O único problema de fazer críticas apenas sobre que o público escolhe, é que a maioria (esmagadora) das pessoas se limitam á votar nos filmes que são rentáveis ou que esteja dentro da cultura pop, e acabam por se limitar a aqueles filmes batidos e perdem a oportunidade de conhecer obras passadas. Ainda bem que temos canais como o super oito que faz um esforço para apresentar pontos fora da curva. Obrigado Otávio por mostrar quem muito mais além daquilo que nós cerca.
"Torcer o nariz por um filme da década de 80?" Cara,eu torço o nariz pra grande maioria dos filmes de terror atuais!O Enigma de outro mundo é um clássico!
Eu juro, quando eu terminei o filme, eu me senti na obrigação de bater palmas, algo de dentro de mim, e lá estava eu, às 05:30 da manhã batendo palmas para o final do filme, simplesmente veio de dentro de mim essa vontade.
John Carpenter era sinistro mesmo ele inspirou 3 games dos dias de hoje com seus filmes... Tipo O Enigma Do Outro Mundo inspirou os monstros de Residente Evil e também o Dead Space... E Os Aventureiros Do Bairro Proibido inspirou Mortal Kombat...
@@bhryanviniciusdavinci3127 sim, eu sei, deveria ter especificado mais (mas o Snake em si já é a coisa mais icônica de Metal Gear). E o visual do Ocelot supostamente é baseado no próprio John Carpenter.
A história parece lembrar o livro "E não sobrou nenhum" ou "O caso dos dez negrinhos" de Agatha Christie. São dez pessoas presas numa ilha que vão morrendo pouco a pouco e precisam descobrir quem está matando os companheiros. O livro é muuuuuito bom, e há um filme em preto e branco que é maravilhoso.
Respeito as opiniões contrárias, mas, na minha opinião, "O Enigma do Outro Mundo" é o melhor filme de terror/ficção científica dos anos 80 e a cena inicial da perseguição do cachorro é a mais marcante daquela década.
Pra mim é o melhor filme de terror já feito, mesmo tendo 15 anos e infelizmente não tendo a oportunidade de ter visto no cinema ainda assim amo esse filme
Simplesmente um dos filmes da minha vida. Assisti pela primeira vez quando era garoto ainda na década de 80 e nunca mais me esqueci. Hoje o tenho guardado com muito carinho.
@@mamaefeliz8778 o cara entra no banco e solta essa frase icônica "I have come here to chew bubblegum and kick ass… and I’m all out of bubblegum" Que fica: "Eu vim aqui para mascar chiclete e chutar bundas ... e estou sem" chiclete"
Otavio sobre a chave do banco de sangue existe um detalhe, mais cedo no filme é mostrado o Windows derrubando uma molho de chave, e nessa hora quando eles estavam discutindo quem estava com a chave ele surta e vai pegar uma arma pq ele se da conta que ele viraria o culpado quando alguém lembrasse que ele foi o ultimo a ser visto com ela.
@@negoveidearunda3650 ao longo de anos amigo kkkk assisti pela primeira vez tinha 15 anos hoje tenho 30, todo ano assisto uma vez, algumas ocasião mais de uma vez por anos, sabe né?! Assistir com amigos aí acabo assistindo lógico kkkk.
Justamente por essa capacidade da criatura de ser qualquer um deles que deixa o filme legal,sempre aquela tensão. Isso faz a gente trazer muito pra vida do dia dia da gente,pois sempre tem alguém que querem ferrar cona gente só porque não foi com sua cara e muitas vezes passam por amigos
outro detalhe sobre a cena do teste de sangue: quando o Mcready explica sobre o teste, ele diz algo como "vamos saber quem é a coisa". durante essa fala a camera da um zoom no rosto do palmer, revelando quem é o alien antes do teste.
eu vi esse filme esse ano. Fantástico! Com muitas influências de "as Montanhas da loucura", conto de H.P Lovecraft, o GÊNIO do terror cósmico. Além de que influenciou vários outros filmes.
Pegou minha sugestão, seu lindo, meu pai me recomendou esse filme várias vezes mas eu tinha preguiça de ver, ai só via os filmes mais atuais, vi esse ano, provavelmente um dos meus filmes favoritos hj
Otávio Assite novamente VC verá Gary perder a chave antes da destruição das bolsas de sangue. Da p ouvir elas caindo. O filme é cheio de micro detalhes e pistas.
