O carnaval de belem do Pará na década de 80 já foi considerado o segundo do Brasil. Eu assistir esse desfile mas o arco-íris, veio luxuoso era pau a pau.
Infelizmente você está enganado, o campeão de 86 foi o Arco Íris, o Rancho ficou em segundo lugar! Como é que eu sei? Eu morava na casa do Albertino Garcia e assisti ao desfile na Doca de Souza Franco!
Nesse Ano de 1986 Dominguinhos do Estácio não cantou esse samba enredo do Rancho na Avenida porque o Desfile atrasou e ele voltou pro Rio de Janeiro, sendo assim dava tempo pra ele cantar no Desfile da Estácio de Sá.Quem cantou esse samba em seu lugar foi Rico Medeiros
Na realidade, o Rico foi chamado as pressas para puxar o samba no desfile do Rancho, mas ele não sabia o samba e não deu tempo de aprender todo, quem puxou o samba na maioria do desfile foi o Orlando Belafonte devidamente auxiliado pelo grande Rico Medeiros! Depois, o próprio Dominguinhos (Que era compadre do Albertino Garcia) falou pra nós, que ele foi embora pois tinha que estar no Rio a tempo de puxar a Estácio, sob o risco de ser assassinado!
Algumas escolas de belém, à exemplo do RJ se tornaram luxuosas muito por conta de patronos, O Rancho tinha o Bosco Moisés, O Arco-íris tinha o Mário Couto, que depois que foi eleito jamais quis saber de carnaval novamente, pois já tinha seu "eleitorado" formado. O Acadêmicos da pedreira que sempre fez grandes carnavais também sempre foi mantido pelo seu patrono Valdir Fiock. O que eu percebo de diferença entre RJ e Belém, é que lá as escolas se organizaram mais e melhor de maneira independente, ou pouco dependente do poder do estado. Aqui em Belém, as escolas buscaram cada vez mais ficar presas a subvenções e diretrizes de prefeitura, que hora demonstrava interesse, hora demonstrava desdém pelo espetáculo do carnaval. Uma das minhas convicções enquanto brincante e conhecedor de um pouco da história do carnaval, é que as escolas devem buscar ser autosustentáveis, aprender a fazer dinheiro, estruturar-se, caso contrário, o espetáculo sempre estará limitado à boa ou a má vontade de governantes. Acompanhe meu canal, tenho muitos sambas antigos de Belém.