"O homem perde a saúde para juntar dinheiro, perde dinheiro para recuperar a saúde. Vive pensando ansiosamente no futuro, de tal forma que acaba por não viver nem o presente nem o futuro, vive como se nunca fosse morrer, e morre como se nunca tivesse vivido"
Pra mim, foi a melhor Análise das muitas que encontrei. A sua análise foi perfeita . Vc trouxe referências de grandes filósofos do existencialismo. Aprendi muito ❤
Muito obrigado Aninha! Que bom que gostou...vc chegou a ver aqui no canal que tem várias análises aqui no canal, nesse padrão de qualidade e pesquisa? Seria uma honra ver seus comentários em outros vídeos, tem outras músicas do Raul Seixas, tem legião urbana, tem Cazuza, engenheiros,etc te convido pra maratonar a playlist análise da letra tu não vai se arrepender!
Essa música tem a letra mais inteligente que já foi escrita por um compositor brasileiro, Raul usou de muita inteligência para driblar a censura da época e a realidade da música é um fato que vem se repetindo na vida de muita gente até os dias de hoje.
Ja vi alguns comentarios aqui no YT de pessoas que dizem que essa musica fala sobe um individuo que ta na classe mais alta da sociedade criticando o sistema e tal, ledo engano. A letra de ouro de tolo vai para todos. Inclusive o cidadao que so por ter um salario acha que ta realizado profissinalmente e que que a vida se resume a produtividade. Ouro de tolo nos faz pensar fora da caixa. Pra mim sera sempre a melhor letra de raul, pois critica, a politica, a sociedade de uma forma geral, e tambem os musicos elitista da epoca representados na propria figura de Roberto Carlos.
O existencialismo já é discutido a muitos anos, um exemplo é o texto de Eclesiástico na bíblia. Mas foi com essa música que Raul me fez despertar para esse tema.
AO CHEGAR NO RIO DE JANEIRO, RAUL PASSOU MUITA DIFICULDADE FINANCEIRA E A ECONOMIA NO GOVERNO MILITAR PROPORCIONOU BEM-ESTAR À TODO CIDADÃO TRABALHADOR. RAUL VENCEU MATERIALMENTE, MAS ACREDITAVA QUE A FELICIDADE ESTARIA EM OUTRAS DIMENSÕES. Na época, para veículos como à Folha de S. Paulo (junho/1973) e à Revista Amiga (julho/1973), Raul declarou que o verso final teria gerado toda a inspiração, ou seja, de que ele teria tido uma meditação vespertina onde teria visto um disco voador na Barra da Tijuca, localizada no Rio de Janeiro, no dia 7 de Janeiro do mesmo ano.
Primeiro!!!!!!! A parteu dessa canção q mas gosto e me identifico e essa parte: " Eu devia está feliz pelo Sr ter me concedido o domingo pra ir com a família no Jardim zoológico da pipoca aos macacos. HÁ mas q sugeito sou q não acha nada ingraçado macaco,praia, jornal,tobogã eu acho tudo isso um saco"
Mais uma análise sensacional!!👏👏👏Sempre analisei assim tbm!! Um monte de escravos alienados religiosos que só assumi depois do ateísmo e nilismo que pra mim chegaram tão mais tarde! Amei!❤❤🎼🎼
Esta canção a meu ver não tem nada a ver com a contra cultura em relação especificamente ao regime militar, mas sim, a contra cultura no contexto da sociedade em que sempre vivemos. Para mim é a canção que melhor resumi o que sempre ele acreditou e o que sempre ele quis passar para a sociedade em toda sua obra. Muitos não sabem, mais o Raul era muito esotérico, esta canção em especial revela até sua crença em algo maior que esta existência quando ele fala em disco voador, claramente ele já acreditava no fenômeno UFO. Em "S.O.S" então fica mais explícito ainda. Em "Eu nasci a 10 mil anos atrás" , claramente ele mostra sua crença em encarnações e se retrata como alguém que já teve várias vidas no planeta e viveu todos os grandes períodos históricos. Gîtâ e outras canções reforçam mais ainda esse lado esotérico que ele sempre teve e poucos perceberam.