A mais perfeita combinação de sub gêneros do terror como gore, terror psicológico, body horror e horror cósmico já feita pelo cinema, resultando em um dos filmes mais assustadores de todos os tempos. Aliás, nesse último subgênero, o horror cósmico, é disparado o melhor filme já feito, pra Lovecraft nenhum botar defeito.
Vc citou o de 2011 mas eu até recomendo assistir ele primeiro e depois o de 1982, pq o de 1982 é continuação do de 2011, claro que o mais antigo é superior que o mais novo mas é legalzinho.
Esse filme é maravilhoso! Um clássico da ficção científica e do terror. Assisti há uns 20 anos, quando passou na tv, no Supercine. Sempre achei o máximo e fiquei surpresa com o fato de ter sido um fiasco de bilheteria e de crítica. Realmente o povo de 1982 não tinha visão! Kkkk
AMO ESSE FLME...PRINCIPALMENTE PELO FATO DO PROTAGONISTA TER FEITO AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO Q E O FILME DA MINHA GERAÇÃO...ATE ATUALMENTE O VI...NAO SEI SE VOU SER VISTO NO MEIO DE TANTOS ESCRITOS, MAS SE VC FIZESSE UM SOBRE UM FILME QUE ADORO, SERIA O OLD BOY, PRIMEIRA VERSAO...DALE...TENTEI HAHHAHA IA FICAR SUPER ORGULHOSO DE VER UM VIDEO DO OLD BOY AQUI NO SEU CANAL...OUTRO DESABAFO...VC SERIA O CARA Q EU IA QUERER ANDAR JUNTO NA HORA DO RECREIO...SUCESSO...VC MERECE ABRAÇO DA FAMILIA CAMPOS
Eu tenho a leve impressão de que, todos, ou a maior parte dos filmes cujo o Otávio fala à respeito nos vídeos de “Super vale criativa social”, ele discretamente fala, na verdade, à respeito de seus filmes favoritos de todos os tempos em toda a sua vida...
Assisti esse filme em julho, e de fato é uma referência. A cena em que eles estão sentados e amarrados pra fazer o teste sanguíneo é de arrepiar. Ótimo filme.
Se eu pegar um tempo pra assistir esse filme mesmo hoje, ainda vou me impressionar, dizem que na epoca de lançamento(1982) pouca gente notou, mas pqp...pra época, foi um puta Filme.
OTÁVIO, AÍ SIM. ESSE É UM DOS CLÁSSICOS DO CINEMA. UM DOS FILMES DA MINHA VIDA. TUDO É LEGAL, O CENÁRIO, A FOTOGRAFIA, A ATMOSFERA. O ISOLAMENTO DELES. O FRIO. A TRILHA SONORA. AGORA PEÇO A VOCÊ QUE FAÇA UM SUPER VALE CRÍTICA DO FILME "NAVIO FANTASMA". PARABÉNS. TAMO JUNTO.
Otávio, é importante dizer que: O doutor não haje de maluco do nada, ele percebe que se o sangue da criatura sair dali, a raça humana chegaria ao fim com certeza.
Achismo dele, tem um livro contando a história na visão da coisa, devido a "inferioridade" dos humanos ela tentou por si própria sair do planeta. Sendo que na prévia de 2011, uma coisa teve a chance de escapar, mas ela se transformou dentro do helicóptero...
@Walter White não, ela teve essa chance no 1° filme, de assimilar toda a humanidade, pois já estava saindo da base no helicóptero . Mas preferiu destruir, pois o objetivo dele era apenas sair da terra.
@Walter White pra ela tentar construir outra nave e sair, a premissa do filme de 1982 deixou claro isso. Sem contar que a coisa poderia assimilar todos ali apenas com toques de mão, e ela não fez.
Ugá, ótima crítica, como de costume! Sugestão: A Hora do Espanto - Produção de 1986, se bem me lembro. Protagonismo do Chris Sarandon e do William Ragsdale e participação luxuosa do Rod Mc'Dowel. Filme ótimo no gênero Terror e biscoito fino no sub gênero dos vampiros. Eu adoraria saber o que você tem a dizer sobre este filme. A versão mais recente, segundo penso, é uma porcaria.
Muito bom filme, ótimo vídeo! Mais 2 curiosidades: 1: o filme de 2011 não é remake , é temporalmente antecedente. Mostra de onde veio o Husky que inicia o filme de 82, e os evento ocorridos . 2: no Brasil, foi infelizmente lançado nos cinemas na mesma semana de ET, sendo totalmente ofuscado...
