JB são as iniciais do artesão cearense José Bezerra que fabricava essas empunhaduras. Na época, a turma do ipsc gostava desse tipo de cabo. Outro artesão era o também cearense Manuel Bezerra que antecedeu o José e fez excelentes cabos para revólver.
Na verdade, JB é José Batista. Atirador Veterano e presidente fundador da Federação Cearense de Tiro Prático. José continuou reconhecido trabalho de outro artesão, realmente chamado Manuel Bezerra, que fez fama há décadas atrás, fabricando as melhores empunhaduras para armas de tiro olímpico e alguns modelos para armas diversas (revólveres e pistolas). Essa empunhadura em questão, foi desenvolvida especialmente por José Batista para o IPSC, permitindo uma empunhadura mais alta que a convencional, com beavertail (apenas pistolas possuíam) e o formato de “funil”, garantia a empunhadura correta após o saque. Essa empunhadura é parte importante no desenvolvimento do Tiro Prático brasileiro. Estamos falando da década de 90.
Eu lembro do lançamento deste revólver. Vou pontuar duas circunstâncias que explicam não vermos deste modelo 1: restrição do calibre 357 à época nem policiais tinham permissão para .357 talvez por isso não vemos o 357 magnum "por aí", 2: havia muita queixa de "quebra de agulha" de revólver na época logo a Taurus lançou cão martelo e percutor embutido, 3: no mesmo ano a Taurus lançou o 837 com 7 tiros com cano 4, 6 e 8⅜ polegadas, o que deixou o Cyclops em aparente desvantagem para uso civil velado. 4 me arrependo até hoje de não ter comprado um.😢
Infelizmente estou vendo a falta de qualidade hoje nos Rossi atuais então não seria diferente se voltasse a fabricar esse . Melhor opção e a mais difícil achar essa mina de ouro p comprar um de acervo
Fabi as iniciais JB nas placas de empunhadura desse Rossi Ciclops significam o nome do Artesão/Fabricante:José Batista de Lima cujo Ateliê era/é localizado no Municipio de Fortaleza-CE a Capital do Estado do Ceará-CE eu digo isso porque esse Artesão fez muita Propaganda de seu Trabalho/Arte nas Páginas da Revista Magnum e se você puder faça um Video/Revil sobre um Clássico Modelo da Taurus o Revólver Modelo 80 S.O "Canela Seca" que foi Fabricado com Canos:Curto de 2 e 2 1/2(Duas Polegadas e Meia),Médio 3 e 4 Polegadas e Longo 6 Polegadas e com a Percussão Direta que é a Agulha no "Cão" Popularmente Conhecida como "Pica Pau" ou mesmo as versões mais modernas desse mesmo Modelo com a Percussão Indireta que é a Agulha Embutida .
Pois é, eu ia comentar sobre sua empunhadura. Eu vi somente 1 atirador até hoje utilizar essa mesma empunhadura, um americano chamado Chris Cerino, e eu gostei tanto dela, da maneira que ela auxilia a absorver o recuo de forma linear, que passei a utiliza-la em competições, como também, a ensinar ela em sala de aula para meus alunos. Dando crédito onde é devido, eu a chamo de empunhadura Cerino, pois foi com o Chris que a vi sendo utilizada e por nenhum outro atirador, exceto você! Gostaria de perguntar, onde você aprendeu sobre ela?
Obrigada pela contribuição . Essa empunhadura quem me ensinou foi meu marido o Marcelo Venera, quem também ensinou nossos filhos a atirarem de revólver usando essa empunhadura. Uso ela em todos os tipos de revólver e calibres . Tem vídeos meus com 357 mag, 44 mag, 454 Casull , 460 S&w e o 500 s$w . Fiz para demonstrar que se adapta a calibre mais potentes também
@@FabiVeneraTexas Feliz Páscoa para toda a família Texas House. Que nesta Páscoa abençoada o Espírito do Cristo que ressuscitou em seus corações abençoe o Ano com fé e esperança renovadas em nosso Senhor Jesus!