meus pais exigiam de mim uma maturidade de 45 anos na infância. eram coisas muito absurdas. duas pessoas desequilibradas que decidiram ter filho eu nem sei porque... é por isso que deveria ser exigido fazer uma bateria de testes psicológicos pra ter filho. "ah mas isso tira a autonomia das pessoas" realmente tira, mas pai e mãe incompetente não é exceção é regra. quem sabe um dia isso possa mudar? mas por enquanto o que temos é gente tendo filho sem a menor condição emocional e gerações e gerações de gente adoecida e desamparada.
Essa problemática já seria algo muito mais intrínseco, antigo, crônico e complexo de se resolver. Se pelo menos houvesse escolas pra pais já seria um imenso avanço para o bem da própria sociedade como um todo, todavia existe um interesse em uma sociedade disfuncional por parte de governos e um esforço avesso para que as coisas sigam dessa mesma forma.
Eu penso que se formos esperar(aguardar) ter condicao emocional, ou financeira/economico que seja, pra ter filhos ou mesmo nos embrenhar em determinadas empreitadas, nunca teríamos filhos, afinal esse amadurecimento vai chegar realmente depois dos 40/50 na média. O momento perfeito pra fazer determinada coisa, na maioria dos casos, nunca existirá. Ouvi isso em algum vídeo do filósofo Luiz F. Pondé.
Sou madrasta de duas crianças (menina 9 anos, menino 10 anos) e posso dizer que na convivência diária pude resgatar muito da minha própria infância. Embora não exerça a profissão, sou Pedagoga e observo a necessidade de serem ouvidos e de terem atenção e tempo de qualidade de seus pais e cuidadores. É muita responsabilidade criar um ser humano!!!!!
"Adultar" não é fácil quando a pessoa não teve apoio para crescer e se desenvolver. Acho que muita gente foi uma criança parentificada ou então negligenciada, ou às vezes os dois ao mesmo tempo. O resultado é que a gente se sente num eterno processo de aprender a viver, a regular as próprias emoções e gatilhos, a colocar a responsabilidade no seu devido lugar, a não racionalizar demais, ou fantasiar demais, ou entrar em mil distorções cognitivas...
Eu, aos meus 34 anos, já prestes a completar 35, por vezes me pego com alguns comportamentos infantis. Como todas as crianças da geração y, também fui essa criança que não tinha tudo o que queria, sempre ouvi aquela velha e clássica frase: você não tem querer, engole o choro, etc. Demorou um pouco pra que eu começasse a ter minha própria opinião. Me importava com tudo que as pessoas diziam, principalmente no meio familiar e religioso. Hoje não tô nem aí. Se eu quiser fazer determinado tipo de coisa eu faço mesmo. Tô pouco ligando pros padrões dessa sociedade hipócrita. Faço parte dela, mas não sou obrigado a me encaixar naquele cercadinho que ela me impõe.
@@simonesena4287 essa era uma das frases clássicas usadas na infância da época. Isso quando você não ouvia: - Se você apanhar na rua e entrar chorando em casa, vai apanhar mais ainda. E tem um montante de gente que diz sentir saudades desse tempo, né? Pois eu não. Não tenho sequer um pingo de saudades disso. Com a era da informação me explicando que viemos de uma infância hostil? Jamais vou compactuar com este tipo de comportamento.
@@Samanta-ws7yv creio que a grande maioria das crianças daquela época, viveram este ciclo de hostilidade. Não tínhamos os recursos de hoje. Era o modo que os pais conheciam como forma de educar os filhos. Graças a Deus primeiramente, segundo a era da informação, que vem trazendo a mudança pra essa sociedade tão problemática da qual fazemos parte. Só continua na ignorância quem quer.
@videosdedoguinhos infelizmente era a realidade da época. Não tínhamos as informações que graças a Deus nós temos hoje. Nessa era só vive na ignorância quem quer. Pessoas como Marisa de Abreu, foram colocadas nessa Terra como verdadeiros anjos pra nos ajudar nessa caminhada.
