Mano, só pela humildade do cara de responder todos os comentários, até mesmo os desrespeitosos, e ainda ser educado, já merece a minha inscrição e meu apoio. Tudo isso fora os ensinamentos muito bons e corretos sobre o choy lay fut e kung fu em geral.
Muito obrigado, Nathan! Fico lisonjeado com o seu comentário, se arte marcial não for capaz de ensinar respeito, então tem algo errado né?! 😉 Todos devem saber ser respeitosos, mas os artistas marciais ainda mais! Obrigado demais pelo comentário!
@@ewerfreitas Wushu ou vulgo kung fu, isso só funciona nos filmes. P.S o MMA é quase próximo de uma situação real e o kung fu é como kata do karatê é só uma luta imaginaria.
Ué! Mas os primeiros UFC não tinha regras por muitos anos. Lutadores de Kung Fu foram participar também, mas tiveram pouco sucesso. Acho que dizer que KF não tem sucesso por causa de seu objetivo "violento" à vida não cola. Acho que seria mais honesto reconhecer que para o UFC e MMA simplesmente não é eficiente. Até mesmo porque o MMA é o que mais se aproxima de uma defesa em briga. Até as luvas favorecem pegadas e agarroes. O boxe chinês é muito bom e não fica longe do Muay Thai em uma competição.
Eu fui introduzido como tantos ao Kung Fu através da série de televisão Kung Fu nos anos 70 com o protagonista sendo um monge Shaolin. Anos depois descobri a filosofia de Morihei Ueshiba criador do Aikido que descreveu esta arte marcial em que o intuito é de proteger o seu adversário de si mesmo, como a luta até a morte entre o seu próprio eu baixo com o seu eu alto. Com técnicas letais é relativamente fácil matar ou aleijar seu oponente, mas como o Kung Fu ou o Aikido ensina o verdadeiro Mestre marcial é aquele que vence a si mesmo. 🙏
Bem lembrado! As técnicas de chin na podem sim ser utilizadas nesse caso, e acredito que até já tenham sido usada, não no UFC em sim, mas no cenário do MMA. Valeu pelo seu comentário amigo!
O Kung Fu já foi adaptado para ser utilizado no MMA através do sanda, não apenas no MMA como também como uma tentativa de se adequar às modalidades olímpicas. Agora se adaptar ou não ao MMA não deveria ser régua para considerar uma arte marcial boa ou não, afinal de contas o intuito das artes marciais desde o começo é a defesa pessoal, e não o esporte em sí. Mas entendo seu ponto de vista!
Cung Le tá aí pra refutar teu ponto de vista... Aliás, já parou pra pensar em como o UFC e campeonatos de MMA ocidentais tem seus preferidos?! A maioria das regras do UFC são pra proteger o jiu-jitsu kkkk. Sem cotoveladas, nada de golpes mas gostas quando em uma determinada quantidade de apoios, sem manipulação de juntas pequenas, nada de bater estaca... Não é a toa que no Pride e no One FC lutadores de jiu-jitsu sofrem... O problema aqui não é a arte marcial, mas sim o contexto no qual é utilizada. Um lutador de Kung Fu ou Krav Maga tem mais vantagem em uma briga de rua do que um lutador de jiu-jitsu, mas se vc muda isso e coloca esses dois caras em um octógono em Las Vegas, as coisas mudam e ficam exatamente o contrário.
@aquestao8815 foi muito cirúrgico no seu comentário agora, concordo plenamente! De modo geral, arte marcial é tipo uma ferramenta, cada uma tem seu uso, seu contexto e etc.
Nenhuma arte marcial entra no MMA sem passar por modificações. O Sanda é a modificação oficial do kung fu pelo governo chinês como modalidade de luta esportiva desde a primeira metade do século 20. Há uns 7 ou mais lutadores no MMA que vêm do Sanda. Poderia ter mais, mas ao que me parece, como a maioria está na China, eles preferem as competições de artes marciais mixas que eles possuem lá no Oriente, e aquele é um outro mundo.
É o seguinte, treinei Kung fu tradicional de 1987 até 1997 e digo que, LUTAR DE VERDADE, só aprendi no SANDA (Boxe chinês). Dois anos de Sanda valeram os dez de kung fu tradicional. O resto é conversa fiada porque na década de 80 e 90, antes do MMA, os Gracies embolaram na pancada TODOS os lutadores, fossem Karatecas, capoeiristas, tudo quanto foi estilo de Kung fu e tals. Lembrando que nessa época era VALE TUDO, não tinham regras, luvas ou protetores e a galera podia usar o golpe que quisesse.
