Como filha de Sebastião, me alegro em ver que as músicas e técnicas do meu pai inspiram diferentes pessoas e trás essa riqueza musical que jamais deve ser esquecida ❤
Decidi me tornar violonista depois de assistir um concerto de seu pai aqui em São Paulo no começo dos anos 2000. Mudou minha vida… Salve o grande mestre Sebastião!!!!
Parabéns, Marcos! Você presta um grande serviço ao violão brasileiro, além de ser um baita músico. O Sebastião morou perto de minha casa quando eu era adolescente. Um pessoa de simplicidade e humildade ímpar, porém um gigante quando subida ao palco. Gratidão por seus vídeos. Vida longa ao seu canal. Um grande abraço musical!
Eu sou apaixonado na qualidade da musica de sebastião tapajos pra mim, sem duvidas é um dos maiores musico violonista que o brasil tem e certamente o nosso pais não da o reconhecimento que esses grandes mestres merecem.
Bravo!!! Bravíssimo, Marcos! Belíssima interpretação! Também achei muito instrutivo e muito digna sua iniciativa de resgatar a memória desse grande nome do violão brasileiro e da música brasileira. A família Tapajós foi muito presente nos anos 60 e 70 no "cancioneiro popular", mas aos poucos foram sendo deixados de lado. Desde quando fomos crianças (isso inclui várias gerações) ouvimos que nosso país "não tem memória", daí a importância de seu gesto ao trazer o nome e a obra de Sebastião Tapajós e outros para que as novas gerações conheçam e ampliem suas referências violonísticas e musicais. Parabéns! Você é um motivo de orgulho para todos nós! Um grande abraço!
Mestre Tapajós, um dos melhores violonistas do mundo, com certeza! Sugiro procurar a parceria dele com o Marco Pereira tocando um choro na antiga TVE! Simplesmente incrível!
Um dos dias mais felizes da minha vida foi quando o Tapajos visitou minha casa em Berlin apos um dos seus shows com Mauricio Einhorn. A interpretacao do tapajos da musica de Franz Listz "Liebestraum" e uma dos coisas mais lindas que eu ja ouvi. No show dele em Berlin eu assisti ele tocando essa musica Ganga, da primeira fileira. Foi abosolutamente inesquecivel. Sujeito gente finissima e um baita violonista. Muito legal voces estar postando essa homenagem a ele Marcos. Voce esta nesse mesmo caminho de virtuosismo. Parabens.
Marcos, tenho 62 anos, fui trumpetista aluno do Corvo, irmão do Chiquinho. Nunca um profissional, sempre um iniciante. Em 1980, minha irmã me deu um Di'Giorggio Signorina 16, de presente e desde então tenho tentado aprender esse belo instrumento. Toco samba nas festinhas de família. Mas abuso de alguns acordes, com muito pouco conhecimento de harmonia, pois nem campo harmonico sei decor. Quando vejo sua paixão pelas composições e pelos compositores; pela interpretação dessas composições, fico imaginando o quanto você me teria sido útil à 40 anos atrás. Lá, não existiam professores como você, infelizmente. Eram escassos.
Marcos na verdade esses teus reacts são mais que reacts, são minis aulas de análise musical e interpretação, além de nos brindar com uma cereja para o bolo que é a tua própria performance. 👏
Caro Marcos Kaiser, eu trabalhei muito tempo em Santarém e lá o homem era representante direto dos violonistas! No Bar Mascote muita gente pedia sempre algo relacionado com o grande musico mocorongo! Parabéns por trazer este grande artista brasileiro ao conhecimento de mais pessoas!
A uns anos atrás no sesc pompeia, Ouvimos um som de uma bateria de escola de samba, e então as cortinas se abriram e era o Sebastião tapajos abrindo o show lindamente. Era só ele e o violão. Nunca esquecerei desse momento. Época boa , de muita música ao vivo, de verdade... parabéns pelo trabalho.
Sebastião Tapajós era extraordinário. E parabéns Marcos pela interpretação. Há um contemporâneo do Sebastião chamado maestro Jeremias (Jerê), tem centenas de composições para violão. Tbm é um gigante.
