Este texto é muito claro. Nós católicos em estado de graça, depois de nos arrependemos e confessarmos, comungamos a carne e o sangue de Jesus. Fazemos parte dele e Ele de nós
Tu é minha referência de estudo exegético! Obrigado pelo conteúdo. Embora não seja um conteúdo valorizado, não pare por conta de números. Me sinto em um seminário aqui haha.
Gostei do vídeo, pastor! Mas continuo vendo em João 6 algo muito ligado a ceia do Senhor. Entendi o ponto de que Jesus está recapitulando a história do povo no deserto e apontando para si como a fonte da Vida. Lembrei de 1Corintios 10 em que Paulo começa lembrando sobre o povo no deserto, dizendo que eles se alimentaram de Cristo, mas caíram e a partir do v 16 Paulo liga isso ao pão do corpo de Cristo e o cálice do Senhor. Me parece que em João 6 Jesus relembra o que houve no deserto e apresenta a Si mesmo como alguém Superior e funciona como um apontamento da ceia. Aquele que se aproxima de Cristo crendo Nele e posteriormente ceiando está recebendo vida, pois tanto o crer quanto o ceiar é sobre Cristo, a fonte da vida
Muito bom. Desfazer espantalhos é essencial em qualquer debate, mesmo que eles venham do nosso meio. Foi muito interessante ver os esclarecimentos sobre as tradições e as diferentes interpretações dos pais.
Isto(pão) "É" o meu corpo, a mesma coisa acontece com o vinho. 1Cor 11: 23-26 é claro que Jesus está presente na Eucaristia. sou neutro enquanto a religião, mas é indiscutível essa questão através das palavras de Jesus e de Paulo. o texto não indica nada de simbolismo. " isto é um símbolo", não. Ele diz " isto É o meu corpo. e Cor 11, comprova isso, não precisa nem de exegese em Paulo, o próprio texto é direto.
O lutero tinha muitos erros. Graves erros. Mas não conseguia falar que lia a Bíblia e negar a Eucaristia ao mesmo tempo. O texto é claro. Minha carne verdadeira comida. @@prguilhermesnunes Já que imita seu fundador negando o papado e tendo 66 livros bíblicos o irmão poderia imita-lo nisso também né?
Acho que o vídeo ficar comprido é consequência do assunto ser complexo. Nesse caso é melhor ser extenso e bem explicado do que curto, porém com dúvidas. Grande abraço.
Louvado seja Deus! Conteúdo sensato e maduro. Muito grato! O Sr poderia trazer algumas considerações acerca da passagem em Tiago 5, sobre a unção com o óleo?
Os pais da igreja defendiam o livre exame, veja o vídeo “os pais da igreja eram contra a sola scriptura” do canal dois dedos de teologia, e verás que eles defendiam o exame livre das mesmas.
A ostia e tao verdadeira carne que existe varios milagres aprovados pela ciencia que depois de consagrada virou carne pesquisem ai no youtube e tirem suas conclusões
315. O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida (João VI-64). Diante destas palavras, os protestantes que não querem acreditar que Jesus na Eucaristia nos dá realmente a sua carne para comer, se põem a observar: Estão vendo? Jesus mostra que não ia dar realmente sua carne, mas que estava falando num sentido figurado, pois diz que a carne para nada aproveita, e acrescenta que suas palavras são espírito e vida, isto é, que devem ser tomadas num sentido espiritual e simbólico. - Mas é o caso de dizer: Meçam bem as palavras, vejam bem o que estão dizendo, caros amigos protestantes. Então porque Jesus diz que a carne para nada aproveita, Vocês concluem daí que não é de sua carne que Ele está falando? Quer dizer então que a carne Jesus não serve para nada? Mas isto é um absurdo e uma blasfêmia. A carne de Jesus serviu para muita coisa, porque serviu para a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade operar a nossa Redenção: E o Verbo se fez carne e habitou entre nós (João I-14). Como se vê pelo contexto, igualmente como no versículo anterior, Jesus está esclarecendo as dúvidas que assaltaram o espírito de seus ouvintes, dúvidas que Ele conheceu em si mesmo, como vimos há pouco S. João dizer (João VI-62), mas esclarecendo noutro sentido bem diverso daquele que imaginam os protestantes. Os ouvintes, como é muito natural, como nós todos, se lá estivéssemos também imaginaríamos diante daquelas palavras tão realistas do Mestre, se puseram a imaginar Jesus retalhando a sua carne em pedaços para ser fornecida a todos, como é fornecida a