🔴 ASSISTA TAMBÉM 👉 JONES MANOEL ANALISA OS RUMOS DA ESQUERDA NO BRASIL APÓS AS ELEIÇÕES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS - ru-vid.comRe_Q_0ioW1E 👉 Contribua com Opera Mundi através do PIX: apoie@operamundi.com.br (Razão Social: Última Instância Editorial Ltda.)
@@mariajosefernandesdeaquino5608 sim, ele é ligado a Fundação Lemann, q buscar se apropriar do dinheiro público. É privatização por dentro, estamos muito mal com esses ministros. Acorda presidente Lula, acorda PT, tira esse Camilo e esse Haddad. Seremos trucidados
Cada período da história teve a sua realidade, mas seria interessante o PT olhar para a história da sua caminhada...extrair lições dos erros e acertos desse processo. Vejo que as massas populares sempre enxergaram esse partido com esperança... palavra essa colada no Lula. A esperança faz com que os indivíduos suportem as maiores provações mas ela se dissipa quando as massas não percebem o "gesto inaugural" de mudança de rumos...!
Análise lúcida e sutil do camarada Valter Pomar. Onde o partido dos trabalhadores vai parar com haddad, camilo santana, rui costa e toda uma corja inerte na demagogia de um futuro neoliberal e inevitavelmente fascista (pois n tem como romper essa relação essencialmente imbricada)?
Embora o Breno se recuse a aceitar, o Pomar tem razão ao dizer que o movimento do partido define sua posição político-ideológica e é evidente que Lula e Haddad, entre outros, têm levado o PT à direita, ao alargarem a frente ampla e não disputar hegemonia, mas, sobretudo, ao nos imporem uma política neoliberal, contracionista, fiscalista, austera, como se queira chamar, e, em alguns momentos, até covardemente conservadora (basta lembrar que o PT na Câmara esteve, na boca miúda, prestes a aprovar o PL do Es.tu.pro). Como costumo dizer, se chamávamos Temer e Guedes de neoliberais, pertencentes à direita, quando impuseram a nós, trabalhadores, teto de gastos, privatização, desvinculações, reformas na Previdência, retirada de direitos trabalhistas e outros pacotes de maldades, Fernando Haddad, Lula e o PT, ao nos imporem o mesmo, dando continuidade e quiçá aprofundando a política econômica de austeridade fiscal, também podem, e devem, ser considerados como neoliberais e seu movimento é à direita.
Valter certissimo! eu com meus 74 anos nao me mobilizei para ir votar dessa vez! E sou de esquerda mesmo! e me decepciono cada vez mais assim como muitos outros com as posturas nas relaçoes externas do governo!! Na politica interna entao esta dificil!
Pensar que tutelamos pessoas que estão conosco em qualquer circunstância e um absurdo, as candidaturas locais são avaliadas de modo muito menos ideológico, tenho um exemplo claro aqui no Sul de Minas, uma cidade que vota 50% no PT e na eleição municipal, os votos do PT, votam na pessoa X, independente do partido que ele está. Assim funciona o Brasil nos seus confins.
O grande espetáculo hoje faz parte do processo eleitoral. O trabalhador a cada dia se afasta do processo de construção partidária, além do espaço midiatico sempre aberto para o capital e seus interesses. O que fazer.
Já tinha visto a análise do Pomar em outro canal e esta com o Breno foi melhor ainda é triste mas é a realidade estamos muito mal com esses Cardeais mandando e se preocupando com seus interesses. Assim morremos mesmo e teremos que começar do zero😢😢😢😢😢😢😢
AH, Pomar ajustou a sua análise a primeira que ouvi , inclusive defendeu o acerto de escolha da Maria do Rosário em Porto Alegre. Que perdeu para o pior prefeito da história da capital. O cara destruiu Porto Alegre,que terá impactos para a gente por décadas. Que aliás já começou inclusive com movimentos migratórios. Desde a primeira hora tive está análise, crítica, sombria sobre o futuro do pt e da esquerda. Sem ajustes de rumo caminhamos para o precipício, e no pós Lula a coisa é ainda mais dramático. Só mesmo quem tem proveitos ou não entendeu ainda a conjuntura pode ter uma análise positiva. A nota DN está vendendo, tbm, terreno na lua, se 2020 foram 152 prefeitos, mas na janela partidária fomos a 266, e agora voltamos a 254 prefeituras. Cresceu ? Debate aberto , democrático é urgente dentro do partido, viramos cacequismo, eleitoralismo, careirismo , e elitismo de estado. Estou fora de cargos e mandatos , governos desde 2005, falo sempre dos erros tbm do nosso grande Lula, e nunca ninguém puxou a sua orelha. E, tbm o pt e, nós fomos endireitando tanto, que hoje somos a cópia mal feita da direita, e o povo que não é bobo, votou na original!!!
O PT não tem forças para evitar um governo sem frente ampla. Já são quase 20 anos não corridos de governo e o que vemos é somente a arrogância do partido em manter cargos para uma hegemonia que se vende a cada ação do governo. O PT só pensa em crescer e pouco faz para corrigir oa erros do caminho, vive num mundo fantástico de promessas que nunca se cumprem. Estamos num tempo diferente dos anos 80 e o partido ainda vive esse tempo sem se preocupar que o mundo mudou e que o pobre não espera a informação chegar até ele, pelo contrário, recebe informação de vários lados e meios e não aceita hoje ser chamado de ignorante e alienado como antes era pela esquerda. Os tempos mudaram, o PT, não. Acho muito difícil que isso se reverta a tempo de convencer a população de que, de fato, há um novo caminho.
Os movimentos sindicais perderam sua força. Hoje sindicatos são instrumentalizados pó setores da direita. Perdemos a consciência política ou jamais a amaduremos ?
Na minha opiniao, a análise do Jones pouco se diferencia, os caminhos/rumos é que se diferencia. O governo Lula não esta em disputa. Essa dinamica já não é. O reposicionamento do PT é hoje ocupado como um partido de centro de direita. Mesmo com todas as diferença do partido e pluralidade, estamos falando de um governo Lula do PT, centro direita.
54:44: o mais difícil para quem vota no PT é esperar por uma crise para que a disputa político-ideológica se defina. Pomar não disse, mas a crise que mudou o rumo do governo Lula em 2005, até então um governo que, desde 2003, fazia uma política econômica neoliberal tal qual agora, foi o Mensalão. É justo termos de esperar mais um escândalo, ainda que falso, para trazer este governo ao que ele prometeu ser?
Congresso mais reacionário do q esse q está por lá?!Deus nos acuda! Credo! E o Brasil em geral continua reacionário, e o Brasil interiorano nunca mudou, gde parte reacionário. Gente atrasada q nunca soube politicamente escolher entre o joio e o trigo. A direita e a ext-direuta têm a grana e distribui p esses prefeitos do interior e talvez seja por isso, q nunca conseguimos mudar quase nada, infelizmente.
Rapaz 4 mandatos do PT e Ainda esperando as promessas do Lula 1, o core económico do FHC nao FOI revisto, nao reestatizou a vale, tamo Hoje sem a eletrobras que tambem nao FOI revertida a recente privatizaçao. Nao conté com MEU apoio, ja deu