Cara, legal o que tu comentou, e bem que faz sentido… a verdade é que sendo professor de Kung Fu, mas também de boxe chinês, eu conheço inúmeros professores de Kung fu que não são capacitados pra ensinar ninguém a lutar, isso por que não entendem o que fazem e ficam apostando em esoterismo e querem chamar de arte marcial. Agora, sim! Os gracies são lendas e nenhum lutador pode em sã consciência negar isso, eu não pratico bjj mas respeito demais pq sei da eficiência dessa arte marcial, mas de modo geral não dá pra dizer que a eficácia de uma arte marcial está na arte marcial em si, vai muito da dedicação e garra do praticante. Mas fico triste em ver quanto que um professor picareta de Kung Fu pode esfregar uma arte marcial. Valeu pelo seu comentário,mano!
No referido campeonato valia chutes no genital ? Não. Valia dedo no olho ? Não. Então, tinha sim, regras. O próprio Victor Belfort já deu entrevista explicando que as pessoas interpretavam errado a expressão "Vale-Tudo". Nas próprias palavras dele, a expressão não significava que era sem regras, mas que "Vale-Tudo" significava que "valia todas" as artes marciais. Já em relação a ter aprendido a lutar de verdade no Sanda, não tenho como discordar, pois é algo que só você pode dizer onde aprendeu. E concordo que tem muita teoria e fantasia nos ditos estilos tradicionais. Mas também tem muita coisa útil/prática, vai depender de quem a pessoa está recebendo as instruções. Não só em questão de ser um profissional idôneo, mas também da abordagem adotada. Pois mesmo entre professores que são sérios, há aqueles que adotam uma abordagem onde mais da metade do treino é só voltado para condicionamento físico e coreografias dos katis. Particulamente estava muito desiludido com o kung fu por causa disso. Não queria nem saber de conversa com a arte. Até que pude observar melhor o estilo Choy Le Fut (anteriormente só havia ouvido falar) e ver como ele tem vários aspectos práticos para defesa pessoal.
@@AlexanderSkowisk sim, é triste ver que resumem Kung Fu a coreografia, dou graças a Deus que fui introduzido ao CLF porque vejo inúmeras bizarrices no mundo do Kung Fu, espero que com muito esforço eu possa tornar o CLF mais conhecido e mudar a visão que as pessoas tem do Kung Fu! Obrigado por contribuir com seu comentário! Muito bom! 🫸🏼🤛🏼🐉
Sempre fui 🥰 no Kung fu,fui praticamente de Kung fu garras de Águia, Shaolin,wing chun. Hoje sou Faixa preta de Karatê Kuokushin,mas confesso que 30 anos após meu primeiro contato com o Kung fu, ainda tenho plano de voltar a praticar,pelo simples fato de amar a filosofia dessa linda arte.
Meu amigo, é só se adaptar as regras do ufc. Não tem kung fu porque lutadores oriundos do kung fu não tem habilidade no chão. E entrar no ufc sem saber chão é uma temeridade muito grande. Qual a luta que todo mundo teve que aprender para entrar no vale tudo? Jiujitsu. Não precisa falar mais nada, é só constatar os fatos.
Na verdade ja tivemos lutadores de MMA oriundos do Kung Fu (como o próprio Cung Le) que foi campeão dos médios do antigo evento StrikeForce (antes deste ser absorvido/comprado pelo UFC), alias o próprio chegou a lutar e se aposentar como atleta do referido evento! Pena ele não ter migrado mais cedo para o MMA, chegou com uma idade avançada no esporte e mesmo assim se consagrou campeão - na modalidade - e tb fez grandes lutas no maior palco de eventos do mundo (UFC), porém ficou aquela sensação de queríamos mais anos de atividades de atletas vindo do Kung Fu e com o potencial semelhantes ao dele! Com lutas emocionante e golpes plásticos.
A impressão que tenho é que muitas vezes quando se fala de “Kung Fu no ufc” as pessoas esperam ver apresentações de taolu no octógono, ou demonstrações cinematográficas, mas sim… tem muito do Kung Fu no mma de modo geral! Valeu demais pelo comentário Danilo!!
O kung fu almarte maciel muito boa eficiente serve para combate real e para o esportivo e principalmente para defesa principalmente,e no UFC o kung fu tradicional é pode ser usado suco bloqueio de defesa ajoelhada variedades de chutes e detalhes kung fu também tem luta de solo queda projeção o kung fu é muito eficiente as demais artes marciais serve para combate real para o esporte ou para defensa pessoal é mas infelizmente no UFC não permite kung fu tradicional mesmo obedecendo as regras UFC recheio de regras mas o kung fu muito bom eficiente
Isso depende muito de escola para escola, de estilo para estilo e etc. mas a média é de 10 a 15 anos. É claro que você vai encontrar lugares em que leva menos tempo, mais tempo. Pq tudo depende de como a pessoa se desenvolve como aluno primeiro.
