No alto daquele cume, Plantei uma roseira. O vento no cume bate, A rosa no cume cheira. Quando vem a chuva fina, Salpicos no cume caem. Formigas no cume entram, Abelhas no cume saem. Quando cai a chuva grossa, A água no cume desce, O barro no cume escorre, O mato no cume cresce. Então quando cessa a chuva, No cume volta a alegria. Pois torna a brilhar de novo O sol que no cume ardia.
A casa de pedra foi construída por alguns montanhistas mais antigos como uma forma de refúgio de tempestades, raios e vendavais que acontecem muito por aqui, especialmente no verão! Já peguei uma tempestade de verão aqui e dá a impressão de que o vento vai derrubar a montanha e que pingos da chuva caem de lado! Uma dica para vocês se livrarem da overdose de garoa, chuva e umidade que eu acho que vocês já estão enjoados de pegar por aqui: olhem nos canais de previsão do tempo sobre o tipo de vento que predominará, nos dias que vierem! Se for vento de leste ou sudeste, vocês não verão nada muito diferente do que já viram, pois ele traz a umidade do oceano! Se for vento de norte, noroeste ou oeste, as chances de pegar menos frio e até um calorzinho do Pantanal ou Amazônia (caso seja verão) é grande e com direito a muito mais janelas de sol! Obrigado por me mostrarem a trilha do Cambirela. Desde a neve de 2013, fiquei interessado em conhecê-lo! Enquanto caía neve no Cambirela, eu pegava uma geada no Getúlio, neste mesmo dia, com direito a um vento que dava uma sensação térmica de uns 7 a 10 graus negativos! Parabéns pela aventura e sejam bem vindos sempre no ponto mais alto da Região Sul!
Sou um dos construtores do Abrigo 2 do Pico Paraná. Ontem 25.07.2021 fiz em uma pegada o Guaricana, Ferreiro, Ferraria, Taipabuçu e Caratuva, foram 12 horas de caminhada. Tenho 63 anos e foi pesado, mas nada de tão difícil assim !
Subi a trilha dia 2/3/22, com mais 3 pessoas duas meninas e um piá, por volta dos 18 anos. Nunca fizemos o pico até então. Saímos da base 6:20, 33⁰, com equipamentos para acampar, com barracas de verão bastante alimentos, água e 2 litro de energético. Chegamos no topo as 2 horas. Ficamos alguns minutos lá encima, quando de repente o morro é coberto por nuvens. Iniciando uma garoa fina. Nós apressamos para descer antes da chuva, íamos acampar no primeiro camping da trilha, antes dos grampos. Dois de nós desceu os grampos tranquilo. Porém, eu e minha namorada começamos a descer logo após, mas nisso vem a chuva e a enxurrada, água marrom descendo do morro, grampos lisos, e raios a toda volta. Um perigo só. Grampos lisos e adrenalina a mil. O medo toma conta, as pernas tremem, naquela altura, a tensão sobe pelo perigo iminente de queda. Primeiro alívio da trilha, conseguimos chegar vivos em baixo após o lance de grampo. Já no primeiro acampamento, vivos, mas todos molhados, decidimos em tentar descer até a base antes do anoitecer. Tarefa difícil, pois estávamos exaustos, com a moral baixa, desanimados. Para piorar, estávamos com pouquíssima água, menos de 1 litro para descer tudo. Nosso objetivo tornou-se encontrar a bica (Sob intensa chuva e raios durante toda a descida) Encontramos a bica e reabastece-mos de água, (me deu diarréia no outro dia) Após uma longa caminhada entre os morros, chegamos à bifurcação com as placas dos morros, uma sensação de alívio tomou conta do grupo, pois estávamos até então desorientados e não tínhamos certeza da rota trilha. Ao mesmo tempo os últimos raios de sol nos deixavam atrás das nuvens cinzas. Chegamos ao morro do Getúlio no escuro, após uma longa caminhada, mais um momento de alívio, sinal que estávamos próximo da base. (Só achávamos) A partir daí, seguimos com as luzes de 2 celulares e uma lanterna de emergência (de prédio) prosseguimos em meio a trilha num escuro chuvoso. Após andar muito, nós sentíamos perdidos na trilha, pois nunca chegava a tal da base. Próximo das 20:00 horas chegamos a base do IAT muito felizes e aliados por ter chegado ao fim. Comemos o resto dos alimentos que seriam para dois dias. Tomamos um banho voltamos para casa com os músculos fadigados. Precisamos de 2 dias de recuperação. Esse dia foi louco. Não quero repetir nunca!
