Rapaz, eu véio, barbado, 39 anos, pai de família, me apaixonei por esses três cabras da peste. Pode um negócio desse? Rsrs. Eu vibro com a vibração de vocês, amigos. Revivo todos aqueles momentos que tive ao ler as várias revistas hoje clássicas que acompanhei de minha infância e adolescência até chegar à jovem adulto. É um arremate nostálgico que atinge o peito com força. Dá até uma dorzinha no coração por ter doado minha pequena/grande coleção de quase duas mil revistas, rs. Mas as histórias estão marcadas na memória pra sempre. Feliz por descobrir esse canal. Grande abraço à todos e parabéns pelo excelente trabalho.
Excelente programa! Essas mensais do Batman são ótimas e depois que eu li toda a fase da Abril, acabei elegendo a terceira série como a melhor. Essa questão que o Alexandre levantou, de a revista do Batman não vender no começo, eu cheguei a ouvir também. Só dando uma complementada nas informações, se permitem: - Entre a segunda série e a terceira série da editora Abril, ela lançou uma das melhores revistas do Batman que é a "Um Conto de Batman", que você fizeram referência no final do vídeo. Foi uma forma de a editora manter um título do homem-morcego nas bancas. Claro que não era mensal e saia em formato de mini-série, mas a qualidade das histórias compensava a falta de mensal. - Lembro que na sessão de cartas da primeira série do Batman, a editora prometia muito mais histórias e inclusive já citava uma 12ª edição da revista. Acredito que o cancelamento na 10ª edição tenha vindo de surpresa para os editores. Inclusive a sessão de cartas do começo a editora Abril era feito de uma maneira sensacional, com várias respostas do editor tirando sarro dos leitores. - Irei discordar respeitosamente e dizer que as histórias da revista premium do Batman eram boas sim, pois após a Terra de Ninguém começaram a ser publicadas as fases do Greg Rucka do título da Detective Comics e posteriormente as histórias do Ed Brubaker do título americano do Batman. Essas histórias iriam culminar na saga "Bruce Wayne Assassino?" e "Batman Fugitivo" que foram publicadas pela editora Panini. Infelizmente essas histórias do Rucka e Brubaker nunca tiveram tanto atenção quanto por exemplo Silêncio, mas são de uma qualidade muito boa. - Na época da Queda do Morcego começaram a surgir nos EUA revistas do Robin, Mulher-Gato e Azrael, sem falar que o morcego já estava tendo 4 título na época que eram Batman, Detective Comics, Legends of The Dark Knight e Shadow of the Bat. Esse monte de título acabou bagunçando a Abril, por isso que tiveram que criar dois títulos para o homem-morcego no Brasil. Desculpe o comentário longo. Valeu pelo ótimo programa e ficamos no aguardo do vídeo sobre a fase do Batman na Ebal. Abraços.
Acompanho quadrinhos desde 1993. Parei de colecionar em 2003. Voltei em 2019 graças ao Pipoca. Realmente eles são demais. Tive a honra de conhece -los no Anime FRIENDS em 2022.
Batman formato americano 3° série da Abril, marcou minha infância, contava os dias para buscar a próxima edição na banca. A queda do Morcego foi outra que também marcou muito, bons tempos aqueles. Guardo todos esses gibis com carinho até hoje!!!
Caramba! Viajei demais. Voltei lá na minha infância nós anos 80 lendo Batman, Heróis em Ação, Super Homem, Titãs, Superamigos. Depois a fase dos anos 90. Muito bom. Há 20 anos desfiz dos meus quadrinhos. Me arrependo, poderia ter guardado. Parabéns pelo vídeo.
Caras, meu nome é Oliver Borges, sou artista de quadrinhos (trabalho pro mercado americano) , tenho 42 anos e fui colecionador desde os anos 80. Esse vídeo fez passar um filme em minha cabeça, vivi todas essas fases do Batman (meu herói favorito juntamente com o Homem-Aranha) e lembro de cada detalhe sobre preço, qualidade da edição, sagas legais e muito mais. Foi muito bom saber que esses sentimentos se proliferavam nos corações de colecionadores de todo Brasil, na época não existia internet e eu me sentia a pessoa mais solitária do mundo, poucos dos meus amigos colecionavam ou sequer curtiam quadrinhos. Parabéns pelo vídeo.
Que video bacana, talvez um dos mais legais do P&N. Essa retrospectiva alem de ser bem informativa tambem trouxe muita saudade e da uma pequena amostra de como era bagunçada a Abril, terminar uma saga era para os fortes. Enfim, apesar de somente ter visto agora, uma verdadeira aula de historia, foi bastante legal reviver essa epoca, foi o inicio da minha Paixao pelos quadrinhos, Parabens mais uma vez ao canal, que venham outros revivals, nota 1000!!!!!!!!!
