Tenho 30 anos, mas me considero fã da nova geração. A primeira vez que ouvi e vi Steve Vai foi no DVD do G3 de '96, e sei exatamente qual foi sua sensação ao ouvir Passion and Warfare pela primeira vez. Desde então sempre acompanhei, virei fã de carteirinha do cara. Conheci os trabalhos mais antigos dele, não conseguia parar de ouvir o Slip of the Tongue do Whitesnake. Até que tive a oportunidade de ir num Workshop dele, em 2014, quando veio pro Brasil. Na época morava em Salvador a trabalho, e quando fiquei sabendo que ele estaria lá, corri comprar o ingresso. E que cara humilde! O Workshop foi na associação Pracatum do Carlinhos Brown. E em Salvador as casas, os espaços são todos meio que amontoados. O Vai fazendo Workshop, uma galera jogando futebol logo ao lado, fazendo o maior barulho, e enquanto os fãs reclamavam, ele dava risada dizendo que aquilo era maravilhoso, o clima no Brasil, etc. Passou uma mensagem super bacana, tirou foto com o pessoal. Nunca de mal humor. Realmente o que você disse sobre a personalidade artística dele faz muito sentido. Só que o pacote é completo. Ele não é nenhum babaca pretensioso. Toca um absurdo, desenvolveu uma técnica que é só dele, tem uma puta atitude em cima do palco (primeiro plano como você disse), e além de tudo, um dos artistas mais humildes que tive a oportunidade de ver ao vivo.
De Ros, eu ia justamente te falar que vc está certo em sua análise sobre o Steve Vai e te mandar um video do Patrick Souza aí em que ele duela com o cara. O Vai é um poço de humildade e gentileza, ele vendo o talento do Patrick bem como a emoção do cara em estar ali simplesmente dá o palco pra ele e deixa ele brilhar ao invés de entrar numa disputa de ego, fantástico! Meu respeito por ele que já era enorme aumentou 1000%! Não deixe de conferir o vídeo se vc ainda não viu.
Nunca vi ninguém falar com tanta propriedade; simples e de forma ilustrativa. Steve Vai é um gênio da arte de interpretar e tocar guitarra, embora considerado por muitos pupilo de Satriani, desenvolveu um estilo próprio que agrada muito seus fãs e obviamente o mercado fonográfico.É empreendedor, um líder nato, não pode ficar na retaguarda e sabe conduzir sua carreira como poucos.Não acompanhei e nem acompanho toda história de Vai, quando vi e ouvi um de seus trabalhos foi na década de 80 junto com um amigo roqueiro assistindo um filme, no video cassete é claro, chamado Crossroads (Encruzilhada) e sinceramente... eu não piscava. Sou eclético em matéria de musica, mas quando tenho que ouvir um guitarrista, não penso duas vezes; Steve Vai é o cara! Parabéns Marcos gostei da matéria.Abraços!
Grande Steve, com certeza uma das maiores lendas, super humilde, quando começou a ver o mundo do show bussiness abrindo a porta para ele, não se esqueceu de seu amigo de adolescência, Joe Satriani... Dois gênios!
Cara, depois que eu ouvi o mestre Chimbinha, todos os outros guitarristas passaram a ser bregas pra mim. O rock agora tem AC (antes de Chimbinha) e DC (depois de Chimbinha). Teve até uma bandinha australiana que resolveu adotar o nome ACDC em homenagem a ele.
Tive a oportunidade de assistir o Vai duas vezes ao vivo. Uma no Circo Voador em 2013, e outra no Rock in Rio em que ele tocou com a Camerata de Florianópolis, foram os shows mais incríveis que já fui. Confesso que ele é o meu maior ídolo na guitarra e foi uma emoção enorme, em 2013 consegui pegar uma palheta do headstock da FLO II, e ele me deu outras duas palhetas, sem contar no final de For The Love of God em que ele estendeu a guitarra na minha frente e deu pra dar uma alavancada hahaha foi sensacional um momento inesquecível, o cara realmente não é desse planeta.
Steve Vai é majestoso! Inegavelmente um verdadeiro "Showman", pra mim tá entre os 5 guitarristas mais importantes e influentes de todos os tempos... Inspiração enorme pra mim como músico!
Deve por isso que ele eh o guitarrista que mais fazem cover, e que os videos de cover das musicas dele sao os mais assistidos de que qualquer outro guitarrista. Isso porque ninguem deve gostar ne. Nao precisa me agradecer pela aula, abracos.
Marcelo V. Descordo cara, o Steve vai lança várias músicas ótimas em todos os discos... Talves seu gosto seja como o meu, mais pras músicas mais melódicas dele do que pras mais pesadas e aceleradas... Mas musicalmente falando são boas sim.
