Тёмный

Por que a ideia da transubstanciação é errada? 

Vilmar Luis Rasch
Подписаться 219 тыс.
Просмотров 284
50% 1

VEJA TAMBÉM: Como explicar a eucaristia na Bíblia? CONFIRA O VÍDEO • Como explicar a eucari... Prof. Leandro Quadros - na mira da verdade.

Опубликовано:

 

4 май 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 6   
@cian754
@cian754 25 дней назад
- Em resposta, far-se-á observar que o contexto de tais versículos indica suficientemente tratar-se de alegoria ou locução figurada, donde natural e evidentemente decorre o sentido simbolista do verbo ser nessas passagens. No contexto, porém, da última ceia, falta todo indício de simbolismo; arbitrário, portanto, e avesso aos princípios básicos da interpretação de qualquer trecho literário seria, na exegese de tais episódios, fugir ao sentido óbvio e literal do verbo ser. Além disto, verifica-se que nas frases citadas o sujeito é um pronome pessoal ou um substantivo, sujeito bem determinado e por si mesmo diverso do respectivo predicado; a aproximação entre sujeito e predicado em tais sentenças só pode ser figurada ou metafórica. Ao contrário, nas frases da consagração eucarística o sujeito é um pronome demonstrativo, pronome que por si mesmo é indeterminado e vai receber sua determinação do substantivo com o qual ele é relacionado, podendo mesmo identificar-se com o significado deste substantivo. Na frase de Cristo, portanto, o pronome demonstrativo touto (em grego), isto ou este, relacionado com corpo, não somente não se opõe à identificação com corpo, mas exige-a, de tal modo é simples e clara a cópula é. Em outros termos: na afirmação do Senhor, o pronome “isto” (touto) designa uma substância existente sob as aparências externas do pão, substância cuja natureza é enunciada pelo predicado “meu corpo”. De resto, nota-se que “isto (ou este) é meu corpo” equivale a “Eis aqui meu corpo”, como incute a comparação de Ex 24,8 com Hb 9,20 (a fórmula “Este é o sangue” de Ex reaparece em Hb como “Eis o sangue”).
@cian754
@cian754 25 дней назад
As provas bíblicas sobre a real presença de Jesus na Eucaristia são as seguintes: a) Os Evangelhos foram escritos na língua grega, de alta cultura, em que existem muitas expressões para os verbos "simbolizar, significar, representar, lembrar, etc." No entanto, os três Evangelistas e S. Paulo, ao descreverem a Última Ceia de Jesus, usam exclusivamente a palavra "é": Isto é o meu Corpo: este é o cálice do meu sangue". ( Mt 26,26s; Mc 14,22s; Lc 22,19s; I Cor 11,23s. b) Jesus falava ao povo simples, com palavras claras e compreensíveis. Quando usava comparações, p.ex.: "Vós sois o sal da terra: Vós sois a luz do mundo "; ninguém reclamava, e não esperava ver os Apóstolos transformados em imagens de sal ou de luz. Quando, porém, Jesus lhes disse: "Este é o pão que desceu do céu, se alguém comer deste pão, viverá eternamente: e o pão que eu vos darei é a minha carne ( imolada ) pela vida do mundo". (Jo 6,50- 51 ) então os judeus o entendem verbalmente e reclamam dizendo: "Como pode Ele dar-nos a comer sua carne?" E Jesus reafirma: "Em verdade, em verdade Eu vos digo: se não comerdes a carne do filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós... pois a minha carne é um verdadeiro alimento e o meu sangue é uma verdadeira bebida. Quem come deste pão viverá eternamente "( Jo 6,52-58 ) . Até muitos discípulos seus o entenderam assim verbalmente, e por isso murmuraram e se retiraram dizendo: "É dura tal linguagem; quem pode escutá-la? (Jo 6,60-66). Mas Jesus não se retrata, para os recuperar. Pelo contrário, pergunta aos doze apóstolos: "Também vós quereis partir?" E então Simão Pedro dá a bela resposta da fé, em nome dos Apóstolos e de todos os fiéis católicos: "Para quem iremos nós, Senhor? Tu tens as palavras da vida eterna, e nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus". ( Jo 6,67-71). Porém, somente na Última Ceia foi revelada a maneira de alimentar-se com o Corpo e o Sangue de Jesus, velado sob espécies de pão e vinho consagrados. c) Outra prova bíblica sobre a verdadeira presença de Jesus na Eucaristia, são as admoestações de S. Paulo aos Coríntios: "E por isso, todo aquele que comer o pão ou beber do cálice do Senhor indignamente, torna-se culpado do corpo e do sangue do Senhor... Pois quem come e bebe sem fazer distinção de tal corpo, come e bebe a própria condenação". ( I Cor 11,27-29 ).
@user-fx8xh9wc6t
@user-fx8xh9wc6t 2 месяца назад
A transubstsnciacao: so entendem, quem desenvolveu o dom da transcendencia, sobrenatural! Ou saja: Aquele que sabe, disernir: Criatura x Criador! Terrestres x Celestes! Humano x Divino! Sagrado x Profsno! Pelo contrario, nao adianta viver batendo boca, uns x outros. Ok.
@VilmarLuisRasch
@VilmarLuisRasch 2 месяца назад
User-fx, " transubstsnciacao: so entendem, quem desenvolveu o dom da transcendencia, sobrenatural!" ou seja, é pra aqueles que se entregaram a influências do mal...
@niltonrodrigues6625
@niltonrodrigues6625 2 месяца назад
Jesus era judeu falando para judeus. E eles entendiam o significado da Pascoa Judaica. A forma metaforica que o Messias falou ele entenderam. A igreja catolica interpretou tudo errado.
Далее
Good deed #standoff #meme
00:15
Просмотров 1,5 млн
Разоблачение ушные свечи
00:28
Просмотров 132 тыс.
A Resposta está na Bíblia! Qual a religião certa?
7:25
As Mudanças: Jesuítas na IASD
41:16
Просмотров 30 тыс.
Good deed #standoff #meme
00:15
Просмотров 1,5 млн