Тёмный

"Sou dev .NET e não consigo mudar de stack" - Mensagem de inscrito 

Filho da nuvem
Подписаться 42 тыс.
Просмотров 3 тыс.
50% 1

Um inscrito no canal trabalha com .NET há 13 anos e não consegue ser chamado pra vagas de Go, que é a linguagem que ele quer trabalhar. Nesse vídeo eu compartilho alguns dicas de como ele pode alcançar esse papel.
Evolua com desafios técnicos inspirados em testes reais de empresas de tecnologia:
💪 devgym.com.br/
🔗Links úteis
✉️ Está passando por alguma situação na carreira e quer uma opinião? Mande uma mensagem anônima pra mim:
forms.gle/aiLB5NtJ1ztgi6Kx5
* Outras Dead letters : • "Não sou valorizado co...
* História do meu projeto Gitql: • Como eu consegui 5 MIL...
* Vídeos de fundamentos em Go sobre memória: • Por que Go é a linguag...
* Vídeos sobre um projeto real em Go: • Fazendo deploy de um p...
* Por quê eu mudei de PHP pra Clojure: • Por que eu mudei de PH...
🏆Melhores vídeos do cana sobre:
* Minha história contada em vídeos: • Minha 1a entrevista pr...
* Dev em Portugal 2021 • 3 mitos sobre uma carr...
* Dev em Portugal 2019-2020 • Dev em Portugal 2019-2020
* Meus testes práticos • Meu TESTE PRÁTICO em P...
* Entrevistas de emprego • #1 Como é uma ENTREVIS...
* Testes automatizados • Testes na programação ...
* Como começar a programar • Escrevendo seu PRIMEIR...
▶️ Redes sociais
Instagram: / filhodanuvem
Twitter: / filhodanuvem
GitHub: github.com/filhodanuvem
🎥 Equipamentos usados nesse vídeo
Amazon Brasil:
Microfone: amzn.to/3zujQII
Câmera (lente kit padrão): amzn.to/2UQspip
Tripé: amzn.to/2UM6Xv4
🕰Capítulos

Наука

Опубликовано:

 

9 июл 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 55   
@rafapontello
@rafapontello 10 месяцев назад
Pra mim senior tem mais a ver com as experiencia em desenvolver software do que com a ferramenta em sí. Já trabalhei com quem passou por essa transição de lingugagem, php pra java, e mesmo com as dificuldades da lingugagem nova, a capacidade de resolver problemas era melhor até de alguns colegas que sempre trabalharam com a mesma lingugagem. Senioridade é sempre um assunto mamilos, polééémico hahahaha
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 10 месяцев назад
Hahahahaah sim, assunto polêmico mesmo mas acho que estamos num consenso aqui nos comentários. Só estou me perguntando bastante que se a gente concorda que sênior não é ligado a linguagem, não somos nós mesmos que estamos avaliando pessoas nas empresas ? Haha
@leofranca1020
@leofranca1020 10 месяцев назад
Esse cara ta virando o maior guru tech, sempre e' bom ouvir suas opinioes. Muito sucesso Filho da Nuvem
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 10 месяцев назад
Hahaahah valeuu Leo
@FeliHenrique123
@FeliHenrique123 8 месяцев назад
Massa demais seu canal cara. Você consegue transmitir muita informação mesmo com videos curtos. Em relação à senioridade, eu também acho que tem mais a ver com o profissional do que com o tempo usando linguagem x. O mais importante é a pessoa saber resolver problemas, mas claro, usando a maneira esperada para aquela linguagem.
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 8 месяцев назад
Boa Henrique, obrigado por compartilhar sua visão com a gente. Também sou bem inclinado a essa visão.
