➡️ Gosta do meu trabalho? Meus vídeos lhe ajudaram de alguma forma? 👉 Você pode colaborar com o Canal contribuindo com qualquer valor pela chave PIX: canal.arte.retro@gmail.com
Ficou linda , e o q eu mais gostei , foi q vc fez tudo da maneira mais simples possível e sem muita firulas e fantasias igual eu vejo muitos aí , cheio de maquinário. Muito bom
11 месяцев назад
Que bom que gostou, amigo. Obrigado por prestigiar o meu trabalho. Seja bem vindo ao canal!
👉 Seja um Apoiador do CANAL ARTE RETRÔ: abacashi.com/p/canal_arte_retro 👉 INSCREVA-SE e ative as notificações para receber as novidades: ru-vid.com Grande abraço a todos, com desejo de felicidades e sucesso!!! ✅ CURTA - COMENTE - COMPARTILHE
Parabéns pelo trabalho! Sem recursos de ferramentas e fez um trabalho maravilhoso! Tiro meu chapéu pra vc!
2 года назад
Muito obrigado por prestigiar o meu trabalho, Paschoal. Fico feliz pelo reconhecimento ao meu esforço neste trabalho artesanal pelo amigo profissional. Grande abraço!
Valeu queria recupera o facão que era do meu bisavo que meu pai usava só falta fazer o cabo agora
Год назад
Espero ter ajudado, amigo! Sucesso no seu projeto! Assista aqui no canal a recuperação de um facão Tramontina e a fabricação de um cabo em madeira de maneira artesanal para ele. Esse vídeo pode lhe ajudar, bem como o da recuperação de um cutelo antigo também. Grande abraço!
Que bom que ajudou, Venom! Fico feliz em saber disso. Aproveite também para assistir ao vídeo em que eu apresento um experimento sobre "eletrólise" para retirada de ferrugem e também outro vídeo em que eu mostro duas formas de usar o vinagre doméstico (ácido acético) como agente removedor de ferrugem. Espero que também ajude. Não deixe de se inscrever no canal e o seu aquele like para dar aquela força! Grande abraço.
Obrigado, João. Essas peças antigas tem um valor para mim, e por isso optei pela restauração eu mesmo. Grande abraço e ótimo final de semana a toda família, amigo!
Geralmente, o tratamento térmico (TT) dado pelo fabricante é muito bom. É importante não alterá-lo.
3 года назад
Sim, é verdade. Por isso preferi preservar o tratamento original, sem usar esmerilhadeira para não sobreaquecer. No momento, ainda não tenho uma forja para realizar os tratamentos adequados! Obrigado pelo seu comentário. Seja bem-vindo!
Ficou otimo seu trabalho..só uma dúvida este sargento vermelho voce usou é quantoa polegada? E outro sargento com parafuso e porca é caseiro???
2 года назад
Obrigado por prestigiar o meu trabalho, Pedro. O grampo sargento utilizado é de 4" Sim, o outro é um improviso, sendo utilizadas chapas de ferro chato, parafusos, porcas e arruelas, apenas para cumprir a mesma função do sargento, que é de manter sob pressão as talas por 24h até a secagem total do adesivo epoxi.
Tenho uma AP COSMO aqui mas tá bom o corte bem gasto
3 года назад
Opa, beleza amigão. Sabe de que ano é, aproximadamente? Aproveita e assiste ao vídeo em que eu reformo, troco o cabo de um Facão Tramontina. Acho que você vai gostar. Depois me diz, ok? Grande abraço. Este é o link: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-5sJaHrm8IDU.html
Obrigado, Alessandro. Além de colecionar, também gosto de restaurar (da melhor maneira possível, rsrs). Aproveite para ver as outras restaurações nesta minha playslist: ru-vid.com/group/PL44kNskmjlaf-UX4HvovyA4SI1A-PazFT Grande abraço, amigo. Não deixe de se inscrever e grato por acompanhar o meu trabalho!
@Canal Arte Retrô Saudações. Que disco é aquele utilizado na esmerilhadeira, para desbastar a madeira do cabo ?
3 года назад
É um disco flexível de desbaste grão 50 da marca Carborundum antigo. Eu instalei sobre um disco de desbaste rígido comum para executar a tarefa. Funcionou super bem! Só precisa ter cuidado, pois a esmerilhadeira tem uma velocidade muito grande, não sendo específica para esse trabalho.
@Canal Arte Retrô essa faca artesanal ? Ela tem uma senhora espessura, hein ?
3 года назад
Pelas características, artesanal com certeza. Esta pertencia ao meu pai e faz parte da coleção que eu apresentei em um vídeo antes ( ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-8UPOC8jAV28.html ). Vê-se que ela foi produzida sem nenhum acabamento refinado, possivelmente por um cuteleiro das antigas, com uma dureza considerável (que fiz questão de manter). Nem cabo tinha e era usada como um facão, pois é bem robusta, visto a sua espessura bem generosa.
Podia ter removido a têmpera que a faca ficaria mais fácil do manejo, depois, revenia ela umas duas vezes e temperava de novo. ficou linda parabens!
3 года назад
Sim, amigo. Eu pensei exatamente isso mas, por enquanto, não tenho forno para realizar a normalização e a têmpera. Oportunamente, quero investir em um (fabricar o meu) para realizar os tratamentos. Obrigado pela interação. Grande abraço, amigo! Não deixe de se inscrever no canal para dar aquela força. Tem vídeo novo saindo em breve...
tenho um cutelo antigo, mas está muito enferrujado e não sei como tirar
2 года назад
Bom dia, amigo. Assista a esses vídeos aqui no meu canal que eu acredito vai lhe ajudar: - Como Tirar Ferrugem com Apenas R$ 2,80 - FÁCIL: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-jypnUf-MYVg.html - Como Restaurar um Cutelo Antigo de 40 Anos: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-nO1Y0SdLPro.html
Mano como faz pra tirar os furinho q tem no facão?
3 года назад
Os furinhos são provenientes da ferrugem e corrosão antiga. Para eliminá-los é necessário usar uma lixadeira de cinta ou uma esmerilhadeira e desbastar o material até obter esse resultado. Porém, essa operação retira muito material, o que acaba por reduzir a espessura da lâmina. Por isso, decidi não fazê-lo, mantendo a maior espessura original possível apenas utilizando lixas manualmente, como mostrado no vídeo.
@ tenho lixadeira treme treme, qual lixa tu indica? Lixei com lixa madeira 50/80/100/220/400/600/1200 e ficou ainda cheia de buraquinhos e arranhoes
3 года назад
Você deve usar lixas "ferro" e não madeira. - Lixas ferro: grão 50 até 220 - Lixas d'água: 320 até 1200 As lixas ferro podem ser usadas manualmente com o auxílio de um taco de madeira para apoiar melhor, sempre em um único sentido vai e vem, a seco. As lixas d'água da mesma maneira, mas sempre com água. É um trabalho demorado, não adiante ter pressa. Execute cada etapa, cada lixa observando o resultado desejado. As lixas de grão maior vão tirar esses "buracos" da corrosão e as lixas posteriores mais finas vão retirando os riscos deixados pelas lixas mais grossas usadas inicialmente. Ou seja, cada lixa mais fina vai melhorando o acabamento deixado pela lixa anterior, até ficar com o aspecto espelhado ao final com a lixa d'água 1200.