Pilares da Autoestima (Dra. Juliana Gebrim): 1- Autoconsciência - entender e aceitar seus exageros, infantilidades, dores, traumas, máscaras, vícios. Sair do piloto automático, estar consciente de verdade do que se está fazendo; 2- Autointencionalidade - você não precisa imprecionar, nem provar nada pra ninguém. As grandes coisas da vida são feitas em silêncio, sem plateia; 3- Autointegridade - cumprir as coisas que você se propõe a fazer. Diminua a meta, mas faça; 4- Autoafirmação - saber dizer não, focar nos seus objetivos mesmo nas dificuldades; 5- Autoaceitação - corrigir os erros do passado no presente, não deixar se repetir, aprender com as experiências, não aceitar o que não te faz bem, entender suas limitações; 6- Se Preservar - não ser teimoso, tomar decisões com foco no seu bem-estar. O que é inegociável pra você?; 7- Autorresponsabilidade - sua responsabilidade é a sua intenção. Não se culpe por algo que você não plantou, não crie ansiedade.
Ola Lutz. Gosto muito de seus podcast. ( me chama que eu vou!) Só gostaria de comentar uma coisa: sou Terapeuta e coach de emagrecimento consciente , trabalho com mulheres. O autocuidado está ligado sim a autoestima. Algumas delas nem penteavam o cabelo de tão baixa alta estima. Começaram a se cuidar , isso elevou sua autonfiança , aumentou o nivel de outras virtudes e o termômetro da autoestima foi aumentando. Acordar de manhã, sorrir ao olhar para o espelho e ver que penteou os cabelos é um pequeno passo de autocuidado para alguns, mas um grande passo para quem está com problemas.
Fiz dieta pq estava pré diabética. Foquei nisso e consegui reverter , agora estou curada, lembro q me senti uma vitoriosa, feliz da vida, uma sensação maravilhosa! Autoestima lá no alto !
Passei o msm, glicemia 98 jejum, saí da rotina d coxinha e pastel tda manhã, 1L d coca por dia, sedentarismo. Qnd vc começa a praticar atv fisicas, comer bem e percebe q diabetes já n é preocupação é incrivel.
Essa profissional está usando pilares da neurociência, é parecido com o que o professor Pedro Calabrez fala. Eles utilizam ciência nao estão falando apenas de filosofias como alguns que falam sobre esse tema. Deem valor a esse tipo de profissional que realmente estudam.
Realmente, quando vemos profissionais que ñ são baseados em evidências, somente em divagações filosóficas (que são importantes em OUTRAS áreas, que ñ a da saúde) automaticamente a confiança cresce em quem escuta.
Muito verdadeiro isso. Passei uma vida inteira me dedicando ao meu entorno, por devoção ao autruísmo, quando parei para fazer um balanço de vida, cheguei a conclusão que sai prejudicado nessa dedicação. Me dedicava a todo mundo, menos a mim. E aí passei a exercer um egoísmo educado, mas, passei a blindar minha agenda primeiro. Mesmo que uma parte do meu dia ainda continuo sendo arrimo desse mesmo entorno.
Concordo plenamente. Nunca tive problema de autoestima e garanto que a necessidade de comprar, gastar, investir em autoimagem... É o oposto dessa segurança. Autoestima é uma forma de se entender no mundo como valioso e valoroso. Vc é simplesmente segura do seu valor. No meu caso, vem de construção na infância. A opinião alheia não é sequer capaz de abalar isso... Mas quando isso não é construído na infância, acredito que fica mais dfc transformar sua autoimagem em algo bom em si mesmo, mas deve ser possível.
Senti muito confiança no que ela fala. Ele mudou minha opinião sobre os profissionais da psicologia: me fez ver ciência no que fala, vejo que ela tem muita autoridade no que diz.
Eu sou considerada bonita fisicamente pelas pessoas, desde os 14 quando comecei a ficar bonita, mas tenho problemas seríssimos de auto-estima e inseguranças.....
Gracas a Deus eu me mudei demais, estava cercada de narcisistas, manipuladores, pessoas que me tratavam mal e eu srmpre voltava, familiares narcisistas, debochados, que falavam mal de mim e eu sempre voltando igual cachorro. CORTEI ABSOLUTAMENTE TUDO E TODOS. FIM. ME preservo, APRENDI a dizer NAO, aprendi a nao receber visitas quando não estou disposta. A culpa era minha, aquelas pessoas continuarão sendo quem sao, portando a mudanca tinha que ser obrigatoriamente minha.
Se auto estima é uma emoção ligada a ter orgulho pelo que você fez, então se você praticou o autocuidado e aquela ação traz orgulho por ter se cuidado, significa que o autocuidado pode sim estar atrelado a auto estima para algumas pessoas, desde que para aquele indivíduo o ato de se cuidar traga orgulho pra si.
