Quando vier a Mossoro, aproveite e vá em Lucrecia-RN. Lampião tambem passou la, tem um local onde cangaceiros mataram 3 rapazes, onde hoje é lembrado como a cruz dos 3 herois.
Que história incrivissíma meu irmão que história bem contada por esses dois monstro um pesquisador e outro historiador belíssimo trabalho e explicação meus parabéns
Lendária a história....meu avô não podia ouvir fala em Lampião e seu bando q ele chamava de um bando de cabra safados....que mataram um printo dele em Mossoró RN, meu avô nasceu em Olinda mas viveu em Ceará Mirim RN antes de ir para Natal e depois São Paulo onde eu nasci ....
Olá Aderbal Parabéns pelo vídeo. GENTE hoje a história do cangaço é CULTURA FORTE O CANGAÇO EXISTIU. e hoje as cidades onde houve resistência e outros detalhes do CANGAÇO elas são Preciosa Para o desenvolvimento do Turismo renda e emprego.O Gangaço trouxe momentos triste mais hoje é História em que gera renda .GENTE para as cidades onde houve a Passagem do bando do Capitão Virgulino Lampião. É isso Novamente ti Parabenizo Aderbal e sua equipe.Forte Abraço.
A explanação de Lemuel nos esclarece a posição de Lampião diante da tentativa de invasão a Mossoró. Viva a história e a cultura nordestina nas considerações finais.
Mais um grande vídeo do meu amigo Aderbal Nogueira. Seguindo a Rota do Cangaço pelas terras do Rio Grande do Norte, Mossoró. Uma aula de Geraldo e Lemuel.
3 года назад
Aderbal, obrigado por compartilhar isso conosco. Mais um excelente relato! Um forte abraço, meu amigo!
Boa noite a todos do canal do Aderbal Nogueira eu sempre tive curiosidade sobre o ataque de lampião a Mossoró hoje com essa riqueza de detalhes muito boa parabéns Aderbal
É tão bom esse vídeo explicando o ataque a Mossoró o ruim é que acabou na espera do próximo vídeo Aderbal trabalho fundamental para o estudo do cangaço parabéns vc é um dos maiores pesquisadores do cangaço só tenho a agradecer a você aprendi 95 porcento do que eu sei sobre o cangaço graças a o seu trabalho muito obrigado amigo isso vai ficar pra história para as futuras gerações fazer suas pesquisas
Aula de história memorável!! O caso Mossoró é um dos mais fascinantes da história do cangaço, mesmo ter cido breve, nos mostra de forma atemporal o quanto "o povo unido jamais será vencido" e também ao menos para mim deixa à luz de 3 pontos que acho instigante: 1° audácia ou loucura demais tentar contra uma cidade desse porte? Aposta grandiosa mesmo sabendo dos riscos. 2° a organização e união dos defensores de Mossoró, das trincheiras distribuídas no perímetro urbano ao aparato bélico montado antes do combate. Isso é fascinante!! 3° foi escolha estratégica de lampião ficar na retaguarda? Se ele enfatizou "cidade das 4 torres" sabia ou presumiu um fracasso? Caso tenha feita essa escolha, mostra o quanto era estrategista. O fato é que Mossoró em sua breve façanha contra o cangaço mostrou uma coragem formidável, que poderia ter causado um estrago muito maior no movimento cangaço. Lemuel e Geraldo, parabéns pelos depoimentos e nos trazer essa aula sensacional da nossa rica história. Aderbal só gratidão pelo trabalho de nos manter bem informados com a verdade!! Abraços!!
Mossoró: A cidade inexpugnável. Muito bom! O grupo que vem atrás não teria a função de dar cobertura a uma possível investida das volantes que poderiam vir de surpreza?
Parabéns a Lemuel. Perfeitas as suas palavras quando diz que só com leitura se afasta a maldição da ignorância. E esse tipo de comportamento, ou seja, o saudável hábito da leitura é que faz o ser humano crescer em conhecimento e sbrir sua mente para as verdades de tudo aquilo que nos cerca. Att. João Luiz Esteves Nascimento do Rio de Janeiro.