Esqueceu de falar que aquele Kung Fu bonito e impressionante que agente vê em filmes e animes, infelizmente não existe, é pura ilusão. Tanto é, que não há e não lembro se já houve algum lutador Chinês campeão do UFC, ou ao menos relevante no evento.
Isso é real, como falei no outro comentário, Kung Fu é uma arte marcial como qualquer outra com socos, chutes e etc… o que difere na verdade é a cultura envolvida…
O kung fu ele n esta no mma pq os praticantes simplesmente n focam nisso, o kung fu tem tecnicas de derrubada, tecnicas de torçoes, golpes de impacto e golpes nos pontos vitais(olhos testiculos e garganta) se vc tirar a ultima parte n vai retirar nem 10% de td oq tem pra oferecer, o problema é q o bruce lee contaminou os estilos e hoje não temos lutadores de kung fu e sim pseudos bruce lee's
Kung fu como tai chi é 90% grappling, estilos como clf é 70% strike, estilos como o garra de aguia é 60% grappling, e sao treinados para serem aplicados desta maneira . Porem quando voce ve torneios tradicionais voce apenas ve a famosa faca do pé do bruce lee e giratorias independente se o praticante é de estilos do sul ou norte, sendo que a principal caracteristica do kung fu é as quedas como contra ataques
Cara, você levantou um ponto muito legal, um dos maiores ícones do Kung Fu também é um dos maiores problemas, ou melhor os que acham que serão os próximos Bruce lee são um problema na real. Obrigado pelo comentário! Fique bem! 🫸🏼🤛🏼
Nossa mano COMPLETAMENTE ERRADO.. kung fu não é só golpe baixo (olhos garganta etc) O próprio soco martelo de cima pra baixo é muito utilizado no mma quando o oponente tá caindo e vc quer nocautear E eu não entendo pq as pessoas acham que golpes baixos são tão úteis eu acho o contrário eles são mais inúteis que golpes normais Exemplo vc pode treinar um jab que nocauteia, vc pode treinar com colegas testando seus reflexos em sparring e ninguém precisa se machucar Agora compara isso a um dedo no olho cara não tem como treinar isso em sparring pq alguém vai fica cego Aí parabéns vc tem uma técnica super letal que não dá pra ser treinada sob pressão... Muito melhor aprender um soco normal Outro exemplo é o Anderson Silva que não exatamente é kung fu, mas ele usa muito wu shu parece e funciona
Muito bom seu comentário mano, e eu concordo, porém se eu puder complementar, acredito que haja dois lados a arte marcial pra luta com golpes “contundentes” e o lado da defesa pessoal, que seriam mais os golpes baixos… Realmente é difícil treinar esses golpes em sparring, mas eles geralmente são pra situações em que o combate propriamente dito ainda não começou. Agora uma pena é que seria legal termos um representante do Kung Fu no UFC mesmo, como foi o Lyoto Machida para o Karatê, espero que ainda vejamos isso. Fico feliz de ver que você aparentemente tem apreço pelo Kung Fu, e agradeço muito o tempo que você tirou pra contribuir com seu comentário, e agradeço também por manter o respeito acima de tudo! Satisfação, @boyinalabcoatboyinalabcoat396
Concordo em partes com a sua visão, karatê e muay thai podem ser muitas vezes trocados por outras artes marciais, a depender do gosto do atleta, do lutador. Agora no chão mesmo, até hoje eu acredito que não tenha outra arte marcial tão forte quando bjj mesmo… Valeu pelo seu comentário, mano!!
Todas as vezes que assisto um filme de luta dos eles fazem sentido quer seja de : jiu-jitsu, capoeira, karate etc.. Mais o filme é de kung-fu e uma bizarrice 😂 Os caras zoam , chegam até a lutar no ar😂 Não condiz com nada real muito menos possível de ser feito. E quando é na real : dedos jos olhos, chute nos genitais etc.. Me desculpe, na minha opinião isso não é arte😢
Isso eu boto fé, o que mata o Kung Fu é esse misticismo que vem dos filmes e daqueles vídeos de “mestres” derrubando 30 caras com o poder da mente… pq no final das contas Kung Fu é uma arte marcial como qualquer outra que tenha socos, chutes e etc…
Isso ai se chama wushia é baseado em romances antigos com super herois, os torneios de kung fu tradicional n existem mais e se existem sao pouco conhecidos mas voce pode procurar "guoshu" ou "kuoshu" tem um highlight q é até relativamente novo mas em geral td parou la em 2010
Na verdade o MMA não restringe o Kung Fu! Voce pode usar sua base ou ate mesmo seus golpes, desde que não aplique os golpes não permitidos em regra publicada.
