Тёмный

Tendais - Cinfães | Portugal 

Estúdios Produsom
Подписаться 3,9 тыс.
Просмотров 15 тыс.
50% 1

Tendais - Cinfães | Portugal - Gentes e tradições
Tendais é uma freguesia e paróquia portuguesa do município de Cinfães, com 31,77 km² de área e 807 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 25,4 hab/km².
Foi vila e sede de concelho, extinto em 1826, passando a integrar o concelho de Cinfães
A freguesia e paróquia de Tendais é, assim composta na actualidade por 15 lugares habitados, na sua maioria localizados na margem esquerda do rio Bestança, à excepção do lugar de Soutelo, o único implantado na margem direita daquele curso de água. Tendais não existe enquanto povoação, correspondendo à designação da freguesia que congrega todas as aldeias acima nomeadas.
Com um tipo de povoamento concentrado que caracteriza o curso superior do Vale da Bestança, é a influência do mesmo rio e da Serra do Montemuro, em cujas encostas se implantam, que tem condicionado o carácter das várias aldeias de Tendais.
Região essencialmente rural, os seus habitantes ainda hoje se dedicam na sua maioria a actividades agrícolas (sendo as de maior peso as culturas do milho, do centeio, da batata e da castanha) e pecuárias, com especial destaque para a criação de gado bovino da característica raça arouquesa, a par do chamado "gado miúdo"- ovinos e caprinos.
Não obstante o progresso corrosivo, ainda se observam algumas práticas comunitárias.
Destes, destaca-se a "vigia"- prática (observável ainda em Aveloso, Sá e Casais) de apascentar em rebanho comum todas as cabeças de gado miúdo de uma determinada aldeia ao cuidado diário de cada um dos proprietários em tempo directamente proporcional ao número de animais que possuem-; a "partilha das águas"- engenhoso e antigo sistema de divisão horária das águas de rega provenientes dos afluentes do Rio Bestança, distribuídas por complexos sistemas de levadas, algumas de provável origem medieval, o qual regula a equitativa utilização deste bem no seu período de maior escassez, entre os dias de S. João (24 de Junho) e de S. Miguel (29 de Setembro)-, ou ainda a prática de moagem em moínho de água de uso colectivo, ou de "herdeiros", em que várias famílias partilham entre si, em sequência pré-determinada, o usufruto da moagem em períodos sequenciais ao longo da semana.
Na freguesia situam-se alguns dos lances geomorfológicos da serra de Montemuro, entre os quais se destaca o alto do Perneval - segundo ponto mais alto da Serra do Montemuro com 1278 m de altitude - e o planalto de S. Pedro de Campo, caracterizadas pela presença de vegetação arbustiva pobre e de abundantes afloramentos de blocos graníticos, em geral de grandes dimensões, por vezes com configurações zoomórficas- como os popularmente conhecidos penedos da Cabeça de Cão e da Tromba do Elefante, no termo da freguesia.
Malogradamente a instalação de geradores de energia eólica ocasionou a destruição do espaço visual paisagístico - em alguns locais irremediavelmente - não havendo estudos concretos que afirmem que a chegada destes aparelhos não venha, outrossim, colocar em perigo habitats da fauna local.
Em contraste, as encostas de grande pendente que bordejam o Rio Bestança e os restantes cursos de água menores da sua bacia hidrográfica- como os Ribeiros de Barrondes, das Canadas ou da Galeira - são áreas de terrenos férteis, verdes durante a maior parte do ano graças à elevada pluviosidade local (fruto da condensação ocasionada pela barreira montanhosa de Montemuro) e à abundância das águas de rega disponíveis, que oferecem relances de luxuriante vegetação arbustiva e arbórea. A prática agrícola em socalcos foi o recurso encontrado pelas populações locais para vencer os desníveis das vertentes e praticar uma agricultura semi-intensiva, em que as culturas alternam com o lameiro (produção de erva e feno para consumo animal)e o recurso a fertilizantes naturais é ainda a regra. A propriedade minifundiária domina a paisagem, sobretudo na zona denominada «Ribeira», abaixo dos 500 metros de altitude, por força de uma pressão demográfica que obrigou, entre meados no século XIX e meados do século XIX a uma transformação compulsiva da paisagem.
🔔 Subscribe► / estúdiosprodusom
🌏 Website: www.estudioprodusom.com
► / estudioprodusom
► / paulolimaprodusom
► / estudioprodusom
►Contacto: 963069024
►Mail: produsom@estudioprodusom.com
🎬
@EstudiosProdusom
Os Estúdios Produsom são um estúdio de gravação e pós-produção áudio, com os meios técnicos e humanos para a realização de produtos audiovisuais.
Disponibilizámos uma equipa dinâmica e altamente qualificada, temos anos de experiência a trabalhar com vários Grupos e Artistas em diversos estilos musicais em produções musicais, assim como profissionais especializados nas áreas de gravação em Estúdio e ao vivo.
Editamos e promovemos em todas as plataformas digitais.
Não hesite em contactar-nos! Estamos aqui para ajudar! 🎊🎧🙏🎬

Видеоклипы

Опубликовано:

 

23 дек 2014

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 3   
@josetavares8252
@josetavares8252 8 месяцев назад
Gente boa e trabalhadora.
@necabarros2583
@necabarros2583 4 года назад
Maravilhoso ! Parabens pela pureza de um retrato a cores de um preto e branco tão "branco"
@armandomorais1959
@armandomorais1959 7 лет назад
Aveloso terra de gente maravilhosa
Далее
Tendais - Cinfães | Portugal - Gentes e tradições
14:46
Rancho Folclórico de Baião - José vai indo
3:03
Просмотров 13 тыс.
I'm Excited To see If Kelly Can Meet This Challenge!
00:16
IQ Level: 10000
00:10
Просмотров 7 млн
MOURAMORTA-MOURA ENCANTADA.mpg
4:22
Просмотров 3,7 тыс.
TENDAIS - Cinfães | Portugal
10:25
Просмотров 3,6 тыс.
RANCHO FOLCLÓRICO DE TENDAIS -- CINFÃES
29:11
Просмотров 2,4 тыс.
VERÃO TOTAL 2013 - BAIÃO
5:43
Просмотров 7 тыс.
UMA LAVRAGEM  EM FERREIROS DE TENDAIS.
1:47
Просмотров 67 тыс.
Jordan Cannata - Drum Solo
3:37
Просмотров 636
Stray Kids "MOUNTAINS" Video
3:12
Просмотров 4,2 млн
Vefa Serifova & Vusal Eliyev - Omrum 2024 (Yeni Klip)
2:34
Gulinur - Yonor (Audio 2024)
3:11
Просмотров 478 тыс.