Nossa quando era criança sofri muito por tudo isso comecei a trabalhar aos 14 anos já tinha minha independência financeira, hj com 44 anos tenho um filho de 17 e minhas experiências de infância fiz tudo diferente falei pro meu filho seja criança no seu modo com liberdade sinta-se a vontade bem vindo a vida,eu entrava no mundo dele e nunca tentei trazer ele pro meu mundo percebo que não fiz errado ele está se desenvolvendo muito bem se continuar assim vai se tornar um ser humano melhor
Eu não tinha nem a quem pedir ajuda, fui criada sem pai , minha mãe tinha que trabalhar para o sustento da família, enfim tem muita coisa que estou entendendo e reorganizando dentro de mim com sua ajuda Marisa. Gratidão imensa!!!! ❤
foi me colocada responsabilidades muito cedo cuidar de 5 irmãos, para minha mãe trabalhar, cresci uma pessoa exigente, durona ,inclusive criei minhas filha com muita exigências, não dei carinho nem afeto😥 hoje tenho 54 anos ja sou avó, sinto que não tenho maturidade que condiz com minha idade, só envelheci
Assista Daniel Gotijo. Bizarrices das constelaçóes familires. Adotado pelo Temer em 2017. Proteger psicopatas e narcisistas da family. Como os psicólogos permitem??
A maternidade me fez rever muitas coisas que estavam escondidas no meu subconsciente. Cuidar e educar minha filha me fez rever coisas da minha infância que eu já não lembrava e que impactou diretamente sobre quem sou hoje, como vejo o mundo e como lido com ele. Isso foi muito emocionante pra mim. Me deu a possibilidade de rever crenças que me limitavam e não fazem mais sentido em minha vida. A maternidade não é fácil mas é uma experiência incrível e única. ❤
Год назад
Acho que você vai gostar do livro A maternidade e o encontro com a própria sombra
Conteudo maravilhoso, me indentifiquei muito. E hoje entendo que reproduzi muito as cobranças que recebia dos meus pais na infância na criacao das minhas filhas, mas nunca é tarde para mudar e ressignificar..... ❤
Eu sou essa criança que foi adultizada e agora me tornei um adulto infantil. Com todas as características de um narcisista. Minha esposa que sofre com esses meus comportamentos. Mas já estou em terapia. Deus me dará condições de sair desse poço.
Concordo Dra Marisa tem adultos com quase ou mais de 60 anos que agem como crianças sempre, isto no sentido de maturidade E pior ainda quando adultos agem igual adolescente ☺️😅😘🌷💛
Fui abençoada por Deus com uma leva desses. Cuidadora do meu pai e mana especial. Adoeci. Perdi cedo minha máe. Passei a morar com meu pai pra cumprir quarto mandamento. Nossa casa virou pousada. Apareceram parentes que nem conhecia. Ferias. E muitos banquetes. Meus irmâos nâo tiveram obrigacôes e mais velhos. Nojo do luteranismo cultura alemã. Atea
Conheço uma pessoa que tem mais de 60 e que até hoje fica emburrada e sem conversar quando não consegue o que quer. Cortei completamente os laços para o bem da minha saúde mental.
Fazer o luto , elaborar as perdas dos pais da infância , do corpo infantil , é necessário para crescermos para a vida adulta . Chorar muito essas perdas para amadurecer .
Eu não tenho comportamento infantilizado, tenho vontades infantilizadas,: comer suspiros, Chambinho, pirulito,etc. Amo loja de brinquedos, compro bonecas até hj.
@ingridhsilva1521 : Na verdade por mais maduros, adultos q nos tornamos a gente não perde a essência da criança interior. Uma hora ou outra a gente sente vontade de coisas da infância e tá tudo bem.
Minha voz é infantil e as pessoas percebem e me desprezam. Mas eu tb vejo as pessoas como incompetentes. Sempre senti raiva dos meus pais por terem tido tantos filhos mesmo alguns tendo morrido recém nascidos. Diziam q tive crupe e me sentia vítima por isso e agora piorou pois fiquei sabendo q fiquei internada em isolamento pela crupe, mas ninguém sabe me dizer qntos anos eu tinha e qnto tempo de internação. Sinto tanta dor de ser esquisita, diferente e lembrada só p ser explorada. 😢😢
😶Pra mim ficou claro muitos "porquês"...... Esses acontecimentos são tão reais e inconscientes! ,,,,,,sem palavras.... acho que minha criança interna tem um monte de necessidades não atendidas tbm!😊👏👏👏👏👏👏 amei o vídeo..... ansioso para o próximo vídeo!
Eu era assim eu comecei a ver e entender e estou mudando isso graças a muitos esses muitos palestrantes que ouço no RU-vid. Muito obrigada por através daqui me ajudarem.❤ GRATIDÃO 😊
Eu tbm, eu comecei a identificar como eu era e aprender sobre essas mudanças através dessas pessoas tops aqui do RU-vid, como a Dra Marisa. Tbm agradeço muito!