Antigamente algumas pessoas iam para cima de serras pra morar lá , pois o terreno é mais fértil , e bom de cultivar alimentos. Outro motivo , eram doenças altamente contagiosa , que antigamente não tinha tratamento nem cura , então a pessoa doente ia para as serras pra se isolar das outras pessoas , pra não passar a doença , e muitos ficavam lá até morrer .
aqui está a história da casa de pedra , caso queira saber oq diabos é a casa de pedra. pt.wikipedia.org/wiki/Pico_Paran%C3%A1 está em "História da conquista '' no terceiro parágrafo
Olá Júlio! Vc me motivou a fazer essa aventura...e ontem(29/12/18) passamos a noite no cume, inclusive levei uma pedra dessas ate lá hehe, foi mágico a noite mts estrelas, e de manhã o nascer do sol foi magnífico, com direito a café quentinho ovos bacon e calabresa! Tem mts pessoas q sobem ...e tds se ajudam com informações e dicas, marcamos com fitas o caminho da fonte atrás da casa de pedra q não tinha marcação, realmente foi a melhor coisa q ja fiz na vida!fomos em 6 pessoas tds sem qqr experiência, o povo q encontramos nos chamaram de loucos por conta do peso q carregamos, minha mochila dava por volta de 40 kg. Chegamos em 11 hrs de caminhada sem pressa com mts descansos e até soninho após almoço hehe, e tem sinal pra celular perto onde vcs montaram as barracas, oq é otimo para avisar familiares q vc está vivo, e pra qm qr passar a noite antes de subir mais confortavel com cama, chuveiro, cozinha e etc, recomendo a pousada q fica 30 mts pra frente dessa base q vcs ficaram, essa base sem nada q vcs ficaram é pago 10R$ por cabeça e nao por carro, e na pousada é pago 30 por cabeça, super recomendo reservarem e conhecerem a pousada q tem piscinas naturais cachoeiras lindas e estacionamento incluso por tempo q vc ficar lá, fomos super bem atendidos e vc passa pelo IAP e faz o cadrastro qnd vai subir sem custo. Na próxima será de ataque e volto comentando como foi! Vlw a motivação pra ir nessa maravilha de aventura obg! Qm tiver duvida, eu fui uma vez só, mais caso possa ajudar...estamos aí...
Fala meu povo! Voltei no inverno de 2019 no PP, realmente é mais fácil a subida no inverno, blusa vc somente usará a tarde e noite, a água é mais difícil de achar pois chove menos, então é bom garantir na bica 20 minutos antes da 1 base A1,eu levei 3 litros de água pro cume 2 garrafas pet de 1,5L e uma de 300 ml pra tomar no caminho, fomos em 10 pessoas 6 já tinham ido uma vez pelo menos, 5 barracas todas no cume, ainda eu contei no total 11 barracas todas no cume com segurança, realmente tem muita gente q sobe no inverno e o A2 não tinha lugar pra barraca umas 25 à 30 barracas parecia um acampamento de rave hahaha, a maioria não tinha água pra continuar a subir, e no A2 não tinha água... passamos com as garrafas completas e quase fomos atacados hahaha continuamos a subir...chegando a tardinha deu tempo de montar acampamento no cume e assistir o por do sol, a noite estava mto mto frio aconselho um choconhaque kkkk, ou uma bebida quente e de preferência alcoólica, o céu tava tão limpo e com tanta estrela q dá uma impressão 3D do céu impressionante, dormimos mto bem embora ventou muito aumentando o frio, colocamos pedras nas cordas da barraca tbm, e de manhã o nascer do sol eu não tenho explicação ou maneira de explicar com foi incrível, café da manhã ovos bacon e etc...reforço o fato de levar 3 L de água para a volta ser tranquila e vc utilizar sem precisar fracionar....na volta chegamos quase a noite pois alguns estavam bem cansados mas todos bem...chegamos na pousada fizemos um churrasco e compramos cerveja do dono seu Raul q tbm emprestou o baralho hahaha foi top demais!!! Prometo voltar ...vlw Julião !!!
