realmente. Quando aos PLA de alto desempenho as propriedades são bem diferentes, principalmente módulo elástico e módulo de flexão. Cada material funciona melhor pra cada caso
Realmente, ainda não vale a pena. Mas a peça pode ser mudada e o arranjo das camadas e das conexões do material podem dar uma ótima diferença que justifique o investimento. Pode fazer novas analises Eng. Allan?
Se você não consegue entender um vídeo tão bem explicado como esse, é melhor marcar uma consulta com seu médico, porque você deve estar com algum problema de saúde.
@@jrdavidg Entendi perfeitamente este video, porém este video não tem relevância alguma para a comunidade, não se esqueça da composição da imensa massa de proprietários de Impressoras.. Não sou Hater e nem desejo ser, porém o conhecimento do autor do video está sendo desperdiçado em zilhões de termos técnicos impossíveis de serem assimilados pela maioria.. disse que tem q ser mais conciso e não tratar como aula de Engenharia...
@@durvalhenke Manufatura Aditiva está intimamente ligada à área de Materiais. Existe literatura vasta na área e o assunto não é difícil de ser compreendido. O pessoal é muito preguiçoso hoje em dia e não tem iniciativa alguma em ir atrás da informação. Antigamente a galera das comunidades fazia questionamentos interessantes. Agora, ficam perguntando até mesmo como se liga uma impressora na tomada. Essa geração nova que está chegando é muito fraquinha. Acha que as pessoas precisam ficar entregando tudo de bandeja pra elas. Eu sou da área (tenho duas graduações na área) e obviamente que pra nós engenheiros é bem tranquilo de entender, mas muitos conceitos apresentados no vídeo são vistos no Ensino Médio. Aprendi a programar (programar mesmo, não somente operar) máquinas de ensaios Emic durante o meu primeiro estágio, na raça. Eu até cheguei a levar a apostila de programação da Emic pra casa pra poder estudar e no final das contas só eu e mais uma pessoa da empresa (empresa de 1000 funcionários) sabia fazer toda a programação dos ensaios para essas máquinas. Você pegava uma norma qualquer e fazia toda a programação para atendê-la. Hoje em dia as pessoas são extremamente preguiçosas e sem iniciativa. Eu não vou ficar puxando ninguém pelas mãos não rsrs. Prefiro segurar as pessoas do que ficar empurrando elas.
cheguei meio tarde aqui no video kkk não sei se ja fizeram mas poderia fazer tambem com o o filamento Tritan HT que não é muito falado poderia usar nos testes o PETG como parametro pro Tritan se ja tem esse video relevem meu comentario kk e me passem o link
Mestre já estou inscrito e assisti apaixonado a esse vídeo, fantástico trabalho e gostaria muito de compartilhar seu conhecimento na revista impresso3D. Há algum canal no qual podemos conversar? Qq coisa me manda um zap no onze nove meia meia três meia quinze noventa e um (escrevendo para evitar os robôs de spam)