carne de boi nos açougues ou então retalhando-se, após a sua morte, o seu cadáver para ser por todos comido. Ora, Jesus faz ver que isto nada adiantaria: esta carne assim retalhada de seu corpo em vida ou retirada de seu cadáver seria uma carne sem o espírito de Jesus, uma carne morta e isto não traria nenhuma vantagem, desde que se considerem os ensinos do Mestre: seus ensinamentos são para o aperfeiçoamento do Espírito, sua doutrina é para nossa regeneração e progresso espiritual, suas palavras são espírito e vida, e vida eterna, vida sobrenatural, vida da graça; e um pedaço de carne do seu corpo que se comesse assim como se come um pedaço de carne de boi ou de carneiro, serviria somente para um momentâneo proveito do corpo e não para o espírito; não serviria nunca para ser a comida que Ele havia prometido: a comida que dura até à vida eterna (João VI-27). Ele está falando, ainda esta vez, da Santíssima Eucaristia, onde nos dá a sua carne juntamente com sua alma e sua divindade. Isto, sim, é que vivifica a nossa alma; é isto o que o Mestre quer: espírito e vida, ou seja, o homem cada vez mais espiritualizado e vivendo, quanto é possível, da própria vida de Deus: Assim como o Pai, que é vivo, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim o que me come a mim, esse mesmo também viverá por mim (João VI-58). (Lucio navarro, Legitima interpretação da Bíblia)
o que dizer do texto de 1Cor 11. 11:27 Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor. 11:28 Que cada um examine a si mesmo e, assim, coma do pão e beba do cálice. 11:29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. ??????
O corpo no caso é a igreja... Cristo é o cabeça e a igreja é o corpo. Eles estavam participando da ceia sem amor ao próximo (corpo/igreja)... Em resumo o corpo que eles não estavam discernindo eram os próprios irmãos.
" EU sou o pão da vida que desceu do céu , ... todo aquele que de mim se alimenta jamais sentirá fome , e terá vida eterna ". E Cristo avança na mensagem : " Eu sou a carne e o sangue,... todo aquele que comer da minha carne e beber do meu sangue..." ; Cristo usou de metáforas, por meio de elementos físicos, palpáveis, terrenos, humanas ; daqui de baixo, para ensinar ao homem,; um ser lúdico por natureza, AS COISAS DO ESPÍRITO , do alto. EM SUMA : Cristo está ensinando, que de nada adianta, ao que se diz cristão, viver uma vida meramente religiosa e superficial ; tipoo; ter uma religião, frequentar um templo 🕍 ( igreja é outra coisa, à luz da nova aliança), praticar os dogmas e doutrinas conforme os ritos de cada segmento, ou seja; TÊ-LO APENAS DA BOCA PRA FORA. Necessário é que E'le, Cristo, esteja no mais íntimo e profundo do ser e na vida da pessoa, de forma ORGÂNICA!!!!! e nas relações como um todo ; ao próximo, com os animais e a natureza. Pois certamente, em vão é a pessoa viver uma mera religiosidade superficial, porque jamais saberá o que significa o VERDADEIRO AMOR, sem noção do que é VERDADE, sem saber praticar JUSTIÇA , desprovido de MISERICÓRDIA, COMPAIXÃO e PIEDADE. ESSE É O VERDADEIRO significado e aplicativo do PÃO , DA CARNE e DO SANGUE de Cristo. Obrigado Deus, ao Cristo e ao Espírito Santo; pois dá REVELAÇÃO e ENTENDIMENTO à todos que amam; têm fome e sede, da VERDADE e JUSTIÇA.
Bíblia nunca diz que os elementos da Santa Ceia se tornam realmente no corpo de Jesus. O objetivo principal da Ceia é lembrar o sacrifício de Jesus e mostrar que cremos nele. Quando tomamos a Ceia declaramos que somos salvos pelo sacrifício de Jesus na cruz e que todos somos parte do corpo de Jesus, a Igreja.
Se eu puder contribuir, eu direi o seguinte: me parece que Jesus está dizendo aquilo que a ceia simboliza: a nossa participação na morte de Cristo, algo que se faz crendo nele. Assim, a passagem não é sobre a ceia (ambas apontando juntas para a mesma coisa) e não faz parecer que a ceia seja algo essencial para a salvação. Mas assim também, a frase de Jesus não seria necessariamente sobre crer nele, ao menos não diretamente, e sim, indiretamente: sobre a nossa participação em seu sofrimento (claro, o que se faz crendo).
Jesus está dizendo para comer e beber das palavras dele dos seus ensinamentos, A carne não serve para nada as ( PALAVRAS ) que vos tenho dito são (ESPÍRITO ) e vida.