Тёмный

Trilha na Floresta Ipanema | Casa de Dom Pedro II | Escravidão no Brasil 

Bellinha e Caru
Подписаться 2,1 тыс.
Просмотров 31
50% 1

#escravos #escravo #dompedroii #floresta #onça #sussuarana #mataatlântica #históriadobrasil #passeiodedomingo #passeionoparque #passeiosdivertidos #passeioskids #passeio #feriasescolares #ferias #férias #fériasemfamília
ASPECTOS NATURAIS
A Flona de Ipanema possui uma rica biodiversidade, com mais de 530 espécies de vertebrados. Dentre as espécies mais importantes para conservação, destacam-se: lobo-guará, onça parda, tamanduá-bandeira, jaguatirica, cachorro-do-mato e urubu-rei.
Existem na Flona plantas, como aroeira mansa, assa-peixe, avenca, cambará, embaúba, espinheira-santa, jatobá e sete-sangrias, que surpreendem por seu valor medicinal. Perobas, jequitibás, mandacarus, paineiras e figueiras seculares, além de canelas extintas em todo o país, surgem na mata, destacando-se na floresta, que se colore com quaresmeiras, ipês, patas de vaca e manacás, caracterizando as diversas estações, num clima úmido com longos períodos de seca no inverno, de relevo ondulado para acidentado, com altitude mínima de 550 metros e máxima de 971 metros, onde predominam o latossolo vermelho escuro e o argissolo. Desta paisagem também fazem parte uma lagoa natural e 15 represas, os rios Ipanema e Verde e os ribeirões Iperó e do Ferro, sendo que estes últimos se formam em seu interior.
A matriz vegetacional da Floresta Nacional de Ipanema é de uma Floresta Estacional Semidecidual, com áreas apresentando exemplares de Floresta Ombrófila Densa e áreas de Cerrado senso lato. Isto posto, pode-se ter idéia da importância que a Floresta Nacional de Ipanema desempenha, pois nela estão reunidos uma rara e excepcional conjunção de fatores bióticos e abióticos condicionadores de uma vegetação rica e altamente diversificada, que caracterizam uma formação de grande valor genético e conservacionista. Seu estudo e preservação excedem aspectos científicos pois configura um ecossistema único capaz de fornecer elementos valiosos para reconstrução da natureza duramente agredida no Brasil. As florestas estacionais semideciduais representam a maior parcela da área florestada da Floresta Nacional de Ipanema. Existem áreas extensas exibindo fisionomias diferentes devido, principalmente, a incêndios florestais esporádicos. Essas áreas apresentam estágios de sucessão variados que vão desde a abundância de plantas herbáceas, gramíneas, um considerável elenco de lianas, algumas árvores que resistiram à ação do fogo até a ocorrência de algumas espécies arbóreas com característica de pioneirismo.
Plantios de espécies exóticas e nativas
Existem 14 talhões que totalizam 203,3 ha reflorestados com diversas espécies de Eucalyptus sp (E. camaldulensis, E. urophylla, E. citriodora) e 1 talhão de 18,2 ha com a finalidade de implantar porta sementes de espécies nativas (Pau Brasil, Ipê Amarelo e Jequitibá Vermelho). Há ainda, pequenas 14 áreas com plantio de espécies nativas, fruto de atividades educativas.
A Flona de Ipanema possui uma rica biodiversidade, com registro de 356 espécies de aves, 75 de mamíferos, 43 de anfíbios, 27 de répteis e 37 de peixes, existindo diversas espécies merecedoras de atenção no que diz respeito à sua conservação. Representa quase 29% da riqueza total estimada para o território paulista. Dominam aves, mamíferos e peixes, que totalizam cerca de 90% das espécies ocorrentes, ficando o remanescente (10%) dividido eqüitativamente entre répteis e anfíbios. Atualmente 20 espécies merecem atenção para a sua conservação pois acham-se inclusas na Lista da Fauna Ameaçada do Estado de São Paulo.
A Floresta Nacional de Ipanema é um dos poucos redutos florestais do interior paulista onde, apesar de seu histórico de perturbações, é possui grande biodiversidade. Apresenta ambientes fragmentados, que variam em função do gradiente edáfico e altitudinal, da proximidade de regiões aluviais, afloramentos rochosos e interferências antrópicas. O uso atual da área, pode ser assim resumido: · 2800 ha de Floresta Estacional Semidecidual em estágio de regeneração do inicial ao tardio; · 295,16 ha de capoeira alta (grotões) e cerrado; · 242,93 ha de capoeira baixa; · 250 ha de várzea, açudes e represas; · 221,50 ha de reflorestamento com espécies de crescimento rápido e nativas; · 1210,14 ha de assentamentos rurais; · 50 ha para sede administrativa, vilas, residências e sítios históricos.
A Floresta Nacional de Ipanema é atravessada em sua parte sul pelo Trópico de Capricórnio, localizando-se assim em uma zona de transição, de tropical para temperada.
Fonte GOV.BR

Опубликовано:

 

21 окт 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии    
Далее
Welcome to my channel!
12:17
Просмотров 460
Meus três anos Caroline/Peppa pig
5:35
Просмотров 53
Шоколад приходит на Землю.
00:23
Просмотров 158 тыс.
Watching This On Loop ♾️
00:32
Просмотров 10 млн
Dia a Dia  com aniversário da Carol
5:33
Просмотров 116