Aderbal meu querido, estava eu pensando em seu excêntrico trabalho, ao qual vais muito além da cangaçologia, me refiro ao cinegrafista, uma profissão que nos tras aquilo que nossos olhos não vê por não estarmos lá, bem sabeis que tens acervos fotográficos e filmograficos sobre muitas coisas vivenciadas e jamais esquecidas, marcadas na história, em especial no Nordeste, bom, tenho um pequeno pedido, podes fazer um documentário especial sobre a resistência nordestina contra a coluna prestes, sabes que em muitos estados do nordeste na época, organizaram grupos de pessoas, uns militares, outros civis, para confrontar o movimento, durante esses confrontos milhares de camponeses morreram defendendo suas terras e sua dignidade. Sou do Piauí, tenho certeza que sabes o que ocorreu aqui às margens do rio jenipapo, em Campo Maior/PI. Peço-lhe este favor, para que os desavisados saibam que a independência do Brasil não se abstém somente ao Sul, aqui nós também lutamos, e pouco se sabe sobre, pois os livros de história enfatizam somente o grito do Ipiranga. Sabes também que lampião uma certa vez também se dispôs a lutar contra a coluna prestes, de todo modo, pense com carinho sobre meu pedido, fica cum Deus.
Tenho vontade de fazer sim. Espero que consiga alguns apoios para todos os projetos que tenho, muitas vezes a falta de condições me impedem de produzir. Mas, continuo tentando, valeu e obrigado
E pensar que várias dessas histórias cangaceiras dariam ótimos roteiros pra excelentes filmes e séries das telonas e das telinhas. Além de contar histórias como a de Pablo Escobar conte tbm pro Brasil e pro mundo as ricas histórias do Cangaço nordestino. Fka a dica dona Netflix...
Não sou muito de comentar mas vi uma coisa que me instigou a comentar, uma aula dessa ímpar, que fico até sem palavras para descrever e tem dislike, difícil de entender certas pessoas!
Duas observações: 1) Lampião nem sempre estava na linha de frente nos combates, veja o exemplo dos combates de Mossoró, Piranhas, Sousa e Cajazeiras... 2) Há diversos relatos que essa igreja, por displicência dos mossoroenses, ficou com uma porta destrancada durante o combate, ou seja, se os cangaceiros tivesse percebido, poderiam ter tomado a igreja e ficado em vantagem.
Eu acho que lampiao nem segue pisou no solo de Mossoró pode até te beirado a cidade mas não furou o cerco por a avista mas de uma torre o próprio lampiao falava que cidade de mas de uma torre ele não entrava então o bando dele comandando por ele apenas ignorou a cidade e bateu e retirada
Muito bom. Porém gostaria, sei que daria um enorme trabalho, de quando se fosse narrando pusessem as imagens (talvez do Google Maps) dos trajetos feitos, porque quem não conhece a cidade, e nem está podendo conhecer, tivesse uma noção melhor.
Seria legal sim, mas tudo implica em despesa amigo. Essas viagens, edição, pessoal, sai caro e sem apoio não consigo fazer tudo que gostaria de fazer. Um dia quem sabe eu consiga alguma ajuda para todos esses projetos. Valeu e tamo junto.
3 года назад
É verdade. porém, os custos da produção seria muito alto. Fica anotada a sugestão
Exatamente caro historiador 😮 Se Mossoró não soubesse da chegada de Lampião 🤷🏻♂️Esse gerente teria vindo com mala 💼 é tudo beijar os pés do capitão 👨✈️ kkkkk
Agora eu tenho uma dúvida. Se esse tal de Macilon, que era tropeiro da cidade/ região sabia de tudo que tava acontecendo tipo, montagem de trincheiras que eram muitas, população se armando, sem sombra de dúvidas ele sabia disso kkkkk. Então como que ele teve coragem de atacar sabendo de todo esse aparato que lhe aguardava? Porque qualquer um em sã consciência, iria desistir e procurar atacar uma cidade menos protegida, menos desguarnecida. Então fiquei nessa dúvida, sobre o real papel desse Macilon.
Lampião,na minha opinião, recebeu informações falsas sobre Mossoró, foi para luta sem saber o que o esperava. Os professores falaram q os atiradores do Tiro de Guerra são preparados para guerra, fiz T G na minha cidade e não aprendemos nada sobre guerra, os habitantes foram muito é valentes.