Тёмный
No video :(

Por Que Não Existe Cura Para Depressão (e outros transtornos mentais) 

Neurociência Descomplicada
Подписаться 103 тыс.
Просмотров 2,8 тыс.
50% 1

Se você assim como eu tem transtorno de ansiedade, ou algum outro transtorno psiquiátrico como depressão e bipolaridade, já deve ter se perguntado se exista alguma forma de se curar disso.
Mas, uma coisa que não é bem discutida, é o fato de que não faz tanto sentido pensar em cura dos transtornos mentais, ao menos não do jeito que geralmente pensamos ser uma cura na medicina.
CURSO NEUROCIÊNCIA DOS TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS:
bruno-lemesm.k...
Referências:
www.ncbi.nlm.n...

Опубликовано:

 

23 авг 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 125   
@humanatriste
@humanatriste 2 месяца назад
Eu tenho depressão por conta do TOC. Nenhum remédio até agora tem cessado a obsessão dos pensamentos, o que me leva a exaustão e por consequência deprimo. Tá difícil viver assim, eu apenas existo e vivo angustiada. Tem dias que só queria que Deus me levasse, de tanto que é torturante. Só queria me livrar dessa dor, e viver.
@anninhalyrics3723
@anninhalyrics3723 2 месяца назад
Como dizia o imperador Marco Aurélio "a felicidade de um indivíduo depende da qualidade de seus pensamentos" Eu tinha depressão a uns 6 anos atrás até q em 2021 eu resolvi buscar um propósito de vida buscando em filosofia ou até mesmo na bíblia e por incrível q pareça, eu mudei pq eu não queria viver a minha vida miseravelmente.
@alessandrouhlrich
@alessandrouhlrich 2 месяца назад
Muito bom. Tenho depressão e tento explicar para minha família sobre não ter cura, mas ninguém entende. Hoje estou bem, sintomas controlados.
@NeuroDescomplicada
@NeuroDescomplicada 2 месяца назад
O que me deixa triste é as pessoas vendendo ilusões de cura pela internet e tantas pessoas caírem nisso.
@motiveocerebro
@motiveocerebro 2 месяца назад
​@@NeuroDescomplicadao pior de tudo com muitas visualizações.
@li6159
@li6159 2 месяца назад
A família não entende... mas deveria se esforçar a entender se tem alguém que explicar, só fui entender melhor depois de começar começar estudar psicologia.
@motiveocerebro
@motiveocerebro 2 месяца назад
@@li6159 verdade no meu canal tem um vídeo que falo exatamente o que não falar para uma pessoa com depressão, tem coisas que cansa explicar
@Renegados862
@Renegados862 2 месяца назад
Parei os medicamentos porque estava bem mas depois de 2 semanas a Depressão veio intensa e nada aconteceu para me sentir tão mal. Agora entendo que a Depressão é incurável. 8 anos nessa
@NeuroDescomplicada
@NeuroDescomplicada 2 месяца назад
Sinto muito por tudo isso!
@alessandrasouza8188
@alessandrasouza8188 2 месяца назад
Também já abandonei tratamento algumas vezes, a gente se ESTABILIZA com a medicação, mas sem ela tudo retorna pior, por isso que quando estamos bem não devemos abandonar o tratamento, e ele é longo.
@lauravitoria5321
@lauravitoria5321 2 месяца назад
Os remédios tem efeitos quando vc para, faz parte do processo de desmame, é possível parar sim mas tem que ter um acompanhamento e o profissional precisa analisar se vc tá pronto pro desmame
@geancarlos6523
@geancarlos6523 8 дней назад
Depressão tem cura sim.
@NeuroDescomplicada
@NeuroDescomplicada 8 дней назад
@@geancarlos6523 Ta bem, ganha o nobel mostrando isso então.