Parabéns!!! 👏👏👏 pelo esclarecimento 😊, a Dra. Marisa , já faz parte do nosso dia a dia, aos 58 anos de idade, sou um homem que estou aprendendo muito!!! com a senhora 😊, que Deus Abençoe 🙏 a senhora e toda sua família!!!
No meu caso fui super protegida, àquela mãe que controlava tudo e decidia tudo por você. Hoje ela está com demência e os papéis inverteram. Tudo é doloroso, e a vida na concepção da palavra começou agora pra mim.
Seus videos ajudam um montão! Brigadão!!! Deveria passar em TV aberta para fazer as pessoas acordarem e perceberem o qnto a vida adulta delas é influenciada pela infância.
A ruptura com a infância é o caminho para um glossário de responsabilidades, e quanto maior esse glossário, mais fácil se torna a convivência na maturidade. O problema é quando a criança é criada/educada por adultos infantis, cujo glossário não saiu do aeiou e do be-a-ba. Como quebrar esse ciclo? A terapia é um caminho! 👍
Ola Dra.gostei muito sobre explicar e preparar as crianças para as situations diversas da vida,acho que se tivesse recebido isto em um momento da minha vida que foi bem dificil quando criança teria feito toda diferença n'a minha vida de adulta. Moro fora do Brasil e uns dos meus 1° trabalho foi cuidar de uma criança,comecei limpando à casa depois fui promovida . Me lembro logo que comecei , a mae da criança de 4 anos explicava tudo mas tudo mesmo ate nos detalhes e deixava ele escolher até à cor das meias que ele queria por...confesso que quando vi fiquei muito surpresa ,pois no meu meio no Brasil nunca tinha visto isto mesmo no meio de classe alta,e portanto onde trabalhei nao eram ricos,mas talvez seje mesmo da culture.obrigada pela explicaçao. 🙂
Eu to me sentindo mal, eu arrumei um emprego, é o que eu queria rs, agora eu estou morrendo de medo rsrs, todo mundo fala, eu já percebi, que eu sou muito insegura, isso está me atrapalhando, eu fico ansiosa e acabo fazendo besteira rs. Eu sinto que eu mesma não confio em mim no quesito trabalho, eu fico surtada mesmo por dentro, por fora todos pensam que eu estou super calma, não sei se isso é de alguma forma infantilidade minha ou se é alguma outra coisa.
Oi boa noite, tudo quando se inicia um começo de algo novo é normal sentimos insegurança, fica tranquila logo logo com o passa r do tempo você vai exercendo o trabalho de uma forma mais natural, e não se sinta mal é através da insegurança que surgi a segurança, talvez isso posso ter vindo da sua infância não passaram segurança pra você!!!
Passo por isso a cada novo trabalho. É muito sofrimento. Sempre fico por períodos curtos, nunca consigo me sentir a vontade mesmo sendo o emprego que quero... muita insegurança...
Tem pais que tem filhos mas acabam deixando outros educarem, de seus jeito e aí que mora o perigo , aí sai filhos adultos cada um com um problema emocional. Ai depois sobra para os outros filhos ,mais velhos ou não se preocupar com ,os irmãos no lugar dos pais ficando com a responsabilidade da vida deles . Criando e educando como se fosse os pais.
uma coisa que eu não gosto muito é que inferiorizam tudo que é infantil. parece que é errado, feio, equivocada. eu acho que todos nós temos sim graus de infantilidades . um lado é mais maduro , mas outros aspectos não toi pra dizer que não existe adulto 100% maduro, porque ninguem sai ileso de traumas. acho que a questão é como cuidar e tratar isso . eu tenho sim algumas atitudes infantis, e sei que isso até em algum grau faz parte da minha identidade. faço terapia pra lidar com alguns assuntos mais difíceis e traumáticos. e para quem nunca teve a possibilidade de se desenvolver de forma natural e ficou em modo de sobrevivencia, amadurescer é muito mais difícil. tenho questões com a raiva e na terapia to aprendendo a lidar com isso.
