Salve, Ronaldo! Em contato com a Associação Torre de Vigia, fui informado que "na sequência seguida pelo Corpo Governante, os meses intercalares estão incluídos no 2º, 5º, 8º, 10º, 13º, 16º e 18º anos do ciclo. Assim, um ano intercalar foi incluído no ano de 2023 (o 18º ano do atual ciclo) e não em 2024 (o 19º ano do ciclo). A razão disso é que, segundo certos eruditos, nessa sequência os anos solares e lunares são melhor igualados." Essa foi a informação que recebi de um irmão que escreveu pra lá. Espero ter ajudado com essa informação.
@@ReceberoConhecimento Pelo que entendi, as TJs "calibram" a data de 14 de nisã usando também o "número áureo", usado amplamente na tabela "Data da Lua Cheia Pascal", semelhante àqueles calendários permanentes (que vinham nas agendas, lembra?) Estou atrás da fonte exata, mas parece mesmo ser este o caso.
@@cefas2 a forma CORRETA seria OBSERVAÇÃO mas em Jerusalém e acompanhado do BROTO DA CEVADA. Como hoje nenhum desses elementos são possíveis, formas matemáticas são aplicadas Hilel ll seguiu uma linha e as TJ outra. Somente isso