Sobre autoestima é verdade existe pessoas bonitas com baixa autoestima e pessoas não tão bonitas com autoestima,é interessante isso.Sobre o auto cuidado comigo funciona assim:Quando eu pratico autocuidado minha autoestima melhora,então pra mim funciona a questão da autoestima atrelada ao autocuidado.
Autoestima tem haver com o que estimar. Quando temos essas atitudes vemos o nosso valor. Como por exemplo: ser estudiosa, tirar boas notas, ter um bom emprego, ser boa naquilo que faz; ter uma família saudável, cuidar bem de si e do lar; fazer hobby e ser boa nisso; ir regularmente na academia; ter palavra e cumprir com o que se fala; ajudar o próximo. O ato de nos arrumar traz clareza, ordem para nós e para quem nos vê, além de transmitir segurança.
Pra mim, também funciona com autocuidado com intencionalidade. A única forma que funcionou e funciona até hoje. Tentei fazer coisas estimáveis e só me afundou ainda mais. Quando passei a me cuidar, aí sim pude cuidar dos outros e dos meus bem.
Pra mim também. Achei equivocado a fala sobre ser um desserviço atrelar autocuidado a auto estima, de fato não são todas que são lindas se cuidam e tem baixo estima, muitas de nós encontramos o sentimento de auto estima quando nos cuidamos. ❤
Eu sou impaciente, acelerado, mas a fala dela meu deu "paz". Ela sabe acalmar, vc q fica agoniado com a fala dela, tente respirar e acompanhar o ritmo, é recompensador
Eu sempre tive problemas com autoestima, de 2021 pra cá venho buscando reconstruir isso em mim. Com alimentação, espiritualidade, autoconhecimento, enfim me conhecendo realmente e me afastando do máximo de coisas nas quais eu possa me comparar ou pessoas que geram gatilhos. Isso tem ajudado com minha saúde mental. Achei pontos super interessantes da fala dela, incrível.
Amei essa entrevista.. Como nossa mente muda depois de receber uma reflexão dessa. Engraçado que ele e inquieto kkk com o corpo porem nas palavras sao pacífico,e respeita ela falar . Az vezes somos anciosos mais conseguirmos dominar em palavras porem o corpo fala.
@@m.karolina880 ela é a psicóloga do meu curso preparatório (Gran cursos). No canal do RU-vid deles tem bastante live dela também com vários temas (ansiedade, foco, procrastinação, etc.). Gosto muito dela.
Me ajudou muito ! ❤ percebi que estava até hoje com baixa autoestima e nem notei . Não entendia o pq minha vida em todas as áreas estavam destruídas. E hoje eu acordei !! Gratidão 🙏🏻
A base de tudo é a relação com o mundo. Ter como foco descobrir sua vocação, algo que vc realmente ame fazer, realizar, conhecer. A maior frustração é não saber o que veio fazer na vida. E há muitas, infinitas possibilidades. Resolvendo isso, a auto estima flui naturalmente.
Que diálogo mais tranquilo e empático. 👏🏿👏🏿. No começo eu ficava agoniada com a devagareza do entrevistador. E, por isso, me expus a ele. Obrigado por me ajudar a praticar a escuta. Vc é um exemplo interessante pra demonstrar o exercício da calma😊. Ao menos ao meu ver.
Estou tão encantada com o Lutz, conheci hoje, primeira vez que vejo um Podcast cujo o entrevistador participa com conhecimento e perguntas importantes, não se perde no conteúdo, presta muita atenção. Amei a Dra. Juliana Gebrim, conhecimento e humor inclusive, essa paz em suas falas é incrível. Muitas bênçãos para todos.
Faz sentido,eu demorei uns 3 a 4 anos pra fazer um conserto na minha casa achando que era difícil, e fiquei surpreso quando acabei ,foi tão fácil e eu me condenando por adiar.
O problema começa no que as pessoas se acostumaram a chamar de autocuidado!!! Autocuidado da superfície também não é autocuidado. Cuidar de si é cuidar da própria integridade física, psicológica, emocional, moral, ética, espiritual... Isso sim é autocuidado!!! "Autocuidado" estético é apenas a fachada, o que pode ser *muito perigoso* se não vier junto com cuidado do interior!!! Isso porque cria uma máscara que pode esconder ainda mais os problemas não resolvidos, fazendo com que eles se aprofundem e só se apresentem quando estão muito graves.
Muito esclarecedor tenho auto estima Muito baixa tem dias que tô bem outros não, é uma batalha constante todos os dias ..Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco 😊😊
Dra Juliana, MARAVILHOSA, os vídeos dela são excelentes além de muito bom humor, me ajudou muito quando estudava pra concurso público, gostaria muito de ser tratada por ela, kkk. LINDA, GRANDE BJO❤