Vantagens de contribuir com o INSS = 1- Não ter ctz se vc se aposentará, pois isso depende de ter gte trabalhando no futuro e te sustentando e o mundo é cada vez mais velho. 2- Chegar doente (ja vi ate pessoas com CANCER) no inss para ficar afastado do trabalho e eles te mandarem trabalhar. Realmente é um grande beneficio, contribuam pessoal!
Bruno ótimo vídeo! Parabéns! Só fiquei com uma dúvida sobre a contribuição de 11%. Em determinado momento falou que tem mais 20%? Fiquei na dúvida pois como funcionário pago 9% e a empresa ajuda com 11% o que totaliza 20%. Para atividades que estão no Ane o 4. Quais seriam esse anexo?? Se puder me esclarecer te agradeço!
Edmilson atividades tributadas pelo Anexo IV do Simples Nacional será tributada 11% de contribuição previdenciária + a parte patronal (20%). Apenas esse anexo do simples que tem os 20% da parte patronal. Espero que tenha te ajudado..!! 👍
Gostaria de tirar uma dúvida, se possível. Sou farmacêutico e Responsável Técnico de uma farmácia, a proprietária me fez a proposta de entrar como sócio da farmácia para diminuir seus gastos. Gostaria de saber o que eu perco de benefícios e qual possível vantagem.
Adorei sua pergunta irei ate gravar um contudo sobre, vou te ajudar com suas duvidas. A diferença principal entre CLT e PJ está na relação de trabalho. No regime CLT, você tem carteira assinada e acesso a benefícios como férias e 13º salário, mas recebe um salário líquido menor devido a descontos como INSS e IRPF. Já no regime PJ, o salário líquido é maior, mas você precisa arcar com seus próprios benefícios, como plano de saúde e previdência. Além disso, como PJ, você tem mais autonomia para definir seus horários e métodos de trabalho, enquanto na CLT, as regras são determinadas pela empresa . 🎯
Isso mesmo, quem está no Anexo IV do Simples Nacional tem que pagar 20% parte patronal sobre o Pró-labore e 11% parte previdenciária do sócio. E tem que tomar cuidado porque o INSS junto com a Receita Federal está de olho nas empresas que estão nesse Anexo e não estou recolhendo corretamente as guia. Precisando de ajuda pode chamar no whats (11) 95684-9190 👍
Então quer dizer que, se eu fizer um pró-labore no valor de 1k, não terei que descontar o INSS e demais descontos previdenciários por ser inferior a um salário mínimo?
Se você já está contribuindo pelo teto máximo do INSS vc não precisa pagar, mas precisa que informe todos os meses sobre isso!! Você irá tirar o pró-labore, mas não terá recolhimento do INSS. Essa informação tem que ficar certinha para não ter problemas no futuro..! 🎯
Tenho micro empresa, e tenho 5 meses pago em 2006 que não está no cnis , o INSS diz que a receita tem que resolver, fui na receita, disseram que contabilidade tem que reenviar, tô penando, o juiz não resolve?
No caso do MEI você pode determinar o valor do Pró-labore e o imposto que você irá recolher é sempre em cima de 1 salário mínimo. E esse imposto já está na guia do DAS que tem que pagar todos os meses.
Sou clt recebo 30.000 anual No caso tiro pro labore do meu mei preciso declarar isso na pessoa fisica? E se sim pago imposto sobre esse valor retirado?
Daniel, você tem que declara sim. Essas informações devem estar no seu imposto de renda de PF, nesse caso vc ter uma contabilidade para apurar o lucro do seu MEI seria ideal, pois nesse caso poderia distribuir o lucro e não pagar imposto de renda.!! se precisar pode chamar no whats que nosso time pode te ajudar pois temos planos para MEI (11) 95684-9190 🎯
Davi, boa tarde ... nesse caso tem que ver qual anexo do simples nacional está sua atividade. As empresas de tributada pelo simples nacional anexo V, sim paga 20% parte patronal e 11% INSS.
muito bom. gostaria de saber no caso de um sócio que esta como quotista, porem exerce suas atividades na empresa na qual ele tem 50% da mesma, que por ser uma franquia que só permite ter um sócio administrador, mesmo como quotista ele pode fazer a retirada de pró-labore, e vai contar como tempo de serviço para fins de aposentadoria? se puder esclarecer essa dúvida agradeço muito.
O MEI não terá IR - Imposto de renda, já na Micro Empresa dependendo do valor do seu Pró-labore terá sim. Tem que ver a tabela do imposto de renda do ano vigente.
bom dia professor abrir uma empresa de material de material der contrução optante posso tirar um prolabore sobre dois salário minimo qual a aliquota? alberto
Nesse caso se vc trabalhar para empresa sim, está obrigada a tirar o Pró-labore, mas como vc já recolhe sobre o teto máximo do INSS não terá que recolher pela empresa.
@@TactusEntão, não existe lei que rege sobre a obrigatoriedade de recolher pro-labore, certo? É apenas uma orientação da receita recolher, mas não é obrigado. É obrigado pagar INSS quem tem retirada de pró-labore, apenas.
O pró-labore é uma despesa que a empresa tem, pois o dono precisa ter um salário, assim como seus funcionários. Portanto, o pró-labore entra como despesas . 👍
Boa noite. Me diz uma coisa, eu trabalho no Santander e se eu comprar ações no SANB11 e automaticamente vou me tornar acionista minoritário do Santander. Eu vou ter direito ao Pró-labore?
Nesse caso a contabilidade irá geras a Guia para você pagar, porque no caso de empresa tem que entregar uma declaração para o INSS e depois gerar a guia para ser paga.
PRIMEIRO QU É IMPOSTO PRA CARAMBA, FALTOU FALAR QUE NO PRO LABORE A PESSOA AINDA VAI PAGAR IMPOSTO DE RENDA, NÃO SOBRA QUASE NADA PRA SE VIVER, DIFICIL!
Boa tarde, gostei do video mas tenho uma duvida... abri um MEI de prestação de serviços me Janeiro, mas não estou atuando ainda (não prestei nenhum serviço nem emiti NF), estou aguardando chegar os equipamentos que comprei (provavelmente final de Maio).... por eu já ter a empresa aberta, mas não estar prestando serviço, eu sou obrigado a pagar o INSS ? Eu sei que tenho que emitir o DAS, esse eu estou pagando, mas fora o DAS, tem que pagar algum outro imposto?
Quando você abre o MEI tendo movimentação ou não você está obrigado a pagar todos o mes a DAS. E esse DAS que você está pagando está incluído o INSS que é 5% do salário mínimo.