Em 1995 quando o Vai esteve em SP, eu trabalhava na Guitar Player e fui nos bastidores e falei rapidamente com ele, não teve nada de estrelismo ou "I´m a God", bem diferente do Malmsteen que é nojentão. O Steve Vai é uma simpatia, musicalmente tem uma cabeça aberta pra vários estilos, naquele ano mostraram pra ele no Brasil vídeos da viola caipira brasileira e ele adorou. Pra quem já assistiu workshop do Malmsteen sabe bem, o Vai e o Satriani são dois caras tranquilos e muito simpáticos. Eu entendo que no Rock tem espaço pro estilo cru e simplista até a música mais trabalhada no instrumental.
Tive o prazer de conhecê-lo em um meet n greet e masterclass aqui no Rio, se me recordo em 2014. O cara é uma pessoa incrível e vive definitivamente aquele feeling que bota nas músicas. Foi meet n greet mais incrível e a vontade que já vi e ainda o mais barato, curiosamente. Não trocaria por nenhum outro. Se esbarrarem com ele, deixem a câmera de lado e tenham sim é uma conversa incrível.
De Ross! Tu és um entusiasta! As suas descrições são filosóficas, retóricas dentro do mundo da guitarra! Sua percepção é fantástica, consegue expor emoção e razão como um ator e um crítico! Além de sua sutileza de hipopótamo gaúcho ser cativante! Como é lindo conhecer, para poder saborear e explanar sobe um assunto! Parabéns, Jurista da Guitarra!🙏🙏🙏🙏🙏
Não há como ignorar Steve Vai ele destrói. Vai ser sempre uma lenda da guitarra. No rock tudo é atitude, até na forma como o músico se apresenta. Alias se o músico esta ali no palco é para chamar atenção mesmo. Mostrar sua identidade, musicalidade, e seu talento. Quem não gosta é porque é "mimizento" demais.
Com certeza um dos melhores guitarristas. ...muito criativo. ..técnico. ..o cara é completo. ..na minha humilde opinião. .Parabéns De Ros. .muito top esse vídeo. .merece muitas curtidas ...abraços
"For The Love of God" parece música de Motel hehehe A musica mais gosto dele é "Tender Surrender",é incrivel como ele consegue mesclar harmonia e rapidez
Excelente vídeo, Marcos! De fato, pessoalmente o Vai é o cara mais tranquilo, simples e atencioso do mundo! Já tive a oportunidade de conhecê-lo e estar com ele em 3 oportunidades (em uma delas tocamos juntos) e realmente ele é não só um artista e guitarrista lendário, que faz as "impossible guitar parts"; mas também um ser humano incrível! Forte abraço!
Na Verdade Steve vai protagonizou o 'Duelo final de Guitarras entre o Bem e o Mal' no filme "Crossroads" ou "Encruzilhada" que é também parte da História do grande Blueseiro americano Robert Johnson que teria vendido a Alma ao Diabo para ser um músico de sucesso e o famigerado Pacto com Lúcifer fica bem definido no duelo no qual Steve Vai protagoniza o Guitarrista do Diabo' ao meu ver uma das melhores cenas do Cinema o filme é muito bom e para quem não assistiu ainda eu recomendo.
Marcos De Ros, cumprimentos aqui de Portugal, partilho e assino por baixo tudo que disse. Ele é realmente demais e com umas melodias fantásticas... Também tenho amigos que falam o mesmo que os seus mas eles jamais entenderão o artista que o Vai é. Forte abraço!!!
Concordo contigo, eu tbm sempre achei Steve Vai esse super compositor, guitarrista e performático.. é bom demais, eu sou violonista mas... ouço muita coisa e gosto muito de guitarra. Aliás você e o Nelson Faria pra mim são os únicos caras que eu assisto aqui no youtube, que realmente vale a pena... valeu, valeu, grande abraço..
dérico berté filho Steve Vai tipo que incorpora Niccolo Paganini, um violinista muito famoso no século XVIII, que tinha a fama de ter feito pacto com o demônio devido a perfeição e técnicas utilizadas para tocar.
STEVE VAY é um grande músico !!! cada um na sua, há quem goste e há quem não goste !!! gosto cada um tem o seu !!! se fosse ruim ou brega não estaria onde está.... esta na mídia e conhecido internacionalmente !!!!!! e viva o rock n roll.
Velho, tu é um dos melhores RU-vidrs, cara. Não digo só na música e na guitarra, tu é bom demais. Não fala besteira, é claro, é divertido, faz a gente ficar preso. Tu é demais.
a primeira música que ouvi do Vai foi For the love of god... pra variar né rsss... o primeiro cd que comprei dele foi o Passion and Warfare tb... as musicas que mais curti nesse album foram Blue Powder e Sisters.
Quem viu o dvd dele no g3 com Satriani e Malmsteen e viu a versão dele de little wing do Hendrix, ele simplesmente destrói ! aqueles tappings são impossíveis !