Voltei no final de Dezembro com destino ao PP chuva! Mta chuva! O grupo de 10 pessoas infelizmente foi dividido entre os q queriam ir as 3:00 da manhã e os q esperaram o clarear do dia, basicamente grupo das mulheres e grupo dos homens, adivinha quem quis ir de madrugada? As mulheres hahaha elas são fodas! Eu fui no segundo grupo q esperaram clarear o dia, na saída da pousada fomos recebidos com as meninas voltando ensopadas q vencidas pela chuva e cansaço...quase mudamos a rota pra fazer um surf na praia mais continuamos a subida hahaha...chegando na bifurcação do pico Paraná e itapiroca quase no 12:00 fomos pro lado itapiroca e sim é uma subida forte com bastante mata e mta chuva ...subida é forte mas leva 30 a 40 minutos pra chegar no cume do itapiroca, não dá pra dormir no cume dele uns 10 minutos antes do cume tem área das barracas bem suce, da pra montar acampamento e subir pro pico sem mta dificuldade...o visual estava fechado devido a chuva então almoçamos e voltamos pra pousada pois o grupo das meninas estava lá ....Foi ótimo conhecer o itapiroca pois é bem mais fácil ou seja para quem acha q não vai dar Boa de subir o pico Paraná sobe primeiro o itapiroca....até a próxima meus confederados!
algumas dessas correntes e cordas foram colocadas recentemente pelas equipes de mutirão para manter a largura da trilha em pontos que a mata estava mais frágil. Pelo que sei o último mutirão foi em Setembro.
Acho impressionante ver pessoas se dedicarem para que outros como eu possam fazer essa trilha da maneira mais segura possível. Um grande OBRIGADO a todos esses guerreiros!
Daí vai pessoal lá para promover produtos e abandona equipamentos.. O que aliás não é novidade no PP.. Várias vezes encontramos lonas e barracas abandonadas (sem promoção - só gente que leva muita tralha e não consegue vencer a si mesmo e prefere deixar o lixo na montanha). Sei que a ideia da "promoção" pode ter parecido inocente, interessante, ou sei lá como descrever, mas achei a ideia de gosto duvidoso, para dizer o mínimo.
Parabéns pela conquista, adorei ver imagens que eu via em ano de 93 ,94 subi umas 5 vezes o Pico do Paraná, mas para época não tinha todos esses equipamentos sofesticados,oque tinhamos era mochila boa e botas snake ,nós só cozinhava nas spiriteira tipo "Takuya Katano " mijo , Nescafé, leite, sopas prontas. Lanterna de 2 pilha grande , e máquina fotográfica de filme 24 poses. Bom tenho poucas recordações de 26 anos atrás, mas o mais importante tá na minha memória. Curto seu canal, adoro seus vídeos e mais uma vez felicidades pela sua conquista, abraço valdir.aventura
@@elianecavalcante9967 Sim!! Fiquei muito emocionado pois acompanhei toda a trajetória do Julio, até os primeiros momentos da pequena, ele é realmente um grande homem que ajudou a me moldar como pessoa e adulto responsável.
Subi o pico do Paraná no dia 18/01/2014 começamos a caminhada 00:00 chegamos no pico as 7 horas da manhã, descansamos até às 9 e voltamos embora, chegamos era 15:30, sem joelhos, e totalmente destruído, mas ao mesmo tempo com aquela sensação de conquista que te deixa muito grato. Deitei de baixo de uma árvore e chorei muito!
O PP foi a segunda montanha que subi na vida, acampamos no Itapiroca, no outro dia subimos até o A2 e voltamos tudo. Não sabia nada de trilha nem acampamento, não tinha equipamento, só fui na onda dos amigos. Na segunda vez pegamos uma chuvona sinistra entre o A1 e o A2. Na época (2013) não tinha tanta corda, tivemos que escalar de verdade as rochas e com uma cachoeira batendo na cara. Mais uma vez não conseguimos chegar ao cume, mas foi a maior aventura que já vivi em montanha! Acho que devia odiar o PP mas na real que é minha montanha preferida e não vejo a hora de voltar pra conquistar o cume!