Finíssima homenagem Marcos. Sebastião foi um Gênio. E nós deixou vários CDs de herança para transcrever e acrescentar a ao repertório do violão brasileiro
Como é bom ver o Sebastião ganhando notoriedade. Minha música favorita da vida é dele, Verônica, e é impressionante como quase ninguém essa peça lindíssima. Parabéns por divulgar um artista que poucos conhecem e que merece muito mais reconhecimento por tudo que fez para a música mundial.
O Babá era sensacional como musico e pessoa, gente boa demais, tranquilo e odiava que a gente chamasse ele de senhor. Felizmente tive a honra de varios momentos sentar ao redor duma mesa com os violoes e mais dois musicos, tocando e comendo maniçoba.
Tive a alegria de conviver musicalmente nos ultimos anos com o Sebastião Tapajos "Tião" (para os amigos mais proximos) alem do legado deixado registrados, tem muitas composicoes não gravadas, que estão registradas no seu fiel gravador de bolso.. Sebastião foi um violonista completo..
A cultura amazônida é um universo onde muitas linguagens distintas ao mesmo tempo semelhantes se conectam. Sebastiao Tapajós é um gênio e grande pesquisador do violão do Norte. Infelizmente a Amazônia sofre com o descaso e preconceito do restante do país e isso é histórico. Eu te agradeço muito, meu irmão pela sua sensibilidade em perceber e divulgar um grande genio que já gravou mais de 50 discos e fez parcerias com grandes nomes da música brasileira e mundial. A amazonia e toda sua diversidade é o que tem de mais belo neste país pois guarda a nossa raíz brasileira. Viva Sebastiao Tapajós!
O cara é demais, sei que não chego nem perto do que é, mas ele foi um dos maiores se nao o maior motivo de eu tocar violão, tive a incrível honra ver ver tocar algumas vezes aqui em Santarém, sempre impecável, uma honra ser conterrâneo dessa lenda, que é orgulho pra toda região do Tapajós.
Ouvi pela primeira vez aqui no seu canal através da música Mifilas. Desde então, sempre toco essa música e é incrível a sensação que ela traz. Nosso País é uma fábrica de talentos.
Tive a honra de conhecer Sebastião Tapajos e todo o seu talento profissional se completava com sua humildade e generosidade, sou fã eterno desse gênio da música brasileira, obrigado Marcos por esse vídeo tão especial 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Marcos Kaiser, você presta uma grande homenagem a um dos mais virtuosos Violinista que o planeta terra pode oferecer na arte musical tanto no violão erudito como no popular.Sebastião Tapajós, mais conhecido para muitos intimamente como Babá, era uma pessoa muito simples e atencioso com as pessoas que se aproximavam dele, seja para uma foto ou explicação sobre a sua música ou técnica para reproduzir seu som.Para você ter uma idéia de sua simplicidade, ele foi meu Padrinho de Crisma na igreja Católica, quando eu já tinha mais de 30 anos.Frequentava sua casa em Santarém, quando lá morava e atualmente moro em São Luis.Eu e minha esposa temos amizade com a esposa dele a Sra.Tânia mesmo depois de seu regresso ao palco celestial.Tive a honra de conviver e vê-lo tocar de perto em sua casa, e para mim ele está no Panteão dos Melhores Violonistas do Mundo.
Olá, Marcos! Agradeço profundamente por compartilhar o trabalho desse talentoso músico, que era desconhecido para muitos, inclusive para mim. Fiquei impressionado com sua técnica excepcional e agradeço por publicar esse vídeo inspirador. Obrigado pelo seu gesto atencioso em divulgar esse artista e enriquecer a nossa apreciação pela música. Abraços de MG
Olha que sensacional?! Tinha ouvido falar dele, mas não conhecia tanto talento. Obrigado por compartilhar, e por resgatar a memória do violão brasileiro.
Parabéns Marcos Kaiser por trazer sempre tamanha riqueza musical. A partir desse vídeo passei a me aprofundar na obra do mestre Sebastião Tapajós e é uma maravilha
@@MrMarcosKaiserGuitar Que honra receber o agradecimento de um mestre do violão. Além de todo o talento, ainda é humilde. Parabéns e que Deus abençoe sua jornada sempre
Vídeo excelente, Marcos. Sebastião nos honra a todos aqui no Pará e você o honrou lindamente nessa análise-homenagem. Quando ele morreu fez-se silêncio nas seis cordas, mas ele vive em seu legado.
