Caracas vcs todos são geniais, mas o EMICIDA arrebenta na forma como ele expõe a realidade da vida da maioria dos brasileiros! Quanta clareza! Sou fã desse cara!
Sou formado em psicologia, atuo na área clínica. E faço questão de fazer atendimentos somente social, porque sim a psicologia ainda é bastante elitizada. Parabéns pelo trabalho, vocês são bão mesmo!
Trabalho com valor social para estudantes e moradores de bairros de baixa renda. Caso precise de auxílio psicológico ou conheça alguém que precise, estou a disposição!
Apesar de trazerem pontos importantes, valeria pensar que os cuidados em saúde mental não se restringem à psicoterapia. As redes de atenção psicossociais atendem casos gravíssimos diariamente de pessoas em vulnerabilidades das mais variadas. Podemos e devemos pensar em subjetividades (no plural), sem que haja a mais ou menos profunda. Outro ponto essencial, é pensar e discutir os saberes e práticas da psicologia social, presentes na vida da maioria da população brasileira através do SUS (CAPS e outras instituições), CRAS, CREAS e por aí vai... Mais do que por terapia, os serviços relacionados a saúde mental chegam as camadas mais vulneráveis através de práticas de equipes multidisciplinares, na quais as áreas psi se fazem presentes.
O problema é que o atendimento gratuito, como tu mencionou, é pra casos gravíssimos...por exemplo pra mim, que é de manutenção, eles não fazem atendimento! E sim, dão alta!
@@ProjetoZeroim concordo! Por isso que precisamos fortalecer essas redes, que tem sido pouco a pouco sucateadas. Se não abrirmos os olhos, nem os casos mais graves terão condições de atendimento gratuito.
Sou psicóloga e psicoterapeuta há 32 anos, gostei demais da discussão que vcs apresentaram, alguns aspectos de estudos e outros de vivências pessoais e levanto alguns aspectos para reflexão e esclarecimento: - Psicoterapia não é só psicanálise; existem várias abordagens, cientificamente embasadas, aprovadas pela comunidade científica internacional e reconhecidas pelo nosso Conselho. - De fato, há poucas décadas que as atuações e preceitos da psicanálise se tornaram mais acessíveis e viáveis para todas as pessoas. Concordo que no início (e até uns 20 anos atrás) havia um certo cunho elitista, principalmente, quando o analisado questionava o processo e o psicanalista não sabia bem como se sair da situação. - Iniciei minha carreira em escola de periferia e ambulatório municipal de especialidades (agradeço a cada pessoa que atendi porque foram as melhores experiências profissionais e aprendizagens na ruptura total de paradigmas preconceituosos), além da atuação em clínica particular. Posso dizer que todas as pessoas podem (e devem) fazer psicoterapia, a questão é muito mais do psicoterapeuta ter a formação para acompanhamento e entendimento da realidade das pessoas. - Uma preocupação atual é na formação de psicólogos que estão se fechando em representação a grupos minoritários e acabam desenvolvendo um preconceito inverso; por exemplo: sou psicóloga feminista e só atendo feministas. Isto é extremamente complexo porque psicólogos precisam exatamente se formarem com o propósito de cuidar de vidas, de pessoas, de universos e vivências diferenciadas. Eu não preciso ser mãe para realizar orientações de pais, eu preciso ter formação técnica, atualização e ouvir, com todo cuidado, as dores de cada um, sempre considerando o universo do outro. Só lamento e muito, o descaso do poder público com a saúde mental e dos investimentos em educação que envolvam psicólogos escolares e outros profissionais especializados que poderiam favorecer também a saúde mental com o acompanhamento das relações interpessoais para prevenção de possíveis transtornos psicológicos e/ou de aprendizagem.
A importância que vários artista tem na vida de várias pessoas que não tem em algum lugar de apoiar, é foda. A arte salva. E por isso só tenho agradecer
Sou uma mulher negra, estudante de psicologia, e encontrei dentro da academia grupos de estudo de estudantes negros, estudantes lgbtqi+, estudantes que provem de minorias sociais, que buscam um olhar da psicologia voltado para essas minorias, que muitas das vezes confluem na questão de classe tbm. E hoje temos cursos específicos de pós -graduação na ciência da psicologia humana que visa as questões sociais e as minorias sociais. E o "interessante é que essas minorias não são minorias, em matemática absoluta.