@Igor_Lemes
@Igor_Lemes 10 месяцев назад
Primeiramente ótimo vídeo! Eu mesmo hoje sou considerado sênior pelo mercado em uma stack voltada muito mais para client/web e estou em um processo de migração para uma stack mais voltada à servidor/backend e é muito interessante ouvir mais pessoas que passram por transições na área. Como você comentou, também sinto que ainda que eu consiga entregar e performar muito bem em um contexto fora do que eu trabalho hoje, as experiências anteriores no linkedin acabam contando bastante na hora de olhar vagas. Sobre a questão de ser sênior, acho que como tudo no mundo de desenvolvimento a resposta é: depende hehe Principalmente depende de quais são as expectativas do cargo em relação à senioridade. Via de regra, a maioria dos sistemas vão ter desafios que ao meu ver estão muito mais relacionados a design de código e domínio (quando pensamos no micro) ou desafios de arquitetura e orquestração de serviços (quando pensamos no macro) que a linguagem em si não deveria ser um requisito ou impeditivo para classificar a senioridade de alguém, mas sim sua capacidade de resolver problemas abstratos. Agora sim vai existir sistemas em que há a necessidade de além dos pontos que citei anteriormente, também haver um conhecimento extramamente específico da linguagem para resolver algum problema da empresa (seja extrair o máximo de performance daquela linguagem, usar alguma feature específica dela, etc) e aí sim nesses casos acho que justificaria a necessidade de haver senioridade relacionada à linguagem em si. Aí acho que grande parte do problema é que a grande maioria das empresas está resolvendo problemas 'genéricos' que se encaixam na primeria definição, mas querem contratar mão de obra especializada em linguagem X mesmo sem ter desafios que são inerentes a algum conhecimento específico dessa linguagem.
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 10 месяцев назад
Caramba Igor, sensacional seu comentário, nunca tinha pensado nisso e é verdade. Querem especialistas mas os problemas nem exigem tanto. Uma provocação que eu acabei pensando ao discutir esse tópico no LinkedIn foi … quem avalia pessoas de tecnologia em processos seletivos são outras pessoas de tecnologia (existem a fase do rh mas nosso ponto aqui é a exigência técnica). Isso quer dizer que nós mesmos nós avaliamos mal? O que você acha ?
@senaarth7868
@senaarth7868 9 месяцев назад
sorte só vem para aqueles que estão preparados para as oportunidades, quando eu vejo você falar de sorte penso muito no seu trabalho duro!
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 9 месяцев назад
Obrigado por valorizar meu trabalho duro, de fato ele existe. Mas sabemos que tem gente que trabalhou duro e não teve as mesmas consequências do acaso. No fim das contas a gente a planta uma semente com trabalho mas o que vai vir dali é total inesperado.
@jhonatanfrade3763
@jhonatanfrade3763 10 месяцев назад
Assim como o consenso nos comentários eu também penso que senioridade não está ligado a linguagem. Eu tive uma experiência parecida com a que relatou, também queria trocar de tecnologia, tanto que na empresa que trabalhei era PHP e quando chegou uma demanda para API nova sugeri fazer em Node pois era a stack da época que eu estava estudando e buscando ter experiência. Depois troquei de empresa e também era uma API nova e decidimos usar Go mesmo que ninguém do time tivesse experiência na linguagem ainda, pois também era a que eu estava estudando no momento e buscando experiência. Então deixando meus 5 centavos de contribuição para o Rodolfo, procura um problema que a empresa tem e que demande criar algo novo e faça a sugestão de fazer em uma nova linguagem para aumentar o leck de ferramentas da empresa. Nenhuma stack e bala de prata, e sempre uma vai ser mais útil para uma demanda do que outra. É isso... e ótimo vídeo Claudson! Conheci seus conteúdos hoje e já ganhou um seguidor!
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 10 месяцев назад
Valeu deixar sua sugestão cara e bem vindo ao canal :)
@IsraelSantiagoBH
@IsraelSantiagoBH 10 месяцев назад
Ótimo vídeo! Gratidão!