@r.guerreiro140
@r.guerreiro140 2 месяца назад
O que me livrou das crises de ansiedade e de TOC foi perder o medo. Quanto ao TOC, eu tinha crises por ideias intrusivas de blasfêmia. No dia em que o psiquiatra, um profissional muito hábil, me explicou do que se tratava elas sumiram. Ele conseguiu me convencer, o que me fez perder o medo e sentimento de culpa. Já quanto a ansiedade, uma vez durante uma crise minha mana me disse: “você não morreu até hoje por causa disso, não vai ser dessa vez que vai morrer”. Então eu pensei a respeito e conclui que as crises passam, que de fato é um sofrimento muito grande comparável a uma dor, mas nesse mundo, o que me coube passar ninguém pode sofrer em meu lugar. Então, pela segunda vez eu perdi o medo e pela segunda vez eu deixei de ter crises. Tanto o TOC quanto a ansiedade continuam rodando em segundo plano, o que me leva a estar sempre alerta comigo mesmo em procura de ideias intrusivas, obsessões ou momentos de ansiedade. Quanto as obsessões, assim que eu identifico eu procuro limitar a compulsão derivada o quanto eu puder. Já quanto a ansiedade, eu tenho o auxílio de um fármaco e também, saber quando ela esta mais intensa me ajuda a não me entregar. Enfim, perder o medo é que tornou bem mais fácil conviver com esses transtornos, ainda que seja pelo resto da vida.
@SyCassia
@SyCassia 2 месяца назад
Parabéns Guerreiro! Amei seu relato! Está conseguindo se livrar disso tudo sem medicação? Só concentrado no momento presente nos momentos de crise??? Sei o qto é difícil se dar conta... Parabéns, continue firme!
@r.guerreiro140
@r.guerreiro140 2 месяца назад
@@SyCassia Obrigado 🙂 Eu continuo com medicação pra ansiedade, ja minha depressão não respondeu aos tratamentos
@SyCassia
@SyCassia 2 месяца назад
@@r.guerreiro140 continue a remar! Enquanto temos vida precisamos ter esperança 🙌🤝🙏
@r.guerreiro140
@r.guerreiro140 2 месяца назад
@@SyCassia sim, com certeza Eu agradeço o apoio :)
@humanatriste
@humanatriste 2 месяца назад
Moço do céu, eu tenho TOC também, e até hoje a doença ñ respondeu a nenhum remédio, e tô tentando desde 2022. O remédio que vc toma cessa as obsessões dos pensamentos? Se sim, qual remédio vc toma?
@thenihilisticapocalypse6252
@thenihilisticapocalypse6252 2 месяца назад
Tenho 37 anos e tive sintomas depressivos dos 13 aos 26. Depois de 13 anos com os sintomas estou há 9 anos sem eles e sem tomar medicação psiquiátrica.
@sandersomb4688
@sandersomb4688 6 дней назад
O que você mudou nos seus hábitos pra conseguir esses resultados?
@thenihilisticapocalypse6252
@thenihilisticapocalypse6252 6 дней назад
@@sandersomb4688 Mudei muita coisa. Primeiro, na alimentação (basicamente, abandonei hábitos não saudáveis, porém comuns, que eu tinha aprendindo com meus pais; por exemplo, já faz uns 20 anos que não tomo refrigerante e uns 15 que não como pão francês). Segundo, no consumo de informações (na higiene mental) (basicamente, evito supercarregar o cérebro com conteúdos irrelevantes e superficiais, que são o que mais existe hoje em dia; por exemplo, não tenho TV nem assino serviço de streaming (fora o RU-vid Premium), não uso redes sociais (fora o RU-vid), não acompanho os assuntos da moda, não acompanho esportes, não tenho político de estimação, etc.). Caso não conheça, recomendo pesquisar sobre "essencialismo". Terceiro, deixei de ser sedentário. Comecei com pilates e yoga e depois acrescentei a musculação. Quarto (e talvez mais importante), eu criei um propósito para minha vida, algo que eu quero realizar no longo prazo e que me ajuda a diariamente fazer as decisões corretas do ponto de vista da minha saúde e da minha longevidade. Um propósito desafiador porém realista. Quinto, além de ter feito terapia por 6 anos, já estou há uns 20 anos estudando e aplicando desenvolvimento pessoal. Estou sempre lendo livros e fazendo cursos ligados a esse tema. Nesse processo de estudo, encontrei autores com os quais eu me identifiquei bastante, que viraram mentores meus (os principais são Robert Greene e Nassim Taleb, mas não necessariamente eles servem para qualquer pessoa, serviram para mim por combinarem com a minha personalidade e com a minha visão de mundo pessimista). Caso não conheça, recomendo que estudei e aplique com vc mesmo a CNV (Comunicação Não Violenta), o criador dela acredita que isso ajuda muito na combate à depressão, e eu acredito também. Também recomendo o estoicismo e a psicologia positiva. Sexto, higiene e do sono (de acordo com o que a ciência recomenda, inclusive a cronobiologia; dormir e acordar todo dia no mesmo horário, não tomar bebidas estimulantes depois do meio-dia, etc.). Sétimo, organização pessoal e mental, construindo uma rotina disciplinada e otimizada para ter o melhor dia possível, a melhor semana possível, o melhor mês possível, o melhor ano possível, a melhor vida possível. Acho que é isso, basicamente é uma disciplina do corpo e da mente e que exige uma luta permanente contra ofertas contínuas de prazeres imediatos oferecidos pelas empresas. É abdicar de prazeres imediatos que corroem nossas saúdes física, mental e financeira. Não fiz tudo isso de uma vez, mas sim fui fazendo aos poucos, num processo de melhoria contínua. E o processo não terminou. Por exemplo, quero acrescentar o hábito diário da meditação.