Não se reduz a psicanálise mas nesse programa especificamente os caras fazem mais análise e falam mais sobre isso, mas tem muitos programas por aí que nem abordam a psicanálise. Tem espaço pra todos .
Minha mãe nos seus quase 70 anos acha que depressão, stress, ansiedade e outras patologias semelhantes são frescura e coisa de rico. Por que ? Porque os tratamentos para tais doenças eram elitizados, a madame na novela era a pessoa mais próxima que ela via falando de terapeuta. Então como ela e outros iguais se permitiriam fraquejar sabendo que para eles não teria acesso a um tratamento ? Como ela dizia "sorrindo ou chorando as 6hrs tenho que estar no trem porque o patrão não quer saber se estou muito triste, ou muito tensa" . Para ela o terapia era "lava o rosto nas águas sagradas da pia, nada como um dia após o outro dia".
Fabiano Azevedo, Entendo bastante o que vc escreveu, mas depressao mesmo pega qualquer um. Existem centenas de pessoas que pensam e pensav exatamente assim e agora estao internadas. O que a pessoa acredita as crenças dela nao evita a depressao. É como dizer cancer eh coisa de rico. Isso nao existe. O cancer pode pegar qualquer um. E pega, sabemos. Sorte sua mae ser saudavel. Isso eh excelente. Mas todos podem uma hora ou outra adoecer e nao aguentar mais. Acontece o tempo todo.
Sim, mas temos que lembrar que pra grande maioria ainda é um luxo, por n possuir condição financeira e nem informação e acesso o suficiente para usufruir da terapia
Existem psicólogos que atendem por plano de saude, instituições escola e sus. Infelizmente não é muito divulgado. Todos temos direito de ser feliz e buscar saúde mental. A promoção da saúde mental é a melhor prevenção para o suicídio 🎗️
Esse vídeo e a reflexão do Alexandre são extremamente necessários. Sou nascida e criada na periferia e fui ter acesso a terapia muito mais tarde, quando estava na graduação e por um preço bem abaixo do cobrado pelos profissionais de psicologia. Após 7 anos, sigo com o Gustavo e se sou o que me tornei com certeza é graças ao processo terapêutico. Então, obrigada pela reflexão. Sigo na luta de construir caminhos possíveis para todos e todas se olharem através da terapia e a se cuidarem. Não sei se alguém da equipe lerá os comentários, mas sou estudante de psicopedagogia e posso ajudar a filha da Glaucia. :)
Em SSA, há clinicas que oferecem preços mais acessíveis e inclusive o conselho de psicologia mantém uma lista desses locais e pode ser acessada no site deles... Mas, a grande verdade é que as pessoas não usam esses serviços como deveriam, por desconhecimento ou por preconceito mesmo, enfim... nem sempre é por dificuldade de acesso.
Existem projetos em instituições privadas que oferecem terapia, gratuita e a valores acessíveis. Faculdades de Psicologia oferecem terapia gratuita. A Unip, por exemplo, oferece plantão psicológico, sem necessidade de agendamento prévio
Emicida não cando de expressar a mãe nhã admiração a vc...ao ser humano q se tornou....vc coloca muito bem a dificuldade dos excluídos.... parabéns p sua mãe por ter um filho tão sensível e gente fina👏👏👏👏👏👏👏
Para quem tem interesse em fazer terapia mas n tem grana, procurem as universidades com clínicas-escola. Em Campo Grande, bem próximo de Santa Cruz, podem procurar a Unisuam. O valor da terapia é de R$30 mensais, se não me engano, nem 1/4 da hora da sessão psicoterápica e você ainda ajuda um estudante de Psicologia a ganhar experiência.
Amei o Fábio falar que ela precisa de uma psicopedagoga. É isso mesmo, é uma profissão que poucas pessoas conhecem, ainda nem reconhecida, mas é a psicopedagoga a profissional que está ali para lidar com os processos de aprendizagem, e quando há uma dificuldade de aprendizagem vai avaliar o caso, diagnosticar e intervir de forma a estimular a relação do paciente com o processo dele de aprender
O acesso hoje é algo muito discutido dentro da academia por conta do numero das pessoas que hoje entram na universidade provindas de classes mais baixas, e que não tiveram acesso tbm. O que leva a um movimento de vários profissionais recém-formados que dedicam parte de seus atendimentos atendimentos sociais ( a custo zero ou custo popular), aém da popularização do SPA's ( Serviços de Psicologia Aplicada) nos centros universitários públicos e privados. Procure nas redes sociais centros universitários ou profissionais que ofereçam esse tipo de Serviço.
