Que maravilhoso poder desfrutar dessa palestra no final de um dia cheio de home office! Tenho gosto musical eclético e com certeza vou correndo ouvir sua super lista! um abraço!
Eu conheci seu canal no finzinho do ano passado. Estou apaixonada por você, pela música e por sua pedagogia. Se eu estivesse conhecido a música dessa forma minhas aulas de português teriam sido melhores do que foram. Gratidão.
Maestro, o seu trabalho nesse canal e maravilhoso. Trás com leveza e genuína generosidade tanto conhecimento. Continue com essa missão, ensinando para todos que querem aprender um pouco mais sobre esse muito maravilhoso da música. Vamos todos ajudar como podemos!!! 👏🏻🎵🔝👏🏻🎶🔝👏🏻🎵🔝👏🏻
Obrigado demais pelo comentário, Cristiane! Abraço imenso e... sem palavras para agradecer seu apoio também! É por causa de pessoas como você que nós SABEMOS que vamos conseguir sobreviver a esta tempestade louca. Grande abraço.
Mais uma aula magistral. Adorei a playlist. Nunca pensei que fosse gostar de alguma música de Stravinsky. Encontrei algumas. Obrigado e parabéns Maestro!
Que bom ler isso, Renato! É assim mesmo... a gente vai aprendendo aos pouquinhos. O "eu" de 30 anos atrás não me reconheceria hoje rsrsrs... vamos viajando e vamos aprendendo... abraço e obrigado por sua companhia aqui no canal do ECAI!
Aprender a escutar, isso que você disse é muito certo, mesmo que no início se faz um esforço. Fui escutar Pássaro de fogo e até senti medo, mas logo percebi que preciso aprender a apreciar. Valeu, ótimo trabalho Maestro.
Se há uma coisa boa nessa pandemia, foi conhecer seu trabalho. Eu, com 51 anos, médico e contrabaixista nas horas vagas, amante da música, tenho sido agraciado com suas palestras. Espero um dia ir à Brasília e conhecer o ECAI. Um abraço fraterno.
Bom dia maestro, estou aqui revendo sua aula com todo bom humor que lhe é particular, e sempre provocando em nós, abertura para o novo. Adorei conhecer mais a fundo sobre Stravinsky! Assisti o filme sobre Coco Chanel e Stravinsky, maravilhoso, vou buscar onde rever. Maestro, admiro e agradeço muito por compartilhar todo seu conhecimento! 👏👏👏
Olá, Alexandre Obrigado por mais esta aula. Confesso que sou mesmo do período romântico. Muito pouco do antes e muito pouco do depois. Mas prometo que vou ouvir toda a lista sugerida. Quem sabe eu fico menos “chatinho”. Mais uma vez, muito obrigado.
Maravilhosa pandemia!! Que me fez conhecer suas palestras, me passou no violão clássico, na escola que há 3 anos fazendo teoria tentava fazer instrumento. Parabéns, saúde pra vc , vida longa!!
Obrigado por seus comentários, Mayron! Você já conhece nosso índice com centenas de vídeos gratuitos sobre música? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE. Abraço!
Não conheço muito de Stravinsky, confesso certa falta de interesse. Mas duas das peças que conheço me atraíram demais, dois balés, "O pássaro de fogo", que é magnífico, e "A sagração da primavera", que é muito louca, hahaha... Vou ouvir a lista, maestro. Um abraço. 🎵🎶
Maestro, cheguei a seu canal pela primeira vez acidentalmente, no início da pandemia. Estava buscando lições e vídeos em francês e encontrei sua “Música na Revolução Francesa”. Daquele dia em diante minha esposa diz que você é meu guru. Agora sobre Stravinsky, aprendi a gostar com meu pai, quando era bem jovem. Há alguns anos comprei uma caixa tudo de importante que compôs. É para ouvir degustando, vai abrindo a cabeça. Mas minha geração viu a Tropicália e Sgt Peppers. No fundo, no fundo compositores como Stravinsky foram os precursores desses movimentos. Sou um pouco mais velhinho mas quero manter a cabeça aberta e suas palestras ajudam muito, rsss.