Comparar SRV com Satriani até vai, mas Malmsteen e Vai, é pedir prisão perpétua. SRV é um deus e essa galera são meros ratos brigando por queijo. Pera aí po.
SRV não toca porra nenhuma. Era barulhento e não sabia tocar sem seu wah-wah. Na verdade acho que ele nem sabia o que estava fazendo Vcs deveriam ouvir ou estudar mais antes de falar abobrinha
Só por ter composto a estupenda For The Love of God, Sir. Steve Vai já é um anormal, alien, gênio, etc. Eu o considero um dos maiores guitar man de todos os tempos.
Excelente!!! Sou fã dele há anos. Vi o show dele em dezembro de 2013 no Circo Voador no Rio. Simpático ao extremo, técnica infalível e domínio de tudo. Ultrapassou minhas expectativas. Incrível!!! Todos querem ser Steve.
Steve Vai é performático. Assim como Ozzy Osbourne, Alice Cooper, Kiss..entre outros. Eles são assim porque vão além do esperado. E realmente surpreendem. Precisa apurar a percepção pra entender.
+Nikola Tesla cara, o regis tadeu tem um excelente video sobre o frank zappa. a discografia do cara é gigante, mas é do tamanho da genialidade; procura ai galeria do regis: frank zappa. Não vai se arrepender xD
Grande Marcos, cara, como seus vídeos evoluíram, bem como os timbres da guitarra. Me lembro que nos vídeos antigos comentei sobre como soava legal o tube screamer e a sua forma de tocar, mas que os timbres estavam meio mornos. Agora os timbres estão incríveis, e seu trabalho está demais. Estive também neste show do Vai no teatro da ufrgs, cara, que loucura, um dos melhores shows da minha vida,até porque naquela época era raro um show internacional, foi nesse dia que desisti de ser um guitarrista e virei advogado, nunca chegaria nem perto daquilo.
Fala, Marcos! Tudo bem? Gosto muito do seu canal e, se vc me permite, gostaria de dar uma sugestão. Acho que seus vídeos ficariam ainda melhores se você tocasse um pouco de guitarra neles. Todos sabemos que você é um mestre do instrumento. Aliás, acho que vc é um dos melhores que já vi aqui pelo RU-vid. Seria a cereja do bolo! kkk! Obrigado pela atenção e sucesso!
marcos, gosto muito do seu trabalho cara! se possível, gostaria que vc fizesse um vídeo sobre grandes guitarristas como o Page, Eddie van Halen e talz pq eu sou iniciante e não entendo direito o pq deles serem tão incríveis, adoraria ver um vídeo falando sobre as contribuições desses caras pro mundo da guitarra
Marcos, putz, estamos ficando velhos mesmo. Eu tb fui neste show da reitoria. Tb tava na 1a fila!! Também sou desta geração. Foste muito preçiso. O Vai e isso mesmo. Mas e dmais..Grande abs, Rafael
Mano, teria como colocar um título um pouco mais autoexplicativo para podermos saber do que se tratará, ao invés de colocar um titulo ambíguo e fazer os outros pensarem que se trata de uma coisa mas q na realidade só se dão conta do que é depois de abrir e assistir uns 20 segundos? Pq na boa, isso irrita um pouco. Só minha opinião.
Na verdade, se não fosse esse titulo, provavelmente tu nem teria estrado nesse video. Se não foi o teu caso, te garanto que foi o caso de muuuuita gente.
Eu curto o seu material, acho bem interessante seu ponto de vista e abordagem. Só essa ambiguidade q acho um tanto desnecessário, pq atualmente meu tempo é bem limitado devido a faculdade, e penso que seria mais interessante para pessoas com o perfil igual ao meu.
Eu fui vizinho e colega de escola de Vai e Satriani em Carle Place ,Long Island ,New York no final dos anos 60 e anos 70 . Já encontrei ambos algumas vezes lembrando os bons tempos de teenager , sou músico moro alternadamente em NYC e Poa ,eu consegui um cartaz de um show em Carle Place e o Vai autografpu em Poa , coisa louca ! Uma honra pra mim ter convivo com essas feras !Fotos no iInstagram e Facebook .
parabéns pelo video, muito legal falar sobre o Steve Vai, muito legal saber de experiências de vida de um dos grandes guitarristas brasileiro parabéns cara.. sobre o Vai , nunca tive interesse em nenhum instrumento musical mais depois que eu ouvi Steve Vai .. fiquei apaixonado pelo som do cara é graças a ele me apaixonei pela guitarra. O cara é fora de série!
kkkkk kkkkk esse começo foi o melhor 😂😂😂😂😂😂😂 brincadeiras a parte, adoro Deus videos. Sempre com esse sorriso no rosto e trazendo coisas bacanas sobre o mundo a guitarra 👏👏👏👏👏