Caras, é enorme a satisfação de assistir esse vídeo. Pra mim que acompanho vocês desde pelo menos 2012, esse Bota Suja fecha um arco belíssimo. Parabéns!
Já subimos em um grupo de 5 pessoas, é realmente maravilhoso, porém durante a noite fomos visitados por não sabemos o que, porém deixou todos com muito medo, algum bicho preto muito grande e com a respiração bem forte e aparentemente cansada ficou rodeando nossas barracas chegando a rasgar a cobertura de uma delas fazendo um casal de amigos gritar muito!! Acredito que a criatura tenha se assustado e deixou nosso acampamento no momento dos gritos, ninguém conseguiu dormir depois disso, pela manhã não tinha NENHUMA pegada em volta, o que nos deixou ainda mais assustados, fazendo desistirmos do acampamento! Excelente conteúdo 👏🏼👏🏼
Isso ai ta parecendo uma lenda indígena americana ... Uma criatura chamada "Wendigo'', aqui no Brasil uma versão semelhante é chamada de ''Pai da Mata'' ou algo assim... Olha ai no google essas duas lendas e veja se isso se encaixa nessa sua experiência...
Era só usar aqueles suportes de prender no peito, no boné ou até mesmo na mochila com a própria action cam, segurar na boca além do risco de cair e perder para sempre, deve ser muito desconfortável.
Cara, desde que esse vídeo saiu, eu já assisti ele umas 7 ou 8 vezes, mds esse vídeo é perfeito, é uma satisfação e uma alegria ao ver tudo oq se passa, chega até dar uma inspiração, principalmente pra pessoas que ainda estão no começo como eu, parabéns ao canal vcs são mto fodas, mto equipe SV
Julião, nós que somos bombeiros voluntários da FEPAM, que juntamente com outros grupos como ACM, GRM entre outros estamos montando alguns depósitos de água com garrafas PET visando o reabastecimento de bombas intercostais para o combate a incêndio, bem como algumas ações de limpeza e conscientização. Não sei se quando fostes pudestes observar os pontos.
Estou assistindo em 2021 e quanta lição tirar desse vídeo. Estou irritada por tudo que eu gostaria de ter feito e não fiz, mas essa vivência me mostrou que é preciso ter objetivo e seguir na jornada para alcançá-lo. O caminho é difícil, literalmente em relação a caminhada e a vida. Continuo irritada comigo mesma, mas espero que passe, que eu aprenda, que eu consiga.
@SHEIM4X 8 Acho que vc não entendeu o sentido do vídeo, o fato dele não ter conseguido a 5 anos e ter refeito a jornada com mais experiência e aprendizado. Isso é a vida, não precisa subir o Aconquagua para aprender sobre desafios e sucesso.
Neste vídeo pude ver que acompanho o canal há mais de 5 anos..... Assisti ao primeiro vídeo do Pico Paraná na época em que ele foi filmado... Canal nota 10!!! Sucesso!!!
Só faltou se informar e dar o devido crédito às pessoas que mantém essa trilha melhor que uma simples valeta no meio da Serra do Mar. Salve CPM (CLUBE PARANAENSE DE MONTANHISMO)!
Parabéns Júlio é Anderson!!! Penso que a lição da primeira tentativa além de servir de lição aumenta ainda mais o sabor dessa conquista. E para mim o que fica dessas duas aventuras de vocês no Pico Paraná é a humildade apreendida no primeiro e que o que num dia foi rotulado como derrota, pode ser renomeado mais tarde como incentivo, estímulo, EXPERIÊNCIA. Vocês me inspiram e acredito que a muitas outras pessoas também. Forte abraço.
Parabéns pelos registros!!! Vou colocar esse trekking na minha lista. PS: Vocês tem que fazer a Travessia Petrópolis-Teresópolis !! Vão curtir demais !!
