Gênio! Tenho 54 anos e tive o privilégio de presenciá-lo tocando, assim como Baden Powel e Paco de Lucia. Das coisas sem preço que vou levar dessa vida. Axé, Rafael!
Não dar pra acreditar que esse cara não tá mais aqui! Simplesmente o maior de todos! Escrevi um artigo sobre ele, procurem por: O violão do Brasil no século XX: O Legado de Raphael Rabello abraços Marcos César
HUMILDADE.. O Jô pediu para tocar, e o Raphael disse, vou tentar, pois estou meio frio sem aquecimento, pegou o violão e dominou, show em interpretação, swing, criatividade! Me emocionei ao ouvir.. Privilégio de Deus, fez o Raphael para todos nós, e agora o tem só para ele. Att.
A memória desse Gênio precisa ser mais divulgada, que as pessoas disponibilizem tudo que tiver dele.É inadmissível não ter um Dvd original, postem mais pessoal. Abs
e´ isso ai marcos ,falo e disse! tbm amo a arte do rapha e seria maravilhoso que fosse feito um dvd dele. eu deixei um recado pro (vinícios sarmento) pedindo a ele pra sugerir ao pai dele que disponibilize algumas gravações do mestre (eles tem muita coisa),agora só resta esperar e tocer pra que isso aconteça...
ih, ele não marcou uma geração não.. ele gravou mt instrumental.. sendo assim e com nivel tecnico e acima de tudo. sensibilidade q ele tem... entrou diretamente para o Hall dos maiores interpretes do mundo.. eu considero Raphael um dos melhores.. SENÃO o melhor violonista do mundo..
Tenho 47 anos. Faz 2 anos que estou aprendendo a tocar violão. Realização de uma vida. Por isto, tenho me envolvido muito no mundo dos instrumentos de corda. Sinto que deveria ter vivido assim desde o nascimento. Não fiz, não foi por falta de estímulo dos meus pais, mas pq fiz escolhas que me levaram a outro caminho. Enfim, estou feliz por ter acontecido mesmo tarde. Dito tudo isto, gostaria de dizer que somente ontem tomei conhecimento de que passou por este mundo Rafael Rabelo. Estou abismado com a genialidade e doçura desse camarada. Estou com saudades do que não conhecia do poderia ter conhecido se este indivíduo iluminado por Deus ainda estivesse entre nós.
Feliz em saber que mais um ser humano conheceu e está conhecendo este mundo maravilhoso... Nunca é tarde, me chame caso precise de ajuda com os estudos.
Raphael Rabello, o maior violonista brasileiro de todos os tempos. “ O melhor violonista que eu já ouvi em anos. Ele ultrapassou as limitações técnicas do violão, e sua música vinha progressivamente de sua alma, diretamente para os corações de quem o admirava¨(Paco de Lucia, sobre Raphael Rabello) “"Ele foi um incrível violonista. Eu nunca vi igual… ele foi único." - Francis Hime, Guitar Player Magazine[1] ,sobre Raphael Rabello
Puta o cara era muito bom msm, grande Raphael, acho q não temos q comparar ninguém, temos grande s violonistas no Brasil ne, toquinho, pepeu gomes, yamandu Costa etc
@@creativereinvestoreu já, a interpretação dele era performática, e não muda nada, O Lucas é um excelente violonista e ponto, um dos meus preferidos no fingerstyle, já Raphael era um gênio, nem tem comparação.
Muito obrigado por compartilhar esta pérola conosco... O Raphael Rabello foi um dos maiores violonistas da história da música e este registro ajuda a imortalizar a sua memória. Parabéns!!! Eu tive a oportunidade de assisti-lo junto com o Ney Matogrosso, um espetáculo ímpar.
Samba do Aviao perfeitamente interpretada por um dos melhores violonista que o Brasil ja teve é um orgulho saber que a nossa musica foi representada por esse cara que Deus o tenha
Há muitos virtuosos, mas nem sempre o que tocam fica bonito. Velocidade não é tudo. Já o Rafael so criava beleza. Nunca escutei um arranjo ruim dele. Nas mãos dele tudo ficava bonito. Dá tristeza que não esteja mais aqui.
Como diria o grande frasista Millor Fernandes, a pressa é inimiga da perfeição, mas a ejaculação precoce também produz filhos perfeitos e muito bonitos. Mas velocidade não é tudo, técnica também é "feeling" e sentimento. O Chopin também era rápido, quando necessário. Mas nem sempre ele precisava. Tem gente que é rapidíssima, mas não tem esse sentimento. Aí não adianta a velocidade. Porque música não é competição de 0 a 100km, nem 100 metros rasos. Virtuosismo não é só velocidade, mas o conjunto.
Detalhe, Rafael um ícone é referência no violão 7 cordas, fez tudo isso, no violão de 6 cordas. Perfeito, pleno domínio da técnica r da humildade. THE BEST !!!!