Tem muito mestre falso de Kung Fu por aí, que acaba por denegrir a imagem da arte marcial, ainda mais esses “mestrões” que apostam no exoterismo e ficam querendo forçar um misticismo na arte marcial
Pra dizer a verdade o Kung Fu teve no UFC mas foi derrotado pelo jiu-jitsu brasileiro pelo Royce Gracie ina segunda edição mas tem o sandaar que um kickboxing chinês agora vem esse papo ha porque não pode dedos no olho chute no saco ai besteira o kung fu não sabe da um soco um chute uma queda ou finalização como chave o problema que o kung fu foi participou e perdeu
@MauroLeal-rb2bt valeu pela contribuição no comentário. Todo mundo sabe, e é inegável a qualidade do Bjj dos gracie e tudo que eles conquistaram, mas meu vídeo não é sobre isso, mas eu também já vi muito “jiujiteiro” perder pra várias outras artes marciais, incluindo Kung fu, pq no final, não se resume a arte marcial mais eficaz ou não, e sim ao melhor lutador. Mas novamente, obrigado pela contribuição!
@@ewerfreitas nada haver o Jiu-jitsu escovou várias vezes os lutadores de Kung Fu e foi por isso que foi criado o UFC pra mostrar a eficiência do jiu jitsu brasileiro e mostrou né o Royce ganhou três edição do evento e qualquer lutador pra entrar no MMA tem que saber um pouco de jiu-jitsu brasileiro ser não quando a luta for pro chão já era o jiu-jitsu e umas das luta base do MMA junto com boxe mui Thay kickboxing e wrestling
Eu boto muita fé no que você tá dizendo, se a luta for pro chão não tem pra ninguém, mas já vi inúmeros casos da luta não chegar no chão sacou? Eu acho bjj extremamente eficiente, mas nem sempre a luta vai pro chão, agora, se for, prepara pra conhecer papai do céu mais cedo!
@@ewerfreitas e verdade nem sempre a luta vai pro chão e por isso é bom aprender trocação e o cara da trocação aprender luta agarrada porque mesmo tem cara do jiu jitsu que finalizar o adversário em pé mesmo com mochilada pelas costas e dando mata leão ou guilhotina mas e bom todo estilo de luta vê o Lyoto foi campeão do UFC usando o karatê Deivid Figueredo usando jiu-jitsu boxe e luta marajoara tudo vale só basta adaptar o jogo pro MMA
Sim, com certeza! Eu acredito que sempre teremos “lendas” em cada uma das artes marciais, aquele lutador que fez, faz ou fará história com a sua arte marcial. Mas tudo é necessário adaptação para se encaixar no esporte em questão! No final das contas quem ama mesmo arte marcial de modo geral entende que cada uma tem seu propósito… Ha quantos anos você pratica Bjj já @MauroLeal-rb2bt ?
O resultado de qualquer luta vai depender mais da pessoa que está lutando do que do estilo de luta dela. Eu já vi cara de jiu-jitsu, muay-thai, boxe, karatê , kung-fu etc levar uma surra bonita e já vi outros caras dos mesmos estilos baterem muito. A verdade é que se você for um idiota, nenhuma arte marcial do mundo vai te transformar em um Anderson Silva.
O Kung Fu tradicional tem uma ótima filosofia, disciplina,respeito, honra etc. Para este propósito é super eficiente, gera ótimos indivíduos para convivência social. Porém a filosofia não desenvolve lutadores e técnicas adequadas para um combate mais próximo da realidade. Não digo que seja ruim por causa disto, tudo depende do objetivo que se tem ao procurar alguma modalidade de luta.
Entendo a sua visão, porém ela é equivocada, estilos mais antigos de Kung Fu podem se enquadrar bem nessa definição que você deu, mais estilos mais recentes como Choy Lay Fut e Wing Chun são extremamente eficientes pra luta, sempre a depender de como o professor ensina e de qual a intenção do aluno com a devida arte marcial, ou seja, como você mesmo disse tudo depende do objetivo que se tem ao procurar uma modalidade de luta. O problema está na visão que se criou ao longo dos tempos de que Kung Fu é só filosofia (e quanto a isso atribuo a culpa a professores descapacitados para o combate e aos picaretas que existem no meio). Mas de qualquer maneira, muito obrigado por contribuir com seu comentário! E obrigado por manter o respeito acima de tudo! Fique bem! 🫸🏼🤛🏼