Excelente comentário, Eduardo. E você está certo quando põe Stravinsky na mesma "turma" da Tropicália e Sgt. Peppers. São "brincadeiras exploratórias de repertório" que renderam frutos interessantíssimos. Grande abraço e obrigado, como sempre, pela audiência aqui no canal do ECAI. Grande abraço em vossa digníssima esposa rsrsrs... achei muito engraçado ela dizer que sou seu guru kkkkkk
Isso é algo que eu tenho dificuldade de entender. Sei que as pessoas têm seus gostos, e preferem às vezes um estilo ou um período musical, porém, eu sempre fui apaixonado por tudo que envolva a arte, na música, amo desde o período medieval até o contemporâneo, gosto tanto que atualmente eu já ouvi a obra completa de 180 compositores eruditos, de tão apaixonado, de Hildegard Von Bingen até John Cage. Acho que por serem periodos tão divergentes um do outro, isso provoca sentimentos mais vastos que os mais comuns da música como o Belo, a Felicidade, e a Tristeza, o ser humano é um ser de um espectro de personalidades e sentimentos muito vasto, e muito complexo, para ficar limitado somente aos sentimentos mais básicos e banais, é por isso que (para mim) a arte é o meio de expressão mais vasto de tudo que o ser humano já criou, e nunca podemos ficar de cabeça fechada para nada, podemos até não gostar, mas nunca deixar de entender. E contudo eu amo Stravinsky
É isso aí, João Henrique. Ótimo comentário. Você já conhece nosso índice geral, com centenas de vídeos gratuitos sobre música? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE. Abraço!
Olá Maestro, já q começou a falar de música moderna, poderia nos dar uma aula sobre Edgar Varèse? Seria um máximo! Obrigado pelos vídeos, são fantásticos!
Maestro Alexandre, fala do Shostakovich. Ele é da pesada!!! Fala do conteúdo da quarta sinfonia (a música é difícil de digerir e é um mistério). A minha sinfonia preferida dele é a sinfonia n.º 11 (do domingo sangrento). O compositor mais genial que conheço. A orquestração e a harmonia são geniais. Ele supera todo mundo!!! Para mim é o top dos compositores.
Frank Zappa, um artista que admiro muito, foi profundamente influenciado por Stravinsky. Eu pessoalmente fico emocionado com a música de Stravinsky. Embora as pessoas muitas vezes pensem que ele não passava de um provocador, não é isso o que eu penso
Professor (permita-me Maestro chamá-lo assim), continue assim, obrigado pelo projeto e enfim um complemento do grande Arthur da Távola, sinto-me, com todo respeito ao senhor e a ele, mas o Canall do Ecai traz verdadeiras aulas e uma pena que as limitações dos softwares não permitem acrescentar música às apresentações, porém é divertido, prazeroso e instrutivo assisti-lo cantando as notas das partituras. Forte abraço. P.S.: Não tem como dar um jóia invertido, mas siga produzindo.
Olá, Felipe! Muito obrigado pelo seu comentário generoso. Não deixe de explorar nossas listas no Spotify. Elas são um complemento importante a cada aula aqui apresentada. Abraço imenso e seja sempre bem-vindo ao canal do ECAI!
o filme que o professor menciona ao final da palestra, como sempre mais uma vez muito obrigada por diminuir minha ignorância musical. TEM NO RU-vid eu digitei o nome que o professor falou é apareceu. Tentei compartilhar, mas o RU-vid barra por conta dos direitos etc
Stravinsky já se apresentou mais de uma vez no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ele é talvez o compositor mais importante do século XX, o Rito da Primavera apresentou uma nova maneira de compreender o ritmo, que domina uma fatia não desprezível da produção musical até hoje.
Querido Maestro, A Sagração da Primavera é uma obra incrível e desafiadora e não deixa dúvidas sobre a genialidade do compositor, mas confesso a minha dificuldade em ouvi-la por completo. A fase neoclássica, não posso negar, é minha preferida (embora eu goste muito do Pássaro de Fogo, que é do período anterior). Vc não citou Apollo (Apollon Musagete) cuja música é linda e tem um ballet tb lindíssimo com coreografia do tb russo George Balanchine. Sobre o período dodecafônico, nem vou falar nada!
Olá, Victor. Na sua idade, eu também não gostava de música erudita moderna. Não há obrigação nenhuma de gostar, mas se você aceitar um conselho, não deixe isso te impedir de ouvir algumas coisas aqui e ali... tem muita coisa linda escrita nos séculos XX e XXI. Grande abraço e obrigado por assistir nossos vídeos aqui no canal do ECAI.