Não é atoa que o Papel Jornal se tornou o meu preferido dentro dos vídeos do PN. Uma verdadeira aula das Histórias em Quadrinhos tupiniquim. Obrigado e parabéns!
Excelente vídeo com meu personagem preferido (junto com o Conan) ! Das mensais da Abril, falta pra mim as edições 1 e 2 da 1ª série pra completar todas revistas até a 5ª série (se alguém tiver e quiser vender, avisa aí!). Só parei na série premium por motivos citados no vídeo e voltei a comprar mensais do Morcegão somente agora no Renascimento! Apesar de hoje sabermos que a Abril fazia umas cagadas, adoro esses formatinhos e como o Callari, jamais vou me desfazer delas. Adoro a Queda do Morcego, foi nessa saga que comecei minha coleção e também conheci um dos meus artistas favoritos: o inigualável Kelley Jones, que fez capaz inesquecíveis na Queda e depois desta saga começou a sair histórias desenhadas por ele, e meus amigos, que arte! Esse Cara merecia ser mais conhecido e exaltado, ele é fantástico! Vale lembrar também que ele participou de um arco de Sandman, que pra mim é um dos melhores, tanto na história como, justamente, na arte! Bravo, PN ! Agora, fico no aguardo do Papel Jornal do Morcegão pela Ebal!
Uma curiosidade é como a Abril acelerou a cronologia para chegar logo nas histórias do pós-Crise e como resultado muitas edições de Detective Comics e Batman foram puladas do final da Era de Bronze.Segundo o site Guia dos Quadrinhos foram 58 edições de Detective Comics e 56 de Batman.O Mesmo ocorreu com as hqs do Superman na épico também.Nessas histórias puladas perdemos as primeiras histórias com o Máscara Negra que permanecem inéditas até hoje por aqui.
Que programa bom!!! Essa fase da Abril era a que tinha as melhores capas e histórias também. Com certeza um Papel Jornal com o Batman da Ebal seria ótimo. Quando colocaram a imagem do novo Batman saltando, extraída exatamente da edição 4, me bateu um sentimento de alegria. Até hoje não esqueço a sensação que tive de virar a página e na seguinte ver essa página dupla... putz! Outra alegria boa foi de receber a mensagem que meu Solitário autografado está a caminho!
Cara , tem uma história numa dessas revistas do Batman , que eu lembro. O Alfred tem uma sobrinha que foi raptada por uma seita se fanáticos num castelo. Quando ele chega aparece uma noiva eu acho , que condiz ele até o local onde a moça seria sacrificada. O Batman então consegue salvar a moça e tal. No final quando Batman procura pela noiva ele descobre que ela está morta. Cara essa história ficou marcada na minha cabeça porque o Batman aparentemente apaixonou-se e ficou bem deprimido. Foi muito marcante
So pelo título sobre as edições do Batman já merece like pelo trabalho de vocês, e ver o Ale com um sorrisão falando que não vai se desfazer dos formatinhos não tem preço hahahahah.... Nostálgico ver essa linha do tempo, as diferenças dos formatos que sempre me peguei analisando, e o quanto atrapalhava guardar as edições com diferença de tamanho hahaha (te entendo Ale), e perceber que as últimas edições do Batman \batsquade tiveram uma editoração totalmente jogada rsrsrs..... Mas como um todo, realmente foram tantas edições boas, tantos momentos mágicos indo a banca, pois sempre existia a surpresa de chegar e encontrar a nova capa da queda do morcego hahaha com tão pouca informação..... Parabéns por esse momento de nostalgia .... Grande carinho por vocês Bruno, Ale e Daniel ....
A coleção após o ano Zero foi de fato uma ótima oportunidade para começar a colecionar na época. As histórias traziam muitos flashbacks resumindo a origem dos personagens.
Os primeiros formatinhos do Batman da Abril eu comprava mensalmente,me desfiz e de uns anos pra cá estou recuperando,aquelas 10 edições eram e são fantásticas. Ter lido Camelot 3000 na época foi de um impacto absurdo para um moleque na idade entre 12 e 13 anos.
Adorei mas sinto falta da série sobre os grandes mestres da nona arte: John Buscema, John Byrne, Frank Miller, Grant Morrisson, Ossamu Tezuka, Moebius, Uderzo e Gosciny, Koike e Gojima, Eugenio Colonese, Julio Shimamoto, Claudio Seto, Watson Portela, Roy Thomas, etc. Também adoraria que fizessem uma matéria sobre a Metal Hurlant e hqs europeias.
Olhando mais um vídeo e denovo. Esse canal é um dos melhores do RU-vid! Falam sobre quadrinhos de uma maneira única, tanto de revistas, editoras, coleções e desenhos e filmes. Sério que canal!!