@thenihilisticapocalypse6252
@thenihilisticapocalypse6252 6 дней назад
​​@@sandersomb4688 O que fiz para sair da depressão Mudei muita coisa. Primeiro, na alimentação (basicamente, abandonei hábitos não saudáveis, porém comuns, que eu tinha aprendindo com meus pais; por exemplo, já faz uns 20 anos que não tomo refrigerante e uns 15 que não como pão francês). Segundo, no consumo de informações (na higiene mental) (basicamente, evito supercarregar o cérebro com conteúdos irrelevantes e superficiais, que são o que mais existe hoje em dia; por exemplo, não tenho TV nem assino serviço de streaming (fora o RU-vid Premium), não uso redes sociais (fora o RU-vid), não acompanho os assuntos da moda, não acompanho esportes, não tenho político de estimação, etc.). Caso não conheça, recomendo pesquisar sobre "essencialismo". Terceiro, deixei de ser sedentário. Comecei com pilates e yoga e depois acrescentei a musculação. Quarto (e talvez mais importante), eu criei um propósito para minha vida, algo que eu quero realizar no longo prazo e que me ajuda a diariamente fazer as decisões corretas do ponto de vista da minha saúde e da minha longevidade. Um propósito Desafiador porém realista. Quinto, além de ter feito terapia por 6 anos, já estou há uns 20 anos estudando e aplicando desenvolvimento pessoal. Estou sempre lendo livros e fazendo cursos ligados a esse tema. Nesse processo de estudo, encontrei autores com os quais eu me identifiquei bastante, que viraram mentores meus (os principais são Robert Greene e Nassim Taleb, mas não necessariamente eles servem para qualquer pessoa, serviram para mim por combinarem com a minha personalidade e com a minha visão de mundo pessimista). Caso não conheça, recomendo que estudei e aplique com vc mesmo a CNV (Comunicação Não Violenta), o criador dela acredita que isso ajuda muito na combate à depressão, e eu acredito também. Também recomendo o estoicismo e a psicologia positiva. Sexto, higiene e do sono (de acordo com o que a ciência recomenda, inclusive a cronobiologia; dormir e acordar todo dia no mesmo horário, não tomar bebidas estimulantes depois do meio-dia, etc.). Sétimo, organização pessoal e mental, construindo uma rotina disciplinada e otimizada para ter o melhor dia possível, a melhor semana possível, o melhor mês possível, o melhor ano possível, a melhor vida possível. Acho que é isso, basicamente é uma disciplina do corpo e da mente e que exige uma luta permanente contra ofertas contínuas de prazeres imediatos oferecidos pelas empresas. É abdicar de prazeres imediatos que corroem nossas saúdes física, mental e financeira. Não fiz tudo isso de uma vez, mas sim fui fazendo aos poucos, num processo de melhoria contínua. E o processo não terminou. Por exemplo, quero acrescentar o hábito diário da meditação. Ah, eu não falei que parei de fumar e beber álcool e usar outras drogas, porque nunca as usei regularmente. Mas, obviamente, para quem usa parar de usar é necessário para a saúde física e para a saúde mental.
