Тёмный
No video :(

São Carlos Borromeo 

Foz Divina Arte
Подписаться 13 тыс.
Просмотров 68
50% 1

São Carlos Borromeo
A Família Borromeo criou um pequeno estado neste lago Maggiore e na cidade de Arona. São Carlos Borromeu nasceu em 2 de outubro de 1538.
São Carlos foi um menino com forte inclinação pra a vida religiosa, destacando-se pela facilidade de administrar e tratar as pessoas . Estudou Direito Canônico e Direito Civil na Universidade de Pavia, formando com 21 anos em 1559.
Um ano depois fundou a Academia para estudos religiosos, com total aprovação da Santa Sé.
Foi chamado a Roma, pelo seu tio materno o Papa Pio IV. São Carlos mesmo antes de receber os Sacramentos da Ordem, aceitou a nomeação e responsabilidades de Cardeal e Arcebispo de Milão, num tempo em que a Igreja abria-se para sua renovação interna.
O concilio de Trento havia começado em 13 de dezembro de 1545 e pode ser dividido em 3 período.
Do segundo período (1551-1552) já fazia 10 anos e não acontecia a convocação para o término.
Quando Carlos Borromeo estava recolhido em meditação lhe vinha a cabeça planos grandiosos para a reorganização da Igreja Católica e entre todos esses se concentravam na ideia de concluir o Concílio de Trento. Era o que a Igreja mais necessitava, como base e fundamento da renovação e consolidação da vida religiosa. Carlos conversava e insistia com seu tio materno ainda quando este era o cardeal Giovanni Angelo Medici para essa necessidade pois era uma imprecindivel para a Igreja.
Quando seu tio se tornou o Papa Pio IV convocou a terceira parte do Concilio de Trento (1562-1563)
Quando o Concílio se realizou e do qual São Carlos Barromeo participou ativamente, ele, logo após ter auxiliado o Papa foi o grande entusiasta para colocar em prática todo o inspirado conteúdo do Concílio de Trento.
Assumiu com todo o ardor a missão de obedecer as decisões que levaram à contrarreforma, e que respondia as necessidades da Igreja daquela época. Lutou contra o protestantismo impondo todos os ditames do Concílio.
São Carlos Borromeu que foi uma das figuras mais importantes da Igreja da época, pois fez questão de implementar os decretos com a maior eficácia e com um zelo extraordinário pela salvação das almas e a santificação do clero, sendo para a Igreja um modelo de pastor e caridade, já que se consumiu por inteiro pela guarda e salvação das almas.
Promoveu a adoção de disciplina mais rígida para os padres e religiosos. Criou hostilidades com aqueles que não estavam dispostos a abrir mão de privilégios. Por causa da disciplina que instaurou para o clero, São Carlos Borromeu chegou a ser vítima de um atentado,
Foi nesta época que São Carlos Borromeu que já se sentia bastante atraído pela vida monástica e contemplativa, pensou seriamente em renunciar a seu cargo. Mas foi demovido pelo seu amigo arcebispo de Braga- o Venerável Dom Frei Bartolomeu dos Mártires que lhe ajudou a perceber que naquela época repleta de maus exemplos dados pelo alto Clero, que desse o seu exemplo de uma vida pobre, humilde e santa como arcebispo. São Carlos Borromeu viu neste conselho a vontade de Deus e a acatou sendo um modelo perfeito de pastor-de-almas.
São Carlos sabia muito bem que a caridade abre os corações também à religião, por isso, utilizou todos os seus bens na construção de hospitais, albergues para os pobres, casas de formação para os sacerdotes e religiosos.
Quando em 1576, a cidade de Milão foi atingida pela peste negra e o povo abandonado pelos poderes públicos, visitava e dava assistência a todos os contaminados que conseguia
Este trabalho incansável, porém, consumiu suas forças. Ela não o matou de vez, mas tirou-lhe as forças minando seu corpo lentamente.
Quando, em outubro de 1584, como era de costume, retirara-se para fazer os exercícios espirituais, teve fortes acessos de febre, aos quais não deu importância e dizia:
“Um bom pastor de almas deve saber suportar três febres, antes de se meter na cama”
Após receber os santos sacramentos, expirou aos 04 de novembro de 1584 com apenas 46 anos. Antes de morrer, proclamou-se feliz por ter seguido, em toda a sua vida, os ensinamentos de Cristo e pela graça de poder encontrar-se com o senhor de coração puro.
Foi beatificado em 1602, pelo Papa Clemente VIII e canonizado em 1610, por Paulo V, que fixou a sua festa para o dia 4 de novembro.
São Carlo Barromeo é o patrono da Congregação dos Scalabrinianos, padroeiro do Papa são João Paulo II. Ele também é o padroeiro dos catequistas e seminaristas.
Oração
“ Óh, grande bispo, que, na tua sabedoria, soubeste organizar a Igreja e adequá-la ao tempo, dai a mesma sabedoria aos nossos bispos e responsáveis para que sejamos sempre atuantes na sociedade e propagadores do evangelho como grande obra de caridade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. ”
Foz Divina Arte é um canal religioso, voltado para editar oração e a história dos Santos.
#religião católica, #santos #oração

Опубликовано:

 

28 авг 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии    
Далее
Santo Antonio de Pádua Vida e Obra
8:17
ЛОВИМ НОВЫХ МОНСТРОВ В LETHAL COMPANY
2:42:22
VISITA AO MONUMENTO À NOSSA SENHORA DO MONTE SERRAT
9:17
São Pio X o Papa da Eucaristia
8:10
Просмотров 160
Dinâmica: Sacramentos  Explosão de Cores
8:09
Просмотров 22 тыс.