Putz, não era fácil conseguir 2,50 pra comprar quadrinho nos anos 90, lembro que consegui 14,00 reais em 96 vendendo pente de ovos vazios que meu pai tinha me dado, comprei tudo de HQ no mesmo dia, minha mãe quase teve um troço.
Pipoca e Nanquim, falem do mangá de Berserk por favor, de preferência com o Alê, gostaria de saber a opinião do mestre 🙏 Pipoca e Nanquim, meu canal de RU-vid preferido 💛
Bill Finger e Bob Kane criaram um dos personagens mais icônicos de toda a história da Nona Arte. Apesar de ser desprovido de poderes sobrehumanos, BATMAN é um personagem "imortal".
Para além dos problemas editoriais que podemos citar da época da Abril, é impossível não reconhecer a importância que ela teve para chegar ao nível editorial que temos hoje. Dentro dos quadrinhos mainstream, digo DC e Marvel, essa editora conseguiu pegar uma cronologia totalmente bagunçada e organizar tudo isso de maneira magistral.
9:12 comecei a ler Bats nessa edição #05, depois li O Messias e umas edições avulsas pra depois colecionar Liga da Justiça e Batman na fase do Jim Aparo, (pré e pós Queda do Morcego). Esse quadro Papel Jornal tá muito bacana, me fez lembrar coisas que já tinha me esquecido e edições que nem tenho mais.
@@AbreuNatalia Pois é tem um tempinho já. Teve um saga da editora que o Bruno mostrou o cronograma de vídeos desse mês e tinha la Noobficador do Re2. Só no aguardo :)
Muito bom esse Papel Jornal. Mas fiquei com uma dúvida, porque não conhecia essa HQ, mas "Cidade das trevas" tinha a arte de Mike Mignola, como parece ser ou só as capas foram do Mignola? Valeu.
A queda do Morcego saiu num box especial em formato de morcego que tinha uma fac-simile das primeiras edições de 1939 e outras coisas. Era sensacional.
Vídeo legal demais! Não acompanha muito a DC da Editora Abril na época, então nem sabia dessas 7 fases da mensal do Batman, realmente inusitado. Por favor, façam um Papel Jornal contando sobre as editoras anteriores do Batman! 😄👏👏👏
quando falarem de video atemporal aqui no RU-vid, usem esse video como exemplo. Me apareceu como sugestão, vim assistir todo animado, quando falam que o Norm Breyfogle "morreu ano passado", parei e pensei: como assim? vcs estão loucos? Olhei quando o video saiu.... a 5 ANOS ATRÁS, e eu que estava louco kkkkk Otimo conteúdo, como sempre.
Essa mensal em formato americano, até a edição 29 foi maravilhosa! Nostalgia total vendo as capas, vou tirar do plástico e reler todas. Show de bola caras!!
vocês deveriam fazer um programa do futuro. Em um futuro não tão distante, vocês analizam as edições do "passado" mensais (isto é, as edições mais recentes) e dizem o seu impacto na questão de preços, qualidade das edições, como foi publicada e etc. No vídeo vocês tentam falar como se o nosso presente fosse o passado, e vocês fossem uns aliens do futuro. Com uma trilha sonora cheia de blipes de computador, e armaduras e capacetes galácticos, óbvio. O nome do programa seria Papel Couché 3000.
Caras, eu amo o canal de vocês! E ontem mesmo tava falando com um amigo sobre isso das revistas do Batman terem durado pouco no Brasil, cancelavam e tal, logo o Batman um puta personagem! Abril é pura nostalgia, lembro dos meus 10 anos mais ou menos, que tempo bom! Continuem com essa série de vídeos!
Meu! Chorei com vcs caras!! Nostalgia pura!!! Voltei no tempo da minha infância, adolescência e juventude!!! Já me inscrevi no canal e acionei o sininho! Tô com vcs agora 🎉 parabéns 👏
Caras vcs são muito foda,obrigado msm pela informação valiosa,eu tenho essa mensal do batman ano 1 e 2 completa as 16 edições e achava q estava incompleto,vcs são foda
Putz, novamente me fizeram viajar no passado, é relembrar minhas épocas de leitura de hqs, que eu tinha nessa época. Como antigo colecionador de hqs, tive quase todas essas, mas perdi todas, tanto dc como marvel.
"Eu comprava 10 gibis e 10 chicletes", eu sempre dizia que nos anos 90 isso era impossível, mas acho que a galera sofreu do efeito Mandela, é bom ver o PN desmentindo isso
Hoje 9,90 por 50 páginas (ou até 36 pág). Super-heróis Premium 9,90 por 160 páginas em encadernado. Acho que não era tão caro assim se vc parar pra pensar (hoje que realmente tá caro). Agora a qualidade das histórias da Premium não era excelente, mas tbm não era um lixo total. Saiu vingadores eternamente, thor do Romitinha, Justiceiro Bem Vindo de volta Frank... Até que estava bem servido.... Eu troco 10 Paninis por uma Abril a qualquer hora...