@thenihilisticapocalypse6252
@thenihilisticapocalypse6252 6 дней назад
@@sandersomb4688 O que fiz para sair da depressão Mudei muita coisa. Primeiro, na alimentação (basicamente, abandonei hábitos não saudáveis, porém comuns, que eu tinha aprendindo com meus pais; por exemplo, já faz uns 20 anos que não tomo refrigerante e uns 15 que não como pão francês). Segundo, no consumo de informações (na higiene mental) (basicamente, evito supercarregar o cérebro com conteúdos irrelevantes e superficiais, que são o que mais existe hoje em dia; por exemplo, não tenho TV nem assino serviço de streaming (fora o RU-vid Premium), não uso redes sociais (fora o RU-vid), não acompanho os assuntos da moda, não acompanho esportes, não tenho político de estimação, etc.). Caso não conheça, recomendo pesquisar sobre "essencialismo". Terceiro, deixei de ser sedentário. Comecei com pilates e yoga e depois acrescentei a musculação. Quarto (e talvez mais importante), eu criei um propósito para minha vida, algo que eu quero realizar no longo prazo e que me ajuda a diariamente fazer as decisões corretas do ponto de vista da minha saúde e da minha longevidade. Um propósito desafiador porém realista. Gamifiquei a vida, passando a ver ela como um jogo de mundo aberto. Caso não conheça, recomendo pesquisar sobre gamificação. Quinto, além de ter feito terapia por 6 anos, já estou há uns 20 anos estudando e aplicando desenvolvimento pessoal. Estou sempre lendo livros e fazendo cursos ligados a esse tema. Nesse processo de estudo, encontrei autores com os quais eu me identifiquei bastante, que viraram mentores meus (os principais são Robert Greene e Nassim Taleb, mas não necessariamente eles servem para qualquer pessoa, serviram para mim por combinarem com a minha personalidade e com a minha visão de mundo pessimista). Caso não conheça, recomendo que estudei e aplique com vc mesmo a CNV (Comunicação Não Violenta), o criador dela acredita que isso ajuda muito na combate à depressão, e eu acredito também. Também recomendo o estoicismo e a psicologia positiva. Sexto, higiene e do sono (de acordo com o que a ciência recomenda, inclusive a cronobiologia; dormir e acordar todo dia no mesmo horário, não tomar bebidas estimulantes depois do meio-dia, etc.). Sétimo, organização pessoal e mental, construindo uma rotina disciplinada e otimizada para ter o melhor dia possível, a melhor semana possível, o melhor mês possível, o melhor ano possível, a melhor vida possível. Acho que é isso, basicamente é uma disciplina do corpo e da mente e que exige uma luta permanente contra ofertas contínuas de prazeres imediatos oferecidos pelas empresas. É abdicar de prazeres imediatos que corroem nossas saúdes física, mental e financeira. Não fiz tudo isso de uma vez, mas sim fui fazendo aos poucos, num processo de melhoria contínua. E o processo não terminou. Por exemplo, quero acrescentar o hábito diário da meditação. Ah, eu não falei que parei de fumar e beber álcool e usar outras drogas, porque nunca as usei regularmente. Mas, obviamente, para quem usa parar de usar é necessário para a saúde física e para a saúde mental.
@lucascarvalho1973
@lucascarvalho1973 2 месяца назад
Vc fala muito bem, conteúdo polido e de qualidade!
@NeuroDescomplicada
@NeuroDescomplicada 2 месяца назад
Muito obrigado 😁
@thenihilisticapocalypse6252
@thenihilisticapocalypse6252 6 дней назад
@sandersomb4688 O que fiz para sair da depressão Mudei muita coisa. Primeiro, na alimentação (basicamente, abandonei hábitos não saudáveis, porém comuns, que eu tinha aprendindo com meus pais; por exemplo, já faz uns 20 anos que não tomo refrigerante e uns 15 que não como pão francês). Segundo, no consumo de informações (na higiene mental) (basicamente, evito supercarregar o cérebro com conteúdos irrelevantes e superficiais, que são o que mais existe hoje em dia; por exemplo, não tenho TV nem assino serviço de streaming (fora o RU-vid Premium), não uso redes sociais (fora o RU-vid), não acompanho os assuntos da moda, não acompanho esportes, não tenho político de estimação, etc.). Caso não conheça, recomendo pesquisar sobre "essencialismo". Terceiro, deixei de ser sedentário. Comecei com pilates e yoga e depois acrescentei a musculação. Quarto (e talvez mais importante), eu criei um propósito para minha vida, algo que eu quero realizar no longo prazo e que me ajuda a diariamente fazer as decisões corretas do ponto de vista da minha saúde