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 10 месяцев назад
Valeu Israel, e se eu não disse ainda, bem vindo.
@viniciuspolonicrisol3875
@viniciuspolonicrisol3875 10 месяцев назад
Muito legal! 👏👏👏
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 10 месяцев назад
Que bom que curtiu Vinicius
@inocenciocordeiro
@inocenciocordeiro 10 месяцев назад
Show 👏👏👏
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 10 месяцев назад
Valeuuu irmão
@robertochostakovis
@robertochostakovis 9 месяцев назад
Sênior é sênior, o que acontece é que ele talvez não tenha pro eficiência em uma determinada linguagem, mas rapidamente ele resolve isso.
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 9 месяцев назад
Concordo Roberto
@pauloafpjunior
@pauloafpjunior 10 месяцев назад
Ótimo vídeo.
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 10 месяцев назад
Valeuu Paulo
@gabrielleite3117
@gabrielleite3117 10 месяцев назад
Ótimo video! E sobre senioridade eu concordo com a galera aqui, vai muito mais do profissional em si do que da ferramenta. Mas como vc disse tem a questão da concorrência, vão preferir alguem de mesma senioridade naquela linguagem do que alguem que ainda ta aprendendo, o mercado ainda não se adaptou, então acabamos esbarrando e tendo muita dificuldade nessa transição. Também acho que depende do projeto, tem projetos que não da pra pegar alguem aprendendo a linguagem por ter muuuita complexidade ou exigir muito de processamento, memoria e etc, mas a maioria dos projetos são de pequeno a medio porte, e isso qualquer pessoa senior consegue aprender e entregar bem em 2 a 3 meses, o que é o tempo de aprender sobre o produto, a cultura da empresa e etc.
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 10 месяцев назад
Verdade Gabriel, eu também penso bastante nisso sobre os projetos e até as fases da empresa, tem momento que é correria total.
@reidainutilidade8743
@reidainutilidade8743 10 месяцев назад
Que interessante, eu trabalhei por um ano e pouco com .NET, e também já participei de um projeto em GO. Eu gostei bastante do GO, pois a performance da minha aplicação estava muito boa, e aprendi muito rápido. Preparar um container em GO também é muito fácil, e fica muito leve. Eu diria que o .NET tem a vantagem de ser mais organizado, mas exige mais tempo para fazer as coisas. Mas enfim, gosto das duas.
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 10 месяцев назад
A verbosidade do go pode ser um problema as vezes, da pra entender esse sua fala sobre organização. Que bom que você se diverte com as duas
@rogimnazario
@rogimnazario 10 месяцев назад
Muito bom video, Claudson! Acho que a senioridade tem múltiplas versões/definições, mas a vivência realmente ajuda muito. Meus 2 centavos: Ao longo do meu dia-a-dia eu programo em .NET, React, Typescript, NestJS e agora me aventurando no Rust, e a experiência que tenho no .NET me acelerou muito nas linguagens que vieram depois, pois há uma regra que acho fundamental: saber programar. E o saber programar pode ser expandido pra inúmeros conceitos, que vou citar alguns: ser bom em lógica, estudar e identificar design patterns, identificar melhorias, identificar code-smells, LER/REVISAR MUITO CÓDIGO, não ser apegado em código, etc.
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 10 месяцев назад
Concordo 200% grande Rogerson! E gostei da caixa alta no ler/revisar código. Uma vez fiz um curso que o professor se dizia pasmo em como todo mundo queria escrever código mas pouquíssima gente queria ler. Sendo que ler deveria vir antes de escrever até nessa nossa prática de programação (segundo ele hehe).
