Tudo na segurança é uma troca: Praticidade X Segurança> Como diria um colega de trabalho meu: "Se vc quiser a casa mais segura possivel é só fazer 4 paredes e um teto, sem porta nem janela... seguro vai ser, só que nem vc mesmo entra"
Olha que legal, eu ultimamente venho dando uma acompanhada na história do snowden e me surge esse vídeo kkk :) Eu tô achando esse cara incrível pela humildade e história...
Rapaz... que curiosidade me bateu agora! Vou testar no meu HP 246 g6 com 16gb de RAM e dois ssds! Depois conto o resultado. Eu que tenho curiosidade nessa área de cibersegurança, vou depois testar o Kali Linux tb! Valeu, Dio!!! Boa dica!
Kali prepare-se para umas dor de cabeça ai viu. Sugiro olhar também os seguintes sistemas hacker ético parrot os security, fedora security e se se interessar por computação forense da uma olhada no caine que é uma distro focada em computação forense.
Muito legal a proposta, já pensava em algum momento rodar um hypervisor com várias vms no meu computador pra ter esse tipo de separação. Queria ver um dia algo parecido nesse sentido pra rodar as VMs do KVM seria bacana também.
Parece ser um sistema genial! Aliás, todas as soluções baseadas em virtualização são. Só que para a grande maioria dos usuários, é uma bazuca para matar uma formiga! Ele tem uma aplicação mais adequada para modelos de ameaça mais complexos.
Gostei da proposta. É o tipo de coisa que se a pessoa precisar, já sabe que tem. Acesso ao seu Internet Baking, é uma das possibilidades que veio à mente de imediato. Se tiver de msis de um banco, pode ter em VM diferentes. Deve exigir um bom setup para um número considerável de VM, mas com certeza tem nuitas utilidades.
Fiz algo parecido... arch como base e virt-manager, e uso vms para cada atividade... windows p estudo, pq preciso do teams p faculdade, kali p estudo de cybersecurity, debian... essa ideia é muito boa. Outra coisa q eu tbm to fazendo é criar clones das maquinas de estudo de cyber. Se uma der problema, deleto e subo uma nova na hora. Ah, minha esposa trabalha em banco e home office. Criei um windows so p ela trabalhar em vpn com o banco. Dessa forma fica sim mto mais seguro.
A ideia é ótima, pena que a parte gráfica fica ruim por ser virtualizado. Me parece que seria legal até pra trabalhar, tipo ter uma máquina do trabalho e uma pessoal na mesma máquina. Mas sabendo como fica o vídeo em VM, não me animo.
Muito pertinente esse video. Ja tentei rodar esse sistema no Virtualbox mas não funcionou, não sei o porque. Parece sim ser eficiente e vale a pena ter um SSD dedicado só para ele no computador.
Oi Dio, tudo bem? Eu conheço um rapaz muito proativo, e ele constroi algumas coisas genuinamente úteis usando bash para administração de servidores linux. Principalmente se tiver apenas o terminal. Eu gostaria de saber uma coisa. Como a gente poderia fazer pra publicar essas mudanças, e participar na contribuição do linux para a comunidade? Sei que são coisas úteis, mas nunca vi isso no Kernel? tem algum lugar onde posso encontrar um documento para estar com as alterações de acordo com o Kernel? tem alguém que pode fazer um Review do código? Como a sua comunidade principal é curiosa quanto a linux. Gostaria de pedir um vídeo sobre qual é o caminho ideal para poder participar do desenvolvimento do Linux, oferecendo códigos úteis que quem sabe podem ser implementadas em uma Distro oficial do Linux. Fico no aguardo!
O Tails tem uma proposta mais pra segurança no acesso à internet, e portabilidade, claro, com menos preocupação com o SO (seus programas que rodam em si mesmo), enquanto o Qubes se preocupa com acesso à internet (tem isso com o Whonix), claro, mas separando (em máquinas virtuais) fortemente os aplicativos em execução internamente, algo meio paranoico e importante pra quem deseja separar as atividades numa máquina apenas, por exemplo, alguém que programa e testa virus/malware, ao mesmo tempo quer ter lá seus arquivos pessoais, fotos da familia, documentos, logar em sites identificado, um uso de gente normal 🤣, o que evita aquele setup hacker de filme onde o cara tem uns 5 pcs pra coisas diferentes, com o Qubes tem como colocar tudo num só, obviamente, exige uma atenção enorme e boa máquina
O Tails tem uma proposta mais pra segurança no acesso à internet, e portabilidade, claro, com menos preocupação com o SO (seus programas que rodam em si mesmo), enquanto o Qubes se preocupa com acesso à internet (tem isso com o Whonix), claro, mas separando (em máquinas virtuais) fortemente os aplicativos em execução internamente, algo meio paranoico e importante pra quem deseja separar as atividades numa máquina apenas, por exemplo, alguém que programa e testa virus/malware, ao mesmo tempo quer ter lá seus arquivos pessoais, fotos da familia, documentos, logar em sites identificado, um uso de gente normal , o que evita aquele setup hacker de filme onde o cara tem uns 5 pcs pra coisas diferentes, com o Qubes tem como colocar tudo num só, obviamente, exige uma atenção enorme e boa máquina
Acabei de tentar instalar mas tá dando erro no barramento do controlador da USB, se alguém tiver tentando com a versão 4.1.2 e tiver o mesmo problema da um salve aí pra ajudar o brother aqui
Vcs assistiram o filme do Snowden ? Será que aquela história dele ter entrado pro exército é verdadeira ? As pernas do cara quebraram igual um palito de fósforo, imagina, carregando uma mochila operacional com a metade do peso cara todos os dias.
A gente chegou a falar sobre no Diolinux Labs (nosso outro canal), mas não tem muito o que dizer. É uma droga pra praticamente todos os devs, mesmo que a Unity volte atrás seria bom ter uma alternativa em mente, se for open source melhor, a gente sabe do potencial da Godot, mas muitas vezes não é ser open source o fator decisivo da coisa.
@@alexandreglande pensei nisso, mas minha ideia era usar ele como memória pra um raspberry, ou montar uma máquina bem básica (R$800) só pra ter ele nor ar full time
@@ruyter-rc4ty comprei um Pi4 de 4g usado que apareceu na minha cidade, tive que trocar umas soldas mas por 350 e com case, com fan e tudo ficou bem bom, tô usando Debian no lugar do fedora.
É um sistema para segurança, e não privacidade, exatamente, apesar de as coisas poderem andar juntas, não necessariamente acontece sempre. Você pode ter algum nível privacidade e não estar realmente seguro, e pode estar seguro, sem ser anônimo.
Se vc precisa do qubes, realmente, vc não deve estar de brincadeira, trollando qualquer ze ruela na net, ou baixando o filme do Rambo, é um sistema voltado pra quem lida com pessoas realmente poderosas que podem jogar um míssil na sua cabeça, colocar coisa radioativa no seu café 🤣 invadir sua casa com caras pendurados em cordas de um helicoptero, então é melhor que tenha certo preparo e grana pra uma boa máquina
se fosse um gnome seria muito pesado, oras. É virtualização em cima de virtualização, do jeito "feio" (porque a interface é leve) já é recomendado acima de 8gb de ram para rodar, imagine se fosse gnome como interface kkkkkkkkkkkk