e da minha longevidade. Um propósito desafiador porém realista. Gamifiquei a vida, passando a ver ela como um jogo de mundo aberto. Caso não conheça, recomendo pesquisar sobre gamificação. Quinto, além de ter feito terapia por 6 anos, já estou há uns 20 anos estudando e aplicando desenvolvimento pessoal. Estou sempre lendo livros e fazendo cursos ligados a esse tema. Nesse processo de estudo, encontrei autores com os quais eu me identifiquei bastante, que viraram mentores meus (os principais são Robert Greene e Nassim Taleb, mas não necessariamente eles servem para qualquer pessoa, serviram para mim por combinarem com a minha personalidade e com a minha visão de mundo pessimista). Caso não conheça, recomendo que estudei e aplique com vc mesmo a CNV (Comunicação Não Violenta), o criador dela acredita que isso ajuda muito na combate à depressão, e eu acredito também. Também recomendo o estoicismo e a psicologia positiva. Sexto, higiene e do sono (de acordo com o que a ciência recomenda, inclusive a cronobiologia; dormir e acordar todo dia no mesmo horário, não tomar bebidas estimulantes depois do meio-dia, etc.). Sétimo, organização pessoal e mental, construindo uma rotina disciplinada e otimizada para ter o melhor dia possível, a melhor semana possível, o melhor mês possível, o melhor ano possível, a melhor vida possível. Acho que é isso, basicamente é uma disciplina do corpo e da mente e que exige uma luta permanente contra ofertas contínuas de prazeres imediatos oferecidos pelas empresas. É abdicar de prazeres imediatos que corroem nossas saúdes física, mental e financeira. Não fiz tudo isso de uma vez, mas sim fui fazendo aos poucos, num processo de melhoria contínua. E o processo não terminou. Por exemplo, quero acrescentar o hábito diário da meditação. Ah, eu não falei que parei de fumar e beber álcool e usar outras drogas, porque nunca as usei regularmente. Mas, obviamente, para quem usa parar de usar é necessário para a saúde física e para a saúde mental.
@magreidelas
@magreidelas 2 месяца назад
Bastante esclarecedor, agora entendo pq passei por 4 episodios depressivos ansiosos diferentes e entre eles fiquei "curado" ou seja sem a sintomatologia.
@amigo_desconhecido
@amigo_desconhecido 2 месяца назад
Remédios, terapias, se falhar, ect ou emt, se falhar, há ainda as psicocirurgias. Acho que este é o caminho.
@NeuroDescomplicada
@NeuroDescomplicada 2 месяца назад
Tem que continuar tentando estabilizar o quadro. Mas é muito importante ter em mente que a remissão de sintomas existe
@cleiton8292
@cleiton8292 2 месяца назад
@@NeuroDescomplicada psicocirurgia é o que?
@NeuroDescomplicada
@NeuroDescomplicada 2 месяца назад
@@cleiton8292 quando retiram uma parte do cérebro pra influenciar o humor e comportamento da pessoa. Muito arriscado e pouquíssimo usado.
@TeruNoir
@TeruNoir 2 месяца назад
Vi relatos de que esses procedimentos invasivos não tem tanto efeito, é melhor continuar no tratamento normal
@amigo_desconhecido
@amigo_desconhecido 2 месяца назад
@@NeuroDescomplicada existe implante de eletrodos , que é reversível e nao se retira partes do cérebro, que eu saiba são feitos ablacões milimétricas com a cirurgia estereotaxica.
@motiveocerebro
@motiveocerebro 2 месяца назад
Acho que as pessoas estão confundindo fatores de risco com causa. Fatores da infância poder aumentar as chances de ter depressão, porem isso não é causa e efeito. A depressão é uma interação entre fatores biológicos, psicológicos e ambientais. Depende das interações neuronais e formação do cérebro, doenças, traumas psicológicos na vida, estresse, genética, se pais tiveram depressão, hábitos. Quem diz que a depressão é causada por 1 motivo é mentira. Digo para meu pacientes de dor crônica o seguinte. Sua dor sumiu, só não posso te garantir que nunca mais tenha dor. É como ir no dentista com dor no dente por cárie e ser tratado, depois voltar novamente por uma pancada no dente, as "causas" são diferentes, só que a dor é "igual". Existe muita promessa de cura, pessoas falando bobagem sobre fármacos. Enfim, parabéns pelo vídeo Bruno. Meu texto ficou longo, espero que não tenha ficado confuso. Grande abraço 🤗
@puleshow
@puleshow 2 месяца назад
Uma dica: não use IA ou alguma forma automatizada para tratar o áudio da sua voz. Está causando efeito robótico e parece “entupido” o áudio. Ou as vezes está usando algum redutor de ruído, que causa isso. Tá desconfortável ouvir.
