E acabei de incluir um sobrenome do meu pai, com 2 dias úteis a minha nova certidão já estava disponível ! Bastou eu levar a certidão de nascimento original e pagar a taxa 😊
@@alguem8239 cara no meu caso como foi só inclusão de sobrenome foi tranquilo só a certidão de nascimento. O seu caso é pra alterar o nome, não sei se precisa ser via judicial, mas em todo caso procura o cartório onde você foi registrado ou se não for possível veja no cartório mais próximo de onde mora como seria o procedimento, porque varia de um cartório pro outro inclusive valores.
EU tenho desespero por tirar o meu segundo nome mas gostaria de trocar por outro então ficaria com meu primeiro nome mais um segundo trocado,também quero acrescentar um sobrenome de meus avós. Como fazer é muito caro? Agradeço resposta.
No registro de nascimento do meu pai o nome do meu avô ( pai do meu pai) não está completo, ficou faltando um sobrenome. Entrei em contato com o cartório do estado do Rj onde meu pai foi registrado e nao querem corrigir o erro. Disseram pra artumar um advogado e entar na justiça. Essa nova lá lei 14382 não dá esse direito pro meu pai pra ser feito no cartório? Alguém por favor pode me orientar?
Para quem é divorciada e tirou o nome do marido e voltou ao de solteira, conta como já mudou de sobrenome uma vez ? Ou vale para o caso específico de mudança sem a obrigatoriedade que tinha da mulher de usar pelo menos um nome do marido?
Boa noite! Meu pai é alagoano, e ele se chama Ricardo da Silva Farias. Entretanto, muitos dos nossos ancestrais são Cavalcanti, Lyra, Albuquerque, dentre vários outros conhecidos. Eu gostaria de acrescentar dois sobrenomes, visto que as histórias dessas famílias tanto me ajudaram a criar uma identidade sólida; todavia, não há registros por meio dos quais eu possa comprovar que sou descendente dessas famílias. Há como acrescentar os sobrenomes?
@@mflams eu tenho os documentos que comprovam virtuais por via do family search. Será que vale? Ou preciso das cópias autenticadas para apresentar no cartório?
@@andrewmelo3408 até porque o family search nao são seus documentos, é apenas a árvore genealógica que alguém já fez pra conseguir a cidadania também! É uma iniciativa, consegui dar início a minha por conta dele, precisei tirar toda documentação de inteiro teor da minha família até o imigrante, fazer tudo isso que citei acima e ainda pagar o advogado que foi 15 mil somente ele, vai gastar ao todo com advogado e documentação 20mil (se for só pra você, se for pra mais pessoas na familia é cobrado acrescimos)
Tem como trocar, tipo minha filha e Yasmin Greiner Martins eu queria tirar o Greiner e por o da Silva ( Greiner da Silva é meu sobrenome). Tem como, aí ficaria Yasmin da Silva Martins
Boa tarde, doutora! Você é 1.000. Por gentileza, pode me tirar uma duvida por favor? A minha filha ficou 20 anos somente com o sobrenome da mae. Porém hoje fui registrá-la e o cartorio nao aceitou eu, a filha e mae registrar a nossa filha do nosso jeito. O nome da mae é Porcina Tatiana de Souza. Naquela época a mae registrou sozinha sem o sobrenome do pai que ficou Sabrina de Souza. Hoje fui registrar a minha filha com o meu sobrenome e coloquei Sabrina Souza Veríssimo (Eu, a minha e a mãe queremos assim), porém a moça do cartório está insistindo em registrar como Sabrina de Souza Veríssimo. Fui em outro cartório na cidade de Barreiras e lá eles disseram que temos o livre arbítrio de registrar com o sobrenome que quisermos, ou com o "de" ou sem o "de". Porque no cartório da cidade Barreiras elas falaram que por Lei não existe limites para modificações no sobrenome. Pelo menos foi isso o que a escrivã e advogado falaram. Então prevalece a escolha dos pais e da filha. Será que quem está certo? O Cartório de Barreiras ou o Cartorio de Carinhanha? Desde já, muito obrigado... Que Deus te abençoe e te dê muito sucesso em sua vida...
Eu retirei o da mãe por abandono. Tentei colocar o da mãe de criação (vó) não consegui, agora com a nova lei vou colocar. No entanto já vou mudar também o pré nome.