Olá, Vera! Muito obrigado! Tenho pesquisado muitos trabalhos científicos e visto muitos vídeos. Tenho procurado colocar no canal a reunião de todas as informações em explicações mais técnicas e de formas aplicáveis na prática.
Queria muito mostrar pra você a planilha que estou desenvolvendo pra calcular custos e quantitativos de materiais nos traços. Você tem whatzapp? Grande abraço e muito obrigado mais uma vez pelas pesquisas e o compartilhamento delas. Feliz demais em saber que tem pessoas sérias trabalhando nesse metodo construtivo que sofre tanto por falta de normatização.
Pesquisando por aqui, andam dizendo que o uso do pó de pedra/brita ao inves da areia, deixa o tijolo mais resistente. Voce tem acompanhado os videos da Jarfel Sahara sobre o uso do filito? Acho que falta esse embasamento tecnico que você está propondo, ou simplesmente não mostram a parte de pesquisa, infelizmente. Gostaria muito que o tijolo com a junção do pó de pedra, filito e cimento chegassem na resistência dos tijolos de solocimento da Alroma, que chegam a bater 10-12 MPa..
Guga, eu fiz teste de uma formulação usando pó de pedra, filito e cimento, mas para conseguir usar apenas esses três materiais houve a necessidade de aumentar muito o percentual de filito para conseguir uma liga que permitisse retirar o tijolo da máquina. Com isso o porcentual de pó de pedra ficou em 54% e os demais 46% foram filito. A cada 6 partes desta mistura foi incorporada 1 parte de cimento. O resultado acabou sendo o pior de todas as demais formulações, alcançando apenas 1,3 MPa. A ideia é realmente que os grãos de pedra sejam mais resistentes que os da areia e, por isso, pretendo fazer novos ensaios. Infelizmente tive muitos problemas com a máquina que eu comprei, e por causa disso, tive muita perda de tempo discutindo correções, consertos e trocas máquinas com o fabricante, o que prejudicou e bagunçou demais a organização dos meus ensaios. Agora, quase um ano depois de diversas assistências técnicas do fabricante, parece que tenho uma máquina apta para uso, e vou refazer muitos testes além de ingressar outros, como variar o percentual de resíduo de corte de pedras mármores. Acompanho os vídeos da Sahara, mas na minha opinião os ensaios deles deixam um pouco a desejar. Acredito que poderiam ser mais técnicos. Se quiser pode contribuir sugerindo testes. Terei o prazer de avaliar suas sugestões.