@SyCassia
@SyCassia 2 месяца назад
Creio q seja o som de fundo mesmo 😢 ... pq essa é a voz dele está normal...
@janadeboa
@janadeboa 2 месяца назад
O cara q eu gostava cometeu suic... Dava para ver q fazia anos ele nao se tratava e começou tratamento dois anos apenas antes de fazer aquilo. Um sofrimento. Eu sempre tive esperança q o cérebro poderia se modificar mas depois q conheci aquele homem e vi o estado dele... Sei q nada é definitivo. E eu achava q se ele estava mal era pq nao estava se tratando por se abandonar. Depois q comecei a estudar mais sobre o cérebro, ao menos posso tentar melhorar a vida e rever meus pensamento ma sobre as doenças. ❤
@NeuroDescomplicada
@NeuroDescomplicada 2 месяца назад
Sinto muito por tudo isso! Espero que fique bem!
@janadeboa
@janadeboa 2 месяца назад
@@NeuroDescomplicada sim. Obg.
@Joaoalves64839
@Joaoalves64839 2 месяца назад
Bruno tudo bem com você, então eu tenho uma duvida acho que muitas pessoas tem essa dúvida tmb, quando a gente dorme por mais que o cérebro continue trabalhando a parte consciente esta desligada, seria o cortex pré frontal ou não, vc poderia falar sobre isso em um video tmb ?
@NeuroDescomplicada
@NeuroDescomplicada 2 месяца назад
Eu já falei em alguns vídeos sobre o sono! São várias áreas que diminuem sua atividade dependendo do estágio do sono. Mas em outros estágios (como o sono REM) ocorre um aumento de certas áreas.
@glauberzanon3984
@glauberzanon3984 2 месяца назад
Depressão tem cura sim senhor! Agindo no físico e espiritual...
@NeuroDescomplicada
@NeuroDescomplicada 2 месяца назад
Ta bem. Ganha um prêmio Nobel mostrando isso.
@glauberzanon3984
@glauberzanon3984 2 месяца назад
@@NeuroDescomplicada quem me falou isso foi um psiquiatra com 35 anos de experiência.
@NeuroDescomplicada
@NeuroDescomplicada 2 месяца назад
@@glauberzanon3984 pede pra ele ganhar o prêmio Nobel então, já que so ele achou a cura..
@glauberzanon3984
@glauberzanon3984 2 месяца назад
@@NeuroDescomplicada 👍
@danielwinicki
@danielwinicki 2 месяца назад
@@glauberzanon3984 Sugiro vc trocar de psiquiatra, pq ele tá sendo antiético e indo contra o que tá na literatura médica, aquele famoso caso do profissional da saúde marketeiro que só fala o que o paciente quer ouvir. Seria o mesmo que um astrofísico falar que a terra é plana. Ou vc entendeu errado o que te disse.
@andrea22333
@andrea22333 2 дня назад
Eu tô vivendo pro resto da vida😢😢😢😢😢😢😢😢
@renatocastelobrancodasilva2625
@renatocastelobrancodasilva2625 Месяц назад
TOC HA 30 ANOS
@NeuroDescomplicada
@NeuroDescomplicada Месяц назад
Sinto muito por isso!
@leonardosousapires2757
@leonardosousapires2757 2 месяца назад
Eu nem sabia o que era depressão,eu to com 35 anos,tudo era alegria, prazer na vida,e eu falo por mim,tudo começou quando eu comecei a ter insônia, fiquei 4 dias sem dormir,e eu já tava sentindo as consequências, ficar sem dormir e algo sério,como pode,a insônia fazer esse estrago
@TeruNoir
@TeruNoir 2 месяца назад
insônia sozinha é uns 80% da causa dos sintomas, meditação, olhar pro céu claro de manha e solitude fizeram uma diferença enorme pra min
@motiveocerebro
@motiveocerebro 2 месяца назад
Fala Leonardo, bem? Sei bem do que fala o sono é um fator de risco para ter depressão e a depressão é um fator de risco para insônia. O que pode ajudar é terapia, medicação e mudança de hábitos. Se quiser, no meu canal falo um pouco sobre minha história com a depressão. Grande abraço 🤗.
@TeruNoir
@TeruNoir 2 месяца назад
Esqueci de mencionar ser produtivo durante o dia, dependendo do tipo da pessoa pode dar um pouco de angustia ir dormir sem ter feito nada.