Infelizmente o preconceito com saúde mental ainda é um grande tabu na sociedade , falar dos aspectos psicológico é tratado com piada e chacota ,como se a atuação dos profissionais se resumisse somente dentro dos hospitais psiquiátrico. Mas, o difícil é perceber que assim como cuidamos da saúde de outras partes do corpo ,a nossa psiquê também faz parte disso ,porém parece algo muito subjetivo . As pessoas costumam rir ou se assustam quando digo que faço acompanhamento psicológico ! Mas , a informação de qualidade ainda é a nossa esperança. Obrigado por abordar este assunto , e que isso nunca saia de pauta na programação !
Terapia é essencial e TODOS somos merecedores de cuidados. Hoje temos profissionais consciêntes da necessidade do atendimento social, redes de apoio que precisam de divulgação.
Uma coisa que eu percebi sem querer é que eu presto muito mais atenção quando não estou olhando para quem está falando. Ex., outro dia estava sozinha sentada de costas pra televisão e não só internalizei o que estava sendo dito como tb senti que conseguia reproduzir o que tinha sido falado sem dificuldade. Pra quem é dispersivo olhar pessoas falando seja na TV , numa palestra ou durante uma aula faz com que vc se distraia com coisas totalmente aleatórias ao que está sendo dito. Vale à pena tentar esta alternativa, pra mim funciona.
Existem vários projetos solidários de atendimento terapêutico. O Instituto de Análise Bioenergética de SP tem um projeto de Clínica Social. E tem vários profissionais que atendem a um valor acessível, se não em psicanálise, em psicologia e psicoterapia. E a minha experiência profissional me leva a afirmar que todos os clientes, independente de classe social podem se beneficiar do processo terapêutico
Emicida perfeito! Eu mesma já disse isso, meus boletos foram meu principal antidepressivo qdo na verdade precisava de terapia mesmo! Mas infelizmente nunca pude fazer terapia, varremos o psicólogo pra baixo do tapete!
Sou psicóloga e faço atendimentos com valor social ,pois acho que o acesso deve ser mais fácil, para aqueles que desejam entrar em um processo de análise .
Emicida, a melhor voz dele em todos os vídeos q já ouvi. O q ele disse me tocou...é isso mesmo q o pobre vive, messsmoooo !!!! Falta tempo pra terapia, ou trabalha pra comer ou...vai fazer terapia e não tem o q comer. Sabemos q precisa de tratamento, mas, sem tempo e dinheiro não dá mesmo. Talvez o capitalismo impeça, não...é o capitalismo abusivo q vivemos q impede mesmo. É isso mesmo Porchat !
Em São Paulo em muitas unidades de saúde tem psicoterapia para crianças com necessidade de atendimento. Mais uma razão para preservarmos e investirmos no SUS.
Com certeza pq eu mesma precisei de fazer pois passei por muito tempo 😞😞 com comportamento não b com migo ❤️🏠 mesmo através da terapia que descobri que tinha uma depressão e tive que fazer parei 😢😞💞 pela essa pandemia mais vou retornar que e nessesario e como
Fábio quero deixar registrado a minha experiência. Eu sabia que precisava de ajuda, fui procurar mas, não tinha como pagar, então adotei a seguinte frase. Tenho que sobreviver por mim e pelo meu filho, na época com 2 anos, não tenho tempo para me deprimir. Óbvio que isso que causou grandes problemas, mas anos depois consegui ir para a terapia e fiquei por 13 anos. 😘
Super recomendo o livro do David Graeber, "Trabalhos de merda: uma teoria (Bullshit jobs: a theory)". Eu faço terapia para tentar lidar com quem nao faz :) Acho necessário, se as pessoas fizessem terapia, pelo menos em algum momento de suas vidas, tudo seria bem melhor. As escolas públicas oferecem atendimento com psicólogxs e psicopedagogxs. Os professores fazem o encaminhamento e dependendo do tamanho da escola, tem atendimento com pedadogxs dentro da escola. Universidades federais e particulares também oferecem consultas, mas são super concorridas e por um tempo curto, mas jà è alguma coisa. Jà psiquiatra, psicanálise, è caríssimo, muito difícil de conseguir na rede pública.
