Uma das coisas que mais gosto na ciência é que quando você pensa que já conhece um grupo animal, vem a ciência e te mostra um outro lado. Parabéns aos pesquisadores!!!!
Meu pai trabalhou por 45 anos no Instituto Butantan. Orgulho imenso de ver Carlos Jared alcançar este nivel de pesquisa e conhecimento. A Familia de João Cavalheiro ( in memorian ) sente imenso orgulho de voces. Parabens!!
Apesar dos imensos cortes em pesquisa e educação, as instituições mostram que a pesquisa feita no Brasil é de imensa qualidade. Muito feliz por essa conquista de vocês!!
Meus parabéns!! Fico feliz em ver a empolgação dos pesquisadores.... de todos..o mais e o menos experiente estão vibrando muito e isso nos faz vibrar também e torcer para que mais pessoas assim apareçam em nosso país.
Que descoberta fantástica. Arretada demais. É de arrepiar. Parabéns aos envolvidos. A ciência Brasileira abrindo caminhos para novas linhas de pesquisa. Salve a Herpeto, Salve as Cecílias! Investir em ciência é o caminho para nossa sociedade!
Qdo criança auxiliava meu tio no tratamento de feridas. Na época era muito rústico. E um fato curioso presenciei a infecção de uma moça que teve lesões por Anfisbena. Meu tio fazia as pomadas em casa e eu auxiliava. As feridas eram horríveis.
Um vídeo incrível, para uma descoberta extraordinária. A forma simples e de leve compreensão sobre algo tão complexo é importante. Parabéns aos pesquisadores, é possível ver a paixão pela ciência em seus olhares e vozes. Parabéns também a equipe de edição que fez o encaixe perfeito em todos os momentos desse registro histórico e inédito.
Eu estava num terreno bastante úmido, ao fazer um degrau para evitar escorregões, um bicho alongado de mais ou menos uns 40cm apareceu horas depois saindo de dentro do solo. Parecia uma minhoca por causa da cor rosada, mais outros disseram ser cobra de duas cabeças. Depois de sair de dentro do solo, aquela aparente de minhoca gigante, ficou muito lenta na superfície úmida e alagada do terreno. No dia seguinte, haviam duas Aves Carcarás no local, achamos que tivessem devorado o bicho ou o mesmo tivesse voltado ao subsolo. Porém, chegando no local o bicho ainda estava no mesmo local do dia anterior, se movimentou por um metro, aparentemente morto. O que me impressionou foi os Carcarás não terem comido o bicho, e assistindo o vídeo e pesquisando demais estudos sobre as cecílias terem veneno na pele ou em outros órgãos, de fato achei que realmente se trata de uma cobra cega(cecília), mesmo sendo invertebrado não é minhoca e também não é nem réptil e nem serpente, vou ficar com a popular cobra de duas cabeças.
Acho isso ridículo: o pesquisador jovem faz a descoberta, mas tem de atrelar o nome de orientadores à sua pesquisa, como um dízimo obrigatório, a quem não participou da descoberta.
Super interesante A 40 atras se via muitas dessas cobras cecilias kk Mas minha mae sempre alertava que nao podia pegar na mao E vendo essa materia agora fiquei super interessada Super top as pesquisas hehehe brasileirissimas
Pessoal não é um animal peçonhento para humanos, só para predadores, ou seja, não matem elas, são anfíbios muito comuns no Brasil e importante para oxigenação do solo e sobrevivência das plantas!
Achei muito interessante,porque a vida inteira ouvi que esse tipo de anfíbio não é perigoso. Apareceu um desses em minha casa. Eu sempre tive e tenho medo.
Vim aqui pq não tinha mais visto uma cobra-cega desde que eu era criança e hoje, no local do meu trabalho, apareceu uma e tive q intervir pq sei q não é uma cobra ou q tenha peçonha. Tenho pavor pq fui muito amedrontada qdo criança e até hoje não perdi o medo, mas são animais q têm meu respeito. Moro numa cidade do interior do Amazonas, próxima de Manaus, depois da Ponte sobre o Rio Negro. Viva a ciência!
Sou de canoas rs e encontrei uma cobrinha dessas quando estava trabalhando na terra e peguei uma varinha e comecei a mexer e irritar ela e me supreendi quando ela levantou a cabeçinha e cuspia uma secreçao eu nao tenho conhecimento mas acho que era veneno ,e entao deixei o animal em paz.
Gostei muito de conhecer mais sobre esses bichinhos e que descubri uma cobrinha dessa que mora em meu quintal pra alimentação eu coloco frutas ela adora bananas
Aqui em casa em época de chuva apareciam várias delas, uma vez minha mãe manuseando uma delas respingou essa toxina no olho da minha mãe, ela sentiu muitaaaa dor e ardência. E por uns minutos ela não enxergava nada
boa tarde Srs , gostaria de comentar um caso acontecido com ovos de galinha estragados foi jogado na terra no quintal em 2m de terra+- depos de um certo tempo fui cavar e as encontrei 2 cobras desta cegas ou Cecilias , já com70cm +- tem alguma coisa a ver com os ovos ? pois o quintal de casa é bem fechado não tem como elas entrarem ,como pode isso acontecer ,?
Caecilians possess numerous pedicellate teeth on the lower and upper jaw, which are usually arrayed in two rows. The dentition is generally homodont but exceptions exist, for instance in foetuses (Wake, 1980) and in adults of some species which have different degrees of bicuspidality on the upper jaw and monocuspid teeth on the lower jaw (e.g. Gegeneophis ramaswamii Taylor, 1964 (Greven, 1984).
Acho que vou mudar meu nome agora que soube disso..por que estas cobras cegas ou anfibios rem este nome?podem me explicar?por que se chamam Cecilia?..como a Santa padroeira da musica...grata
Cecília significa "cega/sem luz" e esse tipo de animal é fossorial - vive debaixo do solo- logo os seus olhos são muito pequenos e passam despercebidos, o que fez com que ficasse popularmente conhecido como cobra-cega ou cecilia, nomes que remetem a essa "cegueira".
então as cecílias são anfisbena alba? pois na minha região é cheia delas e inclusive tenho uma que vive no meu quintal. Mesmo se tivesse peçonha eu não mataria pq eu amo esses animais...
Apareceu uma no meu quintal hoje, eu Fiquei com pena de matar ela e deixe ela voltar pro buraco, o porem q tenho uma filha e ela vive no quintal brincando e agora to com medo.