O conhecimento muita gente tem,mas ter o don de trasmiti-lo de maneira que todos compreendam e pra poucos. Parabenssssss ELETROLAB o canal mais top do youtube!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sempre tive dificuldade de entender como funciona esse CI agora com sua explicação ficou bem fácil de entender...agora vou tentar fazer alguns projetos usando o 555... parabéns ganhou mais um escritório...
Depois de tantos anos só agora consegui aprender o fundamental do 555. Parabéns (para ficar 100% poderia ter traduzido os termos técnicos, mas ficou bom o vídeo - limpo direto e rápido).
prof Eloy!!!!!! você é uma assumidade!!!!!!!!!! parabéns, obrigado pelo ensino, de extrema facilidade de compreensao; vou dar inicio a prática; valeu!!!
Estava procurando um vídeo sobre o 555 para meu filho, entre tantos aqui no RU-vid,, esse é sem dúvida o melhor. Ficou muito claro como funciona essa belezinha.... Vlw pelas explicações.
Obrigado Gal! Já temos alguns vídeos nos quais o 555 é usado. Por exemplo: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-2Xcwtqf1dTk.html e ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-FSjRm7Hoa-s.html
Sempre achei difícil o funcionamento deste componente. Este vídeo esclareceu muito. É um CI muito versátil. No modo multivibrador astável acho que dá até para usar como capacímetro, trocando a frequência pela capacitância na fórmula. Parabéns!
Olá Marcilanda, não tenho exercícios. Mas há alguns videos que postei que usam o 555, o mais recente é um controle de velocidade para motor DC. Dê uma olhada.
Eu não acredito muito em Deus, mas cada vez que escuto alguma coisa sobre esse 555 eu fico mais maravilhado com a simplicidade e a genialidade desse circuito que chego a duvidar que o engenheiro que criou uma maravilha dessas não foi inspirado. Aula nota 1000.
Namoral, que canal foda!!! Sou aluno do curso técnico de Eletrônica no CEFET RJ, mas to sempre aqui tirando uma dúvida ou outra. Parabéns pelo trabalho!
Muito show esta vídeo aula. Professor poderia fazer um vídeo ensinando como testar esse 555 e outros CIs para saber se estão funcionando corretamente???
Obrigado! Em geral CIs não têm uma forma simples de testar, por exemplo com um multímetro, o mais comum seria montar um circuito básico que teste todas as funções de cada CI, o problema é que seria um teste dedicado para cada CI.
Muito bom meu caro. Parabéns. Acredito que uma maior exploração do tópico deste fantástico CI, como por exemplo os valores tipos dos resistores e capacitores seria de grande utilidade para a galera, pois até onde sei existe um limite destes componentes.
Obrigado Sergio! Sugestão anotada! Têm limite sim, mas é sempre pela combinação dos dois (resistores e capacitores), pois o limite está nas frequências máximas que podem ser geradas pelo dispositivo.
8 лет назад
Muito bom.esse 555 tem varias aplicação já usei e uso muito.parabéns pela explicação...
Obrigado! O pino 5 de fato é raramente usado, e quando é justamente se usa para controlar o ciclo ativo dos sinais no modo astável para ter uma modulação de frequência.
muito boa sua explicação mais acredito que a maioria aqui não quer ser engenheiro a gente só que criar algumas aplicação legal com o ci, como piscas com leds e sons
Excelente as explicaçoes... tenho formação na area de eletronica, sendo que hoje só exerço como hobby. Costumava dizer que a eletronica teve duas fases. Uma antes no 555 e do 2N3055 e outra depois.... Dois componentes realmente revolucionarios... Deveriam ter sido fabricados pela BOM-BRIL . KKKKKK
A titulo de curiosidade. Iniciei "mexendo" em alguns equipamentos interessantes (alguns figuram no google) posso citar: Radar APN22 TRANSCEPTOR TR10 e TR1K TRANSCEPTOR ANRT13 TRANSCEPTOR KWM2A (uma fera) RECEPTOR BC348 e outros "bichinhos. Agora, depois de "esquentar" muito, estou só cuidando da minha chácara, pensando em criar minhocas e produzir cerveja artesanal, afinal ninguem é de ferro. kkkk
É isso aí João! Melhor coisa! Esses equipamentos Collins e Drake eram o que havia de melhor nas décadas de 60 e 70! Mesmo com suas novas atividades, manter a eletrônica como hobby é sempre muito divertido!
Olá.. Mto legal sua explicação... Parabéns... Bastante útil esse componente.. Teria como usá-lo pra pulsar relé... Queria fazer uma Plataforma de Pulsos.. Saída de no máximo 12 volts... Poderia me ajudar???
O bom do 555 é que dá para utilizar quase todos os seus circuitos internos, isto é, os comparadores e o latch (báscula), sem grandes dificuldades. É muito versátil mesmo, não só como multivibrador. O control serve mais para alterar o PWM, quando tal é desejado.