Dra Marisa uma colega de trabalho me critica muito, grita comigo e me humilha. Ela conta todos meus erros pra chefe. Eu nunca fiz nada pra ela. Há 4 dias eu respondi a altura e de modo assertivo, ela usou isso pra me prejudicar mais ainda, ela chorou e me difamou pra chefe e demais colegas porque eu briguei com ela. Dra, vc poderia falar sobre isso? Eu to passando muita raiva mas eu quero me sentir em paz
Booa noitee, eu gostaria que vc fizesse um video de como regular nossas emoções em momentos crises, estresses, e entre outros fatores que a senhora sempre cita em seus videos. Enfim esse vídeo foi ótimo e fique com um grande abraço..
Escutei muito o chora baixo e engole o choro...hoje com 38 anos choro muito de tristeza de emoção de alegria as vezes queria me controlar melhor mas sempre fui muito chorona .acho constrangedor mas acontece em qualquer lugar as vezes porque vejo algo bonito
Eu senti isso na infância! Eu saia com meus pais sem saber onde ia quem ia visitar! De repente chamava e ia! E só escutava não mexe em nada! E realmente essa sensação de perdida tenho! E fica mais evidente quando alguém cobra algo que eu nem sei pq e como fazer pq não fiz
Meu Deus! São muitos adultos se rematernando!!!😁Até porque muitos perderam a "fase da infância adolescencia" sendo mães, cuidadores dos irmãos mais novos ou arrimo de família cedo demais🫣Por outro lado, muitos pais hoje em dia estão CANSADOS DEMAIS para pdar a devida atenção aos seus pequenos por terem que ser pai e mãe ao mesmo tempo e terem uma carga horária de trabalho que suga toda sua energia.😢Com isso, deixam para creche, familiares, babá, presentes e aparelhos tecnologia preencher essa função que deveria ser exclusiva DOS PAIS❤️🩹💔
Nossa, me identifiquei com a pessoa chorona e acha que todo mundo faz as coisas do jeito errado, minha mãe faleceu quando era pequena, me senti muito sozinha. Meu irmão me chamava de sonsa, burra, quando eu era criança. Já cheguei pensar até que eu tinha um traço narcisista por sempre acha q todo mundo faz as coisas errado.
Seu irmão foi cruel com vc. Consciente ou inconsciente, não interessa. Se dê ao direito de cuidar de ti mesma, inclusive se afastar. Tem um vídeo aqui que fala sobre a não necessidade do perdão. Bjs e se cuida.
Trabalhei com uma pessoa infantil de 50 anos que nem sabia pagar suas proprias contas. Tentamos ser empaticos e "entender". Mas essa pessoa consumia muito de nosso tempo e se nossa energia por conta de suas dificuldades. E havia trabalho a ser feito... Chegou um momento em que o desligamento foi inevitável...
Você torna tão fácil entender os comportamentos! E como ressignificar, superar e deixar de ter esses comportamentos? Que postura adotar comigo mesma e com filhos, pais e amigos?
Год назад
Vou tentar responder essa sua questão no vídeo de hoje. Não perca.
Caramba minha vida foi bem diferente das outras pessoas, conversar,explicar essas coisas nunca existiu, meus pais era só cobrança, poucas vezes pude brincar escondido, ver Tv só nas casas dos outros, eu só tinha obrigações 6 anos já cuidava da casa e cozinhava, aí se fazer mal feito, era surra de pau, 7 anos cuidar de irmão recém nascido, carinho amor, nunca tive um abraço de meus pais, e traumas,da tentativa de minha mãe me matar, surras de arrancar sangue, só pararam de me bater qdo tinha 12 anis depois de quebrarem meu braço com uma surra de pau
@@anapaulasiqueira2952 depois de muitos anos, me culpando pelos acontecido, e uma depressão,e ter fugido do Brasil, sim fiz com psiquiatra, era só remédio, Psicologa me ajudou mais, mais a terapia olistica me ajudou muito, hoje ainda estudo tudo isso para reverter esses traumatizacoes que ainda existe no subconciente
Estou rindo muito da parte em que diz..." voce vai matar o bebe dormindo em cima dele...", realmente além dos conceitos, Marisa representa bem as situações que descreve, parabéns!
É isso mesmo 🤭🤭🤭, somos em 4 irmãos, 3 homens e uma mulher...., meus pais.... que Deus os tenham..... 😊😊😊, mas.... como se diz "na época, a cinta cantava"..... kkkkkk minha querida irmã...., sendo a primogênita.... foi praticamente "encarregada" de tomar conta de nós.... um pouco mais novos.... nascemos 3 na década de 60 e o caçula em 1976...., como a senhora mesmo disse... não culpo meus pais.... porque eles foram ensinados a educar assim.... 😊😊😊, a nossa educação foi rígida...., como se dizia na época.... "BASTAVA UM OLHAR".... e nós já sabíamos.... que seríamos advertidos...., não havia um EQUILÍBRIO...., na minha opinião.... "nem tanto ao céu.... nem tanto ao inferno".... há 50 anos atrás.... haviam exageros de um jeito.... atualmente.... as vezes.... há exageros ao contrário 😅😅😅 é complicado..... viver.... é complicado 😊😊😊 ainda bem 🙏 que as coisas aos poucos estão evoluindo 😊
Advertidos? Era cacete mesmo! Era um tal de por favor não me bate mãe que dava até medo. Quando a criança ouvia a mãe falar: passa! Podia esperar que a pancadaria ia comer solta! Deus me livre! Não tenho um tiquinho de saudades dessa época.
Oi boa noite Marisa, nossa esses dias eu tinha relatado pra senhora que toda vez que olho ora minha filha lembro da minha infância!!
Год назад
Filhos são uma experiência maravilhosa pq nos ajudam a ver nossa própria sombra, e com isso nos libertamos. Só precisamos aproveitar essa oportunidade e não fechar os olhos.
Fale mais sobre a pré-adolescência e adolescência,dessa época também vem muitos traumas que carregamos até hj, Parabéns pelo seu canal e pelos seus vídeos.
Eu ja sou adulta mas adoro video game ate hoje, minha ex me achava infantil por isso mas quando eu era criança meus pais nao tinham dinheiro pra comprar video game, os jogos e uma televisao pra mim, isso me afeta ate hoje porque agora eu quero jogar ja que nao podia quando era criança.
Eu dormi com meus dois filhos qd eram bebês porque era coveniente pra mim e pra eles. Era tão bom, privipalmente pela traca de carinho. Eles dormiam melhor e eu tb, apesar do cuidado pra não sufocá-los. Não contava pra ninguém para evitar julgamentos.Meu marido não se incomodava. Até queria pra senti-los mais perto, já que trabalhávamos o dia todo.
Год назад
Incrível como a gente ter que ser boa mãe escondidas, para evitar o julgamento de quem não entende
Os pais sao responsaveis em todos os sentidos por um filho se torna um adulto infantilizado Educar nao é facil,mas o omissão da maioria dos pais em muitos sspectos levam os filhos a serem sim adultos infantilizados. E ninguem merece um adulto com comportamentos infantis.
Nunca consegui contrariar meus familiares até entender q eles se aproveitavam disso para me desrespeitar cada vez mais. Qdo decidi me afastar fui ao fundo do poço mas foi nevessário.
Deveria ter uma curso básico de como ser mãe ou pai
Год назад
O pior é que tem, mas ainda existe quem ensine castigo nestes cursos, dão nomes pomposos como cantinho do pensamento, reforço positivo, mas é tudo castigo.
Isso é tão triste que existem fihos que diz que a mae tinha ciúmes dela sendo que as próprias pessoas que são irmãos as vêem que não era bem assim engraçado que só diz isso quando uma mae ficou adoentada e fora outras mentiras e exige que todas as famílias ficam unidas a ela e a mãe se tudo o que ela foi fazendo ao longo dos anos foi jogando os pais contra os filhos e agora que a mãe não pode responder por ela essa pessoa cada vez mais está sendo desprezada
Deus que me livreee de gente infantilizada! As vzs a gente se comporta assim as vzs...agora suportar uma pessoa adulta com comportamento infantil o tempo integral e de enlouquecer.
Lembro que meu irmão amarrou a minha irmã numa tronco de árvore que tínhamos no quintal, daí ela começou a chorar pedindo pra ele tirar ela de lá. Minha mãe chegou e ele saiu correndo e ela sabe o que fez? Bateu na minha irmã que estava amarrada no tronco. Ao invés dela ir até do meu irmão ela aproveitou pra bater nela, como se ela fosse a culpada. Hoje esse meu irmão é um narcisista paranoide, e faz da vida da minha mãe um inferno. Ele usa e abusa dela, manipula ela é ela não consegue perceber. Ela diz que se sente culpada por ele ser "doente". Quero só ver quando a morrer, pois ninguém aguenta esse meu irmão e todos foquem dele, inclusive eu kkkk