Este vídeo sobre Processo de Forno Elétrico a Arco narrado em português na voz do Engº Edilson Alves Maranhão foi produzido para servir como base do material de treinamento para uma operação segura que preparamos para melhor capacitação operacional, visando melhor entendimento das etapas de processo desse maravilhoso equipamento de Refino Primário de uma Aciaria Elétrica.
Um Forno Elétrico a Arco conhecido como FEA ou EAF foi inicialmente desenvolvido em 1909 pelo francês Paul Herout. Trata-se de um reator metalúrgico que tem a capacidade de transformar sucata em aço de alta qualidade, reciclando este material através da fusão de cargas metálicas cuja matéria prima principal é a sucata de aço que após a sua fusão e refino, visa a obtenção de um produto final com composição química e condições físicas desejáveis.
Um das grandes vantagens do EAF é que o aço pode ser reciclado infinitas vezes sem perder suas propriedades originais e, por isso, a geração de sucata de aço nunca será um problema ambiental e atualmente cerca de 30% do aço mundial é produzido via Forno Elétrico.
A estrutura básica de um FEA consiste em carcaça, abóbada, porta de escória, canal de vazamento, três eletrodos de grafite com seu sistema de controle, sistema de queimadores e injetores.
O arco elétrico é estabelecido entre cada eletrodo de grafite e a própria carga metálica (sucata) onde o mesmo é controlado por corrente e tensão através de um sistema de reguladores.
O arco elétrico chega a temperatura entre 5.000 a 6.000 ºC localmente e serve como a principal fonte de calor para fundir o aço e fornos modernos, utilizam-se lanças de O2, queimadores a gás e injetores de carbono para fornecer energia adicional por meio de reações químicas.
Os consumos e resultados dependem muito do tipo de forno, capacidade do transformador, material refratário utilizado, qualidade do eletrodo, condições do forno, tipo de sucata usada e métodos de operação.
29 окт 2024