Uma coisa que poucos mencionam: dependendo do tipo de braço, é melhor usar uma corda mais leve. No meu caso, desde que passei a usar um Warwick Rock Bass, notei que a distancia entre as cordas é um pouco menor do que o padrao em alguns baixos de 5 cordas. E só isso ja prejudica um pouco a tocabilidade com cordas .45. Sempre usei .40 nele por isso
boa naldão! geralmente esses "pergunte ao professor", os outros instrutores ficam no muro e mandam procurar luthier. Mas vc explicou mto bem de forma concisa e logica. Abs!
Obrigado pelo esclarecimento, professor. Uso dois baixos nas minhas apresentações. Um baixolão ( 4 cordas ) e um baixo elétrico (5cordas). Vou levar o baixolão no meu Luthier pra trocar o calibre para 0.45 e fazer as devidas regulagens. Gosto muito do som do baixolão.
gostei demais das dicas, estava em duvida de qual comprar pelo fato de não ser tão experiente em baixo. Porém acredito que 0.45 irá servir bem ao meu propósito. Obrigado pelo vídeo!
O meu primeiro baixo já veio com uma 0,45. Então me acostumei com essa corda, tanto é que estranho um pouco de começo quando pego outros baixo com a 0,40, quando uso a corda G parece que usando um mizona de guitarra 😋
Muito bacana essas dicas parabéns naldão vc é de mais queria te pergunta de toda vez que troca as cordas do baixo e necessário regular de novo ponte e tensor?
o vídeo tá bem bacana. poderia ter falado um pouco dos encordoamentos híbridos, que podem confundir quem tá começando e sai pra comprar cordas pensando só no calibre da corda G. abraço!
Professor. Ótimas considerações ! Peguei um baixo de 6 cordas recentemente, preciso trocar as cordas, o meu baixo de 5 cordas está com o 045. Vc acha que eu colocando 040 no baixo de 6 vou me adaptar? Sempre toquei com 045... O que reparei que os Baixistas que tocam muito rápido usam as cordas leves, pretendo partir para isso, O que acha ?
Boa tarde professor a pouco tempo adquiri um baixo da yamaha rbx270j 4 cordas mas ainda sou iniciante gostaria de saber qual o cordoamento devo usar e Qual o calibre, pois ele veio com as cordas muito ruins???
Cara os videos do Cifras Club sao muito top! parabéns a todos da equipe!!! não sou baixista(sou guitarrista) porem gosto de tocar baixo as vezes. comprei recentemente um baixolão e dai veio uma duvida que pode ate ser besta. mais as cordas de baixolão são realmente as mesmas do baixo normal. se sim porque ter cordas com a embalagem especificando que e para baixolão?ou seja tem ou não diferença?. não achei nenhum video sobre cordas de baixolao. vlw!
Victor Ramon deve ser igual corda de guitarra que tem uma liga que trabalha em conjunto com o magneto dos captadores... Então não se pode usar cordas de violão numa guitarra elétrica e nem de baixolão num contrabaixo elétrico... O contrário pode, mas as cordas pra instrumentos elétricos são mais "macias", por assim dizendo...
Amigo , teve uma vez que eu usei durante uma semana durante algumas horas e não aconteceu nada com a corda , mas eu não não sei se o muito tempo que vc se refere é mais de uma semana ou menos . Eu também não tenho certeza mas pode ter alguns capos que podem danificar
Comprei um baixo 5 cordas Waldman. Na primeira semana ele estragou a corda mais grossa. Onde comprar. Isso e. Qual modelo devo pedir. Espessura .Pq aqui e muito pequena a cidade. Então e só pela shoppe ou ML. Alguém pode me ajudar
Boa tarde professor ! Uso 045 nos baixos que tenho, comprei um Fender Jazz Bass e ele veio com 040 , estava gostoso tocar nele, mas troquei depois de um tempo por 045, resultado; Ficou muito dura as cordas, coisa que não acontece com meus outros baixos. Porque esta acontecendo isso no Fender? Devo manter a 040 nele? O encordoamento é D"Adario 045. Grato!
Cleuson Fabiano dos Santos sempre que trocar o calibre, deve-se regular o instrumento pq as tensões aumentam deixando o braço um pouco "torto" como um "berimbau" por conta da corda ser mais forte, a mesma coisa se você pegar um baixo de 0.45 e por 0.40 você vai notar uma "barriga" no baixo, pelo fato de a tensão ser menor.