Pela informação que tive é que a casa de pedra foi feita pelo e alemão que descobriu o pico paraná junto com os nativos da região. Nessa casa ele ficava para fazer suas pesquisas. Gary Gamboa.
wow, você vai ficar surpreso com o presente que a equipe do Sobrevivencialismo deixou no Pico paraná, Surpreendente!! Deixa aquele Like Maroto no vídeo que ajuda o canal a crescer,
Julio! Anderson! Parabéns Pela conquista Do Pico Paraná!!!!! Agora Parabéns Também pela conquista de mais um produto com a Marca Sobrevivencialismo, Excelente Barraca, eu nao comprei a micra por sua cor, essa cor ficou Top. Julio te acompanho a muito tempo, estou muito feliz por ver vocês obtendo sucesso com a marca Sobrevivencialismo. Continuem assim sempre,pensando na qualidade para lançar um produto, e acima de tudo, continuem sempre com essa Humildade que vocês tem. Sucesso e que Deus abençoe vocês sempre.....
Parabéns Júlio e Anderson!! Sensacional essa conquista!!! Pra mim o PP foi uma das maiores conquistas que enfrentei e foi simplesmente recompensador ! Primeiro dia chovia demais, muito frio e vento mais no dia seguinte o céu estava limpo e foi surreal!!! #Botasuja!!! Quem algum dia conheço vocês! Abraço!!
Alguém mais estava assistindo o vídeo com o fone no ouvido e conseguiu escutar uma Araponga cantando??? Parabéns equipe Sobrevivêncialismo, mais um vídeo nota 1000.
Aí Rogers Pereira, em 2016 nessa mesma data eu estava la fazendo trabalho voluntário, estive em 2 fins d semana.Todo mundo trabalhando por conta própria pq o governo do estado passou quase 10 anos pra fornecer os containers pra fazer a BASE do IAP pra atendimento, Hj tem gente do governo fazendo O trabalho. ESSA minha foto do perdi do canal eh ao lado da Base. Da pra ver uma parte branca ao fundo. Sempre divulgo pras pessoas conhecerem. Mas por eu nao ser famoso nao tenho influencia.
Carvalho da Montanha Já vi teu perfil em outros canais, tu és mochileiro? Se for conhece algum grupo confiável para iniciantes sem muita grana começarem com hiking ou trekking pela região de Curitiba?
Eu fui fazer sozinha de madrugada e sem experiência alguma. Fiz o Caratuva em um dia e ia fazer o Paraná no outro mas não consegui. Vou tentar o Paraná mês que vem de novo. Um dos melhores vídeos que mostra realmente as dificuldades.
Vídeo incrível! Na verdade pelo tempo está mais para um curta metragem, iniciativa incrível de deixar a barraca até porque seduziu um novo adepto as montanhas, e foi merecido! Parabéns Júlio!
Parabéns julio sigo vcs a pouco tempo estou iniciando a minha jornada no trekking, fiquei ate emocionado com o video, breve estarei indo conhecer esse pico lindo, continue com seu trabalho e ajudando a gente iniciantes a conquistar altos desafios.
Vídeo fantástico! Parabéns Júlio e Anderson, vocês sem dúvidas são exemplos pra todos nós. Obrigado pelo vídeo e por compartilhar cada momento conosco. Grande abraço da Paraíba!
Parabéns pela conquista! Já estive diversas vezes no cume do PP e cada vez é uma nova vitória. A lição que todos podem tirar desta sua aventura é que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, por algumas vezes podemos ser vencidos devido as dificuldades, mas o mais importante é manter a persistência e o esforço.
Essa série é uns dos poucos tipos de vídeo que eu assisto completo sem cansar. Muito foda! Voces bem que poderiam lançar 1 Bota Suja a cada 15 dias ou 1 por mes, sei lá, é muito gostoso de assistir!
Aventura emocionante,sou apaixonado p/escaladas pena nunca ter conseguido fazer uma aventura tão grandiosa dessas,sonho um dia poder escalar um lugar assim,parabéns guerreiros Julio e Anderson.
Uau. Que desafio em. Vcs são guerreiros. Ficamos grato por trazerem essas experiências pra nós, e mostrar lugares maravilhosos como esses...
6 лет назад
Precisamos de mais videos como esse, muito legal e incentivador de aventuras.. abraço!! bora que o Cume chama... Ri demais com as piadas do Anderson...kkkkkkk
Cara quando voce consegue chegar a um objetivo, entre eles por exemplo uma elevação que voce teve dificuldade em subir é muito bom. é uma sensação de dever cumprido quando se está lá no alto...