Marcos que feliz lembrança vivi momentos inesquecíveis ouvindo Sebastião Tapajos em Belém e em Santarém lá pelos idos de 83, faz tempo... linda interpretação que com toda sua modéstia mas vc também já faz parte dos grandes violonista brasileiros parabéns
assisti um concerto do Sebastião Tapajós em Franca, SP,na década de 90 e fiquei encantado com sua musicalidade é completamente assombrado com sua técnica
Há algumas décadas, eu ouvia só as rádios Cultura de São Paulo, tanto AM como FM e sempre ouvia música do Sebastião Tapajós.🎸🎸Que bom que você traz esse grande violonista para perto dos mais jovens. Muito linda sua interpretação, Marcos.🤗🤗🎸🎸🌻🌻
Excelente abordagem sobre a obra de Sebastião Tapajós, cujo legado carece de mais divulgação. Quanto à sua interpretação da valsa do Tião, achei soberba no melhor dos sentidos. Parabéns, Marcos Kaiser!
Marcos obrigado. O Sebastião Tapajós é um monstro do violão brasileiro, me lembro quando ele foi no programa Ensaio no início da decada de 1990...assisti apenas uma vez pela TV e nunca mais esqueci, assim como o Ensaio com o Turíbio Santos, naquela mesma época. Não achei ambos os programas no RU-vid, mas permanecem por mais de 30 anos na minha memória. Agora falando em violonistas espetaculares, contemporâneos do Sebastião, que foram praticamente deixados de lado com o advento do Raphael Rabello, é o violonista Antônio Carlos Barbosa Lima. Esse cara é uma escola praticamente inexplorada no violão brasileiro, seus arranjos, por exemplo de Sons de Carrilhões, só orientais, um chinês e um japonês, tiveram a manha de tirar e postar no RU-vid. Pesquisa sobre isso. Abraço
Realmente. Preciso fazer um vídeo do Carlos Barbosa. E é bem isso. RAPHAEL Rabelo ofuscou os demais, não por ser melhor, mas talvez devido a uma moda que vivemos nas últimas décadas de “escalas rápidas”. Não que o RAPHAEL só fizesse isso, mas é oq dá pra comentar rapidamente aqui kkkk
Sensacional o vídeo que mostra um pouco da genialidade do Sebastião Tapajós que infelizmente não teve o devido reconhecimento em terras brasileiras ... Parabéns pela sua interpretação dessa bela valsa que me fez suspirar. Bravo.
Sensibilidade musical, na máxima expreção!!!..... Uma composicão que vai intercalando melodía entre mil e umas harmonias , núm vals com sabor Brasileiro. !....no violão sempre impecável do Mestre Marcos Káiser ❗👏
Caramba, vc me fez lembrar do tempo em que comecei a aprender a tocar. Em 1976, se não me engano, ganhei de presente o disco dele chamado Sebastião Tapajós Guitarra Fantástica. Uma das músicas que vc mostrou era uma das minhas preferidas. Eu consegui tirar e tocar, não é tão difícil, é a Valsa Paraguaia. Tirei também as cantigas de roda, super legal. Mas teve uma que até hoje fico meio frustrado de não ter conseguido tocar, porque essa sim, é bem difícil. Chama-se Valsa Venezuelana. Naquela época não é como hoje que o cara não precisa se esforçar pra tirar uma música pois tem várias interpretações no RU-vid. Mas mesmo vc vendo o vídeo, executar a Valsa Venezuelana não é pra qualquer um. Se puder, de uma olhada nessa música. Gde abraço e valeu pela iniciativa de mostrar o trabalho desse grande ícone da música instrumental brasileira. 😊
Parabéns Marcus Kaiser que maravilha de episódio, assim vamos eternizando esses Mestres da escola brasileira do violão e aqui no canal vamos vendo a evolução do instrumento ao longo do tempo! Que valsa maravilhosa de Sebastião Tapajós, buscarei mais... e vc kaiser tocando parece que tem nos dedos a dicção de Elis nas palavras, por mais difíceis e rápidas que sejam as partes se escuta claramente a estruturação harmônica e melódica. Vida longa!