Ícaro, só uma dúvida, vc fez as devidas regulagens? é normal que fique mais "duras" pq como são mais pesadas a tensão é maior, como o professor disse, tem que usar uma pegada mais forte nelas, uso no meu fender american vintage as 040 black beauties da DR e no N Zaganin uso 050 da dean Markley, é um baixo de 1978, mas não ficou tão duro
@@icarobrito5144 ele não mencionou nada sobre braço torto, berimbau, barriga e não sei mais o que, ele se refere a corda ter ficado dura, essa marca que ele usou parece cabo de aço de construção civil de tão dura.
***** essa seria mão direita, ou não? . Se for a mão direita mesmo, evite deixar o punho dobrado, tente mante-lo mais reto, evite também apoiar os dedos no captador, pois essas posturas, facilitam o surgimento de lesões com a LER, tendinite, síndrome do carpo e por aí vai.
A grande maioria dos guitarristas famosos (que não tocam nada mais baixo que drop d) usam .009 ou até .008, são cordas que dão muita velocidade. Na guitarra o som muda relativamente pouco de acordo com a corda, a menos que sejam mudanças extremas como SRV que tocava com cordas .013. De maneira geral o ideial é 0.009 para quem quer mais velocidade, 0.010 e 0.011 pra quem tem a mão mais pesada e de .012 em diante para quem toca com afinações alternativas. Eu toco violão e não gosto de cordas mais leves, toco com cordas 0.012 e tenho muita dificuldade em fazer acordes em minha guitarra com cordas 0.009, só uso ela para licks (aperto as cordas com muita força e elas desafinam). Uma opção muito boa para afinações drop são as cordas light top heavy bottom, mas pura e simplesmente pelo conforto, na guitarra não faz sentido buscar tom nas cordas, o que muda mais é a tocabilidade, a diferença só é notável em instrumentos acústicos.
Eu uso 0.12 híbrida em afinações entre Ab e C. Acho que pra afinações mais graves, o legal é ter pelo menos uma 0.10 ou 0.11, e se for chegar a afinações ainda mais baixas, como é o meu caso, no mínimo, uma 0.11 híbrida. Só cuidado que cordas muito pesadas não são boas pra afinações altas, por exemplo, minha guitarra com 0.12 híbrida já tá super tensa quando chega em C#, então não recomendo
Olá, parabéns pelo excelente vídeo! Se eu entendi direito, se eu for tocar em Mi, devo usar então o acordamento ,050 ?? principalmente se for usar palheta? pretendo tocar sem palheta, mas não sei se irei ter sucesso rss
Jonathan GamerBr Tem bons canais no youtube que podem te ajudar, aconselho a procurar por Guto Bass e o do Davi Motta, agora meu conselho é você baixar alguns samples de bateria e ir improvisando em cima da 1ª, 3ª e 5ª, e vai adicionando notas e ghost notes, se não souber o que eu estou falando assista principalmente as aulas do Guto. Boa sorte e continue os grooves.
O tamanho das tarrachas não interfere? Tarrachas grandes como de um Jazz Bass não seriam mais adequadas pra cordas mais calibrosas? Tarrachas menores, como de um Condor XB, aguentariam cordas mais grossas! Me parece como colocar corrente de Ténéré numa Titan!
Eu sempre pensei que baixos mais parrudos (corpo pesado e grande, mão e tarrachas grandes, como um Jazz ou Precision) responderiam bem à cordas de maior calibre. Por outro lado, baixos leves, feitos em basswood, corpo pequeno, mão e tarrachas pequenas, ficam melhores com cordas mais leves. Me parece adequada a analogia. Um Condor XB, por exemplo, é um baixo leve (corpo pequeno e leve. Mãozinha, com tarrachas pequenas. É coerente não colocar cordas 0.050" certo? Isto é uma constatação que tive. Nunca ví nada escrito, nem ouvi falar! Gostaria de opiniōes argumentadas!
Marcos Silva Isso que você falou tem uma certa lógica, como exemplo do Condor XB, as tarraxas dele não seguram tão bem a afinação, pois ele é um baixo barato com hardware barato, consequentemente peças de menor qualidade (não estou dizendo que é ruim, apenas de qualidade inferior). Tenho um Cort Action, que é basicamente a mesma coisa do Condor XB, fretless com cordas flats 0.50 e tenho também um Precision com cordas 0.50 flats e um Ibanez 5c com roundwounds 0.40, isso vai muito da regulagem do baixo e do gosto do baixista.
Professor você não falou nada sobre a tensão que cada calibre faz no braço do baixo e da necessidade de se fazer regulagem no tensor e ponte quando se trocado o calibre das cordas...
A luva so faz diferença se estiver nos dedos da mão direita, que é com os dedos que vc encosta nas cordas e faz sair o som. Vai sair um som mais grave se for aquelas luvas de lã. Na mão esquerda fica até melhor, mas não faz diferença no som, pq são os trastes que vão dar o som da casa.