Deveria ter no ensino fundamental e médio, uma matéria História da Música brasileira e Instrumentos....pq o conhecimento histórico desses GÊNIOS incentivaria as gerações antes de qualquer início MUSICAL terem referências..
0:41 "O violão, pelo que eu conheço assim, não foi feito para solo". Não, Raphael, pelo visto você conhece bem pouco de violão então... KKKKKKKKKKKK Cara, se tu dissesse que violão foi feito para batucar na parte traseira ou revirar o cimento, quem poderia falar que não é verdade! Você é o maior!
O maior. Rapha sempre no meu coração. Seria bom que o SBT recuperasse esse vídeo e o disponibilizasse sem esses créditos medonhos que sobem no final do vídeo.
Tem gente que vem ao mundo pra ficar pouco tempo, mas a iluminação que deixa é incomensurável! RR foi um desses. Faz falta pra caramba por aqui. QDOTOE!
Um gênio. Um cara com um dom divino e até hoje um dos maiores violonistas do Brasil. Uma pena ter partido tão cedo. Ele tinha um problema cardíaco desde criança. Hoje temos Yamandu Costa e outros, mas com a genialidade do Raphael NUNCA VI.
Não tem mto o q falar não....Raphael Rabello é mestre mesmo !!! Longa vida ao violão brasileiro....Yamandu, Dilermando, Baden....só fera.... música brasileira de qualidade....aliás, de alta qualidade......Vlw pelo pst cara !!!!
Ele sofreu um acidente e consegiu todos os seus movimentos do seu braço direito. O médico deu 1 ano pra se recurar e ele consegui em 4 meses. Força de vontade.
Robson, meus maravilhados parabéns ontem bebi duas garrafas de vinho vendo e tentando tirar os arranjos do mestre..estou surpreso com teus videos...todo de melhor para voce, meu irmão...abraços
" um pouco frio ". Raphael Rabello foi um gênio dotado de muita luz. Através da sua exuberante musicalidade, influenciou gerações de violonistas no mundo inteiro. É válido ressaltar que o Rabello elevou o violão 7 cordas a outro patamar.
He said he learned a great deal from Radamés; that Radamés was very kind to anyone who approached him willing to learn, and that he was like a father to a whole generation of musicians. His generation, it seems.
Impressionante a historia do maior violao do Brasil de todos os tempos...e vai demorar pra aparecer algo igual!!!e ainda tem gente que acha que toca mais que ele...que pretensão!essa molecada tem que estudar muito "nao so velocidade" principalmente "Harmonia" pra comecar a pensar em tocar 1 décimo que o Raphael tocava!
É isso ai , só tive conhecimento do Rafael Rabello, quando atuava com Ney Matogrosso, um dos maiores artistas que já vi, Foi tão Jovem, Que Deus o tenha, Abraço a todos.....
Músicos instrumentistas são como vinho vão se tornando melhores com a idade e o ápice da carreira fica ali entre os 40-60 anos. Raphael nos deixou com 32. Dá prá imaginar onde ele teria chegado? Um assombro.
Rapaz, se esse era o “um pouco frio” dele, aquecido, meu irmão, cé loko! Tocava demais! Assim como o Randy Rhoads, se foi muito jovem e, cheio de talento ainda para ser compartilhado… uma pena!
Yamandu Costa é um ótimo velocista, fantástico, mas velocista... já Raphael Rabello é de outro mundo, já o era mesmo quando ainda estava por aqui.... entretanto admiro demais Yamandu
Quando se falar de violão coloque Rafael Rabelo ao lado esse com certeza o melhor Violonista de todos os tempos ele era simplesmente diferenciado monstro ...
''Se o violão tem se estabelecido mais uma vez como principal voz instrumental da música moderna brasileira, muito do crédito pode ser dado a Raphael Rabello…" disse Mark Holston -Guitar player magazine.
La diferencia de Raphael com o resto, até os mais conhecidos e divulgados, era sua criatividade e musicalidade. Tinha toda a frescura dos genios com os quais compartilhou sua vida, alem de muito, mujito estudo.
Não cita nome dos amigos...que cara legal!!! E tem mais, o violão é o instrumento mais antigo da humanidade,(estou em 2018) e isso ja foi comprovado masainda é o melhor até agora...gênio de verdade
Conheci o Raphael no Mistura Fina do RJ. Pessoalmente ele foi o genio do violao de 7 cordas. e na epoca bem mais completo do que Paco de Lucía. Hoje é o Yamandú Costa o Mago das 7 cordas.
+Mallas Foch Eu acho o Yamandu apenas "razoável". Ele sabe tocar muitíssimo bem, mas é péssimo em fazer arranjos. Pra mim, o que o Yamandu faz é mais barulho que música, propriamente dita. Ele sabe SIM tocar música, mas opta por inventar e tentar ser brilhante como o Raphael.
+Victor England também partilho da sua visão, mas acho que quando Yamandú compõe bem. Já na parte de arranjos acho que as vezes ele acerta, como em Brejeiro, as vezes erra, como em Sampa, acho que aquele arranjo acabou com a música.