Eu acho muito impressionante a Anne não discutir apenas a educação deficiente e castradora que as meninas recebiam, mas também dissecar os problemas na educação que era direcionada aos meninos, e como uma coisa está ligada à outra - é um debate que bem dizer começamos a ter hoje.
Atualmente estou lendo "O cultivo do ódio", do Peter Gay. Nesse livro o autor dedica um capítulo pra discutir a situação feminina na era vitoriana, principalmente a atuação das mulheres na literatura. É bem interessante pq o autor vai levantar os dados de circulação dos livros que eram best-sellers e a maioria esmagadora eram romances que tinham essa característica da moral cristã, escrito por mulheres. Fico imaginando o quanto dessa literatura foi esquecida e como seria interessante resgatar essas autoras. Ótima resenha, Aline!
Gabi, só encontro este livro a 500, 400, 300 é 240,00. Saberia me dizer onde compro mesmo em Sebo? Vc vende a edição que tem, por um pouquinho menos???
@@anaclaudiarodrigues4542 Oi, Ana! Então, a edição que usei peguei emprestada na biblioteca da minha universidade. Não tenho uma edição física pra chamar de minha, infelizmente. Mas acho que vc consegue achar em pdf por aí. Em sebo, geralmente é esse absurdo mesmo.
Adorei, Aline. Ainda bem que trouxe os dois para as férias. Comecei a ler "Cartas de um diabo ao seu aprendiz" depois de "Agnes Grey", mas vendo seu vídeo, já vou começar "A Inquilina". Bjs
@@AlineAimee fui surpreendida pela sagacidade e a crítica nas entrelinhas. Estou na segunda carta ainda e resolvi ler com mais calma para identificar a crítica implícita em cada "conselho" que o diabo dá para o sobrinho. Acho que vai valer a pena sim!!!
Aline, suas resenhas são realmente diferenciadas. Vc está me ajudando muito a passar por esse difícil momento que estamos vivendo! Só tenho a te agradecer!! Li muito mais este ano por causa de suas análises e suas indicações. Este vai ser mais um livro que vou ler por sua causa. Tenho aqui no meu Kindle há tempos e ainda não tinha lido!!
Ótima resenha!! Amei seu vídeo sobre Agnes e esse também. Ainda não li nada da Anne, única irmã que falta eu conhecer, mas com certeza em 2021 irei dar uma chance. Villette, da Charlotte, será uma das minhas primeiras leituras de 2021, você tem planos pra ler essa obra também? Creio que a questão religiosa também vai estar presente em todas as obras da Charlotte. Abraço e feliz ano novo 🤍
Muito bom revisitar uma obra lida faz algum por outros olhos, um que de vislumbres de passagens que nos chamaram a atenção, e ainda assim há um que de inusitado.
Eu li esse livro no início do ano, e realmente ele é muito impactante e mostra bem como era complicada a realidade das mulheres na época. Elas tinham que escolher um marido sem nem conhecer muito bem, e não tinham direito à nada caso se divorciassem... Quero muito ler Jane Eyre e O Morro dos Ventos Uivantes, acabei começando pela Bronte menos famosa rs
Li "O morro dos..." aos 20 anos, e aos 40, comemorei a data lendo outra Bronte (li "Jane Eyre"). Agora eu andava atrás de algo da Anne para experimentar tb! Vou na sua dica! ❤️
@alineaimee, pensei em "fechar" minha experiência com as Bronte com esses três títulos. Você indicaria mais algum "que não poderia ficar de fora" dessa experiência? ☺️
Li pouco as Brontë! Além desses que você também leu, li o Agnes Grey, que é mais simples e rápido, e o Villete, que é longo, denso e um tanto melodramático, mas que tem momentos ótimos!
Gostando demais das suas análises! Ganhou mais uma escrita! Sem esquecer que seus vídeos me ajudaram muito na minha pesquisa sobre Feminismo.. Obrigada!
Depois que vc disse que tinha gostado muito desse livro fiquei curiosa e aguardo o vídeo. Tinha rejeitado a leitura dessa autora por saber do forte discurso religioso, acho um porre! Quero ver o que vc vai falar 😃😘
Com a Charlotte e com a Anne não tem muito pra onde correr. Mas não me importo porque gosto das discussões religiosas. E essas autoras escrevem histórias muito boas e intensas, com personagens muito marcantes.