Assisti pela primeira vez esse filme eu tinha 10 anos , tremi de medo , depois de velho ( eu , kkkk ) assisti denovo agora nos meus 44 anos e assisti a regravação em 2011 , pra mim continua perfeito , parabéns pelos os seus comentários sobre filmes Otávio
Confesso que tinha assistido o de 2011 primeiro. Pensei: Nossa, que final vago, o cachorro correndo e os caras com helicóptero atrás. Depois de um bom tempo quando o filme começou, vi o cachorro e pensei: MAAAAAANOOOOO
@@skrillex7808 o de 2011 é uma prequel. O cachorro correndo no final desse é o mesmo que fica com os principais no filme antigo. O final do filme novo é o começo do antigo
É um filme de Horror, não de Terror, Horror é quando você meio que fica, enojado, agonizado, coisas do tipo, Terror é quando você tica com medo, ele te traz a sensação de medo...
Eu também uso oi fibra, de 200 mega. É bom mesmo. E eu não gostava da oi. Eu achava muito desorganizada. Mas agora eles melhoram o atendimento. E realmente estão fornecendo um serviço de qualidade.
Esse é meu filme de terror favorito. Perfeito do início ao fim. Obs: a editora Diário Macabro publicou o livro aqui no Brasil (fiz uma resenha pro blog deles hahaha)
Foi excelente a escolha desse filme pra análise. Desde que assisti ele em 1989, já havia ficado fã do gênero de Terror, tanto que guardo até hoje, não sei o porquê, uma fita VHS original deste filme. Parabéns Otávio. 👏👏👏
O filme que fizeram depois foi sobre o que aconteceu antes do Enigma de outro mundo (um prólogo). O segundo filme termina onde começa o primeiro filme.
Baseado na novela "Who Goes There?"(1938) de John W. Campbell (Atualmente com versão em português). Tanto o livro, assim como as duas versões; "O Monstro do Ártico (1951)" e " O Enigma do outro mundo (1982) são memoráveis.
Realmente uma pena que o final tenha sido "solucionado", pois aquela pulga atrás da orelha sobre a identidade dos dois últimos sobreviventes era a cereja do bolo (ou o morango, já que não gosto de cereja).
Otávio, assisti a este filme a primeira vez com 15 anos. Depois disso, já o revi diversas vezes e sempre me surpreendo com os efeitos visuais e com a forma como o roteiro conecta todos os personagens! É um filme fantástico!
Procurem aqui mesmo no RU-vid a trilha sonora completa desse filme "The Thing (Complete Score) Ennio Morricone" e escutem nos fones de ouvido no quarto fechado à noite com luzes apagadas.
E uma obra de arte que fascina e assusta. Os conceitos eram muito avançados para início da década de 80. Uso do computador na análise e simulação da possível propagação do organismo solto no mundo. Fantástico.
Quando assisti esse filme a primeira vez era adolescente e lembro que fiquei apavorada. Reassistir novamente há alguns dias atrás e não posso negar, é um ótimo filme. Uma pena não ter sido tão valorizado na época de seu lançamento.
Pergunta: Mesmo eles sabendo que essa criatura pode assumir forma de qualquer um deles, por quê será que esses idiotas insistem tanto em se separar, mesmo quando eles tem a plena certesa de que ninguém naquele lugar é a criatura??? Resposta: Roteiro.
A graça do final é justamente o mistério de um sobrevivente não saber se o outro é o alienígena ou não, além do fato deles se odiarem. Qualquer tentativa de explicar esse final estraga esse conceito. Por isso sou contra haver continuação com estes personagens, apesar de ter o jogo com roteiro canônico.
Acho q valeria ressaltar um micro prólogo, já na abertura: ao vermos a nave caindo na terra há fica estabelecida o envolvimento alienígena. Num tempo em q as sinopses tinham poucas linhas e tudo q se sabia dependia de trailers eventualmente assistidos fez e enorme diferença na criação da expectativa do "quando" e "como", já q "o que" estava estabelecido. Foi um suspense a mais q pude sentir ao assistir
A sensação que você teve depois de assistir esse filme foi a mesma que a minha. Achei muito estranho não haver tantas menções a esse filme. Quando ia assistir pela primeira vez não dava nada por ele, depois de terminar, se tornou um dos meus filmes favoritos do gênero. Os efeitos realmente impressionam até hoje.
Assisti este filme pela primeira vez aos 9 anos, achei simplesmente fantástico, naquela época, sem internet, videocassete, precisei aguardar anos até passar novamente na TV, na madrugada, fiquei acordado para não perder, assisti o inicio e acordei no final, peguei no sono logo no início. Tempo que não volta mais.