Fiz terapia por 7 anos e infelizmente já falei essa frase "terapia é pra rico" e mordi a língua...imagino como seria bom ter psicólogos nas escolas públicas!!!
"Esse cuidado parece muitas vezes um luxo, porque não é urgente, não é um pedaço de pão, não é um boleto que parece ser mais importante do que entender que você está a véspera de um suicídio" uaaaaaal
Quando você está com fome não consegui separar sofrimento físico do psicólogo. As necessidades básicas são mais urgentes. Infelizmente ainda é muito discrepante as realidades para a possibilidade de tratamento psicológico.
"Ter a pia" cheia de louça Quantas vezes ouvi, que depressão ou problemas psicológicos, ou apenas pessoas que procuram melhorar através da terapia, são pessoas muito ricas, que são desocupadas, que ficam pensando besteira. Tipo "eu não tenho tempo para ter isso, eu trabalho mt" como se a solução para não ter questões fosse simplesmente trabalhar. Arrogância e ignorância Triste. Precisamos melhorar!
estou a 10 anos para conseguir uma terapia para minha filha que precisa mas não consigo pois as que tem disponíveis eu não posso pagar, pois já pago um psiquiatra além dos remédios e sobra grana pra mais isso e na saúde pública é impossível, por isso que as pessoas sem condições não tem o que fazer
Sou atendente terapêutico a 12 anos. Tem outro problema, do qual é necessário citar. Ao passar nos psiquiatras terapêutas e psicólogos. É iniciado uma gama de medicamentos, que são caríssimos. E se não houver adaptação do paciente é trocado a medicação isso em um período de 20 a 30 dias. Quando vc nem pagou a primeira medicação, já tem que comprar outra e outra. A indústria farmacêutica lucra muito com tudo isso! Tem as farmácias de alto custo, porém conseguir uma vaga é uma luta, e quando consegue falta medicação.
Doenças mentais não escolhe classe social!! Mas, infelizmente nossa cultura “impõe” ou melhor, limite o direito digno do cuidado e do acesso aos recursos existentes. Triste realidade...
eu tenho uma "treplica" existem muitos terapeutas que fazem atendimentos voltados à pessoas que não podem pagar pela consulta; valores mais acessíveis. Dificilmente algum terapeuta vai negar atendimento por conta de dinheiro. Claro que, existem procedimentos que exigem mais trabalho por parte do profissional, mas de qualquer forma, existem diversas maneiras de abordagem para com o paciente/cliente que BUSCA DE FATO o autoconhecimento e desenvolvimento. inclusive eu trabalho com terapias holisticas e sou estudante de psicanálise. Já fiz atendimento em centros espiritas, por exemplo. e o próprio trabalho com dos verdadeiros terreiros de umbanda/candomblé+ ainda tão discriminados, fazem um trabalho maravilhoso de amparo ao Ser e seu desenvolvimento. E olha só: de graça! A resistencia à terapia é uma coisa aprendida e ensinada por todos. A busca de si machuca e é assim que ela CURA.
Fábio , não fique constrangido de falar que vc abençoo essa mãe pagando ou talvez conseguindo por influência,por favor, não fique com receio de dizer. Pode motivar outras pessoas a fazer o mesmo. Eu tenho 53 anos e tive a mais grave forma de rejeição ( intrauterina) , mas nunca tive condições. Se VC perguntar qual o sonho da minha vida ? É fazer análise, que nem sonho é, mas uma grande necessidade.
Por que nas escolas públicas não tem um psicólogo ou porque não se ensina o autoconhecimento naa escolas? Quanto alunos com vários tipos de dificuldades são ignorados pelo sistema. Desumano com certeza. O pior é saber que quem tem acesso vai se educando menos o sistema que deveria p dar suporte a quem não tem acesso.
Primeiro, Hannah Arendt é o máximo. Quem puder, leia! Segundo, eu fiz psicoterapia, psicanálise e tratamento com psiquiatra (para depressão) desde quando eu me formei na faculdade (últimos 2 anos) até uns 7 anos. Ao devo ter feito uns 9 anos com diversos profissionais, recomendo muito. Vale a pena! Mas o que mais me ajudou foi a prática de Yoga e meditação (em paralelo). Recomendo demais e pode ser gratuita. Tem vários canais bons no RU-vid.
Quando fiz mestrado na Puc-Rio me surpreendi ao descobrir que existem psicólogxs que acham que todas as abordagens trabalham com o inconsciente freudiano. Ou seja, ainda acham que psicoterapia é psicanálise. Aí, dá até para entender que os apresentadores confundam. Mas é uma pena, porque eu só comecei a gostar de psicologia quando entendi que existiam outras abordagens que não a psicanálise.
Está portuguesa que vos vê dar parabéns.... Mundo é bonito pessoas não são.. Queremos desejamos mas não é assim Não encontrei não encontro alguém que me ajude.. Mas não quero droga para dormir porque quando acordo continue tudo igual e eu não mudo Parabéns obg
As discussões acerca da saúde mental são fundamentais para desconstruções de (pre)conceitos e estigmas que envolvem os adoecimentos e sofrimentos e condições psíquicas. O acesso aos tratamentos psicoterápicos, seja por meio de terapias com psicólogos ou psicanalistas é prejudicado devido o valor agregado ao serviço( e isso não é responsabilidade só dos profissionais- uma boa formação exige muito investimento dos profissionais também). A terapia e a análise são investimentos de tempo, de dinheiro e de sentimentos, afetos e emoções. Lembremos que muitas pessoas não podem pagar também por serviços de dentistas, ou nutrição, ou fisioterapia, por exemplo, ou seja, existe uma parcela da população que não tem condições de acesso a serviços necessários (não têm acesso desde comida até uma consulta médica, psicológica, psicopedagógica, nutricionista, dentista…) perceber isso é assustador. Enquanto psicóloga faço um pouco por meio da clínica social, mas muitas vezes me sinto enxugando gelo e ora vejo o quanto fazendo um pouco se faz a diferença na vida daqueles que conseguiram ter o acesso. É preciso investimento em políticas públicas relacionadas à saúde mental, é necessário ampliar o atendimento pelo SUS, é preciso introduzir e desenvolver serviços de saúde mental nas escolas, é preciso desenvolver projetos em regiões de vulnerabilidade. É preciso muito… e falar disso é o ponta pé para construção de novas possibilidades e desconstrução dos estigmas. É verdade, é muito cruel ver famílias terem que decidir entre o que vamos comer no jantar e o que eu faço com meu filho que pensa e suicídio, ora é nítido o que vai prevalecer enquanto prioridade. Que espaços falando de saúde mental aumentem, que nossos representantes políticos (presidentes, governadores, deputados, senadores, prefeitos, vereadores) olhem para a saúde mental com mais respeito e mais responsabilidade. Porque não temos dúvidas quando alguém quebra um pé para onde ele deve ir para ser cuidado, é porque, acredita-se que quando se tem depressão, ansiedade dentre outras possibilidades de sofrimento psíquico a pessoa precisa resolver sozinha e a ajuda de um profissional habilitado é desnecessária? Isso é um desrespeito aos que sofrem, é uma desvalorização da categoria que cuida da saúde mental das pessoas. Os profissionais (categoria ) podem fazer bastante, e fazem há várias instituições e profissionais fazendo (você que precisa procure) mas não cabe só a nós, não é suficiente, é algo mais grandioso, é um iceberg! 🌻🌻🌻
Seria ótimo se o governo oferecesse serviços de Psicólogo e psicopedagogia grátis para crianças abaixo de 18 anos. Eu moro na Suécia a 10 anos e aqui qualquer serviço médico (inclusive psicólogo) e dentário é gratuito para crianças. Os impostos são caros aqui, mas vemos onde o dinheiro vai e benefícios que criam. Ao com do Brasil onde impostos desaparecem.
Pessoas pobres tem subjetividades problemáticas sim e deveriam ter acesso a terapia. No entanto, os valores não são acessíveis as classes com menos poder aquisitivo. Clamamos por uma política q favoreçam esse acesso a terapia/ psicólogos.
Eu acho que sim. Mas também acho que a culpa dos pais é o grande vilão dos relacionamentos entre país e filhos. E adultos desorganizados e problemático.