FANTÁSTICO esse Bota Suja. Muito legal ver os equipamentos em uso e o final com a barraca de presente arrematou com estilo. Pessoal do Sobrevivencialismo poderiam farem um vídeo ou mais comentando sobre o desempenho do equipamento que foi utilizado na expedição, como as mochilas, roupas e outros itens. Valeu mesmo pelo vídeo.
O abrigo de pedras,foi feito de pouco a pouco por trilheiros com um intuito só,para quem quisesse passar a noite com mais conforto passasse dentro do abrigo, espero que tenha ajudado.
Buenas! Gostei muito do vídeo. Principalmente pela lição sobre bom senso para retroceder de modo a buscar a superação no momento oportuno depois de muito preparo.
TOOOP hein Julio e Anderson PARABENS pela coragem e determinaçao de encarar mais este desafio e poder compartilhar com nós. Muito obrigado . Força&Honra Sempre
Incrível Júlio, passei pelo mesmo perrengue que você passou e no mesmo lugar, sozinho a noite no meio de raios e trovões e com a minha barraca totalmente arriada pelo vento. Muitas recordações daquele vídeo.
Já ajudei a medir uma fazenda em Corumbaíba Goiás e as divisas eram 90% desse jeito. Tivemos que fazer com estação total e alguns lugares com o gps, pois alguns lugares simplesmente não tinha como estacionar o tripé com a estação... eu carreguei estaca, piquete, marreta, almoço, água e o prisma... sinceramente, foi quinze dias lá, achei que não iria aguentar até o final, mas graças à deus deu tudo certo. Conforme o tempo vai passando o auxiliar de topografia vai se acostumando às dificuldades, mas há fazendas que simplesmente não tem como medir... ótimo vídeo
Galera!! show o vídeo e vlw pela oportunidade de tá acompanhando e vcs tão de parabéns pelo respeito a natureza foi top assisti do início ao fim uma pena se passarem esses 2 anos pq se fosse a 1 dia depois eu iria ganhar essa barraca mais tae um dia chego lá se o tempo tiver bom envio um vídeo de 360 grau promessa 🙏🙏🙏 🙌
que legal!! aaa se eu morasse ai perto, já saia correndo pra conquistar o cume e a barraca! rsrs mas tomara que alguém que esteja precisando muito, enontre essa barraca, e seja a salvação de um perrengue!
Cara estava esse FDS no PP dia 10 e 11/11 acampamos com uma chuva pauleira dormi encharcado, vimos a barraca ainda falei q ia emprestar , comentamos do simbolo nela do canal e comentamos da tua primeira subida, achamos que vc deixou a barraca e foi pra frente, por que não fui curioso e abri ela kkkkkk, parabéns pelo canal e parabéns a quem supera o imponente Pico Parana
Muito padrão, lugar top em. Eu já fui em vários lugares aqui no Estado de SP e em outros lugares próximos. Mais um que eu nunca vou esquecer foi o Pico dos Marins, pq marquei com mais dois amigos pra irem, um dia antes eles desmarcaram , estava muito afim de ir, então fui sozinho. Uma experiência única que tive pq subi em um dia e voltei no outro tudo isso sozinho foi muito bom pra mim mesmo.
Ja subi esse pico em 2010 .. paisagens alucinantes.. na época subi sem nenhum equipamento especial, apenas tenis, uma mochila com miojo e agua quente na termica, tenis de sair kkkk e uma barraca velha.. melhor aventura da minha vida...
Faltou uma boa faca de porte nesses equipamentos ai hein......tá na hora de vcs desenvolverem uma faca com a marca de vcs ....parabéns pela sensacional aventura !!!
@@luizfelipe96dossanto é a mesma coisa que um arma ...vc nunca sabe quando vai precisar !!!! Ainda mais quando vc vai fazer um camping onde existe n coisas que podem dar errado ....
Vocês conhecem no pico dos Marins? Fica na serra da Mantiqueira. Divisa de SP e MG. Sugiro um Bota suja lá. Seria incrível. Ainda mais com as várias histórias que envolvem aquele magnífico pico!