Mano, se eu fosse fazer uma narrativa direta desta música, eu diria que era a história de um homem que partiu de um lugar que ele não queria estar para o lugar que ele queria estar, porque ele queria ser quem os outros são. Ai ele chega no lugar e começa a se ferrar muito, fica numa situação pior do que ele estava quando ele iniciou a jornada. Ai o cara começa a melhorar de vida, e ganha tudo o que ele quis, ele foi o que ele queria ser. Só que ai ele olha no espelho e vê que não era bem isto, ele queria mais. Ele queria se sentir como ele achava que as pessoas do lugar que ele estava se sentia, no resumo, ele queria se sentir bem, mas não se sentia. E aí ele passou por um processo, que não é muito claro, e chegou no lugar que ele queria quando ele saiu. E ele está dizendo, aqui é melhor, não tem como eu te explicar como é melhor, mas é melhor
Muito bom amigo. Sempre bom ouvir falar de Raulzito. Não podemos deixar a música morrer. Só ficou zuado o som da música que travou um pouco no decorrer do vídeo mas faz parte guerreiro. Um abraço. Keep Walking.
Ouro de Tolo poderia ter sido a única composição que Raul Seixas tivesse feito e mesmo assim teria colocado seu nome no panteão dos grandes músicos brasileiros, uma letra autobiográfica, ácida e corrosiva que é uma paródia de Sentado à Beira do Caminho, de Roberto e Erasmo Carlos, a começar pela melodia.
muito bom seu canal toda qualidade e foco, só uma sugestão: você poderia ajustar seu jeito de falar pra deixar o video mais dinâmico e convidativo, falar mais claramente. tive que assistir o video na velocidade 1,25x
Penso que pecou a assimilar a música a o Regime militar! Penso que são coisas desconexas, e sim somente as pessoas que buscam a “estabilidade na vida” vivem correndo atrás disso mais é uma verdade irreal.
Gosto das músicas do Raul, letra, melodia, arranjo. Culpar um momento que o Brasil passou de tudo de ruim que acontece é culpa de "Ditadura", acho muito sem sentido. O mundo, com diversas formas de regimes e culturas, se afasta é da essência divina, DEUS. Não fica claro se o povo quer viver em um capitalismo, comunismo ou em regime autoritário. Queixam de tudo. Vivem sobre uma expectativa de um mundo de sonhos. A realidade é outra. O Mundo é cheio de lobos em peles de cordeiro, a luta entre o bem e o mal. Não quero me alongar mais, assunto muito polêmico. É meu ponto de vista. Respeito as opiniões, mas, não abro mão da minha. Segunda vez na vida que exponho comentário em rede social. Parabéns pelo seu trabalho!
O conteúdo ta show de bola, mais a edição precisa ser melhorada.. deixa deixa a música tocar normalmente sem cortes fica mais emocionante.. Belo trabalho parabéns.
Pô velho, meteu um cd arranhado aí pra mostrar os trechos da música. Devia ter baixado a faixa em mp3. Mas deu pra assistir até o final. Apesar desse vacilo eu gostei do vídeo.
Eu fiz umas 10 versões desse vídeo antes de soltar, o motivo é direitos autorais, se eu deixasse o áudio normal da música o RU-vid poderia remover, veja o exemplo na análise que eu fiz de vento no litoral da legião urbana, aí vc vai entender pq tenho que picotar a música
@@pensandonisso. Entendi! Mas gostei muito da análise da música, sou muito fã do Raul e nunca tinha parado pra pensar nessa letra da maneira como vc mostrou. Pra mim tinha outro significado.
Achei q a Letra vai muito além da política, mas sim do estado de espírito e nossa crises de existencialismo.....q são questões q nos seres humanos passamos por séculos e séculos
Grande compositor, letrista, articulador, front-man e pensador, porém como guru, porém zero como alguém com moral para apontar o caminho da felicidade, dada a sua vida autodestrutiva, falta de habilidade pra lidar com as agrurias da vida e também ao fato de, apesar dos 44 anos de idade, ser encontrado morto abraçado a um pôster do Elvis Presley.
Bom dia meu amor! Gostaria que vc ousa essa duas Músicas e se vc poder fazer análise : Charlie Brown Jr. /vivendo nesse absurdo e outro PolaKo /Sozinho
Criticar o pseudô regime militar é fácil , questione a fala do socialismo hipócrita ; como uma sociedade alternativa, porque é isso que representa, a classe artista no presente momento, aonde passa férias ou vai morar os críticos do regime militar??? Toda história têm dois lados... A história requeria uma ação como aquela. Raul Seixas é um artista fora da média, tem meu respeito.