Paz! Estou penando em seguir a seguinte ordem: 1) Introdução a teologia bíblica - Graeme Goldsworthy 2) Teologia Bíblica - John Goldingay 3) Teologia Bíblica AT e NT - Geerhardus Vos 4) Revelação Messiânica no AT - Gerard Van Groningen É um bom plano? Alguma sugestão de alteração?
Pastor, a leitura dessa teologia bíblica é pesada ou mais leve? Estou em dúvida entre ler essa teologia bíblica do Geerhardu Vos ou O Plano da Promessa de Deus do Walter C. Kaiser Jr
Se eu puder, em toda a minha pequenez, apontar um defeito no livro, é na seção sobre o nome de Yahweh, que é bastante imprecisa quanto a essa mesma forma de escrevê-lo. Digo isso com propriedade, apesar de não ser hebraísta (mas tendo por base os melhores hebraístas que também tratam do assunto). O autor confunde (ou seria culpa do tradutor?) o problema histórico acerca do uso das vogais do termo “Adonai” para preencher a vocalização das consoantes hebraicas do tetragrama (YHWH) que, como sabemos, teve sua pronúncia perdida ao longo dos séculos. Acontece que com as letras de “Adonai” jamais chegaríamos à pronúncia “Iavé”. A pronúncia com essas vogais, dadas as regras de vocalização, nos levam a “Ieová” ou, como se popularizou: Jeová. Essa é provavelmente a pronúncia que mais tem-se certeza na academia de não ser a correta, apesar de popular. Por outro lado, Iavé (ou Yahweh) tem boa aceitação dos hebraístas e encontra algum lastro histórico. Enfim, essa foi uma confusão no texto que ainda não compreendi como é que foi parar nessa obra tão magnífica.
Fico cabreiro com obras conservadoras demais. Quem as adota exclusivamente, não se permite ser criticado. O que eu encorajaria é adotar obras com diferentes perfis teológicos e, a partir daí, desenvolver uma compreensão teológica que não fique restrita a dogmatismos, mas que garimpe as melhores opções em termos de teologia cristã.
Olá pastor, gostaria se saber se a Bíblia de Estudo da Fé Reformada que será lançada no próximo dia 03.07.2021 é uma boa aquisição. É confiável? Vale o investimento? Será lançada pelo Ministério Fiel. Grato.
Meu irmão Márcio, se você é reformado de carteirinha como eu, a Bíblia de Estudo da Fé Reformada é mais do que obrigatória na sua biblioteca! Vai ser melhor do que a Genebra! O teólogo que chefiou o projeto da versão inglesa da Fé Reformada não foi ninguém menos que o R.C. Sproul!
Paz Pastor Tem como um autor conseguir ser " o cara " no AT e no NT ao mesmo tempo. Geralmente se vê um doutor no AT e um outro NT Um abraço que Deus abençoe vcs.