Salve, Marcos! Que linda sua forma de mostrar a poética sonora do mestre Tapajós!! Bonito demais te ouvir falando dele. No vídeo 2, que você apresenta fragmentos, a levada da mão direita, ao meu ver, nos remete ao ritmo do boi (e não do carimbó). O que o mestre faz com aquele som grave batucado me fez perceber uma possível referência ao pandeirão usado no boi do Pará e do Maranhão. É genial essa transposição da marcação percussiva do boi para o violão!! Coisa de mestre mesmo!! Abração aqui do Ceará!!
Eu tive o privilégio de receber o Sebastião no meu apartamento aqui em SP, neste dia ele e outro migo compuseram na sala de casa um choro, tenho gravado até hj esse momento... ele me deu umas 10 musicas escritas a mão por ele, para eu tocar, .tenho essas partituras até hj....raridade dele e inéditas.
Não conhecia, nem nunca tinha ouvido falar deste Sebastião Tabajós. Gostei muito. No Brasil, Dilermando é o meu farol, e conheço a maioria dos "históricos" do violão brasileiro, tanto compositores como intérpretes, desde o canhoto. Amo o violão brasileiro! Abraço de Moçambique. N.B. busquem RICARDO ACEVEDO, um virtuoso do violão chileno, que descobri só há poucos dias e que tem uma técnica invulgar de tocar o violão, com sonoridades e técnicas de mão direita muito peculiares e desafiantes.
Muito bem lembrado. Um excepcional violonista. Parabéns. Eu era muito amigo dele e tenho muitos vídeos caseiros gravados em casa. Qualquer interesse sobre a obra dele pode entrar em contato. Abraços.
Confesso que não conhecia o trabalho do Sebastião, mas fiquei muito impressionado com a técnica e a habilidade deste violonista. Vou buscar conhecer mais sobre esse grande músico brasileiro. @MrMarcosKaiserGuitar, continue trazendo o trabalho de violonistas incríveis, antigos e modernos. Se possível, explore também músicos de fora da escola brasileira. Excelente vídeo. Parabéns!
Excelente! Grande músico. Vi show dele aqui em Maceió, no Teatro Deodoro. Sensacional , incrível. Outro grande que vi aqui foi Turibio Santos, outro gigante do violão, pouco falado ultimamente.
Os músicos brasileiros sem dúvida estão entre os melhores do mundo, pela sua genialidade e criatividade única. Falta mais reconhecimento na remuneração e na divulgação da música de qualidade dos nossos incríveis músicos.
Ótima Referência, Marcos. Lembro-me que há quase 02 décadas atrás, quando comecei a escutar estes grandes nomes do nosso violão Instrumental, me chamou a atenção uma música chamada "Brinquedo pro Junior", devido aos harmônicos artificiais, em excesso, tão melodiacamente bem executados e organizados que o Tapajós fazia.
Um mestre do violão. Acho o jeito que ele toca parecido com o Cacho Tirao. Não no ritmo, mas na técnica. Faz um react do Cacho Tirao também (Para quem não conhece vejam as músicas: "Pajaro campana"; "Taquito Militar"; "Berimbau" e "La Puñalada". Ele gostava muito do Baden Powell.
Essa batida da música carimbó é pra imitar a marcação do ritmo que é feita pelo curimbó. Ele realmente era um gênio e deixa um grande legado para a música!
Excelente análise sobre a obra de nossos violonistas! Acredito que no segundo vídeo, Sebastião Tapajós traz para o violão a batida do Curimbó, instrumento de percussão paraense usado no Carimbó!
Marcos Kaiser, emblemática essas músicas do Sebastião Tapajos, umas evoluções de baixos bem pulsantes em todas as passagens de notas,sinceramente conheço pouco sobre as músicas dele,mas as que ouvi sinto que tem algo a mais, seria bom falar mais sobre ele e suas obras, Egberto Gismonte é outro também pouco divulgado tem obras importantes para violão, fala-se muito pouco sobre eles sua música e obras. Talvez pela erudição deles região talvez, precisam ser descobertos!!!