@leonardosousapires2757
@leonardosousapires2757 2 месяца назад
@@motiveocerebro poise meu brother,como pode a insônia fazer esse estrago no corpo,minha paixão era ouvir música,e hoje não sinto nada, não gosto mais,eu pesquisei sobre isso,a privação de sono afeta mesmo o corpo,8 meses nessa luta,me dá uma dica,será que vou ter que tomar remédio, antidepressivo,sozinho e difícil vencer
@motiveocerebro
@motiveocerebro 2 месяца назад
@@leonardosousapires2757 a depressão ela não tem uma única causa, os sintomas e o grau depende de pessoa para pessoa. Por texto é difícil explicar tudo, clica no meu perfil e veja que tem vários vídeos e playlist, onde falo sobre depressão, explico e dou exemplos pessoais.
@PauloHenrique-xg2ju
@PauloHenrique-xg2ju 2 месяца назад
Quando a pessoa chega em um estado estável, anterior aos sintomas, não poderia se dizer curada? Ex: tratei uma doença pulmonar esse ano, estou curado. Próximo ano posso acabar tento a mesma doença. Não seria a mesma coisa com depressão etc? Não sei se fui claro skjkk 😅
@NeuroDescomplicada
@NeuroDescomplicada 2 месяца назад
Se for uma doença crônica não transmissível não. Igual a diabetes.
@TeruNoir
@TeruNoir 2 месяца назад
Se for uma doença não psicológica, vc trata até ficar em um estado assintomático.
@renanboston
@renanboston 2 месяца назад
Discordo...
@NeuroDescomplicada
@NeuroDescomplicada 2 месяца назад
Que bom. Mas com ciência a opinião não importa. Só os dados mesmo.
@renanboston
@renanboston 2 месяца назад
@@NeuroDescomplicada Cara, vc é demais, seus vídeos são fodásticos, fiz esse comentário no impulso, concordo que transtornos são diferentes e mais complexos que certas doenças causadas por agentes patológicos e outras causas, que nosso cérebro é complexo, que há série de variáveis envolvidas em transtornos mentais, no nosso emocional, no nosso comportamento (se eu tivesse com a cabeça boa, eu poderia explanar melhor) não leve a mal o tamanho do comentário... meu maior obstáculo foi o toc, tô com 33 anos, esse transtorno atrasou demais minha vida, talvez eu teria me curado, caso eu tivesse tido uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável, não sei dizer qual é a principal causa de certos transtornos mentais, mas uma alimentação equilibrada, um estilo de vida saudável, nutrientes essenciais: sempre serão de lei pra qualquer doença, transtorno, me interesso muito em nutrição, microbiota intestinal, e o impacto de certas infecções, inflamações, toxinas, metais pesados.. sobre a nossa psique, emocional, comportamento... Tenho passado por dias terríveis, o magnésio tem sido meu porto seguro... Sucesso, man, seus vídeos são ótimos, torço muito pra que vc chegue logo nos 100k, e que seu canal cresça muito!!!! Infelizmente a psiquiatria (muito provavelmente) é a área médica menos efetiva, mais limitada, mais controversa, a que menos evoluiu, o cérebro é muito complexo, mas...
@mauricion7521
@mauricion7521 2 месяца назад
o que me libertou dos remedios e da depressao foram anos de terapia.
@NeuroDescomplicada
@NeuroDescomplicada 2 месяца назад
Que bom que está bem!
@TeruNoir
@TeruNoir 2 месяца назад
Pra min foi ambição (muita), budismo, e uma rotina seguida a risca de healthmaxxing
@pranamello2037
@pranamello2037 2 месяца назад
Existem casos sim que se determina o que causou ansiedade/depressão. Casos de abuso infantil, tem varios casos no mundo da música.
@NeuroDescomplicada
@NeuroDescomplicada 2 месяца назад
Gatilho psicológico não determina a doença psiquiátrica como um todo. É extremamente variável. Muitas pessoas passam por traumas e não desenvolvem um transtorno psiquiátrico.
@motiveocerebro
@motiveocerebro 2 месяца назад
Abuso infantil aumenta as chances de ter depressão, não é que vai ter depressão. Isso depende de várias coisas, vou resumir que é uma interação complexa entre ambiente, genética e fatores psicológicos
@cristinainoue6184
@cristinainoue6184 2 месяца назад
Verdade. Crianças que não viveram em um ambiente saudável na infância, ou seja, num ambiente violento, com abusos etc, terão sequelas sim. Há vários artigos nesse sentido...
@Dextiny
@Dextiny 2 месяца назад
Nesses casos falamos de fator desencadeante. As doenças mentais ou psiquiátricas são multifatoriais. Não existe uma só causa, mas vários elementos que desencadeiam o quadro psiquiátrico. O termo em inglês é mental desorder. Em português cunhou-se o termo transtornos nos manuais psiquiátricos. Se fossemos traduzir a palavra desorder podíamos falar em desordem mental: A ideia de desordem mental é exatamente essa que não existe um único elemento ou fator na composição do quadro (transtorno, doença ou mental desorder) mas sim vários fatores que levam a uma desordem mental. Hoje entendemos que esses fatores são biopsicossocial. Variam deis de fatores ambientais, família, cultura e social, como também fatores biológicos e em alguns casos fatores genéticos envolvidos.
@cristinainoue6184
@cristinainoue6184 2 месяца назад
@@Dextiny Obrigada pela explicação!
@asgore
@asgore 2 месяца назад
Pq vc fala rindo?
@NeuroDescomplicada
@NeuroDescomplicada 2 месяца назад
Como assim?
@adrianomota4426
@adrianomota4426 2 месяца назад
Essa questão de ansiedade , depresso, impulsividade,etc,talvez nao tenham cura pq na maioria das vezes e concebida na infância por conta do ambiente? Violência? Ai fica registrado se tornando organico ?
@NeuroDescomplicada
@NeuroDescomplicada 2 месяца назад
Essa é uma excelente hipótese! Na verdade muitos pesquisadores concordam com a relação do desenvolvimento neural e o surgimento de transtornos psiquiátricos.
@TeruNoir
@TeruNoir 2 месяца назад
Reversível
@NeuroDescomplicada
@NeuroDescomplicada 2 месяца назад
@@TeruNoir Se fosse, ninguem tinha depressão....
@TeruNoir
@TeruNoir 2 месяца назад
@@NeuroDescomplicada Reversível ≠ impossível de ter
@NeuroDescomplicada
@NeuroDescomplicada 2 месяца назад
@@TeruNoir reversível significa que qualquer um pode deixar de ter, o que é uma mentira
@elienaitamara2978
@elienaitamara2978 2 месяца назад
O problema de falar que depressão não tem cura, é que por vezes nao nos permitimos nos curar; a gente vive a doença. Eu por exemplo por bastante tempo participei de grupos no facebook e Whatsapp sobre depressão, ansiedade, pânico, bipolaridade entre outros. E dos 6 anos que eu fiquei nesses grupos (2014 a 2020) pessoal nunca ficou bem. Em 2020 entrou a pandemia e piorou, aí desisti dos grupos.
@NeuroDescomplicada
@NeuroDescomplicada 2 месяца назад
Não tem a ver com se permitir. É uma doença como diabetes.
@elienaitamara2978
@elienaitamara2978 2 месяца назад
​@@NeuroDescomplicadaentendo; eu sou diagnosticada há dez anos.
@TeruNoir
@TeruNoir 2 месяца назад
Todos os problemas sem raiz neurológica são curáveis, os de raiz neurológica como depressão e bipolaridade podem ser deixados em um estado assintomático. Quem tem depressão e se permite ser niilista nunca melhora mesmo.
@janadeboa
@janadeboa 2 месяца назад
​@@TeruNoirdepressão nao tem raiz neurologica mas ela é degenerativa e em pacientes com mais de dez anos sem tratamento tak ez seja necessário a cirurgia ou eletrochoque q eu nao sei se ainda se uaa. Mas vc falar q a pessoa é niilista... Da impressão q a pessoa controla e nao é assim.
@TeruNoir
@TeruNoir 2 месяца назад
@@janadeboa Todos os niilistas tem comportamento depressivo, tendo depressão ou não.
Далее
Como o TRAUMA muda o CÉREBRO para SEMPRE
7:53
Просмотров 3,1 тыс.
COMO É O CÉREBRO ANSIOSO?
7:20
Просмотров 25 тыс.
Fluoxetina - Visão do Neurologista Sobre a Fluoxetina
38:09
9 FATOS SOBRE TRANSTORNOS MENTAIS
10:31
Просмотров 118 тыс.