Das coleções citadas do Batman tenho; Batman 2°série editora Abril com 16 edições e Batman 3° série editora Abril com 30 edições e Batman 4° série somente a n° 01.
Primeiramente Daniel e Ale, parabéns pelo conteúdo instrutivo e bem feito de sempre. Eu sou um grande entusiasta da cultura oriental em geral, inclusive já estou prestes a comprar o meu Guardiões do Louvre, e queria recomendar que vocês fizessem um programa de instrução sobre o Mestre do Kung Fu, para podermos nos interar um pouco mais antes do lançamento do filme. Um grande abraço!!!
Sensacional o vídeo. ótimas lembranças. da época da Abril mantive só os especiais do Batman; das mensais, me desfiz. ótima lembrança da fase do Norm Breyfogle: adorava! assim como a do Pat Broderick. uma dica: pra quem lê em inglês, há uma HQ importada na Amazon e na Saraiva com a história "Dark Knight, Dark City", com o Charada possuído pelo Barbatos. é sensacional! das melhores histórias do Batman, sem dúvida. valeu PN, manda mais! rsrsrs Abs
@@pipocaenanquim Exato! e eu só soube que tinha saído em mensal pelo vídeo. e vocês foram precisos: a Panini devia lançar essa história! (bom, capaz que saia na coleção da De Agostini). Abs
Boa noite! Um ótimo vídeo, e compartilhei do sentimentos dos rapazes com a questão da linha Premium, na época: parei de comprar HQs quando houve essa mudança. De resto, só informação massa! Parabéns! Ah, dois adendos: 1. Batman teve uma época onde suas histórias eram publicadas na revista dos Novos Titãs (inclusive, a saga do Tim Drake assumindo como Robin foi publicada ali, a saga “Um lugar para morrer”). Não sei se estava no proposta do vídeo, mas enfim. 2. Quando vocês citam o confronto do Azrael contra o Batman durante “A Queda do Morcego” vocês mostram a capa da revista Batman pós - Zero Hora, com Dick Grayson vs Bruce Wayne na saga “Filho Prodígo”. De resto, parabéns por todas as informações, não sabia de muita coisa!
Eu gostei de mais do vídeo ainda mais por ser um louco por tudo que sai referente a Batman!! Eu tenho todas essas mensais e inclusive todas as Premium que vcs não tem mais kkkk Parabéns pelo vídeo curti muito 👍
Bom dia galera. O quadro podcast de vocês é muito da hora, vocês já disseram que fariam alguma coisa sobre música por la, que tal falar sobre a Janis Joplin? Que nesse ano completa 49 do seu falecimento. Janis, a maior cantora de rock de todos os tempos.
Li (por meio de scan confesso) nesse final de semana Zoé do chaboute.... é um quadrinho excelente.... vocês pretendem trazer ele algum dia para o Brasil? Eu gostei muito desse quadrinho e quero ter ele na minha coleção, se não lançarem tudo bem eu vou atrás dele em francês, mas que seria legal ter combinando com o meu pedaço de madeira e aço e moby dick (não tenho ainda solitário, mas nesse ou no próximo mês eu compro) seria.
Alexandre Callari, você pode me ajudar, por favor? Há tempos quero reler uma história "one shot" do Batman, que li provavelmente na década de 1990, com um desenho maneiríssimo (não me lembro do nome do desenhista, apenas que ele tinha um algarismo no nome, tipo III). A história é mais pé no chão, com o Batman ajudando um garoto que está envolvido com gang. Uma das imagens que mais me impressionaram foi a do Batman em uma chaminé, numa perspectiva de cima, com a capa enrolada na cintura. Sei que é um tiro no escuro, mas como o Alexandre tem uma memória de elefante, quem sabe não pode me ajudar. Grande abraço.
Batman mensal da abril e Panini, peguei quase tudo. Agora a fase Premium eu gostei muito da qualidade, era mais caro, mas tinha muitas páginas (acho que 6 edições)
Tenho as 23 edições de Batman Super-heróis Premium e curto demais! Na época eu também não consegui comprar pelo alto valor mas consegui tempos depois em um bazar por um preço bem baixo.
Foda dessa 3ª série é que lá pelo número 19 a abril começou a setorizar a distribuição e ficou complicado e achar as edições fora de sp. O mesmo aconteceu com a mensal do Monstro do Pântano, mas essa eu consegui completar :(
Eu já colecionava nessa época em que os formatinhos da abril deram essa aumentada no tamanho. Eu não tinha internet em casa e nao tinha amigos que liam, então quando isso aconteceu achei que essas novas edições eram erro da gráfica hahahahha