@rogimnazario
@rogimnazario 10 месяцев назад
Sim! Eu costumo associar isso com outras áreas de conhecimento, por exemplo: como adquirir vocabulário em uma linguagem estrangeira só escrevendo nela? :)
@FelipeOliveir4
@FelipeOliveir4 3 месяца назад
Muito bom o vídeo, eu venho estado desanimado com o Javascript e a sua bagunça. Queria algo mais solido e padronizado, no front um colega meu cantou a pedra do Angular e no backend estou em dúvida entre Java que vi na faculdade ou .NET o qual eu trabalhei durante alguns meses.
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 3 месяца назад
Valeu Felipe. Acho que Java é c# são bem parecidos até um certo ponto neh. Eu iria pro Java por ter mais experiência, mas depende se você curtiu essa experiência hehe
@brunonairlanda
@brunonairlanda 10 месяцев назад
@filhodanuvem você comentou que fez um curso muito bom de go, você poderia dizer que curso foi esse? Ótimo vídeo mais uma vez.
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 10 месяцев назад
Claro Bruno, eu fiz o ultimate go da Ardan labs, foi presencial mas acho que eles tem versão online.
@nandomax3
@nandomax3 10 месяцев назад
Boa noite, eu trabalho num banco digital que utiliza Java no backend e aqui boa parte dos Senior e Tech leads não tinham o Java como linguagem principal quando foram contratados. Tem gente com background de PHP, C#, JS, tem de tudo e todo mundo aprendeu Java e Spring aqui e se tornaram produtivo rapidamente
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 10 месяцев назад
Que legal Fernando, bem atípico isso eu diria, geralmente tem uma ou outra pessoa de outras stacks. Mas legal, já mostra que a empresa e as equipes são bem agnósticas nesse sentido.
@_slipow
@_slipow 10 месяцев назад
Claudson!! Antes de tudo, obrigado pelos vídeos do canal! Gostaria de uma opinião por favor! Tô na metade da faculdade, mas, em termos de mercado, sou muito iniciante ainda, então, talvez a dúvida a seguir tenha algo equivocado: Ter Go como linguagem principal na primeira vaga / começo da experiência profissional pode ser ruim a médio prazo? Até onde eu sei, Go não foi desenhado para alguns conceitos fundamentais, como Orientação a Objetos, daí o meu receio é que, nesse contexto, isso poderia, por exemplo, ser visto como prejudicial pra a minha experiência em relação a conceitos base, aos olhos de recrutadores em minhas prováveis futuras recolocações no mercado, após o primeiro emprego. Pretendo ser dev backend e, em termos de stack, ter C# como linguagem secundária. Se puder responder, muito obrigado desde já!
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 10 месяцев назад
Ola, obrigado pelas palavras. Eu não acho que ter go como primeira linguagem vá fazer algum mal nessa questão, até porque você tá pensando muito lá na frente, numa hipótese onde você trabalhou em go e depois vai migrar pra uma linguagem orientada a objetos. Será que isso iria mesmo acontecer ? Lá na frente será que não teremos novas linguagens pra você pensar em migrar ? Eu vejo um movimento de enfraquecimento da orientação a objetos nos últimos anos (com JavaScript, rust, go …) então se um dia você precisar estudar a fundo, você vai sentar e aprender. A grande problematica pra mim de ter go como primeira linguagem de trabalho é que eu não vejo muitas vagas de iniciantes com ela. Mas isso já são outros quinhentos rsrs.
@kevintrindadegoncalves7817
@kevintrindadegoncalves7817 10 месяцев назад
Pô, desculpa intrometer aqui. Mas, minha resposta: eu tenho forte convicção que entender bem orientação a objetos é fundamental para entender vários conceitos de design de software e isso não deve ser deixado de lado. Porém, você trabalhar com Go não faz de você ignorante nessa aspecto, a única questão relevante é você conseguir a vaga, se conseguir, acredito que está ótimo.
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 10 месяцев назад
Esse é um ótimo ponto que o Kevin trouxe, apesar de go não ser orientada a objetos os conceitos estão (quase) todos lá. Você ainda vai poder usar quase tudo do solid, código desacoplado, um pouco de polimorfismo…
@kevintrindadegoncalves7817
@kevintrindadegoncalves7817 10 месяцев назад
@@Filhodanuvem me senti até bem agora, juro que não tinha aparecido a sua msg para mim. Se continuar assim, com sorte eu viro senior também hahaha
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 10 месяцев назад
@kevintrindadegoncalves7817 hahahaha
@jeiselmedeiroscolaco3599
@jeiselmedeiroscolaco3599 10 месяцев назад
Senioridade não tem nada háver com a linguagem, pois o conhecimento e experiencia é a base a ser usada para qualquer projeto e se falando em migração, é o que define o esforço a ser tomado para uma possivel adequação de linguatem... Mas, claro que não se pode olhar sem levar em conta o tempo de experiencia com a linguagem, principalmente quando for o core da empresa. Então, para mim, qdo entra uma pessoa nova na empresa, mesmo sendo senior, vai ter um diferencial com o resto do time senior, com o tempo, vai se equalizando gradualmente....
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 10 месяцев назад
Boa! Faz todo sentido pra mim seu ponto, também penso parecido
@arozendojr
@arozendojr 10 месяцев назад
Tem os casos de zona de conforto do programador, caso senior em php não acha vaga em Go pagando a mesma coisa que ele ganha em php, não vejo vantagem em trocar de linguagem.🤔 Bom tema de vídeo, motivos de trocar de linguagem,dinheiro, chegou próximo do máximo da linguagem, mais empregabilidade.
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 10 месяцев назад
Tem aquele ditado de dar um passo pra trás pra dar dois pra frente. Em casos raríssimos eu diria que vale a pena ganhar menos se no futuro compensar, mas é sempre um risco fazer essas apostas.
@MrJeanpauloriopreto
@MrJeanpauloriopreto 10 месяцев назад
Minha empresa (adaptive) tá mudando de DotNet pra GO
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 10 месяцев назад
Aeeee. Pena que a mensagem do Rodolfo era anônima, ele precisa vir aqui e ver esse comentário. Quem sabe não aplica pra alguma vaga futura 🤞
@MrJeanpauloriopreto
@MrJeanpauloriopreto 10 месяцев назад
@@Filhodanuvem sim, eles contratam home office ( desenvolvedores, outros ramos eles tão voltando presencial [anunciado essa semana inclusive] por que o pessoal deu uma desanimada no home ), eu mesmo sou de Rio Preto
@gutsama7765
@gutsama7765 10 месяцев назад
Foda de Go é que só tem vaga de senior 😢
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 10 месяцев назад
Realmente pra achar vagas mais iniciantes tem que pesquisar muito, também não vejo muitas
@dibastos
@dibastos 10 месяцев назад
Tem "sênior" que se não for na stack dele, não sabe mais fazer nada
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 10 месяцев назад
Eitaaaa 😂
@dibastos
@dibastos 10 месяцев назад
@@Filhodanuvem foi um comentário inocente. Sem treta hahaha
@Filhodanuvem
@Filhodanuvem 10 месяцев назад
Hahahaha de boas
Далее
Дарю Самокат Скейтеру !
00:42
Просмотров 370 тыс.
⚡️Uylanishim kerak, sovchilikka borasizmi?...😅
00:50
ДВЕ МЕДИЦИНЫ В ОДНОЙ СТРАНЕ
43:03
Como encontrar um SaaS validado pelo mundo.
9:23
Просмотров 14 тыс.
Dear Game Developers, Stop Messing This Up!
22:19
Просмотров 690 тыс.
Grandes erros do meu primeiro SAAS
8:39
Просмотров 4,5 тыс.
FÁBIO AKITA. Comece pelo básico. Fora da Norma Podcast.
1:07:19
Testes end to end em um projeto real em Go (cypress)
13:06
Собери ПК и Получи 10,000₽
1:00
Просмотров 2,3 млн