Sendo sincero, eu entendo 30% (se chegar a isso) do que é exposto, mas é uma satisfação tão grande ver gente disposta a nos tirar da ignorância, só nos dá o exemplo de humildade e gratidão. Obrigado pelo conhecimento! :)
Olha, eu posso dizer que assisti todos os videos do canal, mas esse é muito especial, e as explicações do professor são tão claras que me deixam boquiaberto.
Olá, Icaro. Eu sempre digo que não invento nada, pois na Tradição espiritual da humanidade, tudo já está "inventado". Deus inspira sempre o mesmo, em toda época e em toda parte. O que eu explico o recebí da obra de Louis Cattiaux, A Mensagem Reencontrada, e do seu filho espiritual, Emmanuel d'Hooghvorst, que foi amigo meu.
Eu pessoalmente passei por 3 fases na minha busca na infância lia a literalidade "mas já fazia uma interpretação pessoal". Na juventude abracei o conhecimento científico e fiquei atéu. Mantive a paixão pela filosofia e mitologia. Mais tarde renconciliei com a religião com o hermetismo e a simbologia. Hoje to na peleja com as minhas sombras, no trabalho árduo do aprimoramento.
Meu Deus. Cheguei a ficar arrepiado, com tamanha coincidência. Hoje mesmo decidi e já comecei a estudar a Bíblia . e vocês postam este vídeo. Por Deus mesmo. Só queria compartilhar o meu choque com vcs mesmo. Grande abraço a todos e galera do CDH muito obrigado pelos conteúdos .
Muito bom. Palavras são símbolos, símbolos guardam idéias, idéia devem ser vividas. "Quem tem olhos que vejam quem tem ouvidos que ouça" Cada um entenda em sua medida, de acordo com seu grau de consciência. Para que não fique duvida das escrituras. fica a dica: "A cima de tudo, seja Bom"
Quando foi falado sobre o sentindo profundo da circuncisão me lembrei de uma passagem dita por Moises em Deuteronômio que mostra que este sentido profundo sempre existiu e que não tira de nenhuma forma a validade e importância da circuncisão carnal. "E o SENHOR, teu Deus, circuncidará o teu coração e o coração de tua semente, para amares ao SENHOR, teu Deus, com todo o coração e com toda a tua alma, para que vivas." Deuteronômio 30:6
Obrigada adorei a explicação, acredito que Deus está no nosso silêncio nas nossas Reflexões, não nas palavras que soltamos em muitas situações..sem pensar..amém 🌺 🌺
Sensacional, libertador! Como é bom ter acesso a essa sabedoria! Seres lindos! Quanta generosidade vejo em vocês! Que possamos nos abrir, cada vez mais, para essa Verdade! 💛🙌🙏
A dúvida que sempre tenho sobre hermenêutica e semiologia é até que ponto a interpretação é real ou forçada pelo seu desejo de adequar aquela mensagem a uma verdade que você quer.
Oi, Marco. isto é fácil de comprovar: leia e estude os bons autores antigos e veja como eles concordam na forma e sobre tudo, no fundo: o Zohar, o Midrash Rabbah, o Pirké de Rabbí Eliezer, e em geral os cabalistas anteriores à época moderna. Esta é a cabala dos Sábios e dos Conhecedores. Devemos saber que o significado mais profundo dos livros reveleados (do Oriente e do Ocidente) é alquímico (ou cabalo-alquímico). E os comentadores antigos de Homero, como o pseudo Plutarco, Porfirio, Jâmblico, Plutarco, Agrippa, Pico della Mirandola, Reuchlin, e os textos alquímicos antigos. Pelo menos, muito bom, está em português: o de Nicolas Flamel, O Livro das figuras yeroglíficas. "lege, lege, lege, relege et invenies". Boa Páscoa!
Forçada pelo desejo de ser real. Pode ver que quando dá algo estranho no mundo, os cristãos já falam asneira "É o capeta", "Fim do Mundo", etc. Assim como Muçulmanos e Judeus.
Quanta sabedoria nos foi ensinada em tão pouco tempo! Eu estou na busca dessa sabedoria oculta e espero um dia adentrar aos portões desse palácio. Obrigado Léo e Bruno por esse vídeo e por todos os outros tbm.
"Buscai-me e vivei", diz o livro de Amós (5,4), pois desde o momento no que começamos o caminho da nossa busca de Deus e da sua Sabedoria oculta, começamos a viver na realidade divina. No site amensagemreencontrada.comvai achar textos que podem te interessar.
A única coisa que sei, é que nada sei, e que morremos sem saber. Agora o buscar e sentir Deus depende do grau de evolução do sentir de cada um. Amei o vídeo...
28:00 Achei incrível , perceber ao explicar a analogia os dois falarem dos outros através das palavras mas se referir a eles mesmos com os gestos 😀🤭 foi bem cabível 😉
Esse professor é uma joia rara, quanto valor e beleza em suas palavras. Impressionante a sua lucidez, lógica, coerência e harmonia no pensar e conciliar o conteúdo com a forma dos textos sagrados. Sempre q puderem façam vídeos com ele e falem mais de hermenêutica.
Parabéns ao CDH, como sempre um ótimo vídeo!!! Muito bem explicado. Eu particularmente nunca gostei muito da bíblia, justamente pela forma que as histórias são passadas, entendo a necessidade de compreender os textos, e trazer para os dias atuais, mas prefiro ensinamentos mais diretos e claros e não literais, sou Umbandista mas dou atenção a todas as religiões e o que for positivo eu guardo... Grato por mais um video, o que Deus abençoe vocês para que tenhamos muitos vídeos por longos anos.
Muito interessante a abordagem. Conteúdo de qualidade como sempre. Apenas um comentário sobre o que o Léo disse em 21min: Não são várias pessoas que interpretam de forma literal as escrituras, são a grande maioria. Talvez 90%! Pois é isso que é ensinado nas religiões
Parabéns pelo conteúdo, muito rico, se tem um livro que me abriu os olhos de maneira expressiva, foi O DESPERTAR DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA de Eckar Tole, que obra mágica
Toda interpretação é subjetiva e o sentido plural, caótico e mutável. Não há um sentido profundo no texto, mas vários sentidos profundos possíveis. Um líder espiritual/religioso vai restringir e escolher o que mais lhe convém para ensiná-lo para seus súditos/seguidores como verdade absoluta e usá-lo com ferramenta de poder e dominação.
Esse Professor é SENSACIONAL! Espero que ele volte mais vezes, sempre fala a verdade na lata, doa a quem doer. E mais uma vez da aquela "sapatada" nessa PRAGA do Politicamente correto com todas suas bestalizações de "ismos" existentes que só querem te amordaçar e destruir a Tradição de um passado SÁBIO que serve de base para nos desenvolvermos! Excelente VIDEO Parabens Pere Sanchez
Gostei muito da explanação. Passei muito tempo tentando me ajustar em alguma religião, sem êxito, pois nunca me explicaram as coisas na profundidade que meu eu ansiava. Por isso me distanciei de assuntos ligados ao mundo sutil... Depois fui sendo levado novamente a irromper na busca... Confesso que as religiões tradicionais não me apetece, prefiro um caminho mais intuitivo. Embora acho formidável quando a erudição auxilia no entendimento. Enfim... Obrigado pelo vídeo!
Olá, Leandro. Certamente, os livros revelados não falam à razão e ao inteleto vulgares, senão "à intuição e à memória profunda", como diz A Mensagem Reencontrada". Lá está a nossa centelha divina. E é ela que se alimenta da nossa busca, da nossa fe em ação, do nosso desejo de conhecê-la, isto é, de nos conhecer realmente.
Essa questão do literal fez com que os judeus fariseus acreditassem que tinha que amarrar trechos da torah nas mãos e não testas, pois Moisés manda atar em suas testas e suas mãos, mas na verdade significa que temos que temos que ter em nossas mentes e nossos corações na verdade, e assim muitas outras passagens foram interpretadas erradas também
@@nando_lealrp verdade, inclusive é no braço esquerdo do pulso até o braço, pois assim ficava mais próximo do coração...eu reeditar